Apostilas da Caelum

você comparou com alguma alguma outra apostila para chegar a essa conclusão, qual foi?

Bom, acredito que as melhores apostilas vem das faculdades boas… eu comecei a estudar Java com uma apostila da Unicamp.

Depois li um tutorial da UFPE que ajudou bastante.

Algumas pessoas da Caelum criaram as apostilas usadas no curso de Verão da USP e também lecionaram cursos de Java lá.

Seria interessante você expor aqui o que pode ser feito nessa apostila para melhorá-la.

Você que criou um tópico chamado “Caelum”, quando na verdade você não estava falando da escola em sí e sim dos materiais disponibilizados gratuitamente para quem tiver interesse baixar.

No seu primeiro post você sequer se deu ao trabalho de explicar o porque da sua opinião, coisa que de repente começou a fazer repetidamente depois.

[quote]E como as outras me servem?.. e sempre programei em Delphi, C++, .NET… será que é preciso noção para programar em java sendo que eu já passei essas linguagens?
[/quote]

Eu apenas disse que as apostilas tinham pre-requisitos, você não disse se essa era sua primeira experiência com programação, ou se já tinha programado em outras linguagens, você quer que as pessoas adivinhem sua experiencia?

[quote]O problema aqui é que todos se apegam as coisas, como se fossem bebes desprotegidos, se faltar o leite morrem de fome, mas não tentam buscar outras alternativas.

Justamente, como o ViniGodoy falou. Opinião é que nem bumbum, cada um tem seu gosto pessoal. Não que eu acha as apostilas ruins, muito pelo contrário, mas elas casam a nossa mente, com muita informação e pouca objetividade.
[/quote]

E quem é você pra dizer isso? Vir aqui julgar a opinião das pessoas pra depois dar uma de bonzinho com “cada um tem sua opinião”?

O objetivo dos cursos da Caelum é ensinar ao aluno muito além do “como fazer alguma coisa”, é ensinar ao aluno o porque as coisas chegaram a tal ponto, como foi o desenvolvimento da tecnologia que hoje nos proporciona tais recursos, porque tais recursos são hoje mais usados, enfim para que o aluno entenda o porque ele faz determinada coisa. Não é um curso de drap and drop, é um curso com conteúdo, você entende o porque das coisas e quando se depara com um problema, sabe muito mais rápido onde buscar soluções. E as apostilas são construídas seguindo esses princípios.

Se o seu objetivo é apenas aprender montar uma página web em java usando struts por exemplo, com certeza o material da Caelum será cansativo, porém você vai terminar de montar a sua aplicação sem saber o que raios é aquela configuração de servlet que você fez no web.xml. Agora se você seguir a apostila, você vai enteder muito mais além disso.

Enfim, dava pra ficar argumentando aqui o resto do ano…

take it easy gente. Isso aqui é um fórum e não um julgamento. Criticar faz bem, porque ajuda quem desenvolveu a melhorar. Os críticos são os melhores amigos, porque dizem a verdade.
Quando conheci a apostila, não dei a menor pelota, porque era uma apostila e fui aprender por livros, como Head First, Deitel e depois, vi com calma a referida. Minha surpresa é que a apostila tem um nível técnico excelente, o que mostra ser de um grupo de pessoas preocupadas com o ensino. Mas é uma apostila que deve, com certeza, ter mais informações transmitidas em aula, por isso não se deve apegar como o necessário para aprender Java. Tem explicações ótimas/excelentes, mas é bom comprar livros. E já vou dizendo, é tudo cansativo.

"

Acho que a questão principal foi a forma como foi colocada a crítica inicial, vazia e sem argumentos, por isso gerou um “stress”, nada contra críticas, apenas que elas sejam construtivas e com o mínimo de base.

O americano quando escreve e o outro não entende ele pensa: preciso melhorar minha competencia ao escrever, pois alguns não entenderam.

O brasileiro quando escreve e o outro não entende ele pensa: gente sem competencia, não tem condições de entender o que eu escrevi.

flws

[quote=F?io “Kym” Nascimento]Você que criou um tópico chamado “Caelum”, quando na verdade você não estava falando da escola em sí e sim dos materiais disponibilizados gratuitamente para quem tiver interesse baixar.

No seu primeiro post você sequer se deu ao trabalho de explicar o porque da sua opinião, coisa que de repente começou a fazer repetidamente depois.

[quote]E como as outras me servem?.. e sempre programei em Delphi, C++, .NET… será que é preciso noção para programar em java sendo que eu já passei essas linguagens?
[/quote]

Eu apenas disse que as apostilas tinham pre-requisitos, você não disse se essa era sua primeira experiência com programação, ou se já tinha programado em outras linguagens, você quer que as pessoas adivinhem sua experiencia?

[quote]O problema aqui é que todos se apegam as coisas, como se fossem bebes desprotegidos, se faltar o leite morrem de fome, mas não tentam buscar outras alternativas.

Justamente, como o ViniGodoy falou. Opinião é que nem bumbum, cada um tem seu gosto pessoal. Não que eu acha as apostilas ruins, muito pelo contrário, mas elas casam a nossa mente, com muita informação e pouca objetividade.
[/quote]

E quem é você pra dizer isso? Vir aqui julgar a opinião das pessoas pra depois dar uma de bonzinho com “cada um tem sua opinião”?

O objetivo dos cursos da Caelum é ensinar ao aluno muito além do “como fazer alguma coisa”, é ensinar ao aluno o porque as coisas chegaram a tal ponto, como foi o desenvolvimento da tecnologia que hoje nos proporciona tais recursos, porque tais recursos são hoje mais usados, enfim para que o aluno entenda o porque ele faz determinada coisa. Não é um curso de drap and drop, é um curso com conteúdo, você entende o porque das coisas e quando se depara com um problema, sabe muito mais rápido onde buscar soluções. E as apostilas são construídas seguindo esses princípios.

