"Em relação ao comentário do cmilfont, ninguém me manda fazer nada, ok?.. ele pode ter sugerido…"
Na verdade vale mesmo como obrigação, então ele mandou sim
“Para que se esti e um custo de acordo com o projeto cé necessário sim que se levante um escopo inicial, o cliente não quer jogar dinheiro pela janela…ele quer saber exatamente o que está comprando. Existem cliente que também não pode pagar muito, e dessa forma, através de priorização de requisitos documentados podemos estabelacer um melhor desenvolvimento do sistema.”
Ninguém falou aqui em não levantar o escopo da aplicação, agora escopo não tem nada a ver necessariamento com os requisitos, são duas coisas diferentes, mudança de escopo é difícil mas de requisitos é o que mais se ver.
Você pode mudar o escopo da aplicação, ex. sistema contábil para um sistema de RH? difícil, todos os clientes que trabalhei até hoje sabem perfeitamente o que querem, só que na maioria gritante das vezes não tem idéia precisa de como serão os requisitos e ninguém nunca sabe.
O último sistema que trabalhei (Diário Oficial do Estado do Ceará) desde a “concepção aos testes” (sic) tive que reescrever a aplicação 3 vezes totalmente… o escopo permaneceu o mesmo, já os resquisitos…
Eu não estava preparado para as mudanças, documentos são as coisas mais lindas, tinha tudo, de diagramas de classes a de sequencia… tinha até teste unitário… que fiz depois que codifiquei O.o
“Por isso ainda defendo a idéia de que é melhor primeiro definirmos requisitos antes de implementar. A não ser que seu cliente não seja muito exigente. Mas aqui precisamos comprovar o custo de cada alteração mínima que vamos realizar.”
A definição de todos os requisitos nem o RUP cobra… mas, você defende que só deva implementar depois que já passou tudo para o Editor de textos?
"OBS: é perigoso brincar com o custo do projeto…o cliente pode não gostar…rs…"
Eu que o diga, já brinquei muito com o dinheiro alheio, fazendo projetos waterfall lindos, e a “indústria de software” local também! Agora que estou me profissionalizando, tento economizar o dinheiro já ralo que relutantes clientes sofrem para gastar!
ps. Tenho um sistema aqui completo, feito por uma consultoria local, belíssimo! Todo tipo de documentação, tudo mapeado, de case uses aos modelos do PMBOK, dá gosto de navegar no sistema… pelo Office, porque no sistema mesmo não passa do login.