Apple não mais empacotará o Java nas futuras versões

Fiquei triste com a notícia. Não pelo Java em si para nós devs, porque como o pessoal disse, vamos usar alternativas e continuar rodando nosso Eclipsezinho sem problemas.

Estou triste com a postura da Apple. Descontinuam o Java (ok, beleza). Aí lançam a Mac App Store e falam que Java é proibido. Lançam o Macbook Air novo e ele não vem com Adobe Flash mais (ok, detalhe, mas mostra a filosofia da Apple). Fora iOS onde o cara é proibido de instalar Java/Flash etc, nem que ele queira instalar no próprio celular. Aí tem a Mac AppStore tenta trazer todo o controle da AppStore pro Mac, cheio de restrições e totalitarismos. Aí anunciam o OSX Lion que procura estreitar as diferenças entre o OSX e o iOS.

Pra mim isso mostra que a Apple está indo para um caminho cada vez mais fechado. Fico triste porque gosto do Mac. Mas acho difícil que ainda serei um usuário Mac no OSX 10.7 ou 10.8.

Se a Apple quiser sair honrosamente dessa história com o Java, podia pelo menos abrir o código fonte das modificações da JVM atual deles assim o pessoal conseguiria incorporar no OpenJDK ou outras VMs.

Olha a quantidade de pessoas que postaram e o número de páginas que se deu. Ninguém conseguiu sequer citar cinco aplicações. Não é descaso com tecnologia. O fato é que a apple tem seu próprio sdk e suas próprias aplicações que são inúmeras. Não hà necessidade de java em um sistema apple. [/quote]

Não é necessário se vc não se importar de aparecer uma xícara de café no seu browser em vez de um applet :?
[/quote]

Alessandro, mais uma vez pergunto. Para um “usuário leigo” em um macos, quais aplicativos java populares você conhece ou já usou? Vou estender isso, Que tal citar para linux, macos ou windows?

Não estou falando que a tecnologia java é irrelevante para nós profissionais, mas para o usuário comum é sim. Para eles não hà porque se preocupar se um software é escrito em java ou não. E o jobs pelo visto deve pensar da mesma forma.

[quote=Jesuino Master]lol. Muitas tretas

Estou triste, pois já vendi software em Java Swing falando que rodaria everywhere :smiley:

Caras, Java é relevante sim, que papo é esse? EU mesmo uso todo os dias:

  • Soluções que fiz para a empresa;
  • SQL Developer;
  • WEBI (Ferramentas do Business Objects para criação de relatório)

Esses três são imprescindíveis :smiley:

Acredito que futuramente o Java Desktop vai ser mais relevante, pelo menos espero ( e aposto um pouco nisso)…

EDIT:
Lembrei agora, há uns meses o pessoal do grupo JavaFX estava discutindo performance lá e um cara mostrou uma modificação[algo que ele fez] que fazia os applets Java carregarem quase ao mesmo tempo que uma aplicação Flash. E ficou concluído que a melhor plataforma para Applet era o MAC :o
[/quote]

Você é um profissional Jesuino. E se fosse um simples usuário comum. Duvido se pensaria “No meu pc só vão rodar softwares escritos em java”. Acho que você nem saberia disso. Por isso mais uma vez digo que é irrelevante.

[quote=Sergio Lopes]Fiquei triste com a notícia. Não pelo Java em si para nós devs, porque como o pessoal disse, vamos usar alternativas e continuar rodando nosso Eclipsezinho sem problemas.

Estou triste com a postura da Apple. Descontinuam o Java (ok, beleza). Aí lançam a Mac App Store e falam que Java é proibido. Lançam o Macbook Air novo e ele não vem com Adobe Flash mais (ok, detalhe, mas mostra a filosofia da Apple). Fora iOS onde o cara é proibido de instalar Java/Flash etc, nem que ele queira instalar no próprio celular. Aí tem a Mac AppStore tenta trazer todo o controle da AppStore pro Mac, cheio de restrições e totalitarismos. Aí anunciam o OSX Lion que procura estreitar as diferenças entre o OSX e o iOS.

