isso é normal roda em vários devices mais você tem que escolher o tamanho da tela… isso poderia ser uma opção no software também se você joga FIFA 2010 ou PES você pode escolher a resolução que você prefirir… assim como a resolução do windows etc…
e sobre a fragmentação estamos parecendo papagaios… repetindo que temos que ficar escolhendo entre plataformas…
a plataforma da Samsung nova bada suporta J2ME por que o andróide não pode é incompetência da equipe do Google??? Não neh só ma vontade mesmo
[quote=mochuara]Vc tem razão. Existem diferentes níveis de fragmentação. O mais visível é justamente aquele que não da pra ser evitado. Diferentes tamanhos de tela, fontes suportadas, paleta de cores, versões. Mas não é esse tipo de fragmentação que torna o android inviável como negócio, e com certeza não é o tipo que o James Gosling estava se referindo ao dizer que restringe liberdade dos desenvovledores. Como falei, esse tipo de fragmentação é inevitável.
A maioria dos usuários compra aparelhos diretamente das operadoras. Se o fato das operadoras e fabricantes estarem fazendo customizações no android original não é suficiente pra provocar um frio na espinha não sei mais o que dizer, a não ser que vc é novato nessa área, estou cansado de ser o anti-android da parada, minha sugestão é que cada um experimente desenvolver para android tentando atingir o numero de devices que o marcosalex menciona como grande diferencial competitivo e sintam na pele os problemas de um crescimento desordenado.[/quote]
Espero que a fragmentação que você diz não se resuma a isso mesmo, porque a principal diferença entre android e j2me é que o primeiro é um sistema operacional e o segundo não. As diferenças citadas de aplicações rodando em dispositivos diferentes não contam, pois um so já cuida disso. No caso da j2me essas diferenças existem por um sistema operacional não gerenciar a aplicação.
Agora se a diferença de versões do android impacta de maneira relevante nisso eu não sei realmente. No symbian, maemo e meego não.
[quote=Diabo Loiro]E também vale para o JME, tão defendido neste tópico. Ao baixar um jogo em JME, por exemplo, muitas vezes você tem que decidir se baixa o jogo para resoluções em 200x300, 240x480, 300x200, 400x800 e por aí vai.....uma versão do jogo para cada tamanho de tela. "Write once run everywhere" onde? Isso quando não tem que selecionar fabricante também.
isso é normal roda em vários devices mais você tem que escolher o tamanho da tela… isso poderia ser uma opção no software também se você joga FIFA 2010 ou PES você pode escolher a resolução que você prefirir… assim como a resolução do windows etc…
e sobre a fragmentação estamos parecendo papagaios… repetindo que temos que ficar escolhendo entre plataformas…
a plataforma da Samsung nova bada suporta J2ME por que o andróide não pode é incompetência da equipe do Google??? Não neh só ma vontade mesmo
[/quote]
Pára de falar besteira amigo. Tudo isso por causa de uma j2me. Está preocupado demais com besteira. Se quer escrever software para o android use o framework da google.
Sinceramente não vejo onde “fragmentação” entra nisso…poderia ser mais claro e nítido, com exemplos palpáveis?
Se roda em vários aparelhos e tenho que escolher versão certa já saiu do “write once run everywhere” que você tanto prega com o J2ME. Se há mais de uma versão do mesmo programa para mais de um aparelho, eu já tenho que dar suporte em dois sistemas. Por mais que eles tenham grande parte do código compartilhado, ainda assim são dois sistemas.
Você já fez alguma coisa em J2ME? Conhece o termo “evolução”??? Se “agora” o J2ME está utilizável, sinto muito…chegou tarde. Se você faz tanta questão de J2ME, porque está discutindo tanto sobre Android? Ele não roda. Ponto. Próxima opção? Simples assim…
Pois estamos em um fórum de java… e o nome do tópico é decepção com o android… e destaquei o sistema bada pois ele é Top da sansung e roda java então me fala a sansung é empresa de fundo de quintal??? são burros… se ta tão obsoleto assim por que eu uso apps java em celulares atuais…
respondendo sua pergunta fiz aplicações acadêmicas… com j2me e estou estudando… mais falo no tópico principalmente como usuário lesado por não ter suporte a java que é um diferencial na hora de comprar um celular … e de quebra como desenvolvedor…
[quote=Diabo Loiro]É tava dando uma olhada os celulares da nokia também estão suportando Java … a linha N Series que é a principal…
pelo menos sansung e nokia ^^ , é engraçado como as empresas suportão nos seus celulares mais modernos… so o android e o ios não.[/quote]
Cara, ios e android não vieram para substituir o JavaME. Recentemente trabalhei com JavaME e não há qualquer movimento de queda na adoção dessa tecnologia pelos principais fabricantes, pelo contrário, eram devices todos novos (MIDP 2.0, CLDC 1.1), baratos, caros, com e sem touch. Quem diz o contrário não tem a menor idéia do que esta falando.
[code]Plataforma de software e interface do usuário
* S60, 5ª Edição
* Symbian OS versão 9.4
* Espera ativa
* Barra de mídia
* Barra de contatos
Gerenciamento de informações pessoais (PIM): contatos, relógio, calendário etc.
* Suporte para atribuição de imagens aos contatos
* Suporte para grupos de contatos
* Relógio: analógico, digital, relógio mundial
* Despertador
* Lembretes
* Calculadora
* Calendário com visualização de semana e mês
* Conversor
* Notas
* Lista de tarefas
Aplicativos
* Java? MIDP 2.0
* Flash Lite 3.0
* Contacts on Ovi
* Navegador web OSS
* Switch
* Playlist DJ
* Nokia Music Store
* Nokia Mapas 3.0
* Map loader
* Nokia Ovi Suite
* Assistente de configurações
* Editor de imagens
* Editor de vídeo
* Nokia Video Centre
* Share on Ovi
* Adicione mais aplicativos:
- Downloads over-the-air (OTA)
Porque besteira? disponibilizar aplicações em diferentes resoluções é normal, é obviu temos diferente tamanhos de telas em dispositivos diferentes.
[/quote]
olha aqui, implementaram uma vm. Mas é de terceiros. Eu duvido muito que a google usaria a j2me, até pelos problemas que anda tendo com a oracle. http://www.netmite.com/android/
Para falar a verdade acho que estpa mais para um emulador.
Processar é o minimo os caras da oracle tem que fazer pessoal do google reaproveita todos os programadores java e nen se quer implementão uma JVM pra suportar J2ME isso é mais que sacanear…, igual aquela parada do microsoft J# que tu programava em java e convertia pra .net aquela sun ganhou pelo menos.
Sobre o FUD do iPhone guy, tambem nao consigo entender essa fragmentação falada, ele nao conseguiu dizer o que seria exatamente.
Sistema da Operadora?? Bom o meu roda o original da Vivo, desconheço algo que nao rode nele. E tambem nunca vi gente falando de app que roda em alguns e outros nao. Versões ai sim, porque entra novas features, mas nesse quesito idem pro iOS. Se tu desenvolver na ultima versão com certeza nao vai cobrir as anteriores.
Processar é o minimo os caras da oracle tem que fazer pessoal do google reaproveita todos os programadores java e nen se quer implementão uma JVM pra suportar J2ME isso é mais que sacanear…, igual aquela parada do microsoft J# que tu programava em java e convertia pra .net aquela sun ganhou pelo menos.
[/quote]
isso não tem nada haver com o processo da sun na ms. j# é a linguagem java somente. Apenas um compilador que em vez de gerar bytecode gera MSIL.
Existe até hoje.
O processo na ms se deve pelo fato de eles criarem uma jvm diferenciada que entendia componentes com e activex. Isso é outra coisa.
Sobre o FUD do iPhone guy, tambem nao consigo entender essa fragmentação falada, ele nao conseguiu dizer o que seria exatamente.
Sistema da Operadora?? Bom o meu roda o original da Vivo, desconheço algo que nao rode nele. E tambem nunca vi gente falando de app que roda em alguns e outros nao. Versões ai sim, porque entra novas features, mas nesse quesito idem pro iOS. Se tu desenvolver na ultima versão com certeza nao vai cobrir as anteriores.[/quote]
Pois é. Você já viu um software rodar diferente em sistemas operacionais iguais? Duvido que uma mesma aplicação feita para android 1.x ia ter uma resolução diferente no 2.x e vice versa. O único empecilho na compatibilidade de software seria o hardware diferente.
a fragmentação é sobre o desenvolvedor ter que escolher… plataformas… a ideia do J2ME é se concentrar em programar em java e não ficar se preocupando com o sistema operacional…
traduzindo um pedacinho.
“Eles tiveram noções muito fracas de interoperabilidade, que, dada a nossa história, fortemente contestada. Android tem desempenhado muito bem o caminho que nós tememos”
[quote=fredferrao]
Sistema da Operadora?? Bom o meu roda o original da Vivo, desconheço algo que nao rode nele. E tambem nunca vi gente falando de app que roda em alguns e outros nao. Versões ai sim, porque entra novas features, mas nesse quesito idem pro iOS. [/quote]
Sinta-se feliz por morar num pais em desenvolvimento e usar uma operadora de segunda categoria.
Então devemos ouvir vc que não tem nenhuma experiência na área ao invés do James Gosling?
a fragmentação é sobre o desenvolvedor ter que escolher… plataformas… a ideia do J2ME é se concentrar em programar em java e não ficar se preocupando com o sistema operacional…
traduzindo um pedacinho.
“Eles tiveram noções muito fracas de interoperabilidade, que, dada a nossa história, fortemente contestada. Android tem desempenhado muito bem o caminho que nós tememos”
dalvik entende a linguagem java… não é em parte uma JVM modificada também?
[/quote]
Não foi com voce Diabo Loiro, é sobre o outro usuario que fala especificamente sobre fragmentação dentro da plataforma Android, mas até agora nao conseguiu explicar isto.