E isso significa o que em um portugues claro?
[quote]
Fragmentado onde? Ele é um padrão que deve ser seguido. Se um browser não se adequar ele morre. Como é o caso do internetexplorer 7 e 8.
Todos os smartphones e tablets possuem placas aceleradoras. Eu rodo esses exemplos do lab da google no meu telefone usando o opera ou o navegador padrão.
O flash é tão ruim que nem possuía aceleração via hardware. Tudo era feito via software. Tire o exemplo do jogo dofus. Era uma lerdeza para rodar uma coisa simples 2d.
Sobre o flash no linux, não funcionava mal, funcionava terrivelmente. Era preferível nem instalá-lo. [/quote]
Julio, se vc tivesse um pingo de vergonha nessa sua cara teria postado um link de verdade, ao invés de um brinquedo que só roda no navegador do google.
[quote=NickGaspar][quote]
Fragmentado onde? Ele é um padrão que deve ser seguido. Se um browser não se adequar ele morre. Como é o caso do internetexplorer 7 e 8.
Todos os smartphones e tablets possuem placas aceleradoras. Eu rodo esses exemplos do lab da google no meu telefone usando o opera ou o navegador padrão.
O flash é tão ruim que nem possuía aceleração via hardware. Tudo era feito via software. Tire o exemplo do jogo dofus. Era uma lerdeza para rodar uma coisa simples 2d.
Sobre o flash no linux, não funcionava mal, funcionava terrivelmente. Era preferível nem instalá-lo. [/quote]
Julio, se vc tivesse um pingo de vergonha nessa sua cara teria postado um link de verdade, ao invés de um brinquedo que só roda no navegador do google.[/quote]
Hein?
1 - A spec só vai ficar pronta em 2014 e a cada draft muda muita coisa. E ninguém programa só em HTML5, usa CSS também, que a versão 3 não tem nem previsao de terminar. Javascript então…
2 - Cada navegador tem sua própria implementação do HTML5, todas são incompletas e com várias incompatibilidades entre si. Pra você programar e funcionar em cada navegador e plataforma, ou você faz da sua vida um inferno, ou usa uma API de terceiros, que se você olhar o código fonte, ela é que é um inferno.
3 - Mobile então, daí é que o HTML5 é mais diferente ainda e a Apple já mostrou que não vai esperar W3C e implementar o que ela prefere que seja HTML5.
Resumindo, HTML5 é apenas um nome dado a um balaio de gato de tags e atributos, sem qualquer respeito com o desenvolvedor ou público.
Flash era ruim, mas até hoje é a única forma de se programar web que funcione em qualquer plataforma, navegador e versão. Pode funcionar mais lento ou mais rápido dependendo da plataforma, mas pelo menos vai funcionar igual. Sem falar que tem muitos, muitos recursos que o HTML5 não possui, você consegue programar em 5 linhas em Action Script o que precisaria de 200 em Javascript e ainda correria o risco de ter problemas em algum navegador. E nem vou falar de IDE…
O fim do Flash é inevitável, mas a Internet vai regredir bastante antes de evoluir de novo.
Flash era ruim, mas até hoje é a única forma de se programar web que funcione em qualquer plataforma
[/quote]
Qualquer plataforma onde?
No linux não funciona. Dependendo da sua placa de vídeo você vê apenas borrões no seu monitor ao contrário da webgl que o próprio nome diz é um mapeamento em cima da opengl, que por sua vez é um padrão adotado por toda a indústria de placas aceleradoras.
[quote=marcosalex]
Mobile então, daí é que o HTML5 é mais diferente ainda e a Apple já mostrou que não vai esperar W3C e implementar o que ela prefere que seja HTML5. [/quote]
Sobre a apple não dá nem para comentar. O safari é um dos lanternas no quesito html5. Para “não querer esperar” precisaria ao menos “estar na frente”.
http://html5test.com/results/desktop.html
http://html5test.com/results/mobile.html
E sim, html5 é estável e padronizado. Se usar jquery fica simples de desenvolver aplicações. Javascript pode não ser a panacéia para quem está acostumado a usar linguagens de scripts como o “action” da adobe.
Que grande lenda.
Desde 2008 (!!!) que não dá pra fazer upload de arquivo usando SSL com navegador que não seja o IE: http://bugs.adobe.com/jira/browse/FP-201
Já vai tarde o Flash.
Muita coisa funciona no Linux sim, pode não ter a mesma performance, mas a maioria funciona até com driver Vesa. E o webgl qualquer coisa um pouco mais complexa você vai precisar encher de ifs pra cada navegador, versão ou plataforma, da mesma forma que fazem com o javscript.
Mais um da série ‘transformando exceção em regra pra poder provar uma opinião’. Com certeza você vai encontrar mais coisas em flash que não serão compatíveis com outros browsers, mas além de poucas, são específicas, ao contrário do html.
Você tem razão quanto ao entra tag e sai tag. Isso acontece porque diferente do flash existe uma organização por trás do html5. O padrão já existe e se ele é alterado é para que possa melhorar.
http://dev.w3.org/html5/spec/single-page.html
O flash deveria funcionar da mesma maneira em qualquer placa de vídeo porque ele nem usava aceleração de hardware(passou a ter em alguma das últimas versões). Na maioria das amds o flash não funcionava direito, e até mesmo em algumas nvídias. No pé que está o html5 já dá uns 10x no flash. O youtube já suporta muito bem.
Na época do flash eu não conseguia nem mesmo acessar o tube corretamente.
Você leu o link que me passou? É o draft, não é o padrão ainda. O draft é o rascunho, uma proposta de padrão, que é debatido e se for aprovado, vira padrão. Se não for, são propostas alterações e gerado outro draft, até que chegue a versão final e aí sim, será um padrão e não vai ser mudado com tanta frequencia, senão perde completamente o sentido.
Como eu te falei antes e o seu link provou: não existe um padrão ainda, o que existe é uma proposta, que a previsão final é 2014, se não for adiada novamente.
Sobre seus problemas com flash, engraçado que uso youtube no linux tem um tempão e sempre me atendeu, assim como abro aplicações em flex no linux também. O que nunca fiz num passado distante foi assistir filmes em hd, hoje eu já assito. Mas pra audio e video só era usado flash porque o html não tinha como, hoje tem, apesar da tag video ser bem mais limitada do que os controles que o flash oferece, mas quebra galho.
Você leu o link que me passou? É o draft, não é o padrão ainda. O draft é o rascunho, uma proposta de padrão, que é debatido e se for aprovado, vira padrão. Se não for, são propostas alterações e gerado outro draft, até que chegue a versão final e aí sim, será um padrão e não vai ser mudado com tanta frequencia, senão perde completamente o sentido.
Como eu te falei antes e o seu link provou: não existe um padrão ainda, o que existe é uma proposta, que a previsão final é 2014, se não for adiada novamente.
Sobre seus problemas com flash, engraçado que uso youtube no linux tem um tempão e sempre me atendeu, assim como abro aplicações em flex no linux também. O que nunca fiz num passado distante foi assistir filmes em hd, hoje eu já assito. Mas pra audio e video só era usado flash porque o html não tinha como, hoje tem, apesar da tag video ser bem mais limitada do que os controles que o flash oferece, mas quebra galho.[/quote]
É claro que é um draft. Você mesmo disse que esse padrão será concluído e adotado em 2014. Esse draft é do padrão a ser seguido(ou seja é o padrão mesmo que evolua de tempos em tempos). Se o seu browser irá suportar html5 é ele que você deve seguir.
Se não fosse padronizado teríamos vários browsers com o iexplorer(ou o safari, como você diz que a apple vai implementar suas próprias tags).
draft <> padrão
draft = proposta de padrão
Não está pronto, muda e desmuda até ser proposto, só que ninguém esperou e nenhum browser segue à risca nem o draft, colocam coisas exclusivas pra depois pressionar o w3c a usar suas ideias e deixar o concorrente pra trás. Desenvolver pra web sem uma biblioteca de terceiro virou um inferno e o que o dojo, jquery, etc fazem é encher de gambiarras as funções pra deixar o inferno mais bonitinho.
Enquanto isso não se resolver, vai ser difícil matar o flash ou o silverlight.
[quote=marcosalex]draft <> padrão
draft = proposta de padrão
Não está pronto, muda e desmuda até ser proposto, só que ninguém esperou e nenhum browser segue à risca nem o draft, colocam coisas exclusivas pra depois pressionar o w3c a usar suas ideias e deixar o concorrente pra trás. Desenvolver pra web sem uma biblioteca de terceiro virou um inferno e o que o dojo, jquery, etc fazem é encher de gambiarras as funções pra deixar o inferno mais bonitinho.
Enquanto isso não se resolver, vai ser difícil matar o flash ou o silverlight.[/quote]
Isso também é verdade. Sem bibliotecas de terceiros para tratar as diferenças dos browsers fica um inferno para ter portabilidade. Mas se você pegar o chrome, o firefox e o ópera vai ver que eles são fiéis a esse draft. São os browsers com maior pontuação. Até o final do eno é bem provável que eles tenham praticamente toda essa especificação implementada.
Não sei não. É difícil ver um conteúdo usando o silverlight, e o flash acho que dura no máximo mais um ano.
Chrome e Firefox também possuem suas tags exclusivas, assim como seus CSS e alguns comportamentos distintos no javascript. Dá uma olhada no código fonte do jquery e vai ver tratamentos específicos pra eles.
tem sim. A especificação do html 4.1 é cheia delas. Mas em questão ao html5 esses três browser seguem as tags propostas pelo w3c. Por exemplo ópera e chrome já suportam áudio e vídeo, e também webgl(As mesmas tags). Alguns deles estão mais evoluídos que outros, por exemplo o chrome já possui quase toda essa especificação implementada tendo ±423 pontos(num total de 500). Até o final do ano ele vai suportar todo html5. O browser mais completo é o maxthon daquele chinês.
tem sim. A especificação do html 4.1 é cheia delas. Mas em questão ao html5 esses três browser seguem as tags propostas pelo w3c. Por exemplo ópera e chrome já suportam áudio e vídeo, e também webgl(As mesmas tags). Alguns deles estão mais evoluídos que outros, por exemplo o chrome já possui quase toda essa especificação implementada tendo ±423 pontos(num total de 500). Até o final do ano ele vai suportar todo html5. O browser mais completo é o maxthon daquele chinês.[/quote]
Não, não seguem apenas as tags propostas, no html5 eles também possuem suas tags exclusivas. HTML5 não é somente audio e video, velho amigo. E mesmo audio e video ainda há problemas porque cada um tem suporte a codecs diferentes.
tem sim. A especificação do html 4.1 é cheia delas. Mas em questão ao html5 esses três browser seguem as tags propostas pelo w3c. Por exemplo ópera e chrome já suportam áudio e vídeo, e também webgl(As mesmas tags). Alguns deles estão mais evoluídos que outros, por exemplo o chrome já possui quase toda essa especificação implementada tendo ±423 pontos(num total de 500). Até o final do ano ele vai suportar todo html5. O browser mais completo é o maxthon daquele chinês.[/quote]
Não, não seguem apenas as tags propostas, no html5 eles também possuem suas tags exclusivas. HTML5 não é somente audio e video, velho amigo. E mesmo audio e video ainda há problemas porque cada um tem suporte a codecs diferentes.[/quote]
Sim, não é somente áudio e vídeo e browsers possuem tags exclusivas, mas seguem a risca esse draft no “quesito html5”. Se você fizer o teste vai ver que se um browser suporta vídeo(html5) funciona da mesma maneira que o outro que também suporta. A maioria dos browsers usa um framework de multimedia e os formatos suportados dependem do sistema operacional e não deles mesmos, além de ser possível instalar qualquer codec. Do jeito que está(não terminado) já funciona melhor que o flash.
dá uma lida aqui, tem uma lista de formatos:
[quote=juliocbq][quote=marcosalex]
Não, não seguem apenas as tags propostas, no html5 eles também possuem suas tags exclusivas. HTML5 não é somente audio e video, velho amigo. E mesmo audio e video ainda há problemas porque cada um tem suporte a codecs diferentes.[/quote]
Sim, não é somente áudio e vídeo e browsers possuem tags exclusivas, mas seguem a risca esse draft no “quesito html5”. Se você fizer o teste vai ver que se um browser suporta vídeo(html5) funciona da mesma maneira que o outro que também suporta. A maioria dos browsers usa um framework de multimedia e os formatos suportados dependem do sistema operacional e não deles mesmos, além de ser possível instalar qualquer codec. Do jeito que está(não terminado) já funciona melhor que o flash.
http://en.wikipedia.org/wiki/HTML5_video[/quote]
Novamente você publicou um link que não leu o conteúdo. Assim fica difícil, né? Leia o link que você postou e vai ver que ele mostra como fazer um código com um link pra vários vídeos cada um de um formato pro navegador conseguir pegar o codec que ele consegue suportar, sendo que um mesmo navegador pode suportar um codec em um SO e não suportar em outro. Ou seja, cada navegador pega um codec diferente e você tem de fazer uma gambiarra. Mas acho que você já sabia disso e por algum motivo inexplicável se recusa a admitir.
De qualquer forma, esqueça audio e video que HTML5 não é apenas isso (você disse que sabe, mas acho que não). Se consultasse como recomendei o código do jquery veria facilmente que não ‘seguem à risca’ coisa nenhuma. Mas se quiser acreditar assim, tudo bem, não vai ser o primeiro a ignorar fatos.
[quote=marcosalex][quote=juliocbq]
http://en.wikipedia.org/wiki/HTML5_video[/quote]
Novamente você publicou um link que não leu o conteúdo. Assim fica difícil, né? Leia o link que você postou e vai ver que ele mostra como fazer um código com um link pra vários vídeos cada um de um formato pro navegador conseguir pegar o codec que ele consegue suportar, sendo que um mesmo navegador pode suportar um codec em um SO e não suportar em outro. Ou seja, cada navegador pega um codec diferente e você tem de fazer uma gambiarra. Mas acho que você já sabia disso e por algum motivo inexplicável se recusa a admitir.
De qualquer forma, esqueça audio e video que HTML5 não é apenas isso (você disse que sabe, mas acho que não). Se consultasse como recomendei o código do jquery veria facilmente que não ‘seguem à risca’ coisa nenhuma. Mas se quiser acreditar assim, tudo bem, não vai ser o primeiro a ignorar fatos.[/quote]
Acho que você é quem não sabe ler marcos. Se não sabe então eu vou te ajudar:
[quote=wiki]Multiple sources
Using any number of <source> elements, as shown below, the browser will choose automatically which file to download. Alternatively, the JavaScript canPlay() function can be used to achieve the same. The “type” attribute specifies the MIME type and possibly a list of codecs, which helps the browser to determine whether it can decode the file. Even with only one choice, such hints may be necessary to a hypothetical browser for querying its multimedia framework for third party codecs. Due to lack of a common video format, multiple sources is an important feature to avoid the need for browser sniffing, which is error prone: given that any web developer’s knowledge of browsers will inevitably be incomplete, the browser in question knows best.[/quote]
Resumindo o browser vai escolher o melhor codec da lista e o qual ele detectar que está instalado no seu sistema para executar esse vídeo. Funciona da mesma maneira que o windows media player(Ele tenta executar uma lista de codecs e só pára quando for bem sucedido). Isso acontece porque codecs “são filtros” diretamente ligados a uma biblioteca do sistema como directshow no win ou gstreamer no linux.
O texto abaixo explica:
[quote=wiki]…
Browser support
Media formats availability regarding browsers’ usage shares
This table shows which video formats that are likely to be supported by a given user agent. Most of the browsers listed here use a multimedia framework for decoding and display of video, instead of incorporating such software components. It is not generally possible to tell the set of formats supported by a multimedia framework without querying it, because that depends on the operating system and third party codecs.[25]
A tabela você pode ver no site da wiki.
…[/quote]
Isso quer dizer que basta você possuir o gstreamer com uma biblioteca apropriada de codecs instalada em um linux para poder reproduzir qualquer tipo de mídia. Melhor que hardcoded em um plugin malfeito como o flash. A mesma coisa para windows com directshow.
Acho que você não pode me acusar de não ler meus posts quando você mesmo não os lê ok!? Também sei que html5 não é só áudio e vídeo, as empresas de bowsers implementam suas próprias tags. Já postei isso no comentário anterior.
Imagino que no intervalo de um ano o flash já tenha perdido 70% do espaço que possui hoje. Querendo ou não você terá de se adequar ao html 5.
Julio, como se voce não soubesse que o FF e o Opera não suporte o codec H264 por questões de licença e o Safari não tem inteção de suportar ogg nem webM por razões próprias. E se você aponta a solução ‘mágica’ de triplicar, quadruplicar seus vídeos criando um em cada formato e enchendo suas tags pra ir chutando até achar alguém que suporte, acredito na sua inteligência de saber que é uma gambiarra, então se você realmente leu o que postou, só resta a alternativa da teimosia de não dar o braço a torcer que falou besteira.
E também acredito que sabe analisar o jquery pra ver as tags e códigos exclusivos de cada navegador, que não se restringem ao rascunho do html5, que pelo menos voce admitiu que não é um padrão e que html5 não é somente audio e video, embora seus argumentos fiquem restritos a eles por alguma razão :lol: .
Por último, nunca disse que amo o flash nem que sou contra o html5, mas nem por isso vou dizer que algo não presta e que outro é perfeito só porque alguém falou, não sou um cordeirinho e nem me comporto como um.
De qualquer forma, como você já sabe que errou mesmo nunca admitindo, então pra não extender o post, vou me retirar do tópico. Quem se interessar pela discussão, saberá muito bem analisar os fatos já postados e pode pesquisar por conta própria.
Gente, não é por nada não… Respeito muito vcs dois e tenho certeza que são profissionais extremamente competentes, mas se vcs direcionassem toda essa energia para responder as dúvidas do fórum seria muito mais proveitoso.
Vcs estão discutindo a mesma coisa faz uma semana.
Desculpa, mas tinha que falar…