Pra mim isso mostra que a Apple está indo para um caminho cada vez mais fechado. Fico triste porque gosto do Mac. Mas acho difícil que ainda serei um usuário Mac no OSX 10.7 ou 10.8.

Se a Apple quiser sair honrosamente dessa história com o Java, podia pelo menos abrir o código fonte das modificações da JVM atual deles assim o pessoal conseguiria incorporar no OpenJDK ou outras VMs.[/quote]

Outro ponto estranho. As especificações da jvm não são livres(Digo livres sob licença gpl)? Pensei que somente jme era fechado.

Minecraft é popular para um jogo Indie. Tem 1.500.000 downloads. A base de jogadores mesmo é bem menor. E o jogo está no auge da fama, do fuzz e da curiosidade. Se não aproveitar uma onda, para se melhorar será mais uma modinha passageira.

Um outro relativamente popular é o Runescape. Esse sim, tem um desenvolvimento mais sério e uma base de jogadores mais sólida. E tem tanto o cliente quanto o servidor escrito em Java.

Só a título de comparação: StarCraft ultrapassou 5 milhões de vendas, sendo 1.8. milhões só no primeiro dia.

A conclusão é: quase ninguém faria questão de ter java só por causa do Minecraft, ou mesmo de qualquer outro software para leigos citado nesse tópico. Ainda que fizessem, estamos falando de uma quantidade muito pequena de softwares. Não é desmerecer a linguagem, mas esse é um nicho que ele definitivamente não entrou.

PS: Mesmo no caso dos applets. Se tirar os softwares de teclado virtual de bancos, o que sobra? Um ou outro joguinho (que ainda assim, será exceção pois o mercado é nominado pelo Flash)?

Não deu pra ler tudo, mas, não existe aplicações para o dia a dia de um “usuário normal”, hoje temos todos os tipos de usuários.
Se a apple foca num publico alvo específico, a atitude dela pode ser explicada facilmente. Se ela quer pegar bastante tipos de usuários, não faz mto sentido

Desenvolvedores precisam de java, mesmo os que não utilizam java, diversas IDEs, ferramentas de UML, acesso a banco de dados, etc… usam java.
Contadores precisam de java, todos os softwares do governo brasileiro são escritos em Java, NFe, SPED (fiscal, contabil e pis cofins), e diversas outras declarações, além do IRPJ e IRPF, e nenhum deles existe versão pra web.
Escritórios usam java, utilizam aplicação dos correios que é em java e sistemas ERP comprados escritos em java
Homebrokers usam java, tem mto trader que precisa de java.
Como citaram, bancos usam java, como componente de segurança do browser ou pra exibição de graficos e simulações.

É simples, vc tem uma plataforma concorrente de outras duas (win e linux), quanto mais coisas vc restringir da sua própria plataforma, mais público vc da pras outras.
Mas pelo que entendi, a apple não está restringindo nada por enquanto, ela só deixou de disponibilizar sua própria maquina virtual.
Se a oracle quer manter o java dentro da apple, é só disponibilizar o jdk pra mac, ponto final.

[quote]Fiquei triste com a notícia. Não pelo Java em si para nós devs, porque como o pessoal disse, vamos usar alternativas e continuar rodando nosso Eclipsezinho sem problemas.

Estou triste com a postura da Apple. Descontinuam o Java (ok, beleza). Aí lançam a Mac App Store e falam que Java é proibido. Lançam o Macbook Air novo e ele não vem com Adobe Flash mais (ok, detalhe, mas mostra a filosofia da Apple). Fora iOS onde o cara é proibido de instalar Java/Flash etc, nem que ele queira instalar no próprio celular. Aí tem a Mac AppStore tenta trazer todo o controle da AppStore pro Mac, cheio de restrições e totalitarismos. Aí anunciam o OSX Lion que procura estreitar as diferenças entre o OSX e o iOS.

Pra mim isso mostra que a Apple está indo para um caminho cada vez mais fechado. Fico triste porque gosto do Mac. Mas acho difícil que ainda serei um usuário Mac no OSX 10.7 ou 10.8. [/quote]

exatamente… tão transformando um mac em um iphone travadasso, é bom para o linux e é bom para o windows, e cada vez mais os macs somente valem pelo desenho da maça, e para que trabalha programas graficos.

[quote=Rafael Rossignol]Não deu pra ler tudo, mas, não existe aplicações para o dia a dia de um “usuário normal”, hoje temos todos os tipos de usuários.
Se a apple foca num publico alvo específico, a atitude dela pode ser explicada facilmente. Se ela quer pegar bastante tipos de usuários, não faz mto sentido

Desenvolvedores precisam de java, mesmo os que não utilizam java, diversas IDEs, ferramentas de UML, acesso a banco de dados, etc… usam java.
Contadores precisam de java, todos os softwares do governo brasileiro são escritos em Java, NFe, SPED (fiscal, contabil e pis cofins), e diversas outras declarações, além do IRPJ e IRPF, e nenhum deles existe versão pra web.
Escritórios usam java, utilizam aplicação dos correios que é em java e sistemas ERP comprados escritos em java
Homebrokers usam java, tem mto trader que precisa de java.
Como citaram, bancos usam java, como componente de segurança do browser ou pra exibição de graficos e simulações.

É simples, vc tem uma plataforma concorrente de outras duas (win e linux), quanto mais coisas vc restringir da sua própria plataforma, mais público vc da pras outras.
Mas pelo que entendi, a apple não está restringindo nada por enquanto, ela só deixou de disponibilizar sua própria maquina virtual.
Se a oracle quer manter o java dentro da apple, é só disponibilizar o jdk pra mac, ponto final.
[/quote]

[list]Desenvolvedores não precisam de “Java”. Precisam de conhecimento e profissionalismo.[/list]
[list]A Apple tem seu próprio sdk, mais uma razão para ela não continuar seu java.[/list]
[list]Softwares de qualidade podem ser escritos em “qualquer linguagem” e o que dita isso são os profissionais que lidam com o projeto.[/list]
[list]Escritórios usam java porque é uma simples questão de escolha. Outros podem usar Delphi ou seja lá o que for.[/list]

É tudo questão de escolha. A Apple fez a dela em acreditar na sua infraestrutura(seu próprio sdk etc.)
Eu mesmo usando kde iria optar pelo qt ao gtk, java ou wxwidgets(Apesar de poder usar qualquer uma delas, que são ótimas). Se estivesse no gnome usaria gtk e ferramentas como anjuta.

Mas ae chega alguém falando que o desktop tem que usar java e que o mac tem que usar java. Isso não tem cabimento.

[quote=Diabo Loiro][quote]Fiquei triste com a notícia. Não pelo Java em si para nós devs, porque como o pessoal disse, vamos usar alternativas e continuar rodando nosso Eclipsezinho sem problemas.

Estou triste com a postura da Apple. Descontinuam o Java (ok, beleza). Aí lançam a Mac App Store e falam que Java é proibido. Lançam o Macbook Air novo e ele não vem com Adobe Flash mais (ok, detalhe, mas mostra a filosofia da Apple). Fora iOS onde o cara é proibido de instalar Java/Flash etc, nem que ele queira instalar no próprio celular. Aí tem a Mac AppStore tenta trazer todo o controle da AppStore pro Mac, cheio de restrições e totalitarismos. Aí anunciam o OSX Lion que procura estreitar as diferenças entre o OSX e o iOS.

Pra mim isso mostra que a Apple está indo para um caminho cada vez mais fechado. Fico triste porque gosto do Mac. Mas acho difícil que ainda serei um usuário Mac no OSX 10.7 ou 10.8. [/quote]

exatamente… tão transformando um mac em um iphone travadasso, é bom para o linux e é bom para o windows, e cada vez mais os macs somente valem pelo desenho da maça, e para que trabalha programas graficos.
[/quote]

Sim, realmente um ponto muito negativo.

@juliocbq
eu não disse quem tem ou não q fazer oq!

eu disse q hoje existem sistemas prontos em java, que empresas compram e terão que escolher uma plataforma, não escolherão mac.
Sistemas do governo as pessoas não têm alternativa, então quem precisará usar não escolherá apple.
Se o Desenvolvedor tem conhecimento, e sabe que precisa de uma ferramenta produtiva, e ele tem a escolha de uma ferramenta boa em java, a plataforma q vai rodar é o menos importante, não escolherá apple.
Estou falando do mercado hoje.
Pra que gastar tempo com um SDK que roda só em uma plataforma?

bom, mas nada disso vem ao caso, a apple está em pleno direito de descontinuar o JDK
só acho burrice se ela extirpar (como diria nosso “querido” presidente) todo e qualquer aplicativo java da app store (seja sdk, jre, softwares escritos em java, etc…)
e da mesma forma que existem softwares bons escritos em objective C, python, delphi e qqr outra linguagem, tb existe e em java
claro q nada é insubstituivel e é uma questão de escolha, e posso dizer que na minha realidade atual, se a apple extirpasse o java, muitas pessoas a minha volta (chefes, patrões, colegas em outras empresas) não utilizariam apple (como já não utilizam por outros motivos)

Kra pelo q entendi na noticia, eles depreciaram a versão 6 do java, acredito eu q seja pq esta para sai a 7… acredito q isso ao passa de especulação…

[quote=Rafael Rossignol]@juliocbq
eu não disse quem tem ou não q fazer oq!

eu disse q hoje existem sistemas prontos em java, que empresas compram e terão que escolher uma plataforma, não escolherão mac.
Sistemas do governo as pessoas não têm alternativa, então quem precisará usar não escolherá apple.
Se o Desenvolvedor tem conhecimento, e sabe que precisa de uma ferramenta produtiva, e ele tem a escolha de uma ferramenta boa em java, a plataforma q vai rodar é o menos importante, não escolherá apple.
Estou falando do mercado hoje.
Pra que gastar tempo com um SDK que roda só em uma plataforma?

bom, mas nada disso vem ao caso, a apple está em pleno direito de descontinuar o JDK
só acho burrice se ela extirpar (como diria nosso “querido” presidente) todo e qualquer aplicativo java da app store (seja sdk, jre, softwares escritos em java, etc…)
e da mesma forma que existem softwares bons escritos em objective C, python, delphi e qqr outra linguagem, tb existe e em java
claro q nada é insubstituivel e é uma questão de escolha, e posso dizer que na minha realidade atual, se a apple extirpasse o java, muitas pessoas a minha volta (chefes, patrões, colegas em outras empresas) não utilizariam apple (como já não utilizam por outros motivos)[/quote]

Pois é, concordo com você em número, gênero e grau. Java é multiplataforma e objective c é para o mac. Talvez esse seja o porquê da apple descontinuar o java. Uma questão de mercado, e agregar mais ao seu próprio produto.

Se bem que objective c roda em qualquer sistema xserver com gnustep.

[quote=Diabo Loiro][quote]Fiquei triste com a notícia. Não pelo Java em si para nós devs, porque como o pessoal disse, vamos usar alternativas e continuar rodando nosso Eclipsezinho sem problemas.

