O desenvolvimento de games em WinRT também deve ser simplificado, para se aproximar ao que foi o XNA (mas não é igual, nem prometem qualquer tipo de compatibilidade).
O XNA era uma ótima alternativa ao Java2D para desenvolvimento de games.
Além de não ter as falhas do Java 2D e usar o C# (linguagem similar ao Java), permitia o desenvolvimento para as plataformas Windows, Windows Phone e para o X-Box. Também tinha suporte a programação 3D, inclusive com acesso a shaders em HLSL. Com a decisão a Microsoft dá as costas a pelo menos 10.000 desenvolvedores.
é tradicional da MS não se importar com os 10000 desenvolvedores, mas sempre com seus particulares interesses.
até porque criar novas plataformas é o seu interesse… isto abre precedentes à venda de novos produtos
Sempre evitei programar com tecnologias MS é por causa disso: vendem a tecnologia como muito superior a tudo que inventaram e depois de uns tempos, descontinuam e lançam outra totalmente incompatível e o desenvolvedor tem de começar tudo de novo. Já vi MS pregando que o futuro era o Activex, o COM/DCOM, o MFC,…fora o .NET que quebrou a compatibilidade entre as versões um monte de vezes.
Isso não é exclusividade da MS, a Sun abandonou as seguintes tecnologias relacionadas a jogos e multimídia:
Java3D
JMF
javax.sound
javax.comm (o suporte a Windows foi silenciosamente retirado).
Muitas delas sem qualquer aviso, como esse que a MS fez.
Outras, ainda são suportadas no portifólio oficial, mas simplesmente não são mais mantidas (e nem se fala mais sobre o assunto) o que, na minha opinião, é até pior.
No final das contas, empresa nenhuma é santa. O importante é o desenvolvedor ser mesmo flexível e adaptável. Nunca se sabe quando seu tapete será puxado.
Seja por intenção, por falência ou pelo surgimento e crescimento rápido de algo novo.
[quote=marcosalex]Sempre evitei programar com tecnologias MS é por causa disso: vendem a tecnologia como muito superior a tudo que inventaram e depois de uns tempos, descontinuam e lançam outra totalmente incompatível e o desenvolvedor tem de começar tudo de novo. Já vi MS pregando que o futuro era o Activex, o COM/DCOM, o MFC,…fora o .NET que quebrou a compatibilidade entre as versões um monte de vezes.
[/quote]
ActiveX, COM e DCOM ainda são tecnologias ativas. O DirectX mesmo, até a versão 11, ainda usa COM+.
O MFC foi realmente uma bola fora.
E faz muito tempo que o .Net não quebra compatibilidade.
Mas não acredito na MS. Já tive problemas com inúmeras versões de VB, de Visual Studio e agora com o XNA.
Puxa vida. Não dominava a coisa mas me divertia de vez em quando com o XNA e sonhava em publicar um jogo um dia na live.
Interessante que no artigo da Gamasutra diz também que o próprio futuro do ActiveX está na balança agora.
Então algumas perguntas me vêm à cabeça:
O XNA era a nossa porta de entrada pra desenvolvimento voltado para um console que era viável do ponto de vista financeiro. Será que isto acabou? Será que vamos ter alguma alternativa em breve?
Se o ActiveX está na balança, é sinal de que uma nova arquitetura Microsoft está a caminho. Um Xbox “720” ou coisa similar está a caminho, claro. Será que o lançamento é portanto iminente?
Aliás, aproveitando, para outros consoles, há alguma alternativa para desenvolvedores como nós, reles mortais, similar ao XNA que nos permita programar pro console diretamente?
Lembro como hoje quando comecei a programar em XNA lá em 2007… fazendo jogos 2d de ping pong,
cartas, só pela diversão de aprender algo que dava show no java2d…
Uma pena uma tecnologia bacana dessa acabar assim, mesmo não tendo acompanhado seus passos nos últimos anos…
Ainda bem que investi apenas uns 7 meses nessa tecnologia.
*Sonhando… Será que agora o java finalmetne vai se desenvolver o suficiente pra se tornar tão amigávle a criação de jogos como o xna era?
*Acordando
Mas pera ae: 1 de abril? Já to até vendo pessoal desavisado tentando baixar a biblioteca nesse dia e pensando: “Ah, é pegadinha de primeiro de abril, amanhã tá de volta já”. Coitados.
Um novo ciclo vai se iniciar. Os jogos exclusivos da plataforma da Sony sao melhores do que os exclusivos da MS, pra mim isso que importa, os jogos, detalhezinho ou outro nao importa, a geracao vai ser a mesma.
Fui fazer uma prova para fazer curso pela Microsoft, eles apresentaram a ferramenta XNA, realmente muito poderosa, é uma pena acabarem assim, agora é esperar pra ver as novas.
Acho que está muito,muito perto.Parece que a Sony vai revelar alguns detalhes do PS4 dia 20, duvido que a M$ fique muito atrás.
[/quote]
Eu li que a Sony iria esperar o lançamento das especifcações do novo XBox (aka “Durango”), pra lançar as especificações do novo console Playstation (aka “Orbis”, já que no Japão costumam evitar o número 4).
Isso justamente pra dizerem que tem um console melhor, e claro, a um preço maior.
Agora quanto ao XNA, eu tenho um livro em casa que nem cheguei a ler ainda, agora talvez nem leia mais.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Menos mal nunca fui Em nenhuma das paletras propostas em época de faculdade sobre XNA!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
[quote]
Eu li que a Sony iria esperar o lançamento das especifcações do novo XBox (aka “Durango”), pra lançar as especificações do novo console Playstation (aka “Orbis”, já que no Japão costumam evitar o número 4). [/quote]
Não vai rolar isso…os desenvolvedores já estão no terceiro dev-kit, qualquer mudança de especificação a essa altura, é pura especulação.Mas estou curioso para saber as especificações finais e se rolará 4K(o que eu duvido).
[quote=elissonandrade]*Sonhando… Será que agora o java finalmetne vai se desenvolver o suficiente pra se tornar tão amigávle a criação de jogos como o xna era?
*Acordando
Mas pera ae: 1 de abril? Já to até vendo pessoal desavisado tentando baixar a biblioteca nesse dia e pensando: “Ah, é pegadinha de primeiro de abril, amanhã tá de volta já”. Coitados.[/quote]
Quando o vini citou java se referia a plataforma android e não a mesma da linguagem.