Apostilas da Caelum

Porque as apostilas da Caelum não são intuitivas? Pelo contrário, são muito cansativas.

EDIT (Moderador) - Acertei o tal título controverso, e corrigi a concordância.

Essa é a sua opinião. Eu gostei muito delas.

Anyway, uma apostila geralmente é desenvolvida como material de apoio a um curso.
Diferente de um livro, que tem a intenção de ser o próprio curso em si.

Por isso, você as vezes pode encontrar um material menos explicado, ou com uma explicação mais direta, já que supõe-se que o professor tratou o assunto dentro de sala.

É exatamente isso que o Vini falou: as apostilas, antes de mais nada, são utilizadas em sala de aula, com o acompanhamento de um instrutor, que passa boa parte do tempo explicando e exemplificando.

O conteúdo da apostila é utlizado como um guia em sala de aula, portanto, para quem vê de fora apenas, acompanhá-la sozinho pode parecer um pouco estranho, em certos momentos.

Rafael

Eu realmente discordo de voce wswillianss. Acho q mesmo sendo apostilas e direcionadas para quem faz o curso, elas são muito boas e são um ótimo instrumento para quem está aprendendo…

Eu diria que é um dos primeiros “livros” que um futuro programador deve ler.

Por acaso você tem alguma outra sugestão de livro/apostila para compartilhar conosco ? Se tiver, aceitarei sua sugestão imediatamente!!

Abraços

[quote]Eu realmente discordo de voce wswillianss. Acho q mesmo sendo apostilas e direcionadas para quem faz o curso, elas são muito boas e são um ótimo instrumento para quem está aprendendo…
[/quote]++ 1

não são elas que são cansativas é você que não nasceu pra coisa, se acha uma apostila da caelum cansativa com certeza você deve procurar outra coisa pra fazer programação não é pra vc.

Concordo com o Vini e o Rafael, e discordo dos demais, uma apostila realmente é um apoio de curso e não o curso em si, como vem a ser um livro.
Acredito que a intensão da Caelum não é formar ´por suas apostilas programadores, mas sim mostrar que lá há um bom conteúdo dado ao aluno. Claro que para um programador razoável, elas podem bastar. Mas há pessoas que estão começando, como um dia eu comecei, que não dá somente pela apostila. Ai entra o caso de fazer o curso, o q recomendo caso haja grana, já que a Caelum expôs o conteúdo com muita competência, ou comprar bons livros didáticos.

As apostilas da Caelum possuem “pré-requisitos”, se você nunca teve contato com Java não adianta pegar uma apostila do FJ-21 por exemplo, uma vez que ela leva em conta que você já conheçe vários tópicos sobre a linguagem, por exemplo:

Mesmo a apostila do FJ-11, que é a “mais básica”, possui, pre-requisitos:

[quote]Pré-requisitos: lógica de programação e conhecimento de alguma linguagem procedural (visual basic, delphi, c, php, etc)
Próximas Turmas[/quote]

Se você nunca teve contato com programação, lógica, alguma linguagem procedural||estruturada, provavelmente ela não te servir.

A partir do momento que você preenche os requisitos mínimos, as apostilas da Caelum excelentes, os cursos então nem se fala, ótimos.

Eu realmente discordo de voce wswillianss. Acho q mesmo sendo apostilas e direcionadas para quem faz o curso, elas são muito boas e são um ótimo instrumento para quem está aprendendo…

Eu diria que é um dos primeiros “livros” que um futuro programador deve ler.

Por acaso você tem alguma outra sugestão de livro/apostila para compartilhar conosco ? Se tiver, aceitarei sua sugestão imediatamente!!

Abraços[/quote]

Antes de mais nada, eu acho que esse Fórumé patrocinado pela Caelum ou seus donos trabalham na CAelum. Por isso que todo mundo defende, por que se não o patrocínio acaba.

Mas aqui vai a apostilas…

http://www.apostilando.com/download.php?cod=2960&categoria=Java
http://www.apostilando.com/download.php?cod=3129&categoria=Java
http://www.apostilando.com/download.php?cod=3036&categoria=Java
http://www.apostilando.com/download.php?cod=3114&categoria=Java
http://www.apostilando.com/download.php?cod=2891&categoria=Java
http://www.apostilando.com/download.php?cod=2912&categoria=Java
http://www.apostilando.com/download.php?cod=2664&categoria=Java
http://www.apostilando.com/download.php?cod=2581&categoria=Java

… e tem mais…

não é só na Caelum, que existem boas apostilas e nem como disseram, “… as apostilas da Caelum é o princípio de tudo…” isso é conversa de marketing.

