Android não roda java? Decepção

[quote=paulofafism]Um dos fatos do Android está crescendo tanto não será por que existem mais empresas envolvidas como Samsung, Motorola, Htc e entre outras e também por estar por trás a Google? E se o Androide não fosse da Google? E se fosse vendido apenas por um fabricante de smarthphone? Será que teria o mesmo impacto que tem hoje?
O Androide é um excelente S.O concerteza, vai além de um interface bonita, cheio de recursos.
Mas acho que pela devida quantidade de empresas envolvidas, o Androide concerteza vai ser mais vendido que outros S.O. Acho que em um futuro até mais que o Symbiam da Nokia.[/quote]

Não sei como algo que é dado de graça pode ser “concerteza” mais vendido, seja no futuro, no presente ou no passado. :roll:

E mesmo de graça, quem se importa com crescimento de SO pra celular, a menos que vc seja executiva de operadora, esse é o tipo de crescimento irrelevante para usuários e desenvolvedores. Se fosse importante symbiam seria o grande banbanban das plataformas móveis. rs

post revisto.

[quote=mochuara][quote=paulofafism]Um dos fatos do Android está crescendo tanto não será por que existem mais empresas envolvidas como Samsung, Motorola, Htc e entre outras e também por estar por trás a Google? E se o Androide não fosse da Google? E se fosse vendido apenas por um fabricante de smarthphone? Será que teria o mesmo impacto que tem hoje?
O Androide é um excelente S.O concerteza, vai além de um interface bonita, cheio de recursos.
Mas acho que pela devida quantidade de empresas envolvidas, o Androide concerteza vai ser mais vendido que outros S.O. Acho que em um futuro até mais que o Symbiam da Nokia.[/quote]

Não sei como algo que é dado de graça pode ser “concerteza” mais vendido, seja no futuro, no presente ou no passado. :roll:

E mesmo de graça, quem se importa com crescimento de SO pra celular, a menos que vc seja executiva de operadora, esse é o tipo de crescimento irrelevante para usuários e desenvolvedores. Se fosse importante symbiam seria o grande banbanban das plataformas móveis. rs
[/quote]

Um so pode ser embarcado em qualquer dispositivo, e não somente em celulares. O forte do android é ser um sistema livre em que qualquer engenheiro ou empresa que desenvolva seus dispositivos possa utilizá-lo sem pagar royalties ou algum tipo de licença. Inclusive você mesmo pode embarcá-lo em qualquer dispositivo que suporte um nano kernel. Não sei se vende muito ou não, mas o android é um marco para celulares justamente por ser livre.
Eu li uma entrevista com Torvalds falando sobre isso, e que dentro de algum tempo SOs seriam sistemas insignificantes(porque se tornariam gratuitos).

[quote=mochuara]
Desenvolvedores ao redor do mundo não podem vender suas apps no android market, apenas alguns países, [/quote]

Mas podem vender em outras lojas ou mesmo sem precisar de loja. Já foi dito isso várias vezes, mas você “esquece”.

[quote=mochuara]

O fato de android ter crescido não significa que foi as custas do SO da apple. O crescimento do android não significa canibalizar o mercado da apple, [/quote]

Ja tem pesquisas que indicam isso, voce deve ter “esquecido” também. hehehehe

Já foi respondido isso, você não deve ter lido :lol: :roll: hehehehe

[quote=juliocbq]
Um so pode ser embarcado em qualquer dispositivo, e não somente em celulares. O forte do android é ser um sistema livre em que qualquer engenheiro ou empresa que desenvolva seus dispositivos possa utilizá-lo sem pagar royalties ou algum tipo de licença. Inclusive você mesmo pode embarcá-lo em qualquer dispositivo que suporte um nano kernel. Não sei se vende muito ou não, mas o android é um marco para celulares justamente por ser livre.
Eu li uma entrevista com Torvalds falando sobre isso, e que dentro de algum tempo SOs seriam sistemas insignificantes(porque se tornariam gratuitos).[/quote]

Os geeks só conhecem android porque fabricantes estabelecidos estão usando, não porque “qualquer engenheiro” resolveu fazer seu próprio dispositivo. Aponte um dispositivo disponível no mercado feito por um desses inovadores engenheiros? Não tem né. Android é a ferramenta dos dinossauros da telefonia para perpetuarem seu modelo de negócio arcaico, baseado em explorar o consumidor de toda forma possível por meio de produtos e serviços pouco amigáveis para o consumidor final. Não é culpa do google, mas essa é a realidade.

E o código do android não contém tudo que é preciso para construir um telefone, vc não sabe disso porque provavelmente não se deu o trabalho de soldar o hardware para fazer seu próprio telefone, apesar de dizer que é “simples”.

[quote=marcosalex][quote=mochuara]
Desenvolvedores ao redor do mundo não podem vender suas apps no android market, apenas alguns países, [/quote]

Mas podem vender em outras lojas ou mesmo sem precisar de loja. Já foi dito isso várias vezes, mas você “esquece”. [/quote]

Essa é uma característica da idéia do android que vc tem na sua cabeça, no mundo real operadoras podem (e fazem) bloquear para que vc compre aonde elas quiserem.

[quote=marcosalex][quote=mochuara]

O fato de android ter crescido não significa que foi as custas do SO da apple. O crescimento do android não significa canibalizar o mercado da apple, [/quote]

Ja tem pesquisas que indicam isso, voce deve ter “esquecido” também. hehehehe[/quote]

Porque vc acha que vamos ouvir alguem sem qualquer credibilidade?

Poste a fonte da sua pesquisa, senão não vale nada.

Provavelmente vc não leu o relatório do gartner que postei na página anterior, nele diz que ambas as plataformas cresceram em relação a 2009. Se há canibalização vc inventou um definição nova para o termo agora.

[quote=mochuara][quote=juliocbq]
Eu li uma entrevista com Torvalds falando sobre isso, e que dentro de algum tempo SOs seriam sistemas insignificantes(porque se tornariam gratuitos).[/quote]

Os geeks só conhecem android porque fabricantes estabelecidos estão usando, não porque “qualquer engenheiro” resolveu fazer seu próprio dispositivo. Aponte um dispositivo disponível no mercado feito por um desses inovadores engenheiros? Não tem né. Android é a ferramenta dos dinossauros da telefonia para perpetuarem seu modelo de negócio arcaico, baseado em explorar o consumidor de toda forma possível por meio de produtos e serviços pouco amigáveis para o consumidor final. Não é culpa do google, mas essa é a realidade.

E o código do android não contém tudo que é preciso para construir um telefone, vc não sabe disso porque provavelmente não se deu o trabalho de soldar o hardware para fazer seu próprio telefone, apesar de dizer que é “simples”.
[/quote]

O código do android não contém nada que é preciso para construir hardware nenhum, até porque android é software. Não viaja. E o hardware não se solda. Existe uma máquina para fazer isso(CMD).

Como você não entendeu( ou entendeu e quis distorcer o que eu disse), vou traduzir para você:

O android é uma plataforma acessível(Não precisa ser licenciada) para embarcar software, assim como o nano linux, com a diferença que é um sistema que oferece mais recursos. Se eu desenvolver um hardware para um automóvel ou qualquer outro dispositivo que seja vou poder usar um sistema que me oferece uma máquina virtual. Com a java não consigo porque jme está sob patentes, e vou precisar licenciar sua implementação.

Se você não sabe o que é não comente. Não é vergonha nenhuma.

[quote=juliocbq]
O código do android não contém nada que é preciso para construir hardware nenhum, até porque android é software. Não viaja. E o hardware não se solda. Existe uma máquina para fazer isso(CMD).[/quote]

Não estamos falando de usar android para construir produtos funcionais? Não precisamos do android para criar um handset que usa o android? :shock:

Não queira distorcer o que eu disse. Meu ponto é que o código do android não é suficiente para criar um handset como vc alegou no post anterior, operadoras acrescentam ao código original componentes essenciais como integração com o rádio, pacotes proprietários, etc. Vc não sabe porque nunca precisou fazer seu proprio handset, ainda assim alega que é “fácil”…

[quote=juliocbq]
Como você não entendeu( ou entendeu e quis distorcer o que eu disse), vou traduzir para você:

O android é uma plataforma acessível(Não precisa ser licenciada) para embarcar software, assim como o nano linux, com a diferença que é um sistema que oferece mais recursos. Se eu desenvolver um hardware para um automóvel ou qualquer outro dispositivo que seja vou poder usar um sistema que me oferece uma máquina virtual. Com a java não consigo porque jme está sob patentes, e vou precisar licenciar sua implementação.

Se você não sabe o que é não comente. Não é vergonha nenhuma.[/quote]

Primeiro, android é uma marca registrada e precisa sim ser licenciada e isso requer atender várias exigencias. Vc diz que “qualquer engenheiro” pode licenciar, mas como pode ver não é bem assim que a banda toca. Boa sorte ao engenheiro de fundo de quintal tentar obter sua licenca com o google.

O fato de ser opensource não significa que seja de graça, ou que pode ser usado sem seguir as exigências do autor.

[quote=mochuara][quote=juliocbq]
O código do android não contém nada que é preciso para construir hardware nenhum, até porque android é software. Não viaja. E o hardware não se solda. Existe uma máquina para fazer isso(CMD).[/quote]

Não estamos falando de usar android para construir produtos funcionais? Não precisamos do android para criar um handset que usa o android? :shock:

Não queira distorcer o que eu disse. Meu ponto é que o código do android não é suficiente para criar um handset como vc alegou no post anterior, operadoras acrescentam ao código original componentes essenciais como integração com o rádio, pacotes proprietários, etc. Vc não sabe porque nunca precisou fazer seu proprio handset, ainda assim alega que é “fácil”…

[quote=juliocbq]

Se você não sabe o que é não comente. Não é vergonha nenhuma.[/quote]

Primeiro, android é uma marca registrada e precisa sim ser licenciada e isso requer atender várias exigencias. Vc diz que “qualquer engenheiro” pode licenciar, mas como pode ver não é bem assim que a banda toca. Boa sorte ao engenheiro de fundo de quintal tentar obter sua licenca com o google.

O fato de ser opensource não significa que seja de graça, ou que pode ser usado sem seguir as exigências do autor.[/quote]

[quote]
Não queira distorcer o que eu disse. Meu ponto é que o código do android não é suficiente para criar um handset como vc alegou no post anterior, operadoras acrescentam ao código original componentes essenciais como integração com o rádio, pacotes proprietários, etc. Vc não sabe porque nunca precisou fazer seu proprio handset, ainda assim alega que é “fácil”…[/quote]
Não existe mito em se escrever drivers para linux. É até muito simples.

Olha, leia aqui:

http://source.android.com/source/licenses.html

obs: Editado para não causar flames.

Se por “embarcar software” vc se refere a customizar uma ROM ou hackear um device android que vc comprou pronto, isso é permitido livremente, até porque, como vc disse, não é uma atividade comercialmente viável. Mas android não é livre para fabricantes que instalam novas imagens do android em devices novos.

Android é aberto para desenvolvedores, mas por outro lado possui um processo bastante fechado para OEMs (que é o termo para fabricantes de novos handsets). Não é qualquer engenheiro que pode se tornar um fabricante de handset android, isso requer um bazilhão de recursos e “integradores”.

Portanto se o seu ponto é que android é um marco porque qualquer engenheiro pode customizar a ROM de um device pronto, tudo bem, é a sua opinião. Mas acho que vc quis dizer outra coisa, se for o caso fico feliz por ter esclarecido.

Vi esse aparelho com o argumento

“Java habilitado e não é Android”

http://events.nokia.com/NokiaN8/

[]'s

Este N8 é um dos tops smathphone da linha NSeries. Muito bom ele

[quote=Jesuino Master]Vi esse aparelho com o argumento

[]'s[/quote]

O N8 vai ser a última série da nokia que roda symbian. As próximas usam maemo ou meego.

http://maemo.org/
http://meego.com/

[quote=juliocbq]
O N8 vai ser a última série da nokia que roda symbian. As próximas usam maemo ou meego.

http://meego.com/[/quote]

A última da série N, o Symbian vai ficar na linha de celulares de médio e baixo custo e o Meego nos smartphones top.

A boa notícia é que pra quem desenvolve em Qt, o programa vai funcionar tanto em um quanto no outro. Aliás, o Nokia Qt Creator está bem avançado e fácil desenvolver, mesmo sendo C.

[quote=mochuara]Se por “embarcar software” vc se refere a customizar uma ROM ou hackear um device android que vc comprou pronto, isso é permitido livremente, até porque, como vc disse, não é uma atividade comercialmente viável. Mas android não é livre para fabricantes que instalam novas imagens do android em devices novos.

Android é aberto para desenvolvedores, mas por outro lado possui um processo bastante fechado para OEMs (que é o termo para fabricantes de novos handsets). Não é qualquer engenheiro que pode se tornar um fabricante de handset android, isso requer um bazilhão de recursos e “integradores”.

Portanto se o seu ponto é que android é um marco porque qualquer engenheiro pode customizar a ROM de um device pronto, tudo bem, é a sua opinião. Mas acho que vc quis dizer outra coisa, se for o caso fico feliz por ter esclarecido.[/quote]

Você acha, mas fui bem claro logo acima. Vou te explicar o que é “embarcar software”. “Hackear” ou “customizar” não tem nada haver com o que estamos falando.

http://www2.eletronica.org/artigos/eletronica-digital/linux-em-tempo-real

[quote=marcosalex][quote=juliocbq]

A última da série N, o Symbian vai ficar na linha de celulares de médio e baixo custo e o Meego nos smartphones top.

A boa notícia é que pra quem desenvolve em Qt, o programa vai funcionar tanto em um quanto no outro. Aliás, o Nokia Qt Creator está bem avançado e fácil desenvolver, mesmo sendo C.[/quote]

Olha o Qt tá muito forte mesmo. Até o kde está sendo usado para embarcar esses dispositivos móveis. Com o quick entrando na próxima versão 4.7, os dispositivos poderão usufruir de interfaces ricas também.

[quote=juliocbq][quote=Jesuino Master]Vi esse aparelho com o argumento

[]'s[/quote]

A Nokia parece continuar cega pro fato de que nenhum desses vai dar em lugar nenhum com o Android por perto. Ainda não consigo entender porque eles continuam sem entrar pro lado do Android também.