Se o seu objetivo é apenas aprender montar uma página web em java usando struts por exemplo, com certeza o material da Caelum será cansativo, porém você vai terminar de montar a sua aplicação sem saber o que raios é aquela configuração de servlet que você fez no web.xml. Agora se você seguir a apostila, você vai enteder muito mais além disso.

Enfim, dava pra ficar argumentando aqui o resto do ano…[/quote]

Calma, rapaz… tá nervoso? Toma suco de maracujá rapaz. Fórum é para isso mesmo. Discussão e não tribalismo!

Bom, não quero criticar ninguém, afinal muitas críticas já foram feitas. Mas acho uma “heresia” dizer que as apostilas da caelum não são boas ou mesmo cansativas. Estou aqui no fórum desde 2003, aprendi java sozinho e quem me dera se eu tivesse um material como a apostila da caelum pra aprender! Teria sido uma ajuda extremamente valiosa! O que havia disponível na época, por exemplo, era o Thinking in Java, muitíssimo mais complicado que a apostila. e que eu li quase todo.

Há pouco tempo atrás eu estava dando umas aulinhas de java para um primo meu. Pelo pouco que lembro, achei interessantíssima a forma de ensinar orientação a objetos com o exemplo do banco e das contas correntes. Espero que o pessoal da caelum continue assim, e obrigado por oferecer um material de tamanha qualidade. :smiley:

O material é muito bom. Gosto bastante da explicação deles no começo da apostila, falando que eles tem preocupação em ensinar para o aluno aquilo que vai ser interessante para ele naquele momento.

Vejo muitas apostilas pela net e também vejo em muitos livros, o autor atropelando assuntos, trupicando em outros , para querer passar TODOOOO um conteúdo que muitas vezes seria melhor dividir em 2.

A apostila é bem objetiva e para quem já tem algum noção de Java ou outra linguagem OO cai como uma luva.

Cada um tem seu ponto de vista, independente!
Como um amigo acima já disse, “Peguem Leve”!

useiApostilaDaCaelumParaAprenderJavaDeFormaAutodidata++

Agora vejam só… o caboclo tem um trabalhão para montar uma apostila, disponibiliza a dita cuja “de grátis” e tem cabra que ainda vem reclamar.

Reclamação, críticas destrutivas tem limites.

Consideração, agradecimento não.

[quote=celso.martins]

Agora vejam só… o caboclo tem um trabalhão para montar uma apostila, disponibiliza a dita cuja “de grátis” e tem cabra que ainda vem reclamar.

Reclamação, críticas destrutivas tem limites.

Consideração, agradecimento não.[/quote]

é…a primeira vista eu pensei exatamente isso tb… masi me parece q não foi essa exatamente a intenção do criador do tópico…

wswillianss, eu sugiro que vc releia as coisas que escreve antes de enviar… e procure se colocar no lugar dos outros envolvidos para ter um segundo angulo de visão a respeito do assunto…

em relação ao fato de aqui falarem maravilhas das apostilas da Caelum, da serie Head First (não tenho certeza se é assim mesmo)… bom isso acontece mesmo, mais realmente as apostilas tem uma didatica boa (minha opinião), só que claro q não é a ultima coca cola do deserto (como da-se a intender mtas vezes), tb tem outras opções de alta qualidade (melhores ou não vai do modo de aprendizado de cada um, pode ser para uns, ou para outros não)…

vale lembrar que como um moderador ai falou, as pessoas ao indicarem (mesmo que de vez em quando com algum fanatismo, e essa parte do fanatismo é por minha parte não dele), o fazem por propria vontade, não estão sendo obrigadas por ninguém a fazer isso e tão pouco sendo influenciadas…é a opinião propria de cada um…

bom…tentei passa a minha opinião de forma neutra, sem pender para lado nenhum…mostrando os dois lados da moeda… além das rosas, vc tb leva os espinhos…

Concordo. É uma questão pessoal. As apostilas me ajudaram muito e indico para todas as pessoas que conheço que estão iniciando no Java.

Não gosto da série Head First. Acho “legalzinha”, só isso. Dá para melhorar algumas idéias com eles. Mas não gosto de achar que meu cérebro se importa com um tigre, pois não me deparo com tigres todos os dias, apesar dos gringos acharem o contrário. =)

Brincadeiras a parte, também não gosto do Deitel. Não gosto da forma dele explicar as coisas. Comprei o amarelo (acho que é a 4ª edição) e quando meu irmão se interessou pelo Java, o recebeu de presente. Ele adorou e a cerca de 2 meses anunciou aqui a certificação com mais de 90%.

Opniões diferentes com cabras que moraram na mesma casa por 25 anos. =)

Aprendi Java com as apostilas da Caelum, foi o ponta-pé inicial. Pesquisei muito no google e, mais especificamente, aqui no GUJ. Gosto de ler artigos e opniões dos monstros que existem por aí.

Bem, é isso.

Abraços.

Cara, mandei essas apostilas pra uns brothers aqui do trampo, que trabalhavam com outras linguagens… os caras adoraram, nem sabem quem é a Caelum ou o GUJ, mas acharam as apostilas fodas… Tem conteúdo pra caramba, e em dois, tres dias lendo direto, vc termina uma apostila deles… Agora vai ler o Deitel pra ver…

Acho a didática das apostilas excelente, mesmo sem fazer o curso. Vai ao que interessa, e não enrola… O que vc falou dos exemplos, eu discordo totalmente, acho que tem o necessário… Qualquer outra apostila ou livro possui muito mais exemplos que falam a mesma coisa e ai sim são cansativos…