Android SDK

É, só pra dar um complemento, o google tem até perdido várias de suas super-estrelas para mais um primo do orkut: o Facebox (que agora virou Netlog). Alguns funcionários subiram de cargo e até recebram propostas de salários maiores, porém um de seus engenheiros disse que não está lá por dinheiro, e que quer estar na empresa que estiver em maior evidência no momento. É MOLE?

Hehehe. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, tem gente que gosta de trabalhar e ganhar pouco (ou as vezes nada, como é o caso de software livre… as vezes ganham alguma coisa)…

Eu ficaria na Google também. De boa.
E, acho que é só uma correção, mas não seria Facebook? Da Microsoft?

Abraço galera.

Opa, desculpa! =D É Facebook mesmo. Confundi. Obrigado

Um abraço

Essa discussão vai longe… e, pelo que eu entendi, há um grande mal entendido a respeito.

Pelo o que eu já vi, esse SDK não vem com o propósito de ser uma VM Java. Até que porque, sua licença não pode. Ou é SE, ou é ME. E o SE não permite dispositivo móvel.

O Android SDK vai ser apenas uma opção de se ter acesso à todos os recursos possíveis do Linux. Principalmente o OpenGL. Acesso, devo lembrar, de alto nível. Pois, a programação em C permite também, e de maneira mais completa e eficiente.

O OperaMini mostra o quão poderosa é a plataforma ME. Quem desenvolve em Java e quer portabilidade, vai adotar o Android SDK só em último caso.

Minha dúvida é:

O Java ME vai estar disponível também ?

Eu já dei uma boa olhada no android e achei ele bem legal. Fiz esse artigo sobre ele:

http://blog.riopro.com.br/2007/11/20/o-android-na-ilha-de-java/

O problema vai ser ver até que ponto os fabricantes de celular vão implementar ele “as is”. Porque como a licença é apache, podem mudar tudo se quiserem, e aí o desenvolvedor vai se quebrar. Se adotarem como está, acho mais simples que o JME (principalmente no acesso de dados de outras aplicações).

Concordo com as palavras j-menezes e tem mais:

Foi lançado esta semana o Android Pro um ponto de encontro para a comunidade Android lusófona (que fala português, não importando a nacionalidade). Contando com fórum para discussão, disponibiliza espaço para artigos, tutoriais, ajuda aos iniciantes, suporte a programadores experientes e divulgação de vagas para trabalho profissional.

Venham participar da comunidade e compartilhar conhecimento! =)

Olá

Saiu a versão m3-rc37a

Improvements:

* The new default skin for the emulator is HVGA, portrait mode. That's the one you should focus on for your submissions for the Android Developer Challenge.
* We've added the ability to inject SMS messages into the emulator, which will allow you to more easily test IntentReceivers for incoming SMS messages.
* The choppy audio problem in the emulator on Windows should now be solved.
* There's a new emulator control panel that you can use to control network events like radio state changes and incoming calls.
* The Eclipse plugin now does color syntax highlighting on the XML files, such as AndroidManifest.xml.
* Some of the more annoying bugs in the Eclipse plugin have been fixed; for instance, the application launcher retries if the first try times out while waiting for the emulator to start, and "R.java" files are no longer flagged as read-only.

Fonte:

[]s
Luca

Legal não é mesmo?

A comunidade de desenvolvimento Android já vinha solicitando e perguntando algumas coisas que foram atendidas e respondidas com esta release.

Publicamos no Android Pro esta notícia a cerca de 1 hora atrás. ( http://forum.android.pro.br/forums/4/topics/38 ) E nos atrasamos :stuck_out_tongue: pois foi liberado ontem xD

Ainda é software proprietário?

O Android nunca foi proprietário xD

É Open Source :smiley:

Link: http://forum.android.pro.br/forums/4/topics/11

[quote=cezarsignori]O Android nunca foi proprietário xD

É Open Source :smiley:

Link: http://forum.android.pro.br/forums/4/topics/11[/quote]

Chamar o Android de OpenSource é uma piada, no mínimo. Qual a URL para TODOS os fontes da plataforma? Até a última vez que eu lí, o SDK era distribuido sobre uma licensa incrivelmente draconiana, na qual o Google se dava o direito a simplesmente matar o produto se ele não der mais lucro e proibia qualuqer forma de implementação alternativa.

Cara, uma coisa é dizer que um dia, quem sabe, talvez, pode ser que venha a ser open source, outra coisa é ser open source definitivamente.

Aí está o link: http://code.google.com/p/android/downloads/list :slight_smile:

Nele você pode baixar os fontes:

1. Android Emulator
  2. Android Development Tools
  3. Webkit 522
  4. Linux 2.6.23 Android

[quote=cezarsignori]Aí está o link: http://code.google.com/p/android/downloads/list :slight_smile:

Nele você pode baixar os fontes:

1. Android Emulator
  2. Android Development Tools
  3. Webkit 522
  4. Linux 2.6.23 Android [/quote]

Vejamos, alí só tem os fontes daquilo que o Google tem obrigação legal de distribuir ou então são de pouco valor para a comunidade:

:arrow: 1 é QEMU modificado que eles usam. O QEMU é GPL e eles são obrigados a publicá-las
:arrow: Os plugins temp pouco valor se forem para uma plataforma fechada.
:arrow: O compilador de .class -> .dex é proprietario, o plugin é apenas uma casca em volta dele.
:arrow: Ok, o Webkit usa uma licensa BSD, pontos para o google. Mas pq não fizeram upstream das modificações deles?
:arrow: Isso é kernel modificado que eles usam, que tem licensa GPL.