Estou triste com a postura da Apple. Descontinuam o Java (ok, beleza). Aí lançam a Mac App Store e falam que Java é proibido. Lançam o Macbook Air novo e ele não vem com Adobe Flash mais (ok, detalhe, mas mostra a filosofia da Apple). Fora iOS onde o cara é proibido de instalar Java/Flash etc, nem que ele queira instalar no próprio celular. Aí tem a Mac AppStore tenta trazer todo o controle da AppStore pro Mac, cheio de restrições e totalitarismos. Aí anunciam o OSX Lion que procura estreitar as diferenças entre o OSX e o iOS.

Pra mim isso mostra que a Apple está indo para um caminho cada vez mais fechado. Fico triste porque gosto do Mac. Mas acho difícil que ainda serei um usuário Mac no OSX 10.7 ou 10.8. [/quote]

exatamente… tão transformando um mac em um iphone travadasso, é bom para o linux e é bom para o windows, e cada vez mais os macs somente valem pelo desenho da maça, e para que trabalha programas graficos.
[/quote]

Cara. Quando a Microsoft deixou de fazer sua própria “JVM” o mundo Java disse … “Graças a Deus”. Agora quando a Apple diz que vai deixar de fazer a dela, o “povo” já começa a dizer que o Mac OS não presta, que a Apple esta se fechando e faltando com o respeito com seus fornecedores, parceiros e desenvolvedores, etc, etc, etc.

E onde fica a Oracle e o OpenJDK ?

Uma informação que vi no forum da JetBrains, onde um Desenvolvedor deles fala que NÃO vai parar a produção do IntelliJ IDE no Mac.

Acho muito difícil o Mac OS ficar em Java. Seja implementado pela Oracle ou/e OpenSDK Project ( projeto Soyllates já existe!@! ) .

http://wikis.sun.com/display/OpenJDK/BSDPort
http://landonf.bikemonkey.org/code/java/SoyLatte_Meets_OpenJDK.20080819.html

[quote=juliocbq][quote=Rafael Rossignol]Não deu pra ler tudo, mas, não existe aplicações para o dia a dia de um “usuário normal”, hoje temos todos os tipos de usuários.
Se a apple foca num publico alvo específico, a atitude dela pode ser explicada facilmente. Se ela quer pegar bastante tipos de usuários, não faz mto sentido

Desenvolvedores precisam de java, mesmo os que não utilizam java, diversas IDEs, ferramentas de UML, acesso a banco de dados, etc… usam java.
Contadores precisam de java, todos os softwares do governo brasileiro são escritos em Java, NFe, SPED (fiscal, contabil e pis cofins), e diversas outras declarações, além do IRPJ e IRPF, e nenhum deles existe versão pra web.
Escritórios usam java, utilizam aplicação dos correios que é em java e sistemas ERP comprados escritos em java
Homebrokers usam java, tem mto trader que precisa de java.
Como citaram, bancos usam java, como componente de segurança do browser ou pra exibição de graficos e simulações.

É simples, vc tem uma plataforma concorrente de outras duas (win e linux), quanto mais coisas vc restringir da sua própria plataforma, mais público vc da pras outras.
Mas pelo que entendi, a apple não está restringindo nada por enquanto, ela só deixou de disponibilizar sua própria maquina virtual.
Se a oracle quer manter o java dentro da apple, é só disponibilizar o jdk pra mac, ponto final.
[/quote]

[list]Desenvolvedores não precisam de “Java”. Precisam de conhecimento e profissionalismo.[/list]
[list]A Apple tem seu próprio sdk, mais uma razão para ela não continuar seu java.[/list]
[list]Softwares de qualidade podem ser escritos em “qualquer linguagem” e o que dita isso são os profissionais que lidam com o projeto.[/list]
[list]Escritórios usam java porque é uma simples questão de escolha. Outros podem usar Delphi ou seja lá o que for.[/list]

É tudo questão de escolha. A Apple fez a dela em acreditar na sua infraestrutura(seu próprio sdk etc.)
Eu mesmo usando kde iria optar pelo qt ao gtk, java ou wxwidgets(Apesar de poder usar qualquer uma delas, que são ótimas). Se estivesse no gnome usaria gtk e ferramentas como anjuta.

Mas ae chega alguém falando que o desktop tem que usar java e que o mac tem que usar java. Isso não tem cabimento.
[/quote]

“Escritórios usam java porque é uma simples questão de escolha” .

Só se for no seu escritório.

Talvez, complementando o post do @Rafael Rossignol

Se vc é um desenvolvedor, você não pode comprar um Mac, pq mtas ferramentas rodam em Java.
Se vc é um contador, você não pode comprar um Mac, pq as ferramentas do governo federal rodam em Java.
Se vc é um homeBroker, você não pode comprar um Mac, pq vc arrisca que algumas ferramentas sejam em Java.
Se vc trabalha em um banco, você não pode comprar um Mac, pq várias ferramentas são em Java.

é isso mesmo que vai acontecer com os Mac não empacotando Java?!
atitude burra da Apple!!

[quote=Diabo Loiro]cara

o usuário leigo compra pela maça sim o rh da empresa é cheio de macs so pro causa disso, e digita no youtube… linux xgl para voce saber do que estou falando… é muito melhor;

sobre facilidade de uso… QUAL??? usei o mac 2 semanas para tentar gostar e não passava de um gerenciador de arquivos onde não consigo achar nada de interessante, sobre acabamento os notebooks da HP são muito mais bonitos muito mesmo os estilizados.

Mac Os inovou na época do windows 2000 que era tudo cinza e o mac era todo bonito
com o win xp melhorou mais ainda sim inferior, no windows 7 não tem nada que o mac ofereça de melhor que o windows com sinceridade se alguem quiser citar algum motivo para comprar um mac ( tirando quem trabalha com computação gráfica.) seria bom, um dos poucos era para desenvolver, o resto é firula que um copia do outro.

[/quote]

Quem compra 1 mac no começo sofre um pouco para acostumar a usar ele comprei 1 um pouco mais de 1 ano e no começo nao gostei, já estava trabalhando com ubuntu a mais de 1 ano, esse negocio de desktop com janelas lindas isso é pra usuário final temas essas coisas não te ajuda no trabalho em nada, as funções desktop que ele tem o o linux também tem hoje eu não sei como está o nome do projeto parece que é xgl, mas eu acho ele ainda um pouco pesado e com alguns bugs, na empresa q trabalho uso ubuntu com ele desativado. Um comparativo com de 1 macbook com outros notebooks, trabalho 6 horas tranquilo usando a bateria dele, é leve, teclado luminoso, alguns usuario reclama do teclado pq usa a porcaria do layout brasileiro configurado nele, é so usa o layout americano que funciona tudo, desde que comprei como comentei mais de um ano so formatei para instalar o snow leopard a máquina faz mais de 1 ano que não é formatada, se tivesse usando o windows com certeza já tinha formatado 5 vezes no mínimo, fora a ferramenta de backup que ele possui nativa muito facil de restaurar um sistema ou uma pasta, foi raro as vezes que travo o sistema, um kra que estuda comigo possui um dell vive travando no win 7 da tela azul.

Sem conta a qualidade da imagem do monitor.

OBS: cada usuário gosta do produto que mais lhe agrada, eu comprei e não me arrependo, conheço várias pessoas que nos últimos tempos compro é tão gostando.

[quote=rubense]
Talvez, complementando o post do @Rafael Rossignol

Se vc é um desenvolvedor, você não pode comprar um Mac, pq mtas ferramentas rodam em Java.
Se vc é um contador, você não pode comprar um Mac, pq as ferramentas do governo federal rodam em Java.
Se vc é um homeBroker, você não pode comprar um Mac, pq vc arrisca que algumas ferramentas sejam em Java.
Se vc trabalha em um banco, você não pode comprar um Mac, pq várias ferramentas são em Java.

é isso mesmo que vai acontecer com os Mac não empacotando Java?!
atitude burra da Apple!![/quote]

Só no seu mundo onde todas as pessoas pensam da mesma forma e trabalham na mesma coisa. As pessoas são indivíduos.

[quote=rubense]
Talvez, complementando o post do @Rafael Rossignol

Se vc é um desenvolvedor, você não pode comprar um Mac, pq mtas ferramentas rodam em Java.
Se vc é um contador, você não pode comprar um Mac, pq as ferramentas do governo federal rodam em Java.
Se vc é um homeBroker, você não pode comprar um Mac, pq vc arrisca que algumas ferramentas sejam em Java.
Se vc trabalha em um banco, você não pode comprar um Mac, pq várias ferramentas são em Java.

é isso mesmo que vai acontecer com os Mac não empacotando Java?!
atitude burra da Apple!![/quote]

Cara. Muita calma nessa hora. Já estão afirmando que o Mac OS não vai ter Java! Ninguém esta cogitando a possibilidade da Oracle começar a fazer a JVM para o Mac OS também. Lembre do caso da Microsoft. No final, foi melhor. E outra, o OpenJDK esta ai !.

[quote=Zaperjava][quote=juliocbq][quote=Rafael Rossignol]Não deu pra ler tudo, mas, não existe aplicações para o dia a dia de um “usuário normal”, hoje temos todos os tipos de usuários.
Se a apple foca num publico alvo específico, a atitude dela pode ser explicada facilmente. Se ela quer pegar bastante tipos de usuários, não faz mto sentido

Desenvolvedores precisam de java, mesmo os que não utilizam java, diversas IDEs, ferramentas de UML, acesso a banco de dados, etc… usam java.
Contadores precisam de java, todos os softwares do governo brasileiro são escritos em Java, NFe, SPED (fiscal, contabil e pis cofins), e diversas outras declarações, além do IRPJ e IRPF, e nenhum deles existe versão pra web.
Escritórios usam java, utilizam aplicação dos correios que é em java e sistemas ERP comprados escritos em java
Homebrokers usam java, tem mto trader que precisa de java.
Como citaram, bancos usam java, como componente de segurança do browser ou pra exibição de graficos e simulações.

É simples, vc tem uma plataforma concorrente de outras duas (win e linux), quanto mais coisas vc restringir da sua própria plataforma, mais público vc da pras outras.
Mas pelo que entendi, a apple não está restringindo nada por enquanto, ela só deixou de disponibilizar sua própria maquina virtual.
Se a oracle quer manter o java dentro da apple, é só disponibilizar o jdk pra mac, ponto final.
[/quote]

[list]Desenvolvedores não precisam de “Java”. Precisam de conhecimento e profissionalismo.[/list]
[list]A Apple tem seu próprio sdk, mais uma razão para ela não continuar seu java.[/list]
[list]Softwares de qualidade podem ser escritos em “qualquer linguagem” e o que dita isso são os profissionais que lidam com o projeto.[/list]
[list]Escritórios usam java porque é uma simples questão de escolha. Outros podem usar Delphi ou seja lá o que for.[/list]

É tudo questão de escolha. A Apple fez a dela em acreditar na sua infraestrutura(seu próprio sdk etc.)
Eu mesmo usando kde iria optar pelo qt ao gtk, java ou wxwidgets(Apesar de poder usar qualquer uma delas, que são ótimas). Se estivesse no gnome usaria gtk e ferramentas como anjuta.

Mas ae chega alguém falando que o desktop tem que usar java e que o mac tem que usar java. Isso não tem cabimento.
[/quote]

“Escritórios usam java porque é uma simples questão de escolha” .

Só se for no seu escritório.[/quote]

Pois é, no meu eu uso o que eu achar melhor. E a maioria das pessoas pensam assim também. Até os usuários do MacOS pensam.

Em 2010 , alguem realmente , vê vantagem no MacOS ?

Assim, do ponto de vista de uma solucao , e nao de pontos de destaques isolados…