Adobe Lança Conversor Flash/HTML 5

Como era de se esperar, a Adobe não quer e não vai deixar o Flash morrer por causa do HTML 5.
Ainda tem muita coisa para ser feita, mas parece que o desenvolvimento anda muito bem.

[quote=International Business Times]Wallaby is an application to convert Adobe Flash Professional CS5 files (.FLA) to HTML5 and its primary design goals were to get the best quality and performance on browsers within iOS devices like iPhone and iPad.
Wallaby has a very simple user interface, which accepts as input a FLA file and exports HTML and support files to a user-selected folder. There is also an option to launch the default application assigned for the .html extension, Adobe said.[/quote]

Fonte: http://www.ibtimes.com/articles/120033/20110308/adobe-flash-html-5-wallaby-ios-iphone-ipad-ipad-2-ios-4-3-chrome-safari-windows-nitro-javascript-dre.htm
Site do projeto: http://labs.adobe.com/technologies/wallaby/

Será que essa gambiarra vai gerar um código limpo?

Isso poderá gerar a própria sentença de morte do Adobe Flash. Pelo visto, ela não vê outra alternativa a não ser “migrar” para HTML5.

Duvido.

A priori, eu entendo que o fonte é o arquivo Flash, não o HTML.

E qual seria a vantagem de gerar um código “limpo”? Eu sinceramente não entendo pq todo mundo tem esse argumento. Não uso IDE X ou Y pq não gera código limpo. Afinal, se está gerando pq se preocupar se é tão limpo assim? Cada dia que passa as máquinas caseiras estão mais rápidas, os navegadores tbm. Enfim, acho que esse tipo de preocupação é perda de tempo caso você não tenha que gerenciar esse código “sujo”, o que nesse caso é verdade, afinal como já disse, o fonte é o Flash não o HTML.

Provavelmente o Dreamweaver vai ter algum editor visual para isso tbm.

O problema é que, eventualmente, você vai precisar alterar alguma coisa “na mão”.
Eu ainda acho que preocupação com código limpo é valida sim, ainda mais em HTML.

[]'s
Daniel

Olha, não sou fanboy da Adobe, mas gosto muito das ferramentas deles. O Flash eu acho sensacional. Conheço ele desde a versão 4. Mesmo se o Flash como conhecemos hoje em dia morrer, com certeza ele irá trabalhar com o HTML 5 e qual o problema nisso? Afinal, a tecnologia evolui. Acredito que vá demorar um pouco até o HTML 5 “pegar” e ser implementado a contento nos principais navegadores. Podem falar o que for, mas ainda sou muito cético quanto a isso.

[]'s

[quote=yorgan]O problema é que, eventualmente, você vai precisar alterar alguma coisa “na mão”.
Eu ainda acho que preocupação com código limpo é valida sim, ainda mais em HTML.

[]'s
Daniel[/quote]

Bem, eu acho o código que o Dreamweaver gera um lixo. Quer código limpo? Escreva na mão. O navegador não vai pensar “nossa, que código feio, não vou renderizá-lo”. Como falei, o fonte não é o código, mas sim o arquivo Flash, então vc não deveria ter que alterar algo manualmente. O que você está falando é a mesma coisa que você pegar um .java gerado pelo editor de interface gráfica do NetBeans por exemplo e alterar na mão. O que acontece? A IDE vai regerar o código quando vc fizer alguma alteração no fonte do formulário e vc vai perder o código que você alterou “na mão”. Já vi gente aqui do fórum falando que isso já deu até demissão.

[]'s

Ok, você está certo.
Flash + Dreamweaver+ NetBeans…com essa combinação não tem nem como levantar a questão sobre código limpo.

[]'s

[quote=yorgan]Ok, você está certo.
Flash + Dreamweaver+ NetBeans…com essa combinação não tem nem como levantar a questão sobre código limpo.
[]'s[/quote]

Ótimo apontamento. Já já começa o flamewar…
Tah difícil ter alguma discussão séria mesmo…

O problema de não gerar o ‘código limpo’ será quando alguém não tiver o acesso ao .fla para modificar, aí pode dificultar sim a nossa vida.

Mas alterando pelo flash provavelmente não será necessário isso, ou se precisar deve haver alguns métodos, como o netbeans deixa, para adicionar o seu código no formulário por exemplo.

Olha, não sou fanboy da Adobe, mas gosto muito das ferramentas deles. O Flash eu acho sensacional. Conheço ele desde a versão 4. Mesmo se o Flash como conhecemos hoje em dia morrer, com certeza ele irá trabalhar com o HTML 5 e qual o problema nisso? Afinal, a tecnologia evolui. Acredito que vá demorar um pouco até o HTML 5 “pegar” e ser implementado a contento nos principais navegadores. Podem falar o que for, mas ainda sou muito cético quanto a isso.

[]'s[/quote]

Também não acho o Flash ruim, senão, não teria feito um tutorial de mais de 40 páginas sorbe o Flex. Mas enfim, o que acho é que essa decisão da Adobe de criar um conversor é um tiro no pé dela própria, é mesma coisa quando o Delphi passou de usar a própria engine para lançar um Delphi .NET onde nunca usava.

O que acho que ela poderia fazer é criar uma versão do ?flash? para HTML5, mas não um conversor, algo que gerasse conteúdo para o <canvas> e fosse um protudo independente do flash, algo novo.

A não ser que… ela queira transformar o Flash Builder numa ferramenta que gere com o código atual, conteúdo para HTML 5 sem precisar escrever javascript, e sim, AS3.

Então…será q nesse momento investir em Flex seria uma má idéia?
Melhor ver como as coisas seguem?

Visual Studio também não gera código limpo e mesmo assim é usado.

Se a ferramenta conseguir gerenciar o código e ele não ficar pesado, não importo com a legibilidade, mas cada caso é um caso. Como diz um amigo, “essa é a minha humilde IMHO”. :lol:

Minha opinião sobre o HTML5 é que ele obviamente vai substituir o HTML4, mas mesmo que um dia consigam criar uma IDE produtiva pra ele como as da Adobe, até hoje ele não conseguiu bater a principal vantagem do Flash: funcionar com o mesmo comportamento em qualquer browser, com qualquer resolução, em qualquer plataforma.

O Flash pode até rodar pesado no mac, dar uns problemas no linux, mas a aparência e comportamento dele é idêntica tanto nos PCs, quanto celulares (Android, RIM, WebOS e Symbian^3).

Agora, o HTML5 até hoje cada browser implementa algumas tags, outras tem comportamento distinto entre eles, e o FF implementa recursos no Windows e não implementa no Linux, assim como o Safari no Mac.

Pra piorar, o padrão não está pronto, muda direto e existem tags que hoje os navegadores implementam que já foram descartadas pelo w3C: ou seja, deixaram de ser padrão e as próximas versões do Safari ou vai ter de levar a tag “lixo” ou vai perder a compatibilidade, azar de quem já usou.

Pode piorar mais? Sim, o padrão que ia sair só em 2012 foi adiado pra 2014, até lá todo mundo que está implementando, está fazendo por conta e risco. E o CSS3 só vai ficar pronto depois dele.

Enquanto isso o Flash não está parado: continua inovando, sendo portado pra mais celulares e tablets, depois que a Apple liberou a API de acesso ao hardware do MacOS X ele melhorou a performance nesse SO (projeto Gala) e continua firme e forte no flex.

A animação inteira vai viver dentro de um Canvas, espero nunca ver uma “simulação” de formulario/crud sobre esse cenario, ja quando só animação acho o projeto super valido.

bom, realmente…
esses 3 só geram lixo, o que dificulta a manutenção (netbeans para interface gráfica nem pensar!). mais o conversor da adobe não vai fazer nada de ruim, pois você ainda vai ter o fonte. vai ser tipo o arquivo.java e o arquivo.class

Galera, fala sério, o flash só surgiu devido a uma brecha q o html deixou como ferramenta, se o html desse conta do recado, não teriamos flash, mas agora temos e contruiram uma industria milionária sob ele, vcs acham mesmo q a adobe ta dormindo, o html5 nem ta pronto ainda e as ferramentas dela ja estão utilizando o html5, ou seja quando o html5 ficar pronto a adobe vai aproveitar oque ele tiver d bom e usar… pra ganhar mas dinheiro ainda, e eu acho isso lindo… quero um pouco pra min também… e tem um detalhe, aqui vai um ponto d vista particular… tipo eu hoje to envolvido num projeto bem grande, de ERP com flex, não sou muito fan da adobe não… mas tive q escoolher hoje, entre as ferramentas q estão prontas pra usar… não posso por uma grana alta da empresa em uma coisa q num ta nem pronta… quando o hml5 ficar pronto… dai eu testo… . e vejo oque dá… mas até lá… esse projeto q to envolvido ja terminou… e ja estara dando retorno… num da pra esperar… o problema do html é a velocidade com q eles acompanhas as mudanças… as necessidades d mercado…

Você já viu o código do Linux? Você acha aquilo limpo?

[b]1º - Código limpo ou não, provavelmente, você não vai colocar a mão nisso,
o que vc precisa conhecer é apenas o AS3, e depois, será gerado a tag para html5.
e vc vai colocar a tag gerada dentro do html5.

2º - Com isso, a Adobe, consegue ir para o mundo do Ipad.

3º - Uma grande facilidade de você utilizar o Flex/Flash, é que o vc usa o código, e consegue exportar para swf, para air, para android, e agora para html5.
Com uma única ferramenta, mudando pouco coisa de programação do conteudo, você atinge muitos lugares.

4º - Não acredito que seja um tiro no pé da adobe por alguns outros fatores, como exemplos citados acima,
Muito foi falado, sobre o surgimento do html5 que seria o fim do adobe flex. Isso prova uma tacada de mestre da adobe.

E outra coisa,

O adobe flex, pode continuar estudando sim,

visto que ele não foi feito para criar sites, mas para produzir sistemas.

Quanto ao flash, me diga outra ferramenta, com a potencia dele?

abss[/b]

Provavelmente é isso o que eu disse em postas anteriores.

Acredito que o código criado será o mesmo do flash atual com AS3 e então, isso gerará por debaixo dos panos todo o Javascript.

Pode, inclusive, virar uma ferramenta bem interessante, apesar de lhe prender ao conhecimento dela ao invés do HTML5.

Com certeza também é mais confortável trabalhar com AS3 do que Javascript.