O problema é que boa parte deles não se desenvolve tanto quanto os de empresas privadas. Pelo menos, não nos open source que não tem uma ou mais empresas privada por trás.
O problema é que boa parte deles não se desenvolve tanto quanto os de empresas privadas. Pelo menos, não nos open source que não tem uma ou mais empresas privada por trás.[/quote]
É isso justamente. Precisa procurar por projetos sólidos. Esses projetos são sustentados por dezenas de empresas, o que dificulta a descontinuidade do mesmo.
O caso do blender é um exemplo.
O problema é que boa parte deles não se desenvolve tanto quanto os de empresas privadas. Pelo menos, não nos open source que não tem uma ou mais empresas privada por trás.[/quote]
É isso justamente. Precisa procurar por projetos sólidos. Esses projetos são sustentados por dezenas de empresas, o que dificulta a descontinuidade do mesmo.
O caso do blender é um exemplo.[/quote]
Sim, e o QT outro.
Devido a um resultado financeiro desastroso(até vendendo prédios para fazer caixa), acho que a própria apresentação do PS4 seria um baita marketing.
Para alguns sites:
http://www.xbitlabs.com/news/multimedia/display/20130131224836_Sony_to_Unleash_PlayStation_4_on_February_20.html
Parece ser iminente o anúncio.
Então não haverá contrapartida de tecnologia da MS para o desenvolvimento mais simples de jogos para Window, Phone e Xbox?? Só usando mesmo o Windows RT - wtf?
Bom, mas enfim, era uma boa API.
Pelo que entendi eles estão avisando com mais de um ano de antecedência, me parece um bom prazo.
[color=#FA8072] :shock: Realmente era uma ótima alternativa
por motivos que o ViniGodoy já citou , fico muito deprê com esse fim ,
dediquei muito tempo estudando e desenvolvendo .
Sou newbie ainda , e o conselho do Marcos Alex tornou-se vital [/color]
[quote=Grinvon]Então não haverá contrapartida de tecnologia da MS para o desenvolvimento mais simples de jogos para Window, Phone e Xbox?? Só usando mesmo o Windows RT - wtf?
Bom, mas enfim, era uma boa API.[/quote]
A Windows RT é beeem mais simples do que a API do Windows antigo. Também é bem mais simples do que fazer em DirectX direto.
A ideia é também continuar evoluindo tecnologias como o DirectX TK, que postei no início.
maldita microsoft. Porque não retiram a merda do IE a pior merda que já fizeram? Agora uma das raras coisas que prestam que a M$ fez ela quer jogar no lixo… Justamente agora que a pouco tempo lançaram o kinect sdk que junto com o XNA seria extremamente poderoso para criar jogos e aplicativos utilizando kinect. Agora vai entender que merda passa na cabeça da M$? O que eles realmente devem descontinuar é a desgraça do IE.
Cara, evite linguagem vulgar no fórum:
http://www.guj.com.br/java/293258-interface-grafica
A MS não fez nada que outras empresas já não fizeram. Toda tecnologia chega a um fim um dia, e dessa vez foi a vez do XNA.
E pior, eles já sinalizam isso há mais de um ano, e deram o aviso com um ano de antecedência.
Particularmente, eu acho essa uma postura com muito mais ética do que fazia a Sun, quando queria abandonar uma tecnologia:
simplesmente abandonavam sem falar nada, ou suprimiam de seu site sem aviso prévio.
Caindo de gaiata numa thread que já foi “finalizada”:
a informação não partiu oficialmente da Microsoft… foi um MVP que feriu o NDA e contou antes do tempo.
Chances (0.1%) de não ser real
Mas, enfim, a linha é continuar o DirectX, que não vai morrer tão cedo mesmo
Mais um artigo do GamaSutra sobre o assunto:
Mas o fim do XNA ao meu ver não é obrigação parar de usar! ou é?
Ou somente não haverá mais atualizações!? Pois creio que quem gosta ou trabalha com isso ainda tem campo independente da Microsoft finalizar ele ou não no ano que vem! Exemplo Visual Basic 6 que ate hoje tem sistemas rodando e sendo implementados.
nunca mexi com XNA mas so ouvi coisas boas a seu respeito.
[quote=sciuba]Mas o fim do XNA ao meu ver não é obrigação parar de usar! ou é?
Ou somente não haverá mais atualizações!? Pois creio que quem gosta ou trabalha com isso ainda tem campo independente da Microsoft finalizar ele ou não no ano que vem! Exemplo Visual Basic 6 que ate hoje tem sistemas rodando e sendo implementados.
nunca mexi com XNA mas so ouvi coisas boas a seu respeito.[/quote]
Completa razão!
As pessoas estão sensacionalizando isso… tipo, não vai haver mais atualizações vindas da Microsoft, mas existe o mono e o xna pode continuar existindo por lá. E não é porque uma tecnologia não recebe mais atualizações que ela vai parar de ser usada… e vai parar em 2014
Eu, particularmente, acho uma das bibliotecas mais didáticas para se aprender jogos. Como falei no primeiro post, não é de tão alto nível quanto a Unity e não é de baixo nível como a SDL + C++. Usa uma linguagem confortável, que é o C# (similar ao Java) e tem suporte a hardware moderno, shaders e 3D.
Sim, é incrível. EU até cheguei a escrever sobre no meu primeiro blog de programação, é uma lib incrível para quem quer aprender o básico de jogos. E ainda vai continuar existindo, só não atualizada. Muita gente ainda vai poder aprender sobre dev de games por meio dela.
Vou aprender o XNA so pra matar a curiosidade va que eu gosto
É uma pena… mas previsivel levando em consideração o que vinha acontecendo.
Uma coisa é certa, com essa a Unity ganha uma força gigante.
Como o pessoal apontou, XNA e Unity são bem diferentes, mas parece que a opção ‘default’ da pergunta “Como programar jogos usando C#?” vai acabar pendendo mais para Unity ou invés do Monogame (que é uma ótima lib) ou algum outro wrapper do DX 11.
Minha curiosidade agora fica para a próxima geração do X-Box e a X-Box Live Indie Games.
Será que a Microsoft vai matar essa canal? Se não, como será?
De qualquer forma, engrosso o coro de que, para fins de aprendizado, o XNA é uma ferramenta fantastica. E ainda vale lembrar que o suporte para a XBLIG está de pé, e uma das coisas mais legais para quem tem o 360 é fazer seu joguinho e rodar nele.
Quanto mais vejo notícias da MS, mas fico feliz de não trabalhar com suas tecnologias diretamente. Descontinuidade é uma constante desde os tempos do VB, os desenvolvedores MS precisam sempre estar correndo atrás de reaprender fazer o que sempre fizeram no lugar de evoluir pra novidades.
Não é a toa que hoje em dia a empresa enfrenta uma concorrência muito mais forte com Google, Apple, Oracle e cia.
Estava planejando começar a olhar XNA lá pro meio do ano. Agora nem vou mais. Uma pena mesmo.