Aceito mais críticas e opniões…

não são elas que são cansativas é você que não nasceu pra coisa, se acha uma apostila da caelum cansativa com certeza você deve procurar outra coisa pra fazer programação não é pra vc.[/quote]

Então voce é um homem biônico porque todos cansam… mas com popoções diferentes. Mas as apostilas da Caelum, casam mais do que deveria.

[quote=F?io “Kym” Nascimento]As apostilas da Caelum possuem “pré-requisitos”, se você nunca teve contato com Java não adianta pegar uma apostila do FJ-21 por exemplo, uma vez que ela leva em conta que você já conheçe vários tópicos sobre a linguagem, por exemplo:

Mesmo a apostila do FJ-11, que é a “mais básica”, possui, pre-requisitos:

[quote]Pré-requisitos: lógica de programação e conhecimento de alguma linguagem procedural (visual basic, delphi, c, php, etc)
Próximas Turmas[/quote]

Se você nunca teve contato com programação, lógica, alguma linguagem procedural||estruturada, provavelmente ela não te servir.

A partir do momento que você preenche os requisitos mínimos, as apostilas da Caelum excelentes, os cursos então nem se fala, ótimos.

[/quote]

E como as outras me servem?.. e sempre programei em Delphi, C++, .NET… será que é preciso noção para programar em java sendo que eu já passei essas linguagens?

O problema aqui é que todos se apegam as coisas, como se fossem bebes desprotegidos, se faltar o leite morrem de fome, mas não tentam buscar outras alternativas.

Justamente, como o ViniGodoy falou. Opinião é que nem bumbum, cada um tem seu gosto pessoal. Não que eu acha as apostilas ruins, muito pelo contrário, mas elas casam a nossa mente, com muita informação e pouca objetividade.

não são elas que são cansativas é você que não nasceu pra coisa, se acha uma apostila da caelum cansativa com certeza você deve procurar outra coisa pra fazer programação não é pra vc.[/quote]

Então voce é um homem biônico porque todos cansam… mas com popoções diferentes. Mas as apostilas da Caelum, casam mais do que deveria.[/quote]

não sou homen biônico não, apenas não desisto na primeira dificuldade como muitos, e porque cansam a você não quer dizer que devam cansar a min eu gosto muito adoro as apostilas da caelum e ainda faço o curso deles e ainda procuro outras fontes de informação lendo varios livros participando de palestras e me atualizando e acredite não sou de outro mundo o.0

Oi Willian!

É verdade que a ligação da Caelum com o GUJ é forte, afinal os fundadores do GUJ criaram a Caelum algum tempo depois do início do fórum. Mas ninguém aqui é forçado a falar bem da Caelum tanto que suas mensagens continuam aí mesmo a gente podendo editar a vontade :slight_smile:

Eu achei estranho seus comentários sobre a apostila porque num outro tópico recentemente você falou que tinha gostado! :slight_smile:
Mas respeito sua opinião, claro. E se você achou que alguma coisa podia ser melhor nas apostilas e quiser/puder contribuir, pode mandar sugestões pra gente.

Eu acho que um argumento que o pessoal disse aqui de que a apostila é um acompanhamento para o curso é bem válido. Realmente eu não sei se é das melhores fontes para você sentar e ler de cabo a rabo sozinho em casa. Mas se for pensar, nem toda fonte de conhecimento Java é pra ser um livro detalhado. Pega o Javadoc da Sun por exemplo: ninguém dirá que não é uma excelente fonte de conhecimento em Java, mas com certeza não é pra ser lido de cabo a rabo. Claro que apostila não tem nada a ver com javadoc, mas só pra ilustrar a idéia de que nem todo material serve para o mesmo propósito, cada um tem sua função.

[]'s

Não, não falei que era ruim… é muito boa a proposta de vocês. Mas o que eu achei(opinião própria), é que ela não atende a todos os públicos… por exemplo eu, sou autodidata, não faço faculdade e estou aprendendo JAVA com a Fj21. Inclusive já pintou trampo para mim, em Java e já estou me preparando para dar início aos trabalhos. Mas a maneira como ela ensina é cansativo. Quando falo cansativo, eu quero dizer, massante num determinado capítulo. Por exemplo, na apostila são vários exemplos para uma coisa só. Poderia reduzir(eu disse reduzir não excluir), os exemplos para cada função ou assunto do Java. Eu sei, você vai me dizer(“é para o aluno fixar bem o assunto…”) . Mas isso ao invés de fixar acaba atrasando o desenrolar do aprendizado e deixando a apostila monótona e sem estimulo para o aluno.

Eu até entendi a opinião do wswillianss. Acho que, em alguns pontos, realmente as apostilas dão volta, por exemplo refazendo coisas que fez antes (melhorando). No final vc acaba tendo feito muita coisa que depois apagou e substituiu por coisa melhor. Mas é claro que isso é porque o material é feito para um curso, onde essa prática não só é importante, como é essencial.
Mas minha opinião é que é um ótimo material, que ajuda muita gente a dar um pontapé em diversos assuntos, e se aprofundar, ou começar a se aprofundar, em vários outros. Eu mesmo por exemplo, comecei com o VRaptor pela apostila da Caelum e hj utilizo em diversos projetos, inclusive na empresa onde trabalhei e também na que estou trabalhando, e acho a apostila da Caelum uma ótima fonte.

Ah… também acho que não é o único material de qualidade disponível sobre Java, mas com certeza está entre os melhores… atende plenamente o público ao qual se destina.

Parabéns ao pessoal da Caelum, e se a competência deles faz com que sejam responsáveis tanto pela Caelum (e sejam elogiados aqui), quanto pelo GUJ, não podem ser acusados de utilizar o fórum como mural de propagandas, principalmente porque nunca vi nenhum membro ser repreendido por exaltar alguma concorrente da Caelum ou por não concordar com a qualidade dela…

William…

Eu sou professor e não tenho nenhuma ligação com a Caelum. Venho coletando material sobre Java para meus alunos desde 2006. Eu já analisei algumas dessas apostilas que estão disponibilizadas no Apostilando. A maioria delas é antiga, desatualizada, com poucos exemplos, poucos exercícios, exemplos pouco coesos e algumas vezes, incorretos.

De todos os problemas, o mais grave é a desatualização, com a maioria delas falando de Java 1.3 ainda.

Entendo que você tenha achado a apostila do Caelum cansativa. Respeito sua opinião e acredito que cada pessoa se dá melhor com um autor, assim como acada pessoa se da melhor com uma distribuição de Linux.

Contudo, se você acha ela cansativa, a grande maioria dos programadores com quem tive contato ou que pude observar a opinião, acha a apostila da Caelum simplesmente a melhor apostila Java feita no Brasil.

Eu mesmo indico para meus alunos como material extra de estudo.

Então amigo (e isso serve pro pessoal que criticou ele tb), vamos respeitar a opiniao alheia, ainda mais nesse caso que é uma coisa tão pessoal.

E à propósito, se você acha essa apostila cansativa, experimenta ler o Deitel inteiro… rrsrss

Eu já li, adoro o Deitel, e ainda assim, acho ele cansativo pra quem já é programador… srrssr

Abração e galera… Pega leve!!!1

Eu acho as apostilas boas, eu mesmo to fazendo um projeto pessoal web e como nao tinha nenhum experiencia com isso (tenho experiencia so com aplicacoes desktop) fiz o download da apostila FJ-21 (acho que eh esse). Achei bem legal, aproveitei bastante coisas la.

Acho que aprender por apostilas nem sempre uma boa ideia:

• Primeiro, se vc pega uma apostila igual essa da caelum que eh pra ser usada na sala da aula, talvez algumas coisas nao sejam tao bem explicadas porque sao coisas que vao ser discutidar na sala de aula, nessas apostilas os exemplos vao sendo melhorados gradativamente, o que faz sentido pros alunos entenderem como fazer, melhores praticas, etc.

• Segundo, vc nao sabe quem escreveu a apostila, na minha opiniao pelo menos 50% (ou mais) coisas que tem publicadas na net eh “bullshit”. Tb tem o fator de atualizacao, vc nunca sabe se vc ta estudando um material atualizado ou nao.

Portando eu acho que o melhor se vc eh auto-didata, eh comprar um livro. Fiz somente dois cursos de informatica na minha vida um de Delphi (mil anos atras heheh) e um de Melhores Praticas em Java e o resto tudo o que eu sei aprendi atraves de livros. Fora que com o livro vc pode sempre carregar pra qualquer lugar que vc queira.
Acho valido usar apostilas, mas como material de apoio. Quando usei a apostila da Caelum, usei mais como referencia quando tava encrencado com alguma coisa.

//Daniel