Android não roda java? Decepção

[quote=marcelomartins][quote=Luiz Aguiar][quote=marcelomartins]E pra finalizar:
Eu hoje conheci o Samsung Galaxy S e posso dizer: não existe nenhum outro telefone melhor que ele no MUNDO.
[/quote]
Veja a especificação completa do hardware do N8, EU acho melhor que o Galaxy S, mas compraria ele e não o N8, sem sombra de dúvida.
[/quote]

O Galaxy S é BEM melhor que o N8. Primeiro, o Galaxy S tem um processador de 1Ghz, enquanto o N8 é um processador de 680Mhz. Só que tem um detalhe. o 1Ghz da Samsung é diferente do 1Ghz da Motorola ou da HTC por exemplo, o da Samsung é mais rapido (os fabricantes são diferentes, imagine um processador no mesmo clock fabricado pela Intel e outro pela AMD). Mas ainda não é só isso. A aceleradora 3D do Galaxy S é diferente de todas outras, é melhor e é um modelo que não está presente em nenhum outro aparelho (não tenho em mãos agora o modelo exato).

Com isso pode parecer que o N8 ficou capenga, com um processador de 670Mhz, mas isso não é verdade. O Symbian é o sistema mais avançado em se tratando de gerenciamento de energia e memória. Ele perde feio no quesito interface, mas ganha nos critérios de processamento. Um Symbian rodando a 670Mhz flui tão bem quantoos outros SOs a 1Ghz. E o Symbian pode rodar muitos programas em background que não detona a bateria, ao contrario do iPhone conforme diz a Apple.[/quote]
Sim concordo 100%.
Os Nokias tem uns “q” a mais que são os vários tipos de input/output que geralmente vem, como o DolbyPro do N8, HDMI-out, várias maneiras built-in de transmitir imagem, vídeo e audio… coisas que só a Nokia costuma fazer realmente.

[]s

Pra quem perguntou:

Samsung Galaxy S may get Android 2.2 Froyo on September 23rd
http://www.unwiredview.com/2010/09/14/samsung-galaxy-s-may-get-android-2-2-froyo-on-september-23rd

E a outra questão, eu acredito que os processadores ARM são “genéricos”, só se diferenciam arquiteturalmente para ser mais rapido ou mais economico. Mas isso é achismo mesmo. Não tenho a informação certa.

[quote=marcelomartins]Pra quem perguntou:

http://www.unwiredview.com/2010/09/14/samsung-galaxy-s-may-get-android-2-2-froyo-on-september-23rd
[/quote]

Ótima notícia, mas só me deixou mais encabulado em qual aparelho comprar :roll:

Não sei, e não faço questão de saber. Se o aparelho supre todas as minhas necessidades não importa se eu sou o único que o possui.
[/quote]
Estamos tentando deixar os gostos pessoais fora do tópico e debater sobre produtos e empresas, assim acho que meu argumento foi válido.

Isso importa sim, os milhões de consumidores ao redor do mundo que vão a uma loja comprar um produto, querer sim ter assistência e suporte sobre aquele produto, ou estou enganado?

Se eles possuem o mesmo nicho, o mesmo público, com certeza. Mas…possuem?[/quote]
Sim, tanto que no lançamento a própria Nokia fez menções ao iPhone.
Se ele não concorre nem com Nexus One, Galaxy S, Droid, iPhone, ele esta concorrendo com quem pela fortuna que ele custa? (mesmo lá fora ele tem preço equivalente aos outros modelos top)

[]s
[/quote]

Devo concordar com o Luiz Aguiar agora. Devemos decidir se estamos discutindo gostos sobre celulares ou pensando como desenvolvedores/vendas de apps.

Se for sobre venda de software/app, uma dica de leitura:

http://www.readwriteweb.com/archives/nokia_to_developers_consumers_are_hungry_for_java.php

[quote=marcelomartins]Pra quem perguntou:

E a outra questão, eu acredito que os processadores ARM são “genéricos”, só se diferenciam arquiteturalmente para ser mais rapido ou mais economico. Mas isso é achismo mesmo. Não tenho a informação certa.
[/quote]

Os ARMs realmente vão possuir as mesmas instruções, mas queria saber se a dalvik integra realmente com o hardware, como a jme faz. Existem instruções compatíveis com java me em processadores que a utilizam . Por assim dizer é uma rm(real machine). Agora como o android é um sistema operacional, o que é diferente da jme, não sei se esse bytecode é “jitado” ou o próprio arm se vira com essas instruções(seria um arm diferenciado para android?).

Não sei, e não faço questão de saber. Se o aparelho supre todas as minhas necessidades não importa se eu sou o único que o possui.
[/quote]
Estamos tentando deixar os gostos pessoais fora do tópico e debater sobre produtos e empresas, assim acho que meu argumento foi válido.

Isso importa sim, os milhões de consumidores ao redor do mundo que vão a uma loja comprar um produto, querer sim ter assistência e suporte sobre aquele produto, ou estou enganado?

Se eles possuem o mesmo nicho, o mesmo público, com certeza. Mas…possuem?[/quote]
Sim, tanto que no lançamento a própria Nokia fez menções ao iPhone.
Se ele não concorre nem com Nexus One, Galaxy S, Droid, iPhone, ele esta concorrendo com quem pela fortuna que ele custa? (mesmo lá fora ele tem preço equivalente aos outros modelos top)

[]s
[/quote]

Devo concordar com o Luiz Aguiar agora. Devemos decidir se estamos discutindo gostos sobre celulares ou pensando como desenvolvedores/vendas de apps.

http://www.readwriteweb.com/archives/nokia_to_developers_consumers_are_hungry_for_java.php
[/quote]

Pensando como desenvolvedor no meu caso.

Olha, não sei exatamente qual a realidade do mercado fora do Brasil, mas aqui pra você vender uma app com JavaME ou você tem as costas quentes com uma (ou mais operadoras) ou você reza pela boa sorte e pra conseguir ao menos tirar a grana que gastou pra desenvolver. A algum tempo atrás, uns amigos abriram uma empresa, fizeram uns joguinhos e conseguram contato com um figurão de uma das nossas operadoras, fecharam contrato e começaram a vender, quando o tal figurão percebeu que tinha um bom dinheiro entrando por ali, ele simplesmente pegou uma empresa de um sobrinho (e isso é literamente), fez um clone tosco do jogo que vendia mais e simplesmente jogou a empresa dos meus amigos na rua e pelo que eu ouço por aí isso é uma atitude bem comum no mercado.

Hoje eu realmente não investiria um tostão a mais em JavaME (além de tudo o que eu já queimei), a não ser que seja alguma coisa business centric, pra empresas, uma solução específica. Se o pensamento é o grande público, JavaME é um embuste, você dificilmente vai conseguir chegar lá sem um grande apadrinhamento (ou alguma idéia miraculosa). Quem tem interesse em cair no grande público pode pegar o caminho mais comum, que seria trabalhar com desenvolvimento pra iPhone ou o que está em crescimento hoje, que é o Android.

As palavras do cara da Nokia são lindas, comoventes até, mas, ao menos aqui no Brasil, elas estão muito longe de ser realidade.

[quote=Mauricio Linhares][quote=Jesuino Master]

[/quote]

Olha, não sei exatamente qual a realidade do mercado fora do Brasil, mas aqui pra você vender uma app com JavaME ou você tem as costas quentes com uma (ou mais operadoras) ou você reza pela boa sorte e pra conseguir ao menos tirar a grana que gastou pra desenvolver. A algum tempo atrás, uns amigos abriram uma empresa, fizeram uns joguinhos e conseguram contato com um figurão de uma das nossas operadoras, fecharam contrato e começaram a vender, quando o tal figurão percebeu que tinha um bom dinheiro entrando por ali, ele simplesmente pegou uma empresa de um sobrinho (e isso é literamente), fez um clone tosco do jogo que vendia mais e simplesmente jogou a empresa dos meus amigos na rua e pelo que eu ouço por aí isso é uma atitude bem comum no mercado.

Hoje eu realmente não investiria um tostão a mais em JavaME (além de tudo o que eu já queimei), a não ser que seja alguma coisa business centric, pra empresas, uma solução específica. Se o pensamento é o grande público, JavaME é um embuste, você dificilmente vai conseguir chegar lá sem um grande apadrinhamento (ou alguma idéia miraculosa). Quem tem interesse em cair no grande público pode pegar o caminho mais comum, que seria trabalhar com desenvolvimento pra iPhone ou o que está em crescimento hoje, que é o Android.

As palavras do cara da Nokia são lindas, comoventes até, mas, ao menos aqui no Brasil, elas estão muito longe de ser realidade.[/quote]
Concordo 100%.

[]s

Android, desde que vc vá morar nos EUA. Brasileiro não pode vender nada no android market, e não há nenhuma previsão de isso acontecer.

Aliás é bem provável que as operadoras abram suas próprias appstores para android, visto que o android market é um fracasso. Ai voltamos tudo de novo para 2001.

[quote=Mauricio Linhares][quote=Jesuino Master]

[/quote]

As palavras do cara da Nokia são lindas, comoventes até, mas, ao menos aqui no Brasil, elas estão muito longe de ser realidade.[/quote]

O que a nokia quer dizer é: OLHEM PARA OS DUMBPHONES.

Pensem, existe um mercado fora dos smartphones, e como diz na notícia, somente a nokia vende 1 milhão de dumbphones POR DIA, TODO DIA, INCLUINDO SÁBADO E DOMINGO.

Nas ultimas versão do SO para dumbphone, o S40, a Nokia implantou a Ovi Store, que é cheia de problemas, não é legal como os concorrente, MAS…

MAS, no ano passado, a Ovi Store para dumbphone da Nokia, teve um mercado de 365 milhões de usuários e a grande sacada das lojas de aplicativos, é fazer um programa ficar disponivel facilmente em toda plataforma. Claro que esse mercado não é do mesmo nível dos usuários do Android por exemplo, mas se 10% se interessar por comprar programas, são 36,5 milhões de novos usuários por ano. Isso é muito, é maior que o mercado do Android.

É isso que a Nokia está dizendo: DESENVOLVA APLICATIVOS EM JAVA, PARA DUMBPHONES, QUE TEM GENTE PRA COMPRAR.

Não da pra comparar com os sistemas para smartphones, mas é um mercado de fato. A Nokia tem parcerias com as operadoras, para as compras na Ovi Store serem cobradas na conta ou por créditos pré-pago. Imaginem o tamanho do mercado na India ou na china.

Sim, a Nokia não fala só para os americanos ou europeus, existe um mundo gigante além desses povos.

OBS: O Opera Mini é o browser mais usado no mundo, porque ele é em Java e roda em dumbphone, e também porque é muito bom.

[quote=marcelomartins]O que a nokia quer dizer é: OLHEM PARA OS DUMBPHONES.

Pensem, existe um mercado fora dos smartphones, e como diz na notícia, somente a nokia vende 1 milhão de dumbphones POR DIA, TODO DIA, INCLUINDO SÁBADO E DOMINGO.

Nas ultimas versão do SO para dumbphone, o S40, a Nokia implantou a Ovi Store, que é cheia de problemas, não é legal como os concorrente, MAS…

MAS, no ano passado, a Ovi Store para dumbphone da Nokia, teve um mercado de 365 milhões de usuários e a grande sacada das lojas de aplicativos, é fazer um programa ficar disponivel facilmente em toda plataforma. Claro que esse mercado não é do mesmo nível dos usuários do Android por exemplo, mas se 10% se interessar por comprar programas, são 36,5 milhões de novos usuários por ano. Isso é muito, é maior que o mercado do Android.

É isso que a Nokia está dizendo: DESENVOLVA APLICATIVOS EM JAVA, PARA DUMBPHONES, QUE TEM GENTE PRA COMPRAR.

Não da pra comparar com os sistemas para smartphones, mas é um mercado de fato. A Nokia tem parcerias com as operadoras, para as compras na Ovi Store serem cobradas na conta ou por créditos pré-pago. Imaginem o tamanho do mercado na India ou na china.

Sim, a Nokia não fala só para os americanos ou europeus, existe um mundo gigante além desses povos.

OBS: O Opera Mini é o browser mais usado no mundo, porque ele é em Java e roda em dumbphone, e também porque é muito bom.[/quote]

Assim, nunca vi ninguém falar de Ovi Store ou dizer que comprou aplicativos por ela aqui entre o meu círculo de amigos. Isso existe nos dumbphones BR? Por que se só tem na Índia e na China é meio complicado.

[quote=Mauricio Linhares]

Minha experiência foi diferente. Já trabalhei com duas empresas que tinham produtos pra JME e ganhavam bem com isso. Uma vendia soluções pra área de transportes e vendia passagens pelo celular. A outra fornecia sistema para hospitais e tinha softwares para os médicos que rodavam com JME.

Mas concordo que o JME carece muito de evolução, a Sun deixou ele largado por tempo demais. O JME 3 saiu o ano passado, o LWUIT 1.4 em agosto, mas é muito pouco pra ele recuperar terreno. Cadê o MIDP 3 que a Sun nunca terminava?

Como eu disse, se é uma coisa business centric, onde você fecha tudo, define qual o aparelho, o modelo, a forma de deployment, JavaME é ótimo, ele não funciona é pro grande público.

Como eu disse, se é uma coisa business centric, onde você fecha tudo, define qual o aparelho, o modelo, a forma de deployment, JavaME é ótimo, ele não funciona é pro grande público.[/quote]

As operadoras nunca conseguiram criar um mercado onde desenvolvedores são devidamente pagos, mas não por problemas técnicos no javaME, e sim porque elas ganham tanto dinheiro com SMS, MMS e WAP… não sei até que ponto o JavaME pode ser culpado por vc não ter contatos dentro da operadora. Download de aplicativos é um negócio totalmente diferente e muito mais complexo. Minha impressão é que não existe operadora com competência para criar algo nesse sentido. Por isso sempre foi algo fechado para pessoas “de dentro”. Quando vejo agora todas elas correndo pra anunciar planos de criar suas lojas para android, o que penso é “já vi esse filme antes”, e é uma pena, porque os fandroids mereciam algo realmente melhor.

Acontece que a nokia não é empresa de mídia, nem de publicidade, ela vende hardware. Não importa ela vender 1 milhão de devices por dia se a apple tem o lucro de dezenas de nokia vendendo muito menos do que isso.

A verdade é que a nokia chegou tarde nesse jogo. Se ela quer de fato continuar relevante num mundo de android e iOS ela precisa parar de falar e começar a agir.

[quote=mochuara][quote=marcelomartins]
O que a nokia quer dizer é: OLHEM PARA OS DUMBPHONES.

[/quote]

Acontece que a nokia não é empresa de mídia, nem de publicidade, ela vende hardware. Não importa ela vender 1 milhão de devices por dia se a apple tem o lucro de dezenas de nokia vendendo muito menos do que isso.

A verdade é que a nokia chegou tarde nesse jogo. Se ela quer de fato continuar relevante num mundo de android e iOS ela precisa parar de falar e começar a agir.[/quote]
A Nokia vende quase 260 mil smartphones por dia, 260 por dia, isso não é relevante?

Eu tbm acho que a Nokia esta meio estacionada exatamente devido aos números dela, mas como já foi falado, se Apple, Samsung e outras que estavam bem pior que a Nokia se levantaram, não tenho dúvida que se ela precisar (hoje ela não esta ruim das pernas) se levantar as pressas, ai sim o mercado vai ficar agitado, porque tem um que faz “modinha”, otro que faz anúncios, outra que faz de tudo, celular mesmo quem faz e sempre fez foi a Nokia.

[]s

Índia e china eu usei como exemplo.

Tem nos dumbphones brasileiros. Em alguns Nokia S40 que tem hoje pra vender vem com a “Ovi Loja”, e tem umas porcarias pra baixar lá. Fácil distribuição, alto alcance, e como tem poucos programas ainda, é fácil de se destacar.

E juntando com esse quote:

O assunto aqui é desenvolvimento para celular certo? Então mantemos o assunto. Se eu, vou desenvolver alguma coisa em Java, planejando atingir esse 1 milhão de novos clientes em potenciais por dia, não to nem ai pro lucro da Nokia.

Sim, a Apple ganha muito mais dinheiro com o iPhone, porque coloca hardware defasado (e barato) e vende a preço de ouro. Só que a Nokia nunca vai ser a Apple (ainda bem), e a Nokia nunca vai ser a Samsung. A Nokia é a Nokia e pronto. A Apple ganha mais dinheiro e a Noka vende mais, isso não vai mudar tão cedo. E um aviso, a Nokia não vai quebrar como dizem por ai. hehe.

Voltando aos dumbphones, eu também não conheço nenhum caso de alguém que tenha ficado rico vendendo programas em Java, mas o Opera Mini é pra mim a prova que um software útil, e bem feito, pode ser utilizado por milhões de pessoas com seus celulares de 100 reais.

O que falta mesmo é software bem feito e util pra ser um caso de sucesso.

Esse tipo de desenvolvimento é bem diferente da plataforma do iPhone por exemplo. No iOS qualquer porcaria gerava milhões de dólares, mas vejam bem, isso é passado. Hoje qualquer porcaria é uma em um mar de milhões de porcarias e iFarts da vida. Hoje até para o iPhone, se não for bem feito, e se não for útil, ninguém baixa, e ninguém paga.

[quote=Luiz Aguiar]
A Nokia vende quase 260 mil smartphones por dia, 260 por dia, isso não é relevante?

[]s[/quote]

Não é relevante para a saúde financeira dela, já que pra vender muito ela compromete sua margem de lucro. Para uma empresa que anda mal das pernas ela precisa inovar rápido e não querer convencer alguém que seus dumbphones são um mercado em potencial para developers, porque não são. Developers não conseguirão atingir todos esses devices porque precisam ir falar com as operadoras. Ovistore é uma piada.

[quote=marcelomartins]
O assunto aqui é desenvolvimento para celular certo? Então mantemos o assunto. Se eu, vou desenvolver alguma coisa em Java, planejando atingir esse 1 milhão de novos clientes em potenciais por dia, não to nem ai pro lucro da Nokia.[/quote]

Cliente é quem paga, e para fazer cobrança na conta de toda essa base de aparelhos vc precisa ter contato com cada operadora individualmente, que é onde os devices são oferecidos. Ou seja, esse 1 milhão de devices por dia não são seus potenciais clientes, a não ser que vc se refere a “cliente” como usuários que baixam aplicativos de graça na ovistore.

O que eu acho mais engraçado é que o sistema S40 e essa quantidade enorme de devices que a nokia vende são uma realidade a mais de 10 anos, e o executivo da empresa aproveita um evento em pleno 2010 pra anunciar isso como novidade! :slight_smile:

Ele faz isso porque a empresa não tem nenhuma novidade para apresentar e quer apenas pegar carona no sucesso de outras appstores que deram certo. Mas a menos que a nokia apresente uma reformulação da sua loja de aplicativos, acho difícil ela chegar algum lugar. Não dou nem 5 anos pra nokia ser vendida pra alguém.