Cara, essa discussão ainda não acabou? Eu não entrei porque cheguei tarde mas achei que iria acabar logo.
Algumas constatações rapidas:
N900 roda qualquer coisa. Incluindo Meego e Android. Ou então da pra deixar em casa ligado na tomada baixando torrent e gastando pouca energia.
N8 vai ser mais barato que qualquer telefone high end, apesar de ter a melhor camera fotográfica já colocada em um telefone celular, incluindo flash xenon. E sim, ele vai ter Symbian^3, não atualizavel. Apesar de rodar os mesmos programas do Meego desenvolvidos com a QT.
O Nokia 5800 continua e continuará vendendo como ÁGUA porque é um ótimo aparelho. Alias, está por 700 pila, e vem com GPS com navegação grátis para sempre (alguém lendo esse tópico vai comprar mais um ou dois)
O iPhone vende mais que qualquer celular da Nokia. A Nokia vende mais smartphones que todos os iPhones juntos VEZES 5.
A Nokia hoje é a empresa que mais vende smartphones no mundo. Ela continua vendendo mais que QUALQUER concorrentes. Então não tem como ela ficar pra trás. Nenhuma outra empresa consegue tirar o atrasado. A Nokia só perde em percentuais porque o mercado cresceu mais que ela. Mas hoje a plataforma mais abrangente e que alcança mais pessoas é o Symbian.
Quer fazer HYPE com seu aplicativo? Lance para Android/iPhone. Quer atingir o maior numero de pessoas? Lance para Symbian. Quer ser esperto? Lance para Symbian/Android/iOS.
Agora vai a opinião pessoal:
O Meego vai CRESCER muito. Porque hoje ele não é nada e vai ter diversos lançamentos com ele no ano que vem. Vai combater o Android? NUNCA. É uma plataforma de nicho e não tem cacife para bater um monte de fabricantes lançando produtos com Android. Mas não é porque alguém não se interessa por ele que não irá ter produtos com ele. Veremos ótimos tablets e celulares com ele, da Nokia e da Intel.
Android se tornará a plataforma com melhor custo beneficio para quem compra e para quem vende. Em alguns anos será o SO mais usado nos celulares.
Em 2020 a Nokia ainda estará presente no mundo todo vendendo mais que qualquer outra empresa.
iPhone vai ser o que é hoje. Um produto para quem quer o iPhone, e não um telefone concorrente. E esse mercado é infinitamente menor que o do Android/Symbian.
E pra finalizar:
Eu hoje conheci o Samsung Galaxy S e posso dizer: não existe nenhum outro telefone melhor que ele no MUNDO.