Análise: Por que todos devem torcer para que a IBM compre a Sun

"Java, Solaris, Sparc, ZFS e muito mais - por décadas, a Sun Microsystems foi um motor de inovação. Seus poderosos servidores baseados em RISC foram a base de muito da Internet e a companhia, em seu auge, foi um desafiante de peso contra a Microsoft.

No entanto, sem um cavalheiro branco ou uma milagrosa recuperação econômica, a Sun - com problemas financeiros por boa parte da última década - vai encolher para se tornar um fornecedor de nicho insignificante. Agora, com o interesse de compra pela IBM, a negociação pode ser algo muito positivo para a cultura de inovação da Sun e para comunidade de tecnologia…"

Notícia

Advogados da IBM estão examinando os contratos da Sun Microsystems e outros documentos em um processo de análise que precede uma aquisição, afirmou o The Wall Street Journal, citando fontes próximas a negociação.

(…)

Apesar da incerteza, a aquisição pela IBM pode ser melhor para os clientes da Sun do que as outras alternativas, defende Dan Olds, analista da Gabriel Consulting Group.

“A economia joga contra a estratégia de recuperação da Sun. Eles cortaram tantos funcionários quanto puderam sem interferir no que fazem ou desistir de algum projeto grande,” diz.

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/03/23/ibm-analisa-contratos-e-politica-de-licenciamento-da-sun-afirma-wsj/

não sei por que tive a impreção de que a noticia tenta formar a opinião dos outros… empurrar assim uma ideia pra dentro de outras cabeças…

imagino que tenha sido somente uma impreção infundada…rs

pensando como desenvolvedor só vejo melhorias nessa “fusao”. Tecnologicamente falando a possibilidade de a IBM investir em pequenos projetos de hardware como aquele aparelho que a sun lançou há um tempo atrás (esqueci o nome dele… foi até materia de uma mundo java se não me engano…) que tem uma VM dentro e pode ser plugado a qualquer coisa é muito maior. Sem contar as ferramentas… to vendo (de novo) briga de ides no caminho… acredito que a maior mudança dessa fusão será na area de infra… onde atualizações de servidores, OS, main frames e até aplicações corporativas java-based vao sofrer alguma mudança bastante grande… mas que será bom… ahh será… sem sombra de dúvida…

só minha opinião…

basicamente todos os produtos que a sun possue onde a IBM possue um concorrente provavelmente vão ficar largados até desaparecer… essa é a minha opinião…IDE, servidores… por essas e outras que eu gostaria que a sun fosse comprada por outro gigante como o google por exemplo, mais que fosse algum que não tivesse nenhum concorrente aos produtos da sun…

esse assunto ja ta sendo discutido no outro tópico

A não ser que tenha alguém na IBM que queime dinheiro isso é improvável.

O que acredito que ocorre é como quando a HP comprou a Compaq, no mundo dos Pocket PC da época: uniu-se as melhores ideias de ambos e fizeram produtos melhores. E aí quem ganha somos nós.

[quote=maior_abandonado]não sei por que tive a impreção de que a noticia tenta formar a opinião dos outros… empurrar assim uma ideia pra dentro de outras cabeças…

imagino que tenha sido somente uma impreção infundada…rs[/quote]

também acredito que seja somente impreção sua camarada…rsrsrs

:slight_smile:

pensando como desenvolvedor só vejo melhorias nessa "fusao". Tecnologicamente falando a possibilidade de a IBM investir em pequenos projetos de hardware [b]como aquele aparelho que a sun lançou há um tempo atrás (esqueci o nome dele... foi até materia de uma mundo java se não me engano...) que tem uma VM dentro[/b] e pode ser plugado a qualquer coisa é muito maior. Sem contar as ferramentas.. to vendo (de novo) briga de ides no caminho... acredito que a maior mudança dessa fusão será na area de infra... onde atualizações de servidores, OS, main frames e até aplicações corporativas java-based vao sofrer alguma mudança bastante grande... mas que será bom.. ahh será.. sem sombra de dúvida...

O nome do dispositivo é SPOT.

Projeto bastante interessante e que eu gostaria de ver sua evolução.

Aliás eu entendi que o java nasceu justamente para este tipo de projeto, só que tá tão dificil. :cry:

flws

Nada, o Java é usado bastante em embarcados. Veja o Jazelle, para ARM:

http://www.arm.com/products/multimedia/java/jazelle.html

Nem só de JSF e afins vive a plataforma.

[quote=marcelocastellani]
Nada, o Java é usado bastante em embarcados. Veja o Jazelle, para ARM:

Nem só de JSF e afins vive a plataforma. [/quote]

Pode crêr…

Obrigado pelo link.

flws

A não ser que tenha alguém na IBM que queime dinheiro isso é improvável.

O que acredito que ocorre é como quando a HP comprou a Compaq, no mundo dos Pocket PC da época: uniu-se as melhores ideias de ambos e fizeram produtos melhores. E aí quem ganha somos nós.[/quote]

ao contrario, quem perde somos nós… por que isso diminui a concorrencia, que seja feito um web server tomando como base os produtos das duas empresas, q ele fique melhor do que ambos, isso ainda vai diminuir a concorrencia, diminuindo um concorrente, fora que esse produto pode muito bem não ser free como o glassfish é…

quanto as IDEs o problema é ainda mais grave, tendo em vista que nos web servers, existem outros concorrentes, mais nas IDEs, nenhuma outra concorre com o eclipse e o netbeans… sendo assim mesmo que seja feita uma terceira IDe com base nos dois, os motivos para se investir nela vão cair… ela vai ficar mais parada…

[quote=ORB_de_Souza][quote=maior_abandonado]não sei por que tive a impreção de que a noticia tenta formar a opinião dos outros… empurrar assim uma ideia pra dentro de outras cabeças…

imagino que tenha sido somente uma impreção infundada…rs[/quote]

também acredito que seja somente impreção sua camarada…rsrsrs

:slight_smile: [/quote]

bom… o texto cita apenas o lado ruim da sun (dinheiro, capital…) e o lado bom na ibm (é…dinheiro tb)

tb tive essa impreção pq não cita o lado ruim da coisa, perda da “concorrencia”, que é uma coisa muito, muito boa no mundo java, mais de uma IDE competitivas, mais de um servidor de aplicação competitivo… etc

bom eu posso estar enganado…

Realmente, sua “impreção” pode se tornar um fato.
Mas na minha impressão, a coisa vai ficar problemática no lado dos softwares (IDE, SO e etc).

Existe a free JDeveloper.
E tem também a paga ItelliJ.
Fora os forks do Eclipse (MyEclipse, EasyEclipse e etc).

bom…quanto a erro de ortografia sim, eu so pessimo nisso, mais quanto ao que importa vc mesmo concordo comigo (pessoalmente acho no minimo “mala” fica corrigindo esse tipo de coisa no forum…)

quanto ao JDeveloper e ItelliJ, bom… ele não chega perto de ter a fatia de mercado que o eclpse tem, nem tão pouco de estar crescendo no mercado como o netbeans esta… a concorrencia de netbeans x eclipse é bom pra evolução de ambos, ou evolui pra concorrer ou cai em desuso…

quanto aos forks do eclipse… bom ainda seria uma concorrencia do tipo eclipse x eclipse, não vejo aonde isso levaria na evolução…

o grande problema ai é acabar com a rivalidade, se o que muitos acham acontecer, o netbeans ir ficando cada vez mais largado… o eclipse vai perder seu maior concorrente e o netbeans aos poucos vai morrer…

Acho que uma coisa vai acontecer inevitavelmente é o Java competitivo como conhecemos esta prestes a desaparecer.

Desaparecer como ? Simples, NetBeans será descontinuado de uma forma ou outra, glassfish tmb, openjdk vai virar piada (afinal , o openjdk hj é 90% sun) entre outras coisas…

Será péssimo para o Java que uma empresa como a IBM (historicamente um “midas” ao contrario, onde toca vira merda) tenha o controle da logomarca e da implementacao de referencia da linguagem.

"

O java por si só, sobreviverá. Não há dúvidas, afinal, o COBOL ainda insiste em sobreviver. Mas, o futuro dele será um envelhecimento e uma decadência contínua.

O MySQL que já se abalou bastante com a Sun, vai piorar ainda mais com a IBM. O desenvolvimento dele já está fraco, aí sim é que pára. Como a IBM não vai ter muito interesse, mas ele é forte demais para ser descontinuado, talvez a Oracle queira comprá-lo da IBM, ou talvez se funda ao DB2. Ou talvez alguém faça um fork dele.

Será que existirá alguma versão estável e oficial do netbeans depois da 6.7? Ele é grande e complexo demais para que alguém consiga ir longe com um fork sem ter uma organização de grande porte por trás. E como a IBM patrocina o eclipse, há nuvens negras no futuro do netbeans.

Glassfish? Logo vira versão free do websphere. Algum tempo depois, seria descontinuado.

OpenJDK? O java 7 conseguirão fazer nem que seja na base da porrada. Mas quanto ao java 8, acho que não.

Aliás, com essa fusão, acho difícil que vá sair um java 8. E mesmo que venha a sair, vai demorar bastante, pois a IBM é especialista em burocratizar e freiar as coisas (talvez acabe saindo lá por 2015, com esforços da Apache e do Google). E com certeza não haverá java 9.

O javac e o hotspot, ou definham lentamente, ou algum outro grupo os assume, ou fazem um fork.

“Por que todos devem torcer para que a IBM compre a Sun”

Tendenciosa essa “enquete” em forma de noticia…

Acho que não, isso tá parecendo uma jogatina para salvar a baixa da Sun…

E viva a parceria IBM + Sun…

http://noticias.terra.com.br/jornaisrevistas/interna/0,OI3654355-EI12965,00.html

Parceria? É uma que vai engolir a outra. Isso quer dizer que milhares de pessoas poderão ser demitidas porque haverá estruturas administrativas, de vendas e de pesquisas (entre outras) que ficarão redundantes. Sem contar as linhas de produtos que poderão ser descontinuadas - por exemplo, o Netbeans, o Glassfish, o Sparc e outras coisas mais.