Apache sai do JCP

[quote=juliocbq][quote=ViniGodoy]O que faz bastante sentido. A Oracle e a Sun tinham uma especificação do Java. Se você faz um fork e muda coisas por lá, não é mais Java.
Essa é a briga. Isso é válido para a linguagem, e ainda mais válido para VM.

Multiplataforma também só se conquista com padrões, e padrões rígidos. [/quote]

O tck foi desenvolvido com esse intuito. Ele obriga as implementações andarem nos padrões, mas agora também sabemos que é usado para controlar o mercado.[/quote]

Mas claro!! Não tenha dúvidas disso!! afinal se você fosse dono e mantenedor da API do Java, não faria o mesmo?

O TCK existe a bastante tempo, bem antes da Oracle. Essa briga ai com a Apache vem de 2005!

[quote=PedroTOliveira]Cara se a VM de vcs estiverem de acordo com o TCK, vocês estarão aptos a submeterem seus projetos a aprovação para distribuição.

Para isso a VM de vocês tem que ser capaz de rodar códigos JSE e JME de acordo com a especificação.

O que me parece 'e que a google violou essa especificação e copiou códigos da VM para montar a VM do Android que não roda código java de acordo com a especificação do JME.

Eu concordo 100% com o Vini aqui:

A vantagem do java é justamente a portabilidade.
Nego não pode mesmo evoluir a linguagem sem manter a portabilidade e a compatibilidade com versões anteriores, sem isso não Java certo?
[/quote]

Tudo isso que você disse está correto, mas faltou apenas uma citação. O harmony está nos conformes e a oracle não repassou o tck para eles, nem deu nenhuma explicação sobre.

[quote=PedroTOliveira][quote=juliocbq][quote=ViniGodoy]O que faz bastante sentido. A Oracle e a Sun tinham uma especificação do Java. Se você faz um fork e muda coisas por lá, não é mais Java.
Essa é a briga. Isso é válido para a linguagem, e ainda mais válido para VM.

Multiplataforma também só se conquista com padrões, e padrões rígidos. [/quote]

O tck foi desenvolvido com esse intuito. Ele obriga as implementações andarem nos padrões, mas agora também sabemos que é usado para controlar o mercado.[/quote]

Mas claro!! Não tenha dúvidas disso!! afinal se você fosse dono e mantenedor da API do Java, não faria o mesmo?

O TCK existe a bastante tempo, bem antes da Oracle. Essa briga ai com a Apache vem de 2005![/quote]

Pois é. A causa dessa bagunça aí não tem nada haver com especificações errôneas ou licenças. Mas é engraçado haver um OpenJDK.

Eu tenho minhas dúvidas a respeito disso Júlio. A Apache sofre para obter esse TCK a bastante tempo, a briga deles começou com a SUN e continua agora com a Oracle.

Acho injusto culpar a Orcale pela apache ter saído do JCP.

[quote=PedroTOliveira][quote=juliocbq]
Tudo isso que você disse está correto, mas faltou apenas uma citação. O harmony está nos conformes e a oracle não repassou o tck para eles, nem deu nenhuma explicação sobre.
[/quote]

Eu tenho minhas dúvidas a respeito disso Júlio. A Apache sofre para obter esse TCK a bastante tempo, a briga deles começou com a SUN e continua agora com a Oracle.

Acho injusto culpar a Orcale pela apache ter saído do JCP.[/quote]

Essa briga tem muito tempo mesmo. Mas a Oracle participou dela junto com a Apache para conseguir um TCK na época da Sun.

Não estou culpando ninguém.

Velho mas o TCK não é uma licensa.

É uma Suite de testes que você roda para licenciar e garantir a compatibilidade da sua implementação!

Exemplo: http://openjdk.java.net/groups/conformance/docs/JCK6bUsersGuide/html/p13.html

[quote=juliocbq][quote=chun][quote=mochuara][quote=marcosalex][quote=mochuara]
Que diferença faz se é problema de licenca ou não? Vc continua sem poder criar uma JVM e chamar de ChunVM sob o risco de ser processado pela Oracle por quebra de patentes.[/quote]

Você pode chamar de ChunVM, se não violar licenciamento de ninguém. O que a Oracle alega é que no lugar de usar um código da OpenJDK, ela usou um código da JVM oficial, licenciado pela CDDL. E, como o Chun falou, o Google disse que pegou esse código do Harmony, jogando a bola pra cima do amigo. heheheh Daí, curiosamente, a Apache começou a brigar pelo tck e desviou a atenção.
[/quote]

Voce alguma duvida que uma ChunVM baseada na JVM irá violar alguma patente da Oracle?[/quote]

Se a ChunVM for um Fork do OpenJDK e tambem for GPL não violará.
[/quote]

vai violar pois voce não tem TCK e nunca vai ter. Se por acaso algum dia tiver vai ser restrito como o da apache(restrição para dispositivos móveis).

O que é difícil de entender na parte que a Oracle só quer a dela no mercado?

E sabe o que é mais interessante? Se você fizer um fork do openjdk a sua VMCavaleirodoZodiaco terá de ser igual ao OpenJdk(não vai poder melhorar a tecnologia dela).[/quote]

O TCK é fornecido para FORKS GPL do OpenJDK sem problemas.

[quote=juliocbq][quote=PedroTOliveira]Cara se a VM de vcs estiverem de acordo com o TCK, vocês estarão aptos a submeterem seus projetos a aprovação para distribuição.

Para isso a VM de vocês tem que ser capaz de rodar códigos JSE e JME de acordo com a especificação.

O que me parece 'e que a google violou essa especificação e copiou códigos da VM para montar a VM do Android que não roda código java de acordo com a especificação do JME.

Nego não pode mesmo evoluir a linguagem sem manter a portabilidade e a compatibilidade com versões anteriores, sem isso não Java certo?
[/quote]

Tudo isso que você disse está correto, mas faltou apenas uma citação. O harmony está nos conformes e a oracle não repassou o tck para eles, nem deu nenhuma explicação sobre.[/quote]

Está dificil entender que o impeditivo é a licença Apache ?

O TCK é fornecido tranquilamento se voce DERIVAR sua VM do OpenJDK e ela for licenca GPL

Se isto não é ser livre… então o linux tmb não é livre… prq não permite ter derivacoes não GPL.

[quote=PedroTOliveira]Velho mas o TCK não é uma licensa.

É uma Suite de testes que você roda para licenciar e garantir a compatibilidade da sua implementação!

Exemplo: http://openjdk.java.net/groups/conformance/docs/JCK6bUsersGuide/html/p13.html
[/quote]

Isso mesmo. Sem o TCK você não pode omologar a sua vm como sendo java. O TCK da apache tem restrições de campo de uso. Com isso a máquina deles está restrita.

[quote=chun][quote=juliocbq][quote=PedroTOliveira]Cara se a VM de vcs estiverem de acordo com o TCK, vocês estarão aptos a submeterem seus projetos a aprovação para distribuição.

[/quote]

Tudo isso que você disse está correto, mas faltou apenas uma citação. O harmony está nos conformes e a oracle não repassou o tck para eles, nem deu nenhuma explicação sobre.[/quote]

O TCK é fornecido tranquilamento se voce DERIVAR sua VM do OpenJDK e ela for licenca GPL

Se isto não é ser livre… então o linux tmb não é livre… prq não permite ter derivacoes não GPL.
[/quote]

Não está difícil não. Mas não é isso. O impeditivo não é a licença da apache. É a restrição de campo de uso no TCK.

[quote=juliocbq][quote=chun][quote=juliocbq][quote=PedroTOliveira]Cara se a VM de vcs estiverem de acordo com o TCK, vocês estarão aptos a submeterem seus projetos a aprovação para distribuição.

[/quote]

[/quote]

Não está difícil não. Mas não é isso. O impeditivo não é a licença da apache. É a restrição de campo de uso no TCK. [/quote]

Então vamos lá… O que é especificamente a “restrição de campo de uso” ?
Coloque aqui “qual é o campo de uso”…

voce vai se surpreender…

[quote=juliocbq][quote=PedroTOliveira]Cara se a VM de vcs estiverem de acordo com o TCK, vocês estarão aptos a submeterem seus projetos a aprovação para distribuição.

[/quote]

nos conformes do que?
a licença deles é apache não?

e o TCK é liberado para forks da OPEN jdk com licença GPL não?

Essa restrição previne o harmony de rodar em dispositivos móveis, o que praticamente tira o quesito multiplataforma do mesmo.

A oracle mesmo havia proposto um tck sem restrições.

[quote=juliocbq][quote=chun]

Então vamos lá… O que é especificamente a “restrição de campo de uso” ?
Coloque aqui “qual é o campo de uso”…

voce vai se surpreender…
[/quote]

Essa restrição previne o harmony de rodar em dispositivos móveis, o que praticamente tira o quesito multiplataforma do mesmo.

A oracle mesmo havia proposto um tck sem restrições.

http://en.wikipedia.org/wiki/Technology_Compatibility_Kit[/quote]

E previne de que forma ?
Por que o Harmonny se encontra dentro dessa clausula ? Qual o argumento ?

[quote=RafaFloripa][quote=juliocbq][quote=PedroTOliveira]Cara se a VM de vcs estiverem de acordo com o TCK, vocês estarão aptos a submeterem seus projetos a aprovação para distribuição.

[/quote]

nos conformes do que?
a licença deles é apache não?

e o TCK é liberado para forks da OPEN jdk com licença GPL não?[/quote]

A licença da apache é compatível com a gpl.

http://www.apache.org/licenses/GPL-compatibility.html

O problema não é esse. O problema é o FOU explicado no post anterior.

Extraido de sua propria fonte:

[quote]License and Controversy
See also: Apache Harmony#Difficulties to obtain a TCK license from Sun

Subsequent to Sun’s release of OpenJDK, Sun released a specific license to permit running the TCK in the OpenJDK context for any GPL implementation deriving substantially from OpenJDK[6].

This requirement denies the Apache Harmony project an Apache License-compatible right to use the TCK. On November 9, 2010, the Apache Software Foundation threatened to withdraw from the Java Community Process if they were not granted a TCK license for Harmony without additional restrictions.[7]

On December 9, 2010, the Apache Software Foundation resigned its seat on the Java SE/EE Executive Committee.[8][/quote]

Ele não se encontra dentro de clausula nenhuma. O TCK que a Oracle oferece simplesmente possui essa restrição. Todas as empresas do JCP deixaram claro o desapontamento com isso na votação, apesar de votarem sim para a jsr 7.

Leia acima , encontra-se SIM… ele não é GPL FORK do OpenJDK. Não tem nada a ver com Mobile…

Veja que interessante:

Ou seja , troque a licença e seja feliz.

[quote=chun]Extraido de sua propria fonte:

License and Controversy
See also: Apache Harmony#Difficulties to obtain a TCK license from Sun

Subsequent to Sun’s release of OpenJDK, Sun released a specific license to permit running the TCK in the OpenJDK context for any GPL implementation deriving substantially from OpenJDK[6].

This requirement denies the Apache Harmony project an Apache License-compatible right to use the TCK. On November 9, 2010, the Apache Software Foundation threatened to withdraw from the Java Community Process if they were not granted a TCK license for Harmony without additional restrictions.[7]

On December 9, 2010, the Apache Software Foundation resigned its seat on the Java SE/EE Executive Committee.[8][/quote]

Pois é isso mesmo. A apache considera essa lincença com restrições inviável para ela.