Bem, por experiência própria (sou ex-fucionário da Accenture) de trabalhar na fábrica deles:
Salário => Abaixo do mercado pelo o que eles exigem do funcionário. Participei de um projeto onde os desenvolvedores trabalhavam 12 horas por dia, pois estava no cronograma. Eles costumam pagar horas extras;
Trabalhar demais => Isso é verdade, o funcionário tem uma vida antes e após Accenture. Ela vai te afastando pouco a pouco de tudo e de todos. Sei de um caso (não é lenda) que o casamento da pessoa acabou porque ela trabalhava demais. Tem gente que gosta, fala com prazer que às 8 da manhã trabalhou até 3 da madrugada;
Ambiente => Em alguns projetos foi bom, mas na sua grande maioria o pessoal se acha a elite, os "bamabambans" do mercado, o que deixa o ambiente um pouco carregado;
Projetos => Dos que participei, todos tiveram problemas no levantamento das especificações; o que geralmente ocorre é que as especificções atrasam, mas o prazo de entrega não muda… isso justifica em parte o excesso de trabalho…;
Alphaville => Essa era a pior parte para mim… A fábrica fica em Alphaville, num lugar muito isolado, sem nenhum tipo de comércio ao redor. Para quem conhece, fica depois do Bradesco que tem em Aphaville.
Pontos positivos => Tem um plano de carreira bem estruturado, não atrasam salários (o mínimo né…), tem os benefícios, para estagiários é muito bom como já foi dito e o curriculum valoriza um pouco com uma empresa multinacional nele.
Bem, essas foram as experiências que tive trabalhando na fábrica. A Accenture ainda atua como consultoria no cliente mesmo, que parece ser um pouco melhor…
Eu trabalhei la por quase 3 anos, passei por 6 projetos, e desses 2 foram legais e os outros 4 eu nao gostei. Minha “media” era considerada superior a dos outros.
Quanto ao deficit de profissonais de TI, bom, a Accenture nao exige muito conhecimento de TI na hora de contratar. Eu mesma na epoca era apenas uma estudante de administracao de empresas. E quando eu fui fazer o treinamento nos EUA (ainda na epoca que tinha isso), vi que a coisa nao era muito diferente nos outros paises, tinha ate gente de letras que nunca tinha programado na vida sendo contratado para programar. Depois, quando mudei de area la dentro, fui fazer um treinamento de Java na GlobalCode junto com o pessoal que estava fazendo o processo seletivo, que funcionava da seguinte forma: as pessoas faziam o curso la e ai tinha uma prova com o conteudo do curso e quem passasse era contratado. A pessoa estando disposta, nao importa o background, eles dao o treinamento necessario para o trabalho.
E quanto ao excesso de trabalho, realmente tem projetos em que o cronograma inclui trabalhar 12+ horas, as vezes com hora extra e as vezes nao, tambem ja tive colegas cujo casamento acabou por causa do trabalho (o projeto era no Rio e teve epocas que nem no fim de semana dava para voltar), etc. Quando voce esta em um cliente onde tem pessoas de outras consultorias trabalhando voce percebe nitidamente que a accenture exige bem mais trabalho que as outras. Eu sai de la porque ainda queria fazer outras coisas na vida (como aprender mais matematica e computacao) e vi que nunca ia ter tempo de fazer isso continuando la.
ja que vcs sao ex, qual a media de salario da Accenture? existe plano de carreira la, ou nao, vc entra com tao função e nao tem possibilidade nenhuma de ser promovido? ela valoriza esse ponto? pois ta me parecendo mais uma escravidao que uma fabrica de software!!
Há 3 anos atrás eu ganhava aproximadamente R$2100 como analista (eu comecei na área de consultoria mas depois mudei para a fábrica porque não queria mais trabalhar no Rio). Na época consultor ganhava mais ou menos R$3500 e gerente que tinha acabado de ser promovido ganhava R$6000. Isso salários da área de consultoria. Na fábrica eu não sei.
