A Nokia parece continuar cega pro fato de que nenhum desses vai dar em lugar nenhum com o Android por perto. Ainda não consigo entender porque eles continuam sem entrar pro lado do Android também.[/quote]
E o que eles ganhariam entrando para a Open Handset Alliance e adotando o SO do google?
Tive a oportunidade de mexer em um Nokia 5800 e um n97, espero que o n8 tenha melhorado a resposta do touch, achei muito fraco.
Eu sonhava com um n900, mas depois de mexer nestes dois modelos citados fiquei um pouco desapontado com o touch. Então, tempos depois pude pegar na mão um Motorola Milestone, no outro dia fui la e comprei um :lol:
Deixar de gastar dinheiro com inútil (desenvolver as bases do SO) e começar a gastar com o que realmente importa como softwares legais e interfaces funcionais?
Chega a ser triste ver as propagandas dos celulares com Maemo/Meego e depois ver as pessoas usando eles de verdade nos vídeos no Youtube.
Deixar de gastar dinheiro com inútil (desenvolver as bases do SO) e começar a gastar com o que realmente importa como softwares legais e interfaces funcionais?
Chega a ser triste ver as propagandas dos celulares com Maemo/Meego e depois ver as pessoas usando eles de verdade nos vídeos no Youtube.[/quote]
Mas o que tem haver o touch com o maemo, meego, android ou symbian? Isso não é um problema de hardware? Pode ser que o touch do iphone seja melhor que o do android, mas isso não tem relação nenhuma com o so e sim com o dispositivo de touch.
[quote=Mauricio Linhares]
Chega a ser triste ver as propagandas dos celulares com Maemo/Meego e depois ver as pessoas usando eles de verdade nos vídeos no Youtube.[/quote]
Nenhum dos devices android que conheço se diferencia de devices nokia substancialmente em termos de interface. “softwares legais” e interfaces funcionais não são uma característica inerente ao android, de onde tirou isso?
Como falei anteriormente, opensource não significa livre de atribuições. A nokia tem mais handsets no mercado do que todos os membros da OHA juntos. Não vejo o que eles ganhariam se submetendo a uma plataforma cujo o roadmap depende exclusivamente de uma outra empresa.
Quem relacionou uma coisa com a outra? Releia a minha mensagem companheiro. Mas repetindo, a Nokia poderia deixar de se preocupar em brincar de desenvolver SO, que já é commodity agora com o Android e se focar no que realmente importa, que é a interface gráfica e os softwares base do celular, a Samsung mesmo já está investindo pesado no desenvolvimento do seu derivado do Android e a tendência é que todo mundo faça o mesmo pra poder criar “espaço” no mercado onde todo mundo deveria parecer a mesma coisa.
Me passa aí a regex que você usou pra encontrar “touch” na minha resposta.[/quote]
foi essa regex aqui:
[quote=fredferrao]Tive a oportunidade de mexer em um Nokia 5800 e um n97, espero que o n8 tenha melhorado a resposta do touch, achei muito fraco.
Eu sonhava com um n900, mas depois de mexer nestes dois modelos citados fiquei um pouco desapontado com o touch. Então, tempos depois pude pegar na mão um Motorola Milestone, no outro dia fui la e comprei um [/quote]
O problema é que a Nokia gastou milhões e milhões comprando o Symbiam, a Trolltech, e agora se ve “obrigado” a não assumir que fez merda e jogou dinheiro fora, o que salva a Nokia é que ela vende mais celular que todo mundo junto, os low-ends dela vendem mais que água no deserto, então o fato dela estar quase em último no smartphones não faz AINDA a água bater na bunda dela.
Mas o dia que eles estiveram a beira de um colapso financeiro eu tenho certeza absoluta que ela vai produzir com Android, ai amigão, é um abraço pra HTC, Samsung, LG e essas outras porcarias, porque fazer celular a Nokia sabe melhor que ninguém, eles estão patinando no software.
O que a Nokia ganharia com Android?
O que todas as outras estão ganhando, uma plataforma gigante, em crescimento acelerado, e ela não dependeria do lixo da OVI Store, já ganharia uma loja completa com 10x apps que tem na dela.
[quote=fredferrao]Tive a oportunidade de mexer em um Nokia 5800 e um n97, espero que o n8 tenha melhorado a resposta do touch, achei muito fraco.
Eu sonhava com um n900, mas depois de mexer nestes dois modelos citados fiquei um pouco desapontado com o touch. Então, tempos depois pude pegar na mão um Motorola Milestone, no outro dia fui la e comprei um :lol: [/quote]
A resposa do touch não é por causa do SO, mas do hardware. Tanto no 5800 quanto no n97 a tela é resistiva, enquanto no iPhone e no N8 é capacitiva, não sei se a qualidade da tela vai ser a mesma, mas pelo menos é a mesma tecnologia.
[quote=Luiz Aguiar]O problema é que a Nokia gastou milhões e milhões comprando o Symbiam, a Trolltech, e agora se ve “obrigado” a não assumir que fez merda e jogou dinheiro fora, o que salva a Nokia é que ela vende mais celular que todo mundo junto, os low-ends dela vendem mais que água no deserto, então o fato dela estar quase em último no smartphones não faz AINDA a água bater na bunda dela.
Mas o dia que eles estiveram a beira de um colapso financeiro eu tenho certeza absoluta que ela vai produzir com Android, ai amigão, é um abraço pra HTC, Samsung, LG e essas outras porcarias, porque fazer celular a Nokia sabe melhor que ninguém, eles estão patinando no software.
O que todas as outras estão ganhando, uma plataforma gigante, em crescimento acelerado, e ela não dependeria do lixo da OVI Store, já ganharia uma loja completa com 10x apps que tem na dela.
[]s[/quote]
Não consigo prever um futuro tão belo assim pra Nokia, a concorrência está aprendendo e colocar HTC junto de qualquer outro vendor de aparelhos celulares é simplesmente ignorar um dos melhores produtores de celulares do mundo. Mas quando mais concorrência, melhor, espero realmente que a Nokia não espere a água chegar na bunda pra acordar, quanto mais eles brigarem melhor pro mercado, por mais que o meu trabalho seja com iOS e não com Android.
[quote=marcosalex][quote=fredferrao]Tive a oportunidade de mexer em um Nokia 5800 e um n97, espero que o n8 tenha melhorado a resposta do touch, achei muito fraco.
Eu sonhava com um n900, mas depois de mexer nestes dois modelos citados fiquei um pouco desapontado com o touch. Então, tempos depois pude pegar na mão um Motorola Milestone, no outro dia fui la e comprei um :lol: [/quote]
A resposa do touch não é por causa do SO, mas do hardware. Tanto no 5800 quanto no n97 a tela é resistiva, enquanto no iPhone e no N8 é capacitiva, não sei se a qualidade da tela vai ser a mesma, mas pelo menos é a mesma tecnologia.
[/quote]
A tela capacitiva tem muito mais sensibilidade que a resistiva. Sem contar que a primeira é multiponto já a segunda não. Fiz um teste em dois monitores aqui uma vez.
[quote=Mauricio Linhares]
Quem relacionou uma coisa com a outra? Releia a minha mensagem companheiro. Mas repetindo, a Nokia poderia deixar de se preocupar em brincar de desenvolver SO, que já é commodity agora com o Android e se focar no que realmente importa, que é a interface gráfica e os softwares base do celular, a Samsung mesmo já está investindo pesado no desenvolvimento do seu derivado do Android e a tendência é que todo mundo faça o mesmo pra poder criar “espaço” no mercado onde todo mundo deveria parecer a mesma coisa.[/quote]
Ah sim, concordo com vc neste ponto. Mas não tenho conhecimento da situação financeira da nokia para dizer que ela precisa escolher uma coisa em detrimento da outra. Mas isso não tem nada a ver com android, e sim com abandonar uma competência chave. A nokia é uma empresa de hardware e portanto se deslocar para una estratégia mais software-centric não é tão simples.
Hã? A nokia é líder em todos os segmentos de celulares vendidos no mercado. Symbian é o líder no mercado de smartphones global com mais que o dobro que o segundo lugar, RIM. Seu link se refere apenas ao mercado americano.
[quote=Luiz Aguiar]O problema é que a Nokia gastou milhões e milhões comprando o Symbiam, a Trolltech, e agora se ve “obrigado” a não assumir que fez merda e jogou dinheiro fora, o que salva a Nokia é que ela vende mais celular que todo mundo junto, os low-ends dela vendem mais que água no deserto, então o fato dela estar quase em último no smartphones não faz AINDA a água bater na bunda dela.
[]s[/quote]
Imagino que a nokia não pensou somente em celulares. O meego não só é voltado para esses dispositivos de telefonia como também nos aero-automobilisticos. Fora que é usado também para desktops. A idéia é ser um concorrente a altura do android.
Com a aquisição da trolltech a parte de sistemas embarcados da nokia se expandiu muito além dos celulares.
Acho que dificilmente a Nokia irá adotar o Android como plataforma, já que seus investimentos estão sobre Maemo, Meego e Symbian.
O QT permite desenvolver interfaces ricas para os sistemas Maemo, Meego e Symbian, até muito mais que o Android. E concerteza esses S.O na nokia são um concorrente a altura do Android.
Podem me chamar de louco, mas eu ainda aposto no Symbian e Meego pro futuro da Nokia. Ela ainda tem muito peso, suas vendas globais continuam subindo, embora mais lentas que a concorrência. E a proposta do Meego/Maemo é bem mais diferente do que Android, iOS e companhia, ele é uma distribuição linux completa, você consegue rodar até o OpenOffice do N900 (claro, que não vai ter a permformance do desktop).
O Symbian novo já foi um avanço em relação ao atual, o Qt Creator é muito melhor e mais fácil do que o SDK antigo, com uma penca de plugins pro Eclipse que direto davam crash, a política de licenciamento pra Ovi Store foi flexibilizada, os celulares mais recentes ela atendeu muitas críticas…
Claro que não podemos prever o futuro, mas acredito que a Nokia tem mais chance de entrar na “briga” do que a MS com o Windows Mobile 7
[quote=Luiz Aguiar]
[]s[/quote]
Então vc acha que a nokia sendo líder devia se rebaixar aos nível dos seus concorrentes e pegar carona no hype do android? Péssima idéia, IMO.
A nokia domina o SO e o hardware. Só precisaria ser um pouco menos incompetente na sua plataforma de aplicações que fica em cima disso tudo para então estar em condições única de integrar toda a stack numa solução capaz de competir com a apple. No pior das hipóteses ela consegue uma ótima valorização numa eventual transação com alguém que esteja disposto a executar tal estratégia. Ou seja, a nokia apenas perderia adotando o android.
[quote=marcosalex]Podem me chamar de louco, mas eu ainda aposto no Symbian e Meego pro futuro da Nokia. Ela ainda tem muito peso, suas vendas globais continuam subindo, embora mais lentas que a concorrência. E a proposta do Meego/Maemo é bem mais diferente do que Android, iOS e companhia, ele é uma distribuição linux completa, você consegue rodar até o OpenOffice do N900 (claro, que não vai ter a permformance do desktop).
O Symbian novo já foi um avanço em relação ao atual, o Qt Creator é muito melhor e mais fácil do que o SDK antigo, com uma penca de plugins pro Eclipse que direto davam crash, a política de licenciamento pra Ovi Store foi flexibilizada, os celulares mais recentes ela atendeu muitas críticas…
Claro que não podemos prever o futuro, mas acredito que a Nokia tem mais chance de entrar na “briga” do que a MS com o Windows Mobile 7[/quote]
Muito mais. O Win Mobile é muito restritivo e está atrelado aos smartphones.
EU também sonhava com um N900, mas a droga do preço não cai. Não estou tão bem financeiramente pra jogar 2 mil em um aparelho que não conheço muito bem e com o SO fardado ao fim (Maemo).