Android não roda java? Decepção

[quote=mochuara][quote=Eduardo Bregaida]Tem uma VM de JMe pra Android…

Além disso você queria nativo? Em 2003 Windows não vinha com Java, Linux também tinha que baixar, uma coisa é não dar suporte, outra coisa é vir instalado…

:wink: [/quote]

não vir instalado é o mesmo que não ter. Alguém aqui acha que usuários normais instalam VM em seu celular?[/quote]

A vm em celular não é vm, é uma rm. O processador é otimizado para rodar instuções java. Para falar a verdade, o software java roda nativo.
Você vai ver uma vm se for rodar em um win mobile, mas nos cldcs a jme é uma implementação de hardware.

hahaha, boa sacada Diabo Loiro. Programador Java reclamando que o JavaME parou no tempo. MAs parece que o limitado aqui é o android que não roda em uma penca de devices JavaME.

Agora para os programadores mobile do forum, se JavaME é ultrapassado, o que não pode ser feito no JavaME que é possivel agora com android?

Quem sabe analisando o que android trás de novo em relação ao JavaME podemos avaliar se vale a pena ou não abrir mão da compatibilidade.

[quote=mochuara]hahaha, boa sacada Diabo Loiro. Programador Java reclamando que o JavaME parou no tempo. MAs parece que o limitado aqui é o android que não roda em uma penca de devices JavaME.

Agora para os programadores mobile do forum, se JavaME é ultrapassado, o que não pode ser feito no JavaME que é possivel agora com android?

Quem sabe analisando o que android trás de novo em relação ao JavaME podemos avaliar se vale a pena ou não abrir mão da compatibilidade.[/quote]

você quer rodar um linux em uma jme?

JME não permite mudar a frequência de um sinal de infravermelho, para que eu possa criar um controle remoto universal. Se eu quiser fazer isso vou precisar extender a jme, como o google fez com o android.

Poderia nos fornecer algum link para o seu app android que é controls remoto universal, ou vc esta dizendo que é possivel fazer?

Não disse que é possivel fazer isso com o android até porque não sou desenvolvedor dele. Só te passei uma limitação da j2me. Se o android extendeu a jme nesse quesito pode ser possivel desenvolver um, ou não, se não extendeu. Agora com symbian eu já fiz, em um palmtop na época, e hà muito tempo atraz.

A limitação que eu estou mostrando é típica de qualquer plataforma fechada. Em constraste com o maemo e o meego que são sistemas operacionais baseados em um kernel unix, onde você pode extender esse kernel desenvolvendo módulos.

Não disse que é possivel fazer isso com o android até porque não sou desenvolvedor dele. Só te passei uma limitação da j2me. Se o android extendeu a jme nesse quesito pode ser possivel desenvolver um, ou não, se não extendeu. Agora com symbian eu já fiz, em um palmtop na época, e hà muito tempo atraz.

A limitação que eu estou mostrando é típica de qualquer plataforma fechada. Em constraste com o maemo e o meego que são sistemas operacionais baseados em um kernel unix, onde você pode extender esse kernel desenvolvendo módulos.[/quote]

Ah ta…

Mais alguém para nos esclarecer o que Android tras de novo em relação ao JavaME, além de vírus, googleads e pirataria?

A limitação que eu estou mostrando é típica de qualquer plataforma fechada. Em constraste com o maemo e o meego que são sistemas operacionais baseados em um kernel unix, onde você pode extender esse kernel desenvolvendo módulos.[/quote]

Ah ta…

Mais alguém para nos esclarecer o que Android tras de novo em relação ao JavaME, além de vírus, googleads e pirataria?[/quote]

Cara, com vc não dá pra discutir, parece criança querendo provar que seu pai é mais forte que o meu.
Ficar morrendo por tecnologia é mente pequena pra mim.

Ah ta…

Mais alguém para nos esclarecer o que Android tras de novo em relação ao JavaME, além de vírus, googleads e pirataria?[/quote]

Acho que esse documento pode tirar um pouco das nossas dúvidas.

https://saloon.inf.ufrgs.br/twiki/viewfile/Disciplinas/INF01008/TF09FabioCamargoAdroidxJ2ME?rev=1;filename=AndroidXJ2ME.pdf

o segundo documento é bem esclarecedor.

Ah ta…

Cara, com vc não dá pra discutir, parece criança querendo provar que seu pai é mais forte que o meu.
Ficar morrendo por tecnologia é mente pequena pra mim.[/quote]

Quem não consegue avaliar uma tecnologia sem sentir ofendido e morrer por ela esta destinado a ser um fanboy, e o pior, ser funcionário pro resto da vida.

será que dá para a gente debater j2me e android sem partir para ofensas e o lado pessoal? Vamos ver se realmente compensa usar o android, e se ele é uma tecnologia adequada ao que precisamos ou não, em vez de brigarmos como adolescentes.

Android não é interessante para desenvolvedores neste momento por causa da fragmentação existente e pelo risco que é depender do google, uma empresa que tem visão curta e esta disposta a mudar o rumo do seu produto, seja matando ele, ou para favorecer algum parceiro comercial em detrimento dos desenvolvedores e usuários.

No momento o modelo aberto do android parece não estar dando muitos resultados, mas no futuro, talvez daqui 10 anos, tenho a impressão que será positivo algo seguindo a linha do modelo android, quando a industria mobile estiver mais amadurecida e estagnada.

Android não é interessante para desenvolvedores neste momento por causa da fragmentação existente e pelo risco que é depender do google, uma empresa que tem visão curta e esta disposta a mudar o rumo do seu produto, seja matando ele, ou para favorecer algum parceiro comercial em detrimento dos desenvolvedores e usuários.

No momento o modelo aberto do android parece não estar dando muitos resultados, mas no futuro, talvez daqui 10 anos, tenho a impressão que será positivo algo seguindo a linha do modelo android, quando a industria mobile estiver mais amadurecida e estagnada.[/quote]

Bom, vamos deixar vc com seu iPhone. Repare que o tópico nem era sobre isso, mas vc tem um dom de sempre gerar flame com seu iPhone e seu ‘amigo’ Steve Jobs.

Retirando-se do tópico pelo rumo estúpido que ele tomou.

[quote=mochuara]

No momento o modelo aberto do android parece não estar dando muitos resultados, mas no futuro, talvez daqui 10 anos, tenho a impressão que será positivo algo seguindo a linha do modelo android, quando a industria mobile estiver mais amadurecida e estagnada.[/quote]

O crescimento exponencial do Android prova o oposto que você falou.

[quote]E também quem diz que o J2Me parou no tempo Etc…

e o J2EE???[/quote]

O J2EE vem melhorando, a versão 6 atendeu muito dos requisitos que o pessoal pedia, mas mesmo assim a evolução é lenta. Até o JSF 1.2 ele nem gerava código HTML 4 strict.

O JME saiu a versão 3.0 o ano passado que melhorou bastante, fundiu CDC e CLDC, etc. E esses dias dias saiu LWUIT 1.4 com mais componentes para interfaces, mas mesmo assim falta muita coisa pra ele ganhar força e permitir apps mais diferentes.

Só vou voltar a acreditar no JME quando chegar o MIDP3 e ver os rumos que a plataforma pretende dar de agora em diante.

[quote=marcosalex][quote=mochuara]

[/quote]

Meu argumento não desacredita o “crescimento exponencial” do android, portanto não posso estar sendo provado o contrário.

Fato é que o espetáculo da fragmentação na plataforma android só favorece fabricantes e operadoras que podem usar o SO de graça e fazer as customizações no android original que desagradam os consumidores finais. Os desenvolvedores continuam tendo que escolher 1 ou 2 aparelhos porque é inviável desenvolver para todos.

Para discordar de mim só vejo 2 opções:

1- vc não acredita que a plataforma esteja fragmentada;

2- ou vc acha que fragmentação é benéfico para os desenvolveres.

Ah sim, e com iOS vc depende de quantas empresas? Symbiam/Maemo/MeeGO são dependentes de uma única empresa também, ou não?

Alguém realmente acredita que o Google mataria o Android por qual razão?
Pode citar algum outro produto que o Google matou para favorecer algum parceiro comercial em detrimento dos desenvolvedores e usuários?

São ativados 150 mil celulares com Android por dia, não esta dando certo?

Esperar 10 anos pra entrar na “era mobile”? Boa sorte com sua empresa.

[]s

[quote=mochuara][quote=marcosalex][quote=mochuara]

[/quote]

Meu argumento não desacredita o “crescimento exponencial” do android, portanto não posso estar sendo provado o contrário.

Fato é que o espetáculo da fragmentação na plataforma android só favorece fabricantes e operadoras que podem usar o SO de graça e fazer as customizações no android original que desagradam os consumidores finais. Os desenvolvedores continuam tendo que escolher 1 ou 2 aparelhos porque é inviável desenvolver para todos.

Para discordar de mim só vejo 2 opções:

1- vc não acredita que a plataforma esteja fragmentada;

2- ou vc acha que fragmentação é benéfico para os desenvolveres.
[/quote]

Eu queria saber onde o android é fragmentado. Sinceramente eu não te entendo.

Ah sim, e com iOS vc depende de quantas empresas? Symbiam/Maemo/MeeGO são dependentes de uma única empresa também, ou não?

Alguém realmente acredita que o Google mataria o Android por qual razão?
Pode citar algum outro produto que o Google matou para favorecer algum parceiro comercial em detrimento dos desenvolvedores e usuários?
[/quote]

Leia novamente o que eu escrevi, não disse que depender de uma empresa é um problema. Assim como não disse que o google mataria o android pra favorecer parceiros.

Android não é prioridade para o google, e sim o googleOS. Basta a coisa começar a ficar preta com o caso Oracle para ela acionar o plano B.

[quote=Luiz Aguiar]

São ativados 150 mil celulares com Android por dia, não esta dando certo?

Esperar 10 anos pra entrar na “era mobile”? Boa sorte com sua empresa.

[]s[/quote][/quote]

Não é curioso que com essa quantidade de aparelhos ativados por dia não exista uma empresa sequer especializada em desenvolvimento para android?

[quote=juliocbq]

Eu queria saber onde o android é fragmentado. Sinceramente eu não te entendo.[/quote]

Fragmentação afeta desenvolvedores querendo criar aplicações para o máximo possivel de devices. Se vc não desenvolve apps para android como espera ver fragmentação?

[quote=mochuara][quote=juliocbq]

Eu queria saber onde o android é fragmentado. Sinceramente eu não te entendo.[/quote]

Fragmentação afeta desenvolvedores querendo criar aplicações para o máximo possivel de devices. Se vc não desenvolve apps para android como espera ver fragmentação?[/quote]

A única fragmentação que consigo ver no Android é o de versões: há aparelhos rodando versão 1.5, 1.6, 2.1 e 2.2 do sistema (sendo que a 3.0 está no forno). Mas até que ponto uma aplicação vai rodar numa versão e não em outra eu não sei…mas aí vale a mesma coisa para o iOS (e na prática qualquer sistema operacional, inclusive desktop).

E também vale para o JME, tão defendido neste tópico. Ao baixar um jogo em JME, por exemplo, muitas vezes você tem que decidir se baixa o jogo para resoluções em 200x300, 240x480, 300x200, 400x800 e por aí vai…uma versão do jogo para cada tamanho de tela. “Write once run everywhere” onde? Isso quando não tem que selecionar fabricante também.

Vc tem razão. Existem diferentes níveis de fragmentação. O mais visível é justamente aquele que não da pra ser evitado. Diferentes tamanhos de tela, fontes suportadas, paleta de cores, versões. Mas não é esse tipo de fragmentação que torna o android inviável como negócio, e com certeza não é o tipo que o James Gosling estava se referindo ao dizer que restringe liberdade dos desenvovledores. Como falei, esse tipo de fragmentação é inevitável.

A maioria dos usuários compra aparelhos diretamente das operadoras. Se o fato das operadoras e fabricantes estarem fazendo customizações no android original não é suficiente pra provocar um frio na espinha não sei mais o que dizer, a não ser que vc é novato nessa área, estou cansado de ser o anti-android da parada, minha sugestão é que cada um experimente desenvolver para android tentando atingir o numero de devices que o marcosalex menciona como grande diferencial competitivo e sintam na pele os problemas de um crescimento desordenado.