Quanto a promoção não tem muito problema, se você tiver uma boa avaliação do seu supervisor nos projetos você costuma ser promovido a cada 2 ou 3 anos mais ou menos.
A maioria do pessoal que eu conheci em programação, passou por lá ou pela Petrobrás.É incrível, mas ninguém falou bem da Accenture… e todos citaram esse problema de 12horas e até fins de semana…
Bem plano de carreira existe, mas é meio relativo… Explico:
A cada fim de ano fiscal (setembro) rolam as promoções (na fábrica onde trabalhei, consultoria não sei como é). As promoções acontecem quando você “performa”, ou seja, cumpre alguns requisitos estipulados pelo seu líder. Quem faz a avaliação é uma pessoa que é chamada de mentor. Mentor é um funcionário mais antigo, com cargo de analista para cima a quem o mentorado pode recorrer para tirar dúvidas sobre a empresa, reclamar do projeto, desabafar, enfim, alguém para te orientar. Até aí tudo bem… Quando você passa mais de três meses em um projeto é feita uma avaliação pelo líder do mesmo, onde contam comprometimento, capacidade de solução de problemas, etc… Aí que mora o perigo. Vi líderes na Accenture que são verdadeiros terroristas, com frases do tipo: “Se você não vir no sábado isso vai contar na sua avaliação”; supondo que você tenha um compromisso marcado há semanas, esquece, se você não for no sábado, o líder coloca na sua avaliação que você não é comprometido, e quando o mentor pega essas avaliações, e conversa com o líder, ele faz a tua caveira… Mais uma vez a justificativa para muito trabalho.
Os salários são abaixo do mercado sim, tanto que a rotatividade é muito grande. Em 10 meses de Accenture (não aguentei mais do que isso) vi de 20 a 30 funcionarios da fábrica se desligando, saindo para ganhar mais em condições mais favoráveis…
Recusei uma vaga lá há um tempo atrás por causa deste fator. O desgaste físico que eu teria para ir trabalhar não compensaria o salário.[/quote]
Achei que você já estava acostumado com pegar n meios de transporte para ir trabalhar, Will!
De quaquer forma, eu fui funcionária da fábrca por 1 ano e só fiquei três meses em Alphaville. Os outros projetos ou foram no escritório de São Paulo ou no cliente. Não sei como estão as coisas agora… Mas quando eu estava em Alphaville era um desses projetos de mais de 12 horas por dia e fins de semana, e para mim pagavam hora extra (para os programadores não), então com o dinheiro da hora extra deu para ficar em um flat em Alphaville mesmo e não foi tão desgastante. O problema foi antes de eu resolver ficar no flat, porque eu precisava da van para ir e voltar de lá e no horário que eu saia era bem depois do horário da van, e aí se não fosse por carona não tinha como eu voltar para casa.
Realmente o escritório da Accenture em Alphaville fica no meio do nada com coisa alguma, ou melhor, parece uma selva. Quando você sai de lah depois que escureceu, tem que ir bem devagarinho pra não atropelar nenhuma capivara…hehe…é sério…elas ficam andando no meio da rua lah…e podem tem certeza…bater numa capivara vai te dar um preju grande. Uma vez eu tava saindo de lá e teve uma que não quis sair da frente…eu tive que ficar buzinando um tempão pra ela sair…hehe
Mas o mais bizarro foi o dia que uma tiazinha tava limpando o escritório e de repente surge uma cobra…hahaha…foi muito comédia…
Alphaville jah é meio fora de mão para a maioria das pessoas, e a Accenture ainda conseguiu se esconder ainda mais. Mas parece que lá as empresas de informática tem algum tipo de desconto nos impostos, várias empresas de informática se mudaram pra lá…no condominio da Accenture mesmo tem a TDS e a Stefanini, no centro de Alphaville tem a CPM e a Altran…entre outras.
Ninguem tem que fazer nda, vc trabalha se quiser.
Eu trabalho no máximo 40 horas por semana e olhe lá…mais que isso acho exploração…e como já acabou a escravidão
Eu recuso trampo em AlphaVille e recuso também Berrini, Vila Olimpia, Morumbi e todos esses lugares distantes…aff
Gente, me ajudem por favor!!!
Não trabalho com Java, mas esse foi o unico site que achei q possui comentários sobre a Accenture. Se vcs puderem me dar um auxilio, agradeço muito!!!
E o seguinte, recebi uma proposta para trabalhar com SAP, sou consultor junior, e coloquei na pretensão: 3000,00. Só que os caras estao me oferecendo apenas 2000,00 pela vaga!!! Achei um pouco exploração, já que so ouvi falar bem da accenture!!! Lendo o forum de vcs, parece q a empresa paga mal mesmo ne? O que vcs acham??? O salario oferecido esta compativel?? Ou nao???
[quote=adsouzarj]Gente, me ajudem por favor!!!
Não trabalho com Java, mas esse foi o unico site que achei q possui comentários sobre a Accenture. Se vcs puderem me dar um auxilio, agradeço muito!!!
E o seguinte, recebi uma proposta para trabalhar com SAP, sou consultor junior, e coloquei na pretensão: 3000,00. Só que os caras estao me oferecendo apenas 2000,00 pela vaga!!! Achei um pouco exploração, já que so ouvi falar bem da accenture!!! Lendo o forum de vcs, parece q a empresa paga mal mesmo ne? O que vcs acham??? O salario oferecido esta compativel?? Ou nao???
Obrigada pela ajuda!!!
Abraços![/quote]
A Accenture tem o maior Turnover do mercado… eu nem me arrisco
Não tem 10 dias que me ligaram de lá, querendo pagar um valor completamente irrisório e ainda o cara me disse, mas é pra trabalhar “aqui”, eu respondi, esse é o maior fator que me faz não querer essa vaga.
Entao pelo que li, e furada ne…a accenture so tem nome mesmo ne…poxa, eles ja ganham tanto dinheiro, deveriam pagar bem os funcionarios…acho q nao vou aceitar a proposta nao…nao to satisfeita…
Obrigada pelas dicas!!!
Acredito q isso seja ponto de vista para diversas pessoas.
Eu ja vi casos que pessoas entraram la pra ganhar mais por ter mais experiencia. Mas claro estamos falando de salario e nao estamos colocando os beneficios que ela da para os funcionarios e que por acaso ela esta entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no BR.
Se for pelo salario talvez a acc nao seja tao atrativa para os olhos das pessoas, mas cada um tem seu ponto de vista. hehe
[quote=renomoto]Acredito q isso seja ponto de vista para diversas pessoas.
Eu ja vi casos que pessoas entraram la pra ganhar mais por ter mais experiencia. Mas claro estamos falando de salario e nao estamos colocando os beneficios que ela da para os funcionarios e que por acaso ela esta entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no BR.
Se for pelo salario talvez a acc nao seja tao atrativa para os olhos das pessoas, mas cada um tem seu ponto de vista. hehe
Abs![/quote]
Fato número 1: a Accenture paga mal, uma pessoal pode até entrar ganhando mais por ter mais experiência, mas poderia ganhar de 50 a 100% mais se entrasse em outro lugar.
Fato número 2: Eu só passei a saber o quanto a Accenture é ruim quando eu troquei de emprego e percebi que meus novos colegas conversam sobre os filmes que viram, a sua família, os passeios que tiveram, ou seja, conversam sobre uma vida que as pessoas da Accenture não conseguem ter. Também percebi o quanto a sobrecarga de trabalho é prejudicional pra minha própria carreira, pois passei a ter tempo de fazer um curso ou de ler um livro técnico, que melhoraram a rotina do meu trabalho.
Fato número 3: a Accenture, quando eu trabalhava lá, fazia propaganda ostensiva entre seus funcionários para que estes falassem bem dela pra Revista Exame. Acredito que se não fosse isso, estaria com certeza na última posição.