Moral da história, o google publicou basicamente ZERO do código fonte do android como código livre. Tudo que fez foi publicar aquilo que ele tinha obrigação e aquilo que era conveniente.

Cade os fontes das aplicações de userland do android? Cade os fontes da VM? Cade os fontes da class lib? Ok, a classlib é derivada da Apache Harmony, mas até onde eu ví, eles devolveram zero de código ao projeto. Moral da história, se hoje um celular com Android fosse lançado, ele seria quase tão open source quanto os CDMA que rodan brew.

Ok, o Android não é 100% Open Source, mas como você mesmo disse, boa parte dele é. Ou seja, se não é correto dizer que é Open Source, também não é correto dizer que é proprietário :slight_smile:

Não estou aqui para defender o Google, nem para criticá-lo. Não sabemos quais são as verdadeiras intenções da empresa. Sabemos apenas o que temos e o que ela promete para a comunidade.

Quanto a importância para a comunidade, com o código disponível já se pode realizar muitas tarefas de modificação do Android, e isto é claramente visível na comunidade oficial de desenvolvimento (http://groups.google.com/group/android-developers?hl=en).

Talvez você possa encontrar algumas respostas para as suas perguntas quanto as licenças neste artigo http://arstechnica.com/news.ars/post/20071106-why-google-chose-the-apache-software-license-over-gplv2.html. Ou ainda lendo a licença distribuída junto com o SDK.

Vamos ver o que acontecerá com o Android e até aonde ele chegará (ou até aonde nós o levaremos) =)

:slight_smile:

Como não? Todo sos fontes que o Google liberou ou são de projetos OSS já existentes ou são para coisas que não compoem o Android propriamente dito. É a mesma coisa que se a MS abrir os fontes do notepad e chamar o Office de OSS. A importancia de uma plataforma ser OSS, ou ter pelo menos abertura a ponto de permitir tal é perfeitamente óbvio, dive toda celeuma que Java causou por mais de uma década.

uma coisa é certa, o android é uma realidade e a Sun num ta nada contente!!!

o JME vai perde muito espaço (pra não dizer todo).

O Android tá mais pra software grátis do que pra open-source.
Ou 0.5 open-source e 0.5 free. :expressionless:

Ou não?

[quote=Jaison]uma coisa é certa, o android é uma realidade e a Sun num ta nada contente!!!

o JME vai perde muito espaço (pra não dizer todo).

[/quote]

Que realidade é essa? quais os modelos de aparelhos que estão no mercado?

JME nunca foi lider de nada no mundo móvel, nem no nicho de jogos que é o unico praticamente que o JME participa profissionalmente, ele lidera.

Nesse mercado quem manda é Symbian e WMobile, agora seguido de IPhone.
Google pode ser a dona da web mas vai comecar lá na rasteira nesse nicho, para quem não entende de mundo mobile pode se impressionar com o dinheiro do Google, mas as MS (tem mais dinheiro) que comecou logo atrás da Palm levou anos para dominar (e mais porque ficou com o mercado da PALM depois que essa morre, abocanhando o market share dos PDAs) e ser uma plataforma usável.

Android será um fiasco, alias, é um fiasco. Grande Vaporware do Google.

Nenhum, (ainda) mais deixa entrar UM pra você ver o acontece!!!

Confesso que aplicativos usando CLDC NUNCA foi nada e NUNCA VAI SER!

Mais em Jogos JME ocupa um lugar de Destaque nesse quesito!

Qual??? mercado de Jogos??? :wink:

iPhone??? o que essa po**a me proporciona!!! NÃO DA PRA INSTALAR NADA EM JAVA nessa m****!!!

ÓBIVO que a MS tem mais dinheiro, afinal é MUITO mais antiga que o Google!!! :lol:
MAAAASSS, o Google é a empresa de T.I que mais cresceu nos últimos anos :smiley: (num ritmo acelerado e progressivo!!!)
Tudo que o Google cria (de forma gênial) faz sucesso. Porque então não acreditar no Android???!!! 8)

o Google pensou nisso também. E pra evitar esse “problema” que a Microsoft teve, criou a Open Handset Alliance!!! 8)

Pq acha isso? É vidente?

O que as outras plataformas tem que o Android não tem?

Cara, instalei o SDK e vi uma plataforma MUITO poderosa. Primeiro pq tem uma interfece “parecida” com a do iPhone - fato esse que atrai usuários. To cansado de ouvir as pessoas falarem “o iPhone é bunitinho” (risos). Segundo, ele (Android) da MUITO suporte para o desenvolvimento de aplicações ricas (fato esse que me interessa).

Do que mais eu preciso??? 8)

Na minha opnião: O GOOGLE FEZ O QUE NENHUMA OUTRA EMPRESA TEVE A GENIALIDADE DE FAZER!!!

Até mais :wink: