Alguem usa Microsoft Project?

Oi Luca, na verdade acho que agora eu que não me fiz entender muito bem, quando disse que resolvi tirar esse 2010 para descanso foi apenas em relação aos cursos superiores, faculdade/pós…

Eu continuo trabalhando sem parar rs. Ficar totalmente parado seria realmente dar vários passos para trás.

Pelo contrário, esse ano investi em outro tipo de estudo, no caso o inglês e agora em Agosto nas minhas férias vou passar 1 mês nos EUA para voltar se possível com um inglês fluente ou bem perto disso uma vez que já tenho um bom nível. E estabeleci como meta também para esse ano pelo menos uma certificação, que será a SCJP.

A idéia desse ano sabático nos estudos era além de claro , dar uma respirada depois de 4 anos, pensar bem e com calma no que cursar depois, e não entrar afobado em qualquer curso e depois se arrepender.

abs

Olá

Este sim é um bom investimento. Só não faça como miha filha que foi para a Universidade de Santa Bárbara, conheceu um monte de brasileiros, viajou com eles e o inglês mesmo foi pouco. Neste tipo de viagem, em geral o contato é mais com estrangeiros mesmo porque nas universidades os americanso estão de férias. Procure falar inglês o máximo possível.

[]s
Luca

Bom, se você não gosta da MS ou dos produtos dela, então não adianta nem discutir. heehehe Mas cada um usa o que gosta e o que consegue trabalhar melhor e mais satisfeito. O que é melhor pra um pode não ser pra outro.

Uma coisa que gosto do Gantt pra projetos ágeis é que mostra uma visualização muito fácil dos meus sprints e dentro deles, das interações. Coloco cada sprint como uma tarefa e as estórias de uso como subtarefas deles. Com reuniões diárias, cada dia do Gantt no Project eu tenho todas as tarefas do dia, fica bem simétrico e fácil ver as que não conseguimos entregar no dia seguinte.

Pras mudanças de escopo eu acompanho pelas linhas de base, os relatórios prontos ficam legais pra equipe acompanhar.

Outra coisa interessante é poder anexar as videoconferências e mensagens instantâneas no projeto. Assim, a equipe consegue consultar a qualquer hora o que foi tratado em qualquer conversa sem precisar ficar criando documentação exagerada.

Já faz 3 anos que escreví isso… É um dos artigos mais lidos do blog, graças a Deus isso influencia o Brasil…

[quote=Lucas Emanuel]Olá,

Alguém usao Project para gerenciar e manipular os projetos de desenvolvimento de Software?

Grato[/quote]

Cara… você ta de brincadeira né? :stuck_out_tongue:
Praticamente TODAS as consultorias e fábricas usam MS Project para gerenciar os projetos. Gerente de projeto muitas vezes é praticamente um operador de MS Project.
Não que isso seja algo necessáriamente bom pra projetos de software… como o pessoal já discutiu nos posts anteriores e vide o post no blog do Yoshima.

Mas a verdade é que quase todo mundo aí fora usa MS Project, todas as empresas que eu trabalhei, (com exceção da atual), utiliza MS Project para gerenciar projetos de software. Aliás, MS Project é muito usado por aí pra fazer cronogramas, não só para desenvolvimento de software. Cronograma para implementação de SOX e ações de marketing são dois exemplos de situações onde eu vi o MS Project sendo usado fora da área de TI. Ele é muito fácil e muito parecido com o resto da suite MS Office.

[quote=rodrigoy]Já faz 3 anos que escreví isso… É um dos artigos mais lidos do blog, graças a Deus isso influencia o Brasil…

http://blog.aspercom.com.br/2007/11/15/ganttchartnaofunciona/[/quote]

Com certeza quando você escreveu você não conhecia o recurso de baseline, usado pra acompanhar projetos empíricos onde o escopo varia durante o projeto como no caso de software.

Também não devia saber que não é somente por percentual que o Project gerencia tarefas concluídas ou não.

Mas o mais importante é que na época você devia pensar que tarefas lançadas no project tenha de ter dependência analise-codificacao-teste, o que é incorreto. No meu caso, eu coloco as dependencias nos sprints e interações, proporcionando uma forma muito simétrica de visualizar o que trabalhamos em cada dia e acompanhando as mudanças.

Todo mundo é livre pra usar a ferramenta que se adaptar melhor, não existe solução única que atenda todo tipo de projeto e todo tipo de pessoa. O que é muito diferente de dizer que “solução X não funciona” ou “Y não serve pra nada”.

Sim, e o que baseline me ajuda?

E o que eu ganho em saber %complete ou qualquer outra coisa baseada em tarefas concluídas se a minha base de valor agregado são histórias concluídas e não tarefas?

Legal, Marcos, mas já que você citou sprints, sabe a opinião dos criadores do método Scrum sobre Gantt Charts? Eles são contra. O que escrevi é somente baseado na opinião deles e com algumas observações pessoais. Nenhum autor sobre métodos modernos de desenvolvimento de software defende o uso de Gantt Charts ou qualquer tipo de acompanhamento de tarefas. A base do gerenciamento de projetos ágil é um Backlog. Veja o processo como uma fila de itens observaveis pelo usuário e não como uma rede de tarefas que não agregam valor algum.

Sim, eu também sou livre para observar que certas ferramentas não funcionam na maioria dos cenários que tive contato em 16 anos de carreira, e sou livre para escrever minha opinião mostrando argumentos objetivos onde quiser.

Justamente gerenciando as mudanças de escopo pra projetos empíricos

Como eu disse, não é somente com percentual que o Project trabalha. E cada tarefas pode ser uma história, daí você vai ter as tarefas concluídas, em andamento e não iniciadas, da mesma forma que um dashboard.

O que eles são contra é com a forma de gerenciar e não com uma ferramenta (que nada mais é que uma ferramenta, assim como o backlog). Basta usar as histórias no project como uma fila e não como uma rede. Novamente: o Project permite trabalhar de diversas formas, o errado é trabalhar como um projeto de engenharia como as fábricas fazem.

[quote=rodrigoy]
Sim, eu também sou livre para observar que certas ferramentas não funcionam na maioria dos cenários que tive contato em 16 anos de carreira, e sou livre para escrever minha opinião mostrando argumentos objetivos onde quiser.[/quote]
Desde que deixe claro que é “sua” opinião e não uma verdade absoluta, tudo bem. hhehehe :wink:

O que é uma mudança de escopo para você usando métodos empíricos em software? Alguma literatura de processos empíricos defende uso de baselines num Backlog, como exemplo?

Sim, mas neste caso, será que uma planilha do excel ou fichas pautadas não resolve? Qual é o benefício de usar o Project para isso? Há dependência entre histórias? Há %complete em histórias? Qual é o benefício de gerenciar histórias usando project?

Desculpe, mas creio que você está desinformado. Jeff Sutherland e Ken Schwaber são explicitamente contra Gantt Charts e gestão baseada em tarefas. Você sabia que nem a Microsoft usa o Project para gerenciar seus projetos de software? :?

http://scrumjeffsutherland.blogspot.com/2006/02/why-gantt-charts-were-banned-in-first.html

[quote=marcosalex]
Desde que deixe claro que é “sua” opinião e não uma verdade absoluta, tudo bem. hhehehe :wink: [/quote]

Minha opinião, do Ken Schwaber, do Jeff Sutherland, do Joel Spolsky, do Chris Peters e muitos outros. Creio que estou melhor fundamentado que você. Sorry. Mais uma vez, tenho fundamentos objetivos, você só sua opinião pessoal.

Parem de brigar crianças rsss…

Opa, um Déjà Vu?

http://www.guj.com.br/posts/list/95227.java

Bom, não vou repetir o que já disse, vamos lá

Não é uso de baseline EM backlog. É registrar que houve mudança, isso é forma de registrar.

planilha excel e fichas são outras formas de usar, mais braçais mas podem atender perfeitamente. Como eu disse antes, Project não se resume a gráfico de gantt e citei onde sua análise falhou por não citar outras formas de trabalhar com ele, provavelmente por você não conhecer, o que não é culpa sua.

Como eu também disse, nem dependência nem porcentagem você é obrigado a usar no project, ele não se resume a isso. Gerenciar histórias você pode usar a ferramenta que quiser, e estando elas no Project, no Excel ou numa folha de caderno não dá pra afirmar que x não serve e y serve. Eu também já citei porque uso no project e a vantagem que vi.

Como eu também falei antes, basta registrar as Histórias como tarefas do project. Você não precisa trabalhar baseado em tarefas o que o Jeff Sutherland e o Ken Schwaber defenderam. O próprio post que você colocou mostra isso.

Você não clicou no link que postei, né? Tanto usa que o Project tem templates pra se trabalhar com Scrum (procura no MSDN) e a MS já publicou livros com cases de sucesso de trabalho com Scrum em outras empresas E em projetos internos.

[quote=rodrigoy]
Minha opinião, do Ken Schwaber, do Jeff Sutherland, do Joel Spolsky, do Chris Peters e muitos outros. Creio que estou melhor fundamentado que você. Sorry. Mais uma vez, tenho fundamentos objetivos, você só sua opinião pessoal.[/quote]
hehe Não é o que vi até agora, já que repetiu os mesmos argumentos que já tinham sido respondidos.

Como te citei e mostrei, a forma que você colocou no artigo não é a maneira correta de se usar e no seu artigo dá a entender que é a única forma de se trabalhar. Mas se você prefere outra ferramenta ou se tem algo contra a Microsoft, você é livre pra usar a ferramenta que se adaptar melhor.
Quer queira, quer não, existem pessoas que pensam diferente e que são bem sucedidas da mesma forma ou até melhor que você trabalhando de maneiras que você não acredita que funcionem. hehehe

Mas como você já começou com ataques ad hominem, vou encerrar por aqui.

Apresentação de Scrum com MS Project:

http://www.slideshare.net/bobbysaeidi/scrum-with-ms-project

Olá

[quote=fabiomazzo]Apresentação de Scrum com MS Project:

http://www.slideshare.net/bobbysaeidi/scrum-with-ms-project

[/quote]

Li, minhas impressões:

1. Está escrito no último slide:
    “In order to use MS Project for SCRUM, you need an Addon for MS Project. Please contact xpto@qqcoisa to get access to the Addon”

2. Pareceu complicado demais. Típica solução Microsoft, exatamente como me sinto usando Word para escrever uma carta. Canhão para matar moscas. Segue o lema: se é para complicar porque simplificar.

Bem, se o gerente de projetos gasta tempo com tudo isto, imagino que a equipe dele dele seja auto gerenciável.

[]s
Luca

Nunca utilizei e nem trabalhei com equipes que utilizam o MS Project para gerenciar projetos de software. Mas sugiro você dar uma olhada no Pivoltal Tracker:

Simples, intuitivo e gratuito. :wink:

Legal, legal, sempre que alguém aparece defendendo Gantt Chart, a ferramenta de mercado mais utilizada para isso e acompanhamento de tarefas, eles dizem que meu artigo não é maneira correta de fazer. E já apareceram uns 10 falando isso. Você é apenas mais um. Você poderia escrever no seu blog ou em algum lugar como é a maneira correta?

O mais engraçado de tudo isso é que se realmente fosse tão boa a “sua alternativa” teria muita atenção para o assunto, mas quando você busca no Google por “gantt chart software” meu artigo é um dos primeiros hits que aparece.

http://www.google.com.br/search?q=gantt+chart+software&hl=pt-BR&safe=off&source=lnt&tbs=ctr:countryBR&cr=countryBR&sa=X&ei=reMbTMDXHoL6lwegiNzPCg&ved=0CAoQpwU

Não é por nada não, mas o marcosalex não está falando de Gantt. Apesar de não achar que o Project seja uma boa ferramenta para SCRUM, eu tenho que concordar com ele, que o Project pode sim ser utilizado e que claro não é só Gantt.

A quantidade de resultados para “Gantt chart software” é irrelevante, já que é obvio que a pesquisa irá retornar em sua maioria links para Softwares que produzam Gantt. Rsss.