Aplicação baseada em um JFrame+abas +JPanels

Em um outro tópico perguntei sobre isso, mas acho que não fui muito claro, entao ninguém respondeu, portanto gostaria de orientações de como proceder para criar aplicações baseadas em um JFrame pai, dominando todo o resto, que serão abas, jtrees, jpanels, jmenus e etc… ou seja, quero criar algo no estilo daquele exemplo do pacote JTatto:

http://www.jtattoo.net/downloads/JTattooDemo.jar

podem ver que é um JFrame que possui vários components, bem complexo, vários eventos são executados, e eu não faço idéia de como programar algo deste modo, onde terei mais de 100 eventos, organizar os eventos em classes separadas(como?), onde colocar todas as variáveis e constantes para não bagunçar o código, onde escrever os métodos a serem executados nas ações, eu precisava desse tipo de orientação, sobre a distribuição das classes para a organização, lembrando que farei pelo Netbeans Designer, então é necessária uma distribuição em classes para organizar todo o projeto, eu nem consigo me imaginar fazendo tudo em uma única classe, que será o JFrame que possúi tudo.

Você pode fazer isso de diversas formas…
Acho interessante você começar com JDesktopPanel e adicionar dentro dele
outros componentes como JInternalFrame, JTabbedPanel e etc…
Não é difícil.

att,

Eu já possuo algumas aplicações MDI, por isso que migrar para estilo “only one frame”