Adobe anuncia descontinuação do Flash Player para Android

triste na minha opinião… isso por que ainda tem muita página em flash por ai, ai simplesmente não vai dar mais para ver essas paginas no smartfone pelo que eu entendi…

eu acho que o html 5 ainda está muito novo para isso, pra mim não é desculpa…

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/1112447-adobe-anuncia-descontinuacao-do-flash-player-para-android.shtml

[quote=maior_abandonado]triste na minha opinião… isso por que ainda tem muita página em flash por ai, ai simplesmente não vai dar mais para ver essas paginas no smartfone pelo que eu entendi…

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/1112447-adobe-anuncia-descontinuacao-do-flash-player-para-android.shtml[/quote]

na verdade ja esta bem maduro. O chrome para android suporta ate mesmo webgl. No meu ultimo teste ganhou 365 pontos no html5. Para o gingerbread existe o opera com 345 pontos.

A queda do flash e a carta de alforria para os usuarios do linux. Eu como um deles ja sofri e sei como e usar um plugin mal desenvolvido pela adobe.

É triste, mas é necessário: o flash tem de morrer.

A Adobe poderia ter evitado isso anos atrás e tornado o Flash opensource. Mas ela colocou a sua viseira de jegue e não entende que a web é feita de padrões abertos. Quem remar contra essa maré, mais cedo ou mais tarde, acabará morrendo.

Hoje, temos o HTML%, mas ele ainda tem problemas: o maldito do h264, formato de vídeo proprietário. Será que vai levar quanto tempo até esse formato ser aberto ou sucumbir ao formato aberto do Google?

[quote=juliocbq][quote=maior_abandonado]triste na minha opinião… isso por que ainda tem muita página em flash por ai, ai simplesmente não vai dar mais para ver essas paginas no smartfone pelo que eu entendi…

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/1112447-adobe-anuncia-descontinuacao-do-flash-player-para-android.shtml[/quote]

na verdade ja esta bem maduro. O chrome para android suporta ate mesmo webgl. No meu ultimo teste ganhou 365 pontos no html5. Para o gingerbread existe o opera com 345 pontos.

A queda do flash e a carta de alforria para os usuarios do linux. Eu como um deles ja sofri e sei como e usar um plugin mal desenvolvido pela adobe. [/quote]

sim, o html5 ja está maduro, mas o problema não é isso, não é a maturidade da tecnologia, neste caso o problema é a quantidade, não a qualidade… pois considero que ainda tem muita página usando flash, que não vai poder mais ser visualizada como foi feita…

o problema não é o flash morrer (a tecnologia é ruim, vamos dar o braço a torcer), o problema é a quantidade de sites que não vai dar para ver direito… espero que a maioria dos sites que usam o troquem logo…

[quote=maior_abandonado][quote=juliocbq][quote=maior_abandonado]triste na minha opinião… isso por que ainda tem muita página em flash por ai, ai simplesmente não vai dar mais para ver essas paginas no smartfone pelo que eu entendi…

A queda do flash e a carta de alforria para os usuarios do linux. Eu como um deles ja sofri e sei como e usar um plugin mal desenvolvido pela adobe. [/quote]

sim, o html5 ja está maduro, mas o problema não é isso, não é a maturidade da tecnologia, neste caso o problema é a quantidade, não a qualidade… pois considero que ainda tem muita página usando flash, que não vai poder mais ser visualizada como foi feita…

o problema não é o flash morrer (a tecnologia é ruim, vamos dar o braço a torcer), o problema é a quantidade de sites que não vai dar para ver direito… espero que a maioria dos sites que usam o troquem logo…[/quote]

Concordo, mas a pressão do mercado vai ser tão grande quando o plugin morrer que os sites que você falou se adequarão rapidamente.
Por exemplo o youtube já detecta se o browser suporta áudio e vídeo html5 e dá prioridade a essa tecnologia. Os sites que devem permanecer usando o plugin serão normalmente páginas sem muito apelo comercial e que são atualizadas em um intervalo de tempo maior.

No final todo mundo terá um ótimo suporte a multimedia(em qualquer sistema), ao contrário de alguns anos atrás quando esse tipo de conteúdo na web estava nas mãos da adobe.

Dá uma olhada no laboratório do google chrome.

Que boa notícia.

Faz parte da evolução das tecnologias, umas vão outraos melhores vem. Mas acho que o grande problema do abandono do Flash, não só pela quantidade de sites e artefatos que existem ainda, é que a maioria desse material foi feito por Designers e não por programadores, isso graças a ide do Flash, que foi inicializada para eles e não para nós, programadores. Concordo que como tecnologia de programação hoje ela é defasada e que html5 o substiuirá na maioria dos casos, como que em qualquer tecnologia, mas os designers estão perdendo uma ferramenta que era muito útil para eles, pelo menos no momento até que o Edge ou outra ide que trabalhe com html5 visualmente fique pronto. Para os programadores sempre exitiram e existirão melhores alternativas.

Steve Jobs já tinha anunciado!

Minha opnião é que o Flash não vai morer pode ter certeza… tem muita, muita gente mesmo que utiliza ele e gosta dele. A adobe vai ter que voltar atras se não voltar a comunidade vai tomar conta uma hora ou outra, assim como aconteceu com o FLEX.

Isso não vai acontecer porque esse plugin é uma maldição. Não é multiplataforma(se é então meia boca, e quando digo isso porque é muito mal feito mesmo). O html5 é padronizado e possui uma fundação aberta a todos. O problema do flash era ser proprietário.

Como você disse “O problema do flash era ser proprietário.” se isso terminar as coisas vão melhorar.

Não gosto do Flash, mas html5 não faz 1/3 do que ele fazia.

Porque a “comunidade” se interessaria em reviver uma plataforma que não roda no Android, e principalmente, iOS?

Faz o que fazia e muito mais. Por exemplo flash até a penúltima versão não utilizava recursos de hardware para vídeo, aúdio.

Agora com html5(se você possuir uma placa de vídeo aceleradora é claro, dá até para portar o skyrim)

Porque a “comunidade” se interessaria em reviver uma plataforma que não roda no Android, e principalmente, iOS?[/quote]

O flash só roda em windows. O plugin para linux é horrível. Já penei com ele. Quando o youtube passou a dar prioridade para html 5 foi uma maravilha.

A adobe está descontinuando o flash por causa do html5. Ela nem abriu o código dele. Se tivessem aberto, todos os sistemas teriam plugins de qualidade ao invés de implementações feitas por engenharia reversa. Agora com html5 totalmente funcional ele não é mais necessário.

[quote=juliocbq]
Faz o que fazia e muito mais. Por exemplo flash até a penúltima versão não utilizava recursos de hardware para vídeo, aúdio.

Agora com html5(se você possuir uma placa de vídeo aceleradora é claro, dá até para portar o skyrim)

Se vc possuir placa, se vc não estiver em um tablet ou smartphone, se vc estiver usando chrome, se vc estiver isso, se vc estiver aquilo…

Essa é o problema do HTML5, nunca se sabe quando ele suporta ou não determinado recurso. Ele é fragmentado.

Diferente do Flash que quando instalado pelo menos funcionava, mal, mas funcionava.

[quote=NickGaspar][quote=juliocbq]

Se vc possuir placa, se vc não estiver em um tablet ou smartphone, se vc estiver usando chrome, se vc estiver isso, se vc estiver aquilo…

Essa é o problema do HTML5, nunca se sabe quando ele suporta ou não determinado recurso. Ele é fragmentado.

Diferente do Flash que quando instalado pelo menos funcionava, mal, mas funcionava.

[/quote]

Fragmentado onde? Ele é um padrão que deve ser seguido. Se um browser não se adequar ele morre. Como é o caso do internetexplorer 7 e 8.

Todos os smartphones e tablets possuem placas aceleradoras. Eu rodo esses exemplos do lab da google no meu telefone usando o opera ou o navegador padrão.

O flash é tão ruim que nem possuía aceleração via hardware. Tudo era feito via software. Tire o exemplo do jogo dofus. Era uma lerdeza para rodar uma coisa simples 2d.
Sobre o flash no linux, não funcionava mal, funcionava terrivelmente. Era preferível nem instalá-lo.

E o Steve Jobs estava errado :smiley:

Na minha opinião o HTML5 está sim bem estruturado para assumir grandes proporções, não sei quanto ao uso Móvel, mas temos que ressaltar que a Google (quem sustenta e atualiza o Android) manda muito bem no HTML5, isso talvez não seria um problema. Mas vale lembrar que ainda temos o Flash a flor da pele.