[quote=fmeyer]Eh realmente uma pena ver a RedHat afastanto a comunidade desse tipo, cobrando por um evento que falara exclusivamente de seus produtos.
[/quote]
Meyer, sua observação está um tanto quanto equivocada, por vários motivos:
1 - Como já foi dito aqui mesmo neste tópico de uma forma muito inteligente: Realizar um evento custa bastante, e justamente pelo fato do foco do evento ser “Comunidade”, nós não temos o mesmo budget que por exemplo no Red Hat Road Show, que aí sim eu concordo que serve para apresentar os produtos que a Red Hat comercializa o suporte, e por este motivo, não economiza, além de realizar o evento e várias capitais, não cobra nada, e ainda fornece em alguns lugares um super almoço para os participantes. Mas nós sentiamos a tempos falta de um evento com o DNA de comunidade, e por isso, lutamos por mais de 1 ano, para convencer as pessoas a nos ajudarem e apoairem este iniciativa de evento.
2 - O Branding do Evento é todo de comunidade, o site foi feito pelo James Cobb, mesmo cara do JBoss.ORG, em nenhum momento a Flávia Rainone por exemplo, vai falar de JBoss EAP, e sim do JBoss Application Server 6.0, o próprio Pete Muir, vai falar de Weld/CDI, desculpe, não vendemos ainda suporte destas tecnologias. Veja as cores do site www.jbossinbossa.com.br, nao tem nada relacionado com vermelho, ou mesmo a logo Enterprise de JBoss, apenas como patrocinadores, afinal de contas, eles deram uma boa quantia que permitiu todo o startup do evento, então nada mais justo, mas identidade visual, cores, nada lembra o JBoss.COM.
3 - O produto é 100% comunidade sim, e por isso cobramos um valor, que não visa lucro, e sim pagamento de despesas que são geradas ao organizar um evento destes, eu acredito que não seja crime nós cobrarmos, ao passo que Sun Tech Days, Oracle OpenWorld, que cobram simplesmente para falar sim de produtos, e nós queremos falar de TECNOLOGIA.
Eu poderia listar mais uma vasta lista de razões através das quais você que por sinal é um ex-funcionário da Red Hat, veria que não estamos querendo fazer Jabá de produto, ou mesmo faturar com o evento, e sim suprir até mesmo a falta de eventos de tecnologia que assola nosso país.
Concluindo, até a prórpria Caelum e GlobalCode fazem seus eventos, onde ela apresenta seus talentosissímos profissionais, e elas cobram para isso, e lhe digo com toda a certeza, a dor de cabeça e stress de organizar um evento é muito maior que eu mesmo imaginava, e juro que essa dor de cabeça não inserido nos custos, afinal este tipo de evento é uma forma de fomentar tecnologia, reunir pessoas e tornar cada vez mais forte a comunidade em torno de tecnologias opensource e Java.
Você me conhece pessoalmente, e sabe que pode me chamar a qualquer hora no IM para qualquer outro esclarecimento, e por isto mesmo, lhe pesso como colega que apoie esta iniciativa…
Obrigado desde já