A Evolução da Linguagem Java - Revista MundoJava - Edição 37

Revista “de Informática” temos aos montes! Não acredito que essas seriam afetadas com uma possível fusão entre as citadas; já revistas de Java, com bons colunistas/artigos, eu só conheço as duas em questão…

Com relação à Concorrência, entendi sua colocação e até concordo contigo. Só pensei na fusão sob a ótica de juntar os melhores colunistas num lugar só. Mais ou menos como fez o jornal Valor Econômico que, para quem não sabe, é composto dos principais jornalistas econômicos do país, de diversos jornais/revistas.

Desculpe, mas não concordo… Entendo que ambas têm artigos nos três níveis (básico, intermediário e avançado).

[quote=luistiagos]Poxa se os editores da revista amam tanto SOA pq ele não criam uma nova revista: “Mundo SOA”… pois é incrivel como em todas as edições tem algo sobre SOA…
[/quote]
Existe uma revista que tem foco no assunto SOA, chama-se Portal BPM (http://www.portalbpm.com.br/). Tenho uma edição dela, não sei se ainda publicam.
Abraços.

O único motivo de EU assinar revista como Mundo Java é para ler sobre novidades interessantes garimpadas por profissionais que sabem exatamente onde essa novidades podem ser usadas. Não tenho tempo de ficar Googlando e testando soluções diversas para ver qual é melhor para qual situação. A revista tem feito isso por mim muito bem. Resume as melhores opções, apresenta de forma que caiba nas matérias e que de para absorver o básico e decidir se é uma solução a usar ou não. Também acho importante ter um espaço reservado para detalhar algo que as vezes usamos o básico e poderia ser melhor explorado, Professor J tem feito isso bem. E claro, coisas complexas devem ter exemplos práticos divididos entre edições, como a revista tem feito. Mas essa ultima acho que exageraram no SOA e acabou faltando espaço para coisas mais interessantes e práticas. Nós desenvolveres, que creio ser o principal publico da revista, precisamos de praticidade, velocidade, qualidade e foco. É isso que nos cobram todos os dias. É isso que precisamos na revista. Se for ensinar o básico do básico não nos atende e ficar filosofando sobre coisas que quase não se usa também não adianta nada. Fica ai meus parabéns e minhas criticas.

hvivox, se você não entendeu a matéria, faça uma busca na web, leia livros sobre o assunto, faça cursos, participe de eventos e aproveite os intervalos pra conversar com a galera.

Você tá parecendo o povo que está há anos esperando por um Head First EJB3 pra estudar a tecnologia.

Corre atrás, rapaz.

Eu gosto da revista. Só acho exagero assinar pois, nem sempre tem boas matérias para mim. Como é algo muito pessoal, cada um tem uma visão da revista. Agradar a todos sempre é muito complicado. Por isso, acho válido criticarem, afinal, expor a ideia é a melhor forma de entender o que se passa consigo e até ajudar a revista a dar uma atenção a uma determinada turma de leitores, isso se houver muitos com o mesmo problema. O pessoal muitas vezes exagera com o que uns falam e parece que esta sendo ofendido pessoalmente. Lembrem-se sempre que só amigos criticam.

Olá pessoal!

Estou gostando muito da discussão e podem ter certeza que tudo que foi falado será levado em consideração para as futuras edições (humm… talvez não a parte da fusão…).

A revista MundoJava possui grandes concorrentes fora das bancas que são os excelentes livros que existem por aí e a imensidão de conteúdo que existe na internet. Nosso grande desafio é tentar estar levando aos leitores um conteúdo exclusivo e diferenciado e talvez por esse motivo alguns artigos sejam avançados (ok, alguns meus são avançados mesmo sem isso…). Buscamos sempre ter algum diferencial nos artigos, mesmo que sejam assuntos voltados para temas mais fundamentais, como uma explicação mais profunda dos conceitos, um exemplo mais elaborado e etc… Peço desculpas aos leitores que manifestaram a respeito da dificuldade dos artigos, mas me defendo dizendo que é MUITO difícil escrever um artigo sobre um tema mais básico que tenha algum diferencial em relação ao capítulo de um livro ou a um artigo encontrado rapidamente em uma pesquisa na internet.

Em relação a SOA, acredito que a revista tem na coluna SOA na Prática trazido um conteúdo bem legal que apresentam exemplos completos e cases bem interessantes em que o leitor pode colocar a mão na massa e ver a coisa acontecer (coisa rara em conteúdo sobre SOA). A coluna sobre SOA não tem nada a ver com a IBM e quem realmente ler os artigos verá que eles usam o JBoss ESB para os exemplos. Alguns não possuem muito interesse na parte de SOA, porém venho recebendo vários elogios dessa coluna de outras pessoas… Como alguém falou, temos que tentar agradar gregos e troianos…

Continuem comentando!!!

Algo que a revista poderia entrar é no assunto dessa IDE Eclipse do Workshop for WebLogic 10gR3, e também aproveitar e explorar o Mundo SOA na ótica da Oracle, através do Oracle Service Bus, tem muita tecnologia java correndo nesse cenário de forma a abraçar uma convergência de serviços não suportado por outros concorrentes.

Algo que esta agora lendo no livro Definitive Guide to SOA
Trecho do Livