Olá,
Alguém usao Project para gerenciar e manipular os projetos de desenvolvimento de Software?
Grato
Olá,
Alguém usao Project para gerenciar e manipular os projetos de desenvolvimento de Software?
Grato
Uso. Ainda é o mais completo e tem templates até pra Scrum. O que falta nele é uma espécie de “perfil”, onde você escolhe a área e ele mostra só os indicadores que fazem sentido pra área, porque querer controlar atividade de software por porcentagem, ninguém merece.
Você usa ele para gerenciar multiplos projetos que precisam ser executados simultaneamente?
Onde se encontram esses templates ?
É que na verdade estou com vários projetos (1 desktop, 2 web, e as aulas que dou…), e preciso executar simultaneamente. Queria saber se o Project poderia me ajudar a me organizar.
Olá
Como engenheiro acho o Project excelente para gerenciar obras ou projetos de engenharia. Na área de TI nunca vi dar certo. Serve quando muito como um indicativo, pouco melhor do que o Notepad (Bloco de notas).
[]s
Luca
Sim, o MS Project faz isso, assim como o Primavera, o Borland Tempo e o dotProject.
@sergiotaborda, no site do msdn tem vários templates pra várias áreas.
@luca, o que acontece é que esse tipo de ferramentas são feitas pra ajudar o gerente de projeto, mas tem muita gente que acha que a ferramenta foi feita pra gerenciar o projeto por si própria. E se não souber escolher os indicadores, vai gerenciar coisa que não é relevante pra um projeto de TI e deixar de olhar o que não é importante. Pra esse tipo de profissional, qualquer ferramenta seria um fiasco. O MS Project consegue registrar até videoconferência e tem plugins que relacionam as atividades dos desenvolvedores no visual studio às tarefas do project.
[quote=Luca]Olá
Como engenheiro acho o Project excelente para gerenciar obras ou projetos de engenharia. Na área de TI nunca vi dar certo.
Luca[/quote]
++
Aqui na empresa usamos o MS Project por vários anos, porém com o tempo o Project Server ficou bem lento. Não sei por que, mas partimos para o @task. Não sou gerente, mas uso como analista, @task é muito melhor que o MS project.
Não conhecia esse @task
Quanto para gerenciar projetos de software?
Outro produto mais “Enterprise” pra gerenciar projetos é o Borland Tempo, muito bom. Inclusive pra gerenciamento de portifólios.
E a Oracle possui um software também, o Primavera que tem um bom mercado.
http://www.oracle.com/primavera/index.html
Mas o mais importante é que gerenciar projetos é 90% da pessoa e 10% da ferramenta, seja ela qual for. O que mais vejo é gente querer que a ferramenta faça o trabalho do gerente, daí o projeto fracassa e o neguinho quer culpar o Project, o PMI, o Scrum, etc.
[quote=Luiz Aguiar][quote=Luca]Olá
Como engenheiro acho o Project excelente para gerenciar obras ou projetos de engenharia. Na área de TI nunca vi dar certo.
Luca[/quote]
++[/quote]
++
[quote=Luca]Olá
Como engenheiro acho o Project excelente para gerenciar obras ou projetos de engenharia. Na área de TI nunca vi dar certo. Serve quando muito como um indicativo, pouco melhor do que o Notepad (Bloco de notas).
[]s
Luca[/quote]
Poderia discorrer mais sobre o assunto por gentileza? Assim como os amigos que concordaram.
|Grato
Olá
Para mim é fácil. Sou engenheiro, já trabalhei em obra e vi os cronogramas funcionarem pelo menos na faixa de 70%.
Já na área de TI só vi fracassos. Nas várias vezes que gerenciei equipes e tentei usar o Project, só levei bordoada de tudo que foi lado. Levava carcada da diretoria porque os cronogramas nunca estavam atualizados e ouvia reclamações da equipe porque eles precisavam fornecer informações para me permitir atualizar o maldito.
Quando trabalhei sob gerência de projetos que tentava usar o Project, fiquei até com pena do gerente. Tentava atualizar o project a partir do Bugzila (depois a partir de um dos lixos da IBM/Rational). Nunca conseguia. O project virou arma defensiva para se defender dos ataques do cliente que o projeto estava atrasado. O project começou a andar independente do projeto, o cliente ficou satisfeito, os desenvolvedores não reclamavam mais de interrupçõe e de pressão e para todos ficou claro que Project não serve para desenvolvimentop de software que é um processo empírico e o Project foi feito para processos determínisticos.
Tem gente que gosta e tem gente que usa porque o diretor manda como já foi meu caso.
[]s
Luca
[quote=Luca]Olá
Para mim é fácil. Sou engenheiro, já trabalhei em obra e vi os cronogramas funcionarem pelo menos na faixa de 70%.
Já na área de TI só vi fracassos. Nas várias vezes que gerenciei equipes e tentei usar o Project, só levei bordoada de tudo que foi lado. Levava carcada da diretoria porque os cronogramas nunca estavam atualizados e ouvia reclamações da equipe porque eles precisavam fornecer informações para me permitir atualizar o maldito.
Quando trabalhei sob gerência de projetos que tentava usar o Project, fiquei até com pena do gerente. Tentava atualizar o project a partir do Bugzila (depois a partir de um dos lixos da IBM/Rational). Nunca conseguia. O project virou arma defensiva para se defender dos ataques do cliente que o projeto estava atrasado. O project começou a andar independente do projeto, o cliente ficou satisfeito, os desenvolvedores não reclamavam mais de interrupçõe e de pressão e para todos ficou claro que Project não serve para desenvolvimentop de software que é um processo empírico e o Project foi feito para processos determínisticos.
Tem gente que gosta e tem gente que usa porque o diretor manda como já foi meu caso.
[]s
Luca[/quote]
Mas ai não seria um problema de gerenciamento de equipe e projeto? A ferramenta não poderia obter o mesmo sucesso que vc obteve na engenharia, caso o andamento do projeto estivesse dentro dos conformes?
O que quero dizer, não estou dizendo que vc ou o outro gerente gerenciaram mal ou nada do tipo, o fato é que sabemos a dificuldade que é gerenciar projetos de TI, com metodologias mil, experimentações, problemas de equipe sem comprometimento, etc…e tudo aquilo mais que se discute praticamente todos os dias aqui no GUJ.
Ou seja, o problema ao meu ver está na área e não na ferramenta, entendo que talvez tenha sido isso que vc quis dizer indiretamente, afinal o Project não tem vida, ele não tem culpa de nada.
O fato é, gerenciar projetos em TI deve ser uma tarefa árdua, a área é uma bagunça e por mais metodologias que existam, não vejo esse cenário melhorando em pouco tempo. Esse é um dos motivos que tem me feito pensar seriamente em ir para a engenharia que eu vejo muito mais organização.
Olá
[quote=Daniel_MV]
Mas ai não seria um problema de gerenciamento de equipe e projeto? A ferramenta não poderia obter o mesmo sucesso que vc obteve na engenharia, caso o andamento do projeto estivesse dentro dos conformes?
O que quero dizer, não estou dizendo que vc ou o outro gerente gerenciaram mal ou nada do tipo, o fato é que sabemos a dificuldade que é gerenciar projetos de TI, com metodologias mil, experimentações, problemas de equipe sem comprometimento, etc…e tudo aquilo mais que se discute praticamente todos os dias aqui no GUJ.
Ou seja, o problema ao meu ver está na área e não na ferramenta, entendo que talvez tenha sido isso que vc quis dizer indiretamente, afinal o Project não tem vida, ele não tem culpa de nada.
O fato é, gerenciar projetos em TI deve ser uma tarefa árdua, a área é uma bagunça e por mais metodologias que existam, não vejo esse cenário melhorando em pouco tempo. Esse é um dos motivos que tem me feito pensar seriamente em ir para a engenharia que eu vejo muito mais organização.[/quote]
Acho que não me fiz entender.
Afirmo que a ferramenta MS Project ou toda e qualquer ferramenta baseada em cronogramas ou diagramas de gantt, não é adequada para gerenciar processos empíricos. Cronogramas foram criados para acompanhar para processos determinísticos. E definitivamente desenvolvimento de sistemas NÃO é um processo determinístico.
Todos os projetos de desenvolvimento que participei na vida estavam dentro dos conformes… de projetos de desenvolvimento. O que significa dizer que não estavam em conformidade com nenhum dos muitos projetos de engenharia que participei (trabalhei em obra em 1969 e 1970, depois me especializei em estruturas, fiz mestrado em 71/72 na COPPE e passei mais de 15 anos desenvolvendo software para engenharia e participando de projetos de engenharia com processos bem determinísticos)
Na área de desenvolvimento de sistemas o Project acaba servindo só para listar tarefas (talvez um pouquinho mais do que isto). Pelo preço do Project e pela curva de aprendizado, sugiro o uso do Notepad ou do Vim para isto.
E se você é engenheiro, aproveite a atual onda de emprego na engenharia e corra para segurar sua vaga. Pelo que sei engenharia atualmente tem muito mais futuro do que TI onde a gente vive de biscate sem garantia nenhuma de emprego, sem férias, aposentadoria ou qualquer outro benefício.
Só não pense que na engenharia é tudo bonitinho e arrumadinho porque se decepcionará. A realidade na maioria das empresa é o vamu que vamu.
[]s
Luca
[quote=Daniel_MV]
Mas ai não seria um problema de gerenciamento de equipe e projeto?[/quote]
Exato. Ferramenta não obriga ninguém a trabalhar o jeito x ou y. Se o cara gerenciou pelo project de forma determinística, foi opção dele, poderia ter gerenciado de n maneiras diferentes, inclusive de forma empírica. Muita gente pensa que Project é só Gráfico de Gantt, esse é o maior erro dos gerentes de projeto pra software.
Tem um livro da MS que mostra como usá-lo pra gerenciamento de software e que cita vários cases:
Olá
Não uso o Project há pelo menos uns 6 anos (acho até que mais um pouco). No tempo em que tentei usá-lo, ele em hipótese nenhuma servia para nenhuma outra coisa do que senão fazer cronogramas.
Pelo que você escreveu, imagino que o Project de hoje em dia tenha evoluído. Pelo pouco que evoluiu o Word, Excel e Power Point (*), muita gente como eu não acredita que o Project tenha evoluido.
Mas já que você está dizendo que o Project de hoje é outro, no dia em que encontrar alguém que ainda usa Windows e que tenha o Project instalado, vou conferir.
(*) Estes 3 lixos que nem uso me envergonham de ter pago 150 dólares por eles no meu Mac. Ontem a atualização de segurança entupiu meu HD com 540 Mb.
[]s
Luca
[quote=Luca]
E se você é engenheiro, aproveite a atual onda de emprego na engenharia e corra para segurar sua vaga. Pelo que sei engenharia atualmente tem muito mais futuro do que TI onde a gente vive de biscate sem garantia nenhuma de emprego, sem férias, aposentadoria ou qualquer outro benefício.
Só não pense que na engenharia é tudo bonitinho e arrumadinho porque se decepcionará. A realidade na maioria das empresa é o vamu que vamu.
[]s
Luca[/quote]
Opa Luca, obrigado pelo retorno.
Cara você tocou no ponto X da questão, veja minha situação, talvez com sua experiência tendo trabalhado nos 2 mundos possa me ajudar.
Me formei agora no fim de 2009 em Sistemas de Informação, e já atuava na área desde o primeiro ano da faculdade, mas com suporte, entrei mesmo no desenvolvimento no terceiro ano da faculdade onde atuei como programador por 1 ano e depois todo o 4º ano e até então como analista de sistemas.
Me formei com 24 anos, fiz 25 agora, minha intenção era (e está sendo) tirar esse ano de 2010 para descanso, e em 2011 voltar a estudar. A idéia inicial era cursar uma pós, mas sei lá, estou mudando de idéia, curto muito TI e esse universo de desenvolvimento, mas isso que vc falou é uma verdade e se vc for olhar tem muita gente insatisfeita na área de TI, é uma bagunça total e não vejo isso melhorando em um prazo médio, até mesmo pela característica do setor, do profissional do setor, e dos próprios projetos, mas é foda, vc estuda e vê que na prática a teoria é outra, sem contar essas porra de regime de contratação PJ, CLT Flex, etc, que só se vê no mundo de TI.
Baseado nisso e pelo fato de ter alguns amigos engenheiros e tal começei a me motivar a porque não, cursar uma engenharia? Gosto de exatas, fiz um Senai de 2 anos de eletroeletrônica, apesar de não lembrar de mais nada sempre gostei, e sem dúvida o mercado está excelente e a perspectiva é que continue assim. Sem dúvidas eu teria que fazer elétrica, não dá para mudar totalmente de rumo nessa altura do campeonato, a minha idéia é cair para uma área de telecomunicações, etc…programação em baixa plataforma. Ví que agora tem também o curso de engenharia de controle e automação (mecatrônica) que exige muito da parte de algoritmos, IA, etc…isso parece ser bem interessante.
O foda é, fazer faculdade e não estagiar na minha opinião é uma grande besteira, e eu não tenho mais como regredir para estagiário, já fiz isso uma vez e não me arrependi, dei um passo para trás para depois dar dois para frente, mas agora seria dar muitos passos para trás, ou seja, só entraria efetivamente na área através de contatos ou sorte.
Sem contar que já estou com 25 anos , se não bombasse em nada me formaria com 31, tem algumas áreas que a gente sabe que já restringem profissional com essa idade, acredito que não é o caso da engenharia até pela falta de profissionais no mercado, mas enfim, é um agravante, normalmente o pessoal se forma em engenharia cedo e entra molecão no mercado.
Enfim, ainda tenho até o fim do ano para pensar mas qualquer opinião é válida, ia até mandar por MP, mas de repente esse bate papo pode ser interessante para outras pessoas também.
Obrigado
abs
Olá
Se você tivesse 19 anos não teria nenhuma dúvida em recomendar que fizesse engenharia. Atualmente é uma das profissões mais carente de bons profissionais. Os caras estão sendo contratados a peso de ouro e a carreira, apesar de inicio mais lento e com menos grana, tem muito mais futuro do que TI porque em TI não há carreira. Em 10 anos o profissional de TI quase sempre continua na mesma e em 20 anos está na rua. Na engenharia em menos de 10 anos um bom engenheiro atinge patamares bem mais altos do que o cara de TI.
O problema é que na área de TI se pode ganhar bastante no início de carreira. Aconselho fortemente que você não vacile neste momento. Este ano que você está tirando para descanso vai lhe atrapalhar e muito daqui para a frente. Teria sido melhor estar em um mau emprego do que parado. Para ficar fora do mercado você deveria estar enfurnado nos livros fazendo um MBA ou um mestrado full time daqueles bem fuderosos. Para um MBA ou um mestrado part time dá para fazer mesmo trabalhando.
Não aconselho que você entre na engenharia agora a menos que realmente conclua que TI não lhe apaixona. Trabalhar por obrigação não faz de ninguém um homem feliz e produtivo. É preciso paixão. Se sua paixão é engenharia, massagem yurvédica ou criação de ovelhas, nunca é tarde para correr atrás de nossas paixões. Mas se pretende fazer engenharia apenas porque está meio perdido, se eu fosse você tentaria entrar no mercado e quem sabe conseguisse um projeto ou uma empresa que mexesse com seu coração.
Quanto ao estudo nada impede de prosseguir. Mesmo trabalhando poderá e principalmente deverá estudar. Só não pode pensar em descansar com 24 anos de idade. Desculpe a franqueza.
[]s
Luca