Se vc tiver o driver ODBC instalado, é só configurar o mesmo e acessar usando uma ponte JDBC-ODBC, apesar de não ser recomendado… Dê uma olhada na documentação do Java que lá explica como usar a ponte.
[quote] Gostaria de saber se tem um maneira free de acessar o DataFlex via Java (JDBC, ODBC) ou até mesmo em Delphi ou Visual Studio. [/quote]O Dataflex é proprietário, e não existe uma maneira fácil para isso a não ser com algumas ferramentas especializadas. O ideal é vc. de posse com uma delas efetuar a migração dos dados em formato .txt delimitado por “,” e importalo com a mesma estrutura p/ o seu banco preferido (= o DB2-express seria uma boa).Informo que é necessário conhecer de Dataflex pois tem um carinha chamado DFFile que é o centro de tudo ok…
Ps. qualquer coisa mande uma mensagem privada postando histórico do projeto, para vermos onde podemos ajudar…
sds
Na verdade estamos importando algumas coisas para o nosso Banco (Oracle). Não estamos convertendo sistemas, apenas aproveitando informações do sistema antigo para o nosso sistema.
Só preciso mesmo acessar estes arquivos do DataFlex para facilitar o processo de implantação.
Achei um programinha chamado Flexql. Parece que ele consegue ler as tabelas do DataFlex. Qualquer novidade eu posto aqui.
[quote=davidbuzatto]Se vc tiver o driver ODBC instalado, é só configurar o mesmo e acessar usando uma ponte JDBC-ODBC, apesar de não ser recomendado… Dê uma olhada na documentação do Java que lá explica como usar a ponte.
Até mais![/quote]
O problema é justamente este. Como acessar o DataFlex por ODBC (observe que ainda não cheguei no Java)?
[quote] Achei um programinha chamado Flexql. Parece que ele consegue ler as tabelas do DataFlex. Qualquer novidade eu posto aqui.[/quote][quote] Esse programinha exporta para o formato DBase. Com DBF estou em casa, hehehehe.[/quote].DBF 3 Plus do Clipper, muito cuidado… exporta txt “;”, ou manda ler a estrutura pelo MS-Excel.
[quote=WilliamSilva][quote] Achei um programinha chamado Flexql. Parece que ele consegue ler as tabelas do DataFlex. Qualquer novidade eu posto aqui.[/quote][quote] Esse programinha exporta para o formato DBase. Com DBF estou em casa, hehehehe.[/quote].DBF 3 Plus do Clipper, muito cuidado… exporta txt “;”, ou manda ler a estrutura pelo MS-Excel.
[/quote]
É, percebi. Mandei exportar no formato Paradox 3. Me resolveu o problema.
[quote]É, percebi. Mandei exportar no formato Paradox 3. Me resolveu o problema.[/quote]Mais não coloca em rede não…tem uma carinha (bla… bla …bla.net)que vai te dar uma dor de cabeça terrivel.Mais é isso ai…tá me fazendo voltar no tempo né…
Hehehehe. Lembro quando estava começando no Delphi em 97 e fazia uns programinhas em Paradox. Vivia corrompendo os arquivos. Mas a gente já tinha o costume de reindexar arquivos dos programas em Clipper, hehehe. Sessão nostalgia pura.
Sorte que era apenas uma troca de sistema. Dessa base dataflex só aproveitamos clientes, fornecedores, produtos, custos, preços de venda e estoque. Paradox foi só uma ponte mesmo entre os dados do sistema anterior e o nosso, que é em Oracle. Já está tudo 100%.
Eu não consegui acessar o DataFlex por Java (achei somente uma ferramenta paga), Delphi e C#.
[quote] Eu não consegui acessar o DataFlex por Java (achei somente uma ferramenta paga),[/quote]Somente via ODBC + e um driver mais fica muito lento…tem uma ferramenta (ponte) em que o Oracle lê uma base Dataflex(2.3), nem sei se existe ainda.Como o tempo passa e o Dataflex já viajei muito convertendo sistemas Dataflex p/ Delphi, mais isso é passado e o trem já passou . :roll:
Esse programinha exporta para o formato DBase. Com DBF estou em casa, hehehehe.[/quote]
Meu amigo, eu estou precisando deste programa, aonde o encontro?
Estou fazendo a conversão de um cliente cuja base está em dataflex 3.2D. Ocorre que o Dataflex 6.2 não consegue exportar os arquivos em formato TXT com os valores decimais necessários.
O cliente está pocesso de raiva comigo, então se puder me ajudar, onde eu consigo este programa? Ou você pode me fornecer o seu?
Esse programinha exporta para o formato DBase. Com DBF estou em casa, hehehehe.[/quote]
Meu amigo, eu estou precisando deste programa, aonde o encontro?
Estou fazendo a conversão de um cliente cuja base está em dataflex 3.2D. Ocorre que o Dataflex 6.2 não consegue exportar os arquivos em formato TXT com os valores decimais necessários.
O cliente está pocesso de raiva comigo, então se puder me ajudar, onde eu consigo este programa? Ou você pode me fornecer o seu?
Abraço[/quote]
Eu o achei na net. Mas se quiser, me mande uma mensagem privada com seu e-mail que eu o envio.
É um programa que roda no DOS ainda.
Um cliente me passou um CD com ‘parte’ de um sistema, precisando recuperar os dados do BD. Pesquisei e descobri que foi desenvolvido em DataFlex 3.0.
Procurei o programa na versão antiga, pra instalar e tentar acessar os dados;
Pesquisei por alguma alternativa, e encontrei indicações de alguns programas bem caros…
Alguém pode sugerir um programa para fazer o trabalho de acessar os dados do DataFlex?