Saiu hoje o SDK para o Android, novo sistema operacional do Google para ser usado em dispositivos móveis.
http://code.google.com/android
E junto com ele o Android Developer Challenge
Saiu hoje o SDK para o Android, novo sistema operacional do Google para ser usado em dispositivos móveis.
http://code.google.com/android
E junto com ele o Android Developer Challenge
Dei uma primeira olhada por cima e fiquei impressionado. O desenvolvimento de aplicações p/ ele é exclusivamente em Java (não encontrei informações sobre possíveis bindings p/ outras plataformas). E eles procuraram não se limitar ao Java ME (na verdade parece que não tem nada de ME lá).
Suporta a sintaxe do Java 5 e um subset da API + APIs próprias do Android.
É, e ao contrário da maioria desses concursos, parece que dessa vez não tem nenhuma restrição à participação de brasileiros.
Caramba, que roubada o Android. Se trata de uma plataforma completamente proprietária disfarçada de Java. Aquilo não é Java, não é aberta e usa uma API atrasada pacas.
Todos programas rodam num treco chamado Dalvik VM, criada pelo google, que é fechado por todos os lados. Nenhuma spec, nenhum fonte, nenhuma palavra a respeito. Tenha medo.
Dizer que é uma plataforma aberta é um engodo, usa linux como kernel, mas de resto é tudo medonhamente fechado. Não é possivel implementar um produto que execute programas do Android sem fazem engenharia reversa final nos binários.
Louds, acho que não. Quando comecei a ler também pensei nisso, mas achei essa página aqui:
Pelo que entendi, eles vão liberar os componentes aos poucos sob ASL 2.0.
[quote=wmitsuda]Louds, acho que não. Quando comecei a ler também pensei nisso, mas achei essa página aqui:
Pelo que entendi, eles vão liberar os componentes aos poucos sob ASL 2.0.[/quote]
Ou seja, por enquanto é puro vapor.
Eu acredito que o lançamento da Google tem uma boa oportunidade de dar certo e se tornar um padrão para o mercado de telefonia. É claro que o sucesso nesse mercado depende de uma conjunção enorme de fatores (técnicos, políticos, publicitários, oportunistas, etc.) que vão além dos requisitos técnicos da plataforma ou da forma de distribuição dos fontes.
Entretanto, mesmo sendo uma plataforma ‘fechada’, se o Android for melhor eu não terei pudor algum de dar minha contribuição e jogar uma pá de terra na sepultura do J2ME. 8) Por falar nisso, AINDA BEM que não tem nada de J2ME lá mesmo! :lol: Ficaria muito decepcionado se tivesse …
A Google tem hoje o grupo mais invejável de profissionais de TI do Vale do Silício, e há tempos vinha discretamente contratando vários desenvolvedores Java de nível mundial como Cedric Beust, por exemplo, para trabalhar nesse projeto do Android. Agora trata-se de uma questão de saber mover as peças no tabuleiro de forma rápida e eficaz.
Opa, vou ver se depois arrumo um tempo para testar…
Creio que o google deve abrir internamente o código para todos os componentes do projeto.Não o faz agora por óbvia estratégia de mercado para evitar que a MS veja, copie(ou embargue com algum processo dizendo quehá uma patente pendente…) e lance algo semelhante ao mesmo tempo! :lol:
Eu tava testando o android aqui, minhas impressoes …
Arquitetura interessante, e tendo linux como base fica facil portar ele pra qualquer celular existente decente.
Essas otimizacoes que eles fizeram na jvm, podem nao agradar alguns, mas foram necessarios pra ter um celular sem midp e com performance decente ( vide OpenGL no emulador )
O que eu detestei foi o modo que ele usa pra montar interfaces, eles conseguiram ser mais ruins do que o pessoal do javaFX e eu achei que isso nao seria possivel.
A proposito eu e um colega da australia vamos desenvolver algo pra tentar ganhar o premio de 250K vamos ver no que da.
Linux sofre muito nesse ponto, já que tem muito fornecedor de hardware que não permite implementação open source de drivers para seus produtos. Vide o drama do OpenMoko com wireless.
Por que?
Sério ??? puts eu tava achando que eles iam “inovar” pelo menos nisso rs
Muito bom! Isso vai forçar a Apple a considerar seriamente suportar Java no Iphone. Nem que um novo framework de interface gráfica (swing, awt, swt, javafx, quantos teremos?) tenha que ser feito pra isso…
Se bem que olhando de novo, não é isso que o Android faz? Usa a sintaxe e a API do Java, mas fornece seu próprio framework gráfico: http://code.google.com/android/intro/hello-android.html
Resta saber se ficou legal e quando vai sair o livro da O’Reilly sobre isso… E quantos celulares vão rodar esse sistema operacional…
Dei uma olhada no Android e gostei pra caramba. Me parece que é uma arquitetura mais aberta do que existe hoje na concorrência. Apesar de não ter o apelo do fechadíssimo iPhone, espero que seja um sucesso.
Eu vi que pra fazer as telas tem que escrever um xml baseado em DTD, se não estou enganado. Parece meio escroto, mas não achei tão ruim não. Aliás não acho nem a sintaxe do JavaFX ruim, pois ele tem propriedades com suporte a coleções, coisa que Java não tem.
Eu tô até pensando em participar desse concurso.
Onde vamos testar os aplicativos? Num emulador? E como fazer ligações por exemplo?
Bom, vamos ver… O Iphone foi uma revolução, mas fechado ao mundo Mac e seus malucos de Objective C.
Vamos ver como será a interface e o user experience desse Android. Parece que suporta touch screen também… É ficar atento para ver aonde isso vai dar e como a Apple vai reagir…
Pelo Fato da Google fazer um sistema operacional com suporte a Java, acho isso
excelente, pra todos como Eu que gostam de java.
Vejo Java, como sendo um porta aberta de possibilidades , que antes do java era
tudo mais dificil , se bem que os tempos sao outros, mais java revolucionou conceitos.
Poder programar Smart Cards, TV Digital, Celulares, Robotica, Desktop , Internet,
Api 3D bem feita, Games e por ai vai …,
E’ algo maravilhoso.
Isso tudo , eu usando um Pentium com Linux, e’ a realizacao de um sonho.
Parabens a Google !!!
Alguém conseguiu fazer o HelloWorld imprimir alguma coisa via Log.i() ou System.out?
Parece que tem que dar a volta ao mundo para fazer isso… Usar o tal do DDMS via socket com port scan.
Espero que o Android não seja uma coisa super-poderosa que só meia duzia de pessoas vão ter tempo para aprender e dominar…
O Android não roda Java, não sei se esqueceram de avisar todo mundo disso. Aquilo não é Java, ponto. Aquilo é uma plataforma fechada e, até segunda ordem, proprietaria. O Android executar binarios próprios para sua plataforma, os tais dex, não class ou jar.
Que plataforma maravilhosa é essa que não permite concorrência e é fechada? Não entendo isso.
não consegui fazer esse holloWord funfa tbm, se alguem conseguir …
já me encheu esse Android…
Louds, referente ao Android, na página inicial do projeto é:
Já, lendo sobre o android, não me recordo de ter visto que ele fosse Open Source, ele apenas permite a programação de aplicativos em Java, o que é documentado na página novamente aonde diz
Maiores informações sobre o android você pode encontrar em http://code.google.com/android/index.html ou no grupo de discussão brasileiro http://groups.google.com/group/androidbrasil (Link encontrado no grupo de discussão oficial do Android http://groups.google.com/group/android-developers (em Inglês).
Isso me parece ser um problema recorrente da galera que trabalha com tecnologia. Se preocupam mais em fazer uma coisa poderosa e toda “bonita” do que uma coisa simples de se usar e entender.
Se os caras do Google acham que eu vou perder meu precioso tempo (o tempo de todo mundo é precioso, certo?) para programar para essa plataforma onde eu mal consigo fazer um hello world sem me enrolar, eles estão enganados.
Era melhor pegar os 10 milhões de dólares e contratar mais 30 profissionais muito bem pagos para fazer isso e/ou simplificar esse framework maluco aí!
Pode ser que a coisa melhore nas próximas versões, mais por enquanto não sei não…
[quote=louds]O Android não roda Java, não sei se esqueceram de avisar todo mundo disso. Aquilo não é Java, ponto. Aquilo é uma plataforma fechada e, até segunda ordem, proprietaria. O Android executar binarios próprios para sua plataforma, os tais dex, não class ou jar.
Que plataforma maravilhosa é essa que não permite concorrência e é fechada? Não entendo isso.[/quote]
Não sei o que você quis dizer com não roda Java. De fato, o que ocorre é que rodado um aplicativo de extensão dex, gerado a partir de um ponto class, feito a partir de um código com sintaxe Java. É uma abordagem radical em relação à Sun, concordo. Mas daí a dizer que aquilo não é Java, mas um Microsoft disfarçado, é muita forçação de barra.
A minha opinião é: