Android não roda java? Decepção

Voce compreende que essa afirmação não faz o menor sentido?
[/quote]
Qual a parte do PRA MIM você não entendeu?
[/quote]

Sim, sim, eu sei. Apenas quis esclarecer para aqueles que não querem passar vergonha ao tentar fazer comparações esdrúxulas como essa. Mas sinta-se a vontade para comparar o c* com as calças, sinal de que o tópico não tem mais nada pra render mesmo.

[quote=boone]A desvantagem do QT, Python, e outras soluções que dependam de um run-time é o tamanho da aplicação. Um simples Hello Word fica em mais de 1 mega.

Quem em sã conciência vai ficar fazendo seu cliente instalar o run-time + aplicação e gastar fortuna de créditos ou comer o plano de dados.

A vantagem do J2ME ou Symbian,WRT e Flash-lite é justamente não ter que instalar o run-time pois estes já vem no aparelho.[/quote]

Se o runtime que está querendo dizer são dependências da aplicação, pode considerar java ou dotnet a que possui a maior delas. Para rodar uma aplicação qt você só precisa de duas dlls que não ultrapassam 10Mb, enquanto uma vm tem centenas de mb.
O symbian já possui o "runtime do qt também, aliás ele foi feito exclusivamente para rodar qt, assim como o meego e o maemo.
Uma aplicação simples qt não precisa mais que uns 60kb para rodar, para isso só precisa estripar as informações de debug e compilar em modo “release”.

Pode acreditar que o qt é uma ótima alternativa a esses, inclusive com o lançamento do quick, vai competir direto com silverlight e javafx.

[quote=juliocbq]
Acho que para android vai ser difícil, mas maemo e meego, além do symbian estão ae. [/quote]

ai onde?
maemo tem UM aparelho.
meego, NENHUM.

Hoje só tem o Symbian, que está tentando recuperar a força. E o meego promete muito, mas é esperar pra ver e cumpre as espectativas.

A força hoje é do Android, que até já passou a Apple nos EUA, continua crescendo em ritmo acelerado. Vender aplicativos é possível em qualquer lugar do mundo, ao contrário do que foi dito. O que não é possível em todo lugar, é usar a loja do Google, mas você não preso a ela, ao contrário da “outra plataforma”. É por essas e outras que ele caminha pra dominar, apesar do mimimi.

Mas concordo que não custaria nada pra ele rodar JME, quem não quiser, que não instale nenhum app, da mesma forma que o flash.

[quote=marcosalex][quote=juliocbq]
Acho que para android vai ser difícil, mas maemo e meego, além do symbian estão ae. [/quote]

ai onde?
maemo tem UM aparelho.
meego, NENHUM.

Hoje só tem o Symbian, que está tentando recuperar a força. E o meego promete muito, mas é esperar pra ver e cumpre as espectativas.

A força hoje é do Android, que até já passou a Apple nos EUA, continua crescendo em ritmo acelerado. Vender aplicativos é possível em qualquer lugar do mundo, ao contrário do que foi dito. O que não é possível em todo lugar, é usar a loja do Google, mas você não preso a ela, ao contrário da “outra plataforma”. É por essas e outras que ele caminha pra dominar, apesar do mimimi.

Mas concordo que não custaria nada pra ele rodar JME, quem não quiser, que não instale nenhum app, da mesma forma que o flash.[/quote]

[quote]paulofafism wrote:
Alguém já teve a oportunidade de desenvolver ou desenvolve utilizando QT? A nokia possui uma excelente IDE para devolvimento mobile utilizando QT, no qual, Symbiam, Maemo e Windows Mobile. Estou fazendo testes é te falo que é excelente, muito bom mesmo. É uma grande alternativa para quem ser multi-plataforma. Não vi nada do QT para Androide, mas quem sabe, no futuro, surge alguma coisa. [/quote]

Acho que você entendeu errado meu post. Você não vai ver um aplicativo qt rodar em um android tão cêdo.

Sobre maemo e meego, a força deles está em embarcar sistemas e não em celulares, apesar de que serão usados para esses dispositivos também.

Ta, estão falando que qt é isso e aquilo, uma excelente escolha para “multiplataforma”, mas falando em mobiles, ou seja celular, smartphones e até tablets, que é a discussão do tópico, qual outro mobile que o qt roda alem dos da nokia??

Ta, estão falando que qt é isso e aquilo, uma excelente escolha para “multiplataforma”, mas falando em mobiles, ou seja celular, smartphones e até tablets, que é a discussão do tópico, qual outro mobile que o qt roda alem dos da nokia??[/quote]

Vamos levar em conta que mobile não são somente esses dispositivos que citou, existem muitos outros

Para celular só nokia mesmo, pelo menos até onde eu conheço. Mas para sistemas embarcados existem vários.
http://qt.nokia.com/qt-in-use/qt-in-automotive/
http://qt.nokia.com/products/platform/qt-for-embedded-linux/

Você pode rodá-lo onde puder embarcar um unix.

[quote=marcosalex]
A força hoje é do Android, que até já passou a Apple nos EUA, continua crescendo em ritmo acelerado.[/quote]

Um SO que é dado de graça passou a Apple em que exatamente? Numero de iPhones vendidos? Novamente, comparação sem sentido. iPhone é um produto rentável para a Apple. Para sua comparação fazer sentido é preciso comparar laranja com laranja, e não com bananas.

Diga pelo menos 1 smartphone android que vendeu mais que iphone… ops… nenhum. O único device que poderia ter alguma chance (o google phone) foi descontinuado justamente por ser um fracasso de vendas.

Não entendi seu ponto. Está sugerindo que desenvolvedores android tem que montar suas próprias app stores? E o pior, vc vê isso como algo positivo?!?!?!?! :shock:

A grande vantagem das appstores é a conveniência para nós desenvolvedores não termos que lidar com pagamentos, divulgação, etc, e o próprio site do android diz que apenas uma meia duzia de paises pode vender aplicativos na loja. Sinceramente, essa é a coisa mais bizarra que já ouvi de um usuário android tentando defender a plataforma. Pode me chamar de fanboy da apple a vontade, mas não me verá falando inverdades que podem facilmente ser desmentidas com uma simples consulta ao google.

E para concluir, essa de que Android oferece liberdade não quer dizer nada para usuários, android é livre para fabricantes de smartphones e operadoras, para instalarem apps indesejadas e bloquear funcionalidades, atrasar atualizações, etc. Grande negócio essa tal liberdade hein?

E mais um detalhe, até mesmo para fabricantes e operadoras o android não é tão livre assim, já que eles são obrigados a fornecer aparelhos android com os aplicativos do google instalados, e são obrigado a usar o android market.

O que ele quer dizer com flexibilidade é isso aqui por exemplo: https://shop4apps.motorola.com/ ja esta no ar.

Claro que ter seu app na loja principal é bom, para o marketing por exemplo, mas voce tem mais escolhas, como outras appstores, como a motorola que lançou a dela, e até mesmo voce vender teu app em um site qualquer, sim, isto é flexibilidade.

O que ele quer dizer com flexibilidade é isso aqui por exemplo: https://shop4apps.motorola.com/ ja esta no ar.

Claro que ter seu app na loja principal é bom, para o marketing por exemplo, mas voce tem mais escolhas, como outras appstores, como a motorola que lançou a dela, e até mesmo voce vender teu app em um site qualquer, sim, isto é flexibilidade.[/quote]

hahaha, vcs são hilários. Então flexibilidade é ter uma appstore pra cada fabricante? Achei que flexibilidade significasse ter opções, e não recorrer há uma solução porque a primeira não funciona.

Me diga, se vc não quer usar essa loja da motorola por qualquer motivo, ou então quer atender usuários de HTC ou Samsung, qual a opção do desenvolvedor android?

[quote=mochuara]
hahaha, vcs são hilários. Então flexibilidade é ter uma appstore pra cada fabricante? Achei que flexibilidade significasse ter opções, e não recorrer há uma solução porque a primeira não funciona.

Me diga, se vc não quer usar essa loja da motorola por qualquer motivo, ou então quer atender usuários de HTC ou Samsung, qual a opção do desenvolvedor android?[/quote]

Mochuara, não adianta. Seu SO preferido pra mobile já começou a fazer água, já está perdendo mercado. Rodar apenas no iPhone pra você é vantagem, depender de uma única loja e um único fabricante pra você é vantagem. Mas pra grande maioria é o oposto, quer você queira, quer não. Tanto que o Android é o SO que mais cresce, na loja que mais cresce e gera dinheiro pro Google, sim, não com licença nem com venda de aparelhos, mas com os serviços agregados.

Agora, se quiser continuar com o iPhone, ótimo. Só recomendo se acostumar com uma plataforma que cresce cada vez mais devagar.

[quote=marcosalex][quote=mochuara]

Me diga, se vc não quer usar essa loja da motorola por qualquer motivo, ou então quer atender usuários de HTC ou Samsung, qual a opção do desenvolvedor android?[/quote]

Mochuara, não adianta. Seu SO preferido pra mobile já começou a fazer água, já está perdendo mercado. Rodar apenas no iPhone pra você é vantagem, depender de uma única loja e um único fabricante pra você é vantagem. Mas pra grande maioria é o oposto, quer você queira, quer não. Tanto que o Android é o SO que mais cresce, na loja que mais cresce e gera dinheiro pro Google, sim, não com licença nem com venda de aparelhos, mas com os serviços agregados.

Agora, se quiser continuar com o iPhone, ótimo. Só recomendo se acostumar com uma plataforma que cresce cada vez mais devagar.

[/quote]

Voce tem razão. Se eu dei impressão que iphone era a boa não era essa minha intenção. A grande oportunidade para desenvolvedores é desenvolver para a plataforma android. :wink:

bom galerinha resolvi postar novamente… pois tava mexendo em um sansung star, tinha jogos 3d uma porrada de aplicativos e é um celular legal… , tem o outro com TV novo… e as aplicações são boas e é celular novo…, tem MSN,twiter etc…

porém é curioso como o pessoal fala do j2me como se fosse um lixo sendo e da para fazer muita coisa… é so o pessoal que só zoa a parada pegar um celular mais novo que não venha com android ou ios… tipo os da sansung

É parece que a sansung não desistira do java…

Celular da capa do site Sansung Wave
http://www.samsung.com/br/

Especificações
http://www.samsung.com/br/consumer/detail/productPreviewRead.do?model_cd=GT-S8500BABZTO&group=cellular-phone&type=cellular-phone&subtype=smartphones

Isso é ser Flexível…

Tem um app store mais roda… java… e o smartphone é top da sansung

Acredito que não perderão uma perna suportando java… e sim so ganharão

E também quem diz que o J2Me parou no tempo Etc…

e o J2EE??? que pior que ele… ninguém usava EJB 2x todo mundo corria pro Spring dai correrão atrás demorou um tempo… e agora EJB/JPA esta em um nivel ótimo novamente…

[quote=Diabo Loiro]bom galerinha resolvi postar novamente… pois tava mexendo em um sansung star, tinha jogos 3d uma porrada de aplicativos e é um celular legal… , tem o outro com TV novo… e as aplicações são boas e é celular novo…, tem MSN,twiter etc…

porém é curioso como o pessoal fala do j2me como se fosse um lixo sendo e da para fazer muita coisa… é so o pessoal que só zoa a parada pegar um celular mais novo que não venha com android ou ios… tipo os da sansung

É parece que a sansung não desistira do java…

Celular da capa do site Sansung Wave
http://www.samsung.com/br/

Especificações
http://www.samsung.com/br/consumer/detail/productPreviewRead.do?model_cd=GT-S8500BABZTO&group=cellular-phone&type=cellular-phone&subtype=smartphones

Isso é ser Flexível…

Tem um app store mais roda… java… e o smartphone é top da sansung

Acredito que não perderão uma perna suportando java… e sim so ganharão

E também quem diz que o J2Me parou no tempo Etc…

e o J2EE??? que pior que ele… ninguém usava EJB 2x todo mundo corria pro Spring dai correrão atrás demorou um tempo… e agora EJB/JPA esta em um nivel ótimo novamente…

[/quote]

Se você acha que o so desse telefone e a maioria das aplicações embarcadas nele é java está enganado.
Ninguém aqui está criticando j2me e como citamos antes é inegável o valor dessa plataforma( e grande valor). Mas aplicações mais robustas exigem hardware mais robusto e consequentemente um so mais robusto.

A jme em um celular não é mais que um micro otimizado para rodar instruções java. Não se pode comparar com o nano kernel. Nem se pode levar em conta que é um so(escalonamento de processos, gerenciamento de memória e aplicações…)

São idéias completamente diferentes, e nada impede também que a jme esteja presente neles.

[quote=urubatan]Sinceramente?
Java ME é a pior coisa que já inventaram …
Plataforma pobre
Nivelada por baixo
Onde se tu tem um celular bom, as aplicações Java ME para ele podem utilizar apenas os mesmos recursos dos celulares mais pobres do mercado …

Melhor não rodar Java ME … [/quote]

[quote=Grinvon]
Decisão mais do que sábia. O J2ME parou no tempo, assim como aplet ninguém usa mais e outras coisas que a Sun criou. Existem soluções melhores para desenvolvimento de software em celulares, rodar J2ME não seria uma delas[/quote]

brincadeira neh?

agora o curioso é que o bada da sansung é open source também e todo bla bla bla igual o android mais suporta java,adobe flash etc…

custava o android suportar java nativamente? ao inves de querer “usar programadores java” para escrever aplicativos que não são java… isso que é zuado que os caras pagão mo pau pro android so pq é do google.

por exemplo se o android rodasse java nativamente voce poderia escrever um app que roda no millestone e no sansung wave etc… simplemente o beneficio de sempre

Tem uma VM de JMe pra Android…

Além disso você queria nativo? Em 2003 Windows não vinha com Java, Linux também tinha que baixar, uma coisa é não dar suporte, outra coisa é vir instalado…

:wink:

para o usuário leigo muda muita coisa… sim.

o caso do windows… é que é explicito pra sacaniar… são concorrentes… etc…

e tem vários linux que vem integrado… principalmente os que vende no extra etc… que tem aparência de windows…

isso devia ser básico.

[quote=Eduardo Bregaida]Tem uma VM de JMe pra Android…

Além disso você queria nativo? Em 2003 Windows não vinha com Java, Linux também tinha que baixar, uma coisa é não dar suporte, outra coisa é vir instalado…

:wink: [/quote]

não vir instalado é o mesmo que não ter. Alguém aqui acha que usuários normais instalam VM em seu celular?

[quote=Diabo Loiro][quote=urubatan]Sinceramente?
Java ME é a pior coisa que já inventaram …
Plataforma pobre
Nivelada por baixo
Onde se tu tem um celular bom, as aplicações Java ME para ele podem utilizar apenas os mesmos recursos dos celulares mais pobres do mercado …

Melhor não rodar Java ME … [/quote]

Mas funciona assim. O compilador da dalvik vai usar o seu bytecode para gerar o dela, e não o fonte que você escreveu. Me parece que o paga pau aqui é outra pessoa, e para outra tecnologia.

[quote=Diabo Loiro]para o usuário leigo muda muita coisa… sim.

o caso do windows… é que é explicito pra sacaniar… são concorrentes… etc…

e tem vários linux que vem integrado… principalmente os que vende no extra etc… que tem aparência de windows…

isso devia ser básico.
[/quote]

O Windows não foi pra sacanear, eles mudaram algumas coisas na VM da Sun e a mesma entrou na época com um processo no qual a M$ não poderia vender Windows utilizando o nome daquela VM de JRe.
Quanto ao Linux, as versões do Ubuntu e outras mais antigas (2000, até +/- 2005) não vinham não nativamente.
Qualquer App que vc pega no Google Mkt que necessite da VM JRe para mobile ele avisa e baixa logo em seguida.

Ninguém e obrigado a vender seu produto já com qq SW, se fosse assim, adoraria não precisar baixar um monte de App pro meu Quench, ou no meu IPod, pense assim, pelo menos vc consegue rodar, eles dão a opção de baixar, pior seria se nem isso fosse possível como mtos aparelhos.
:stuck_out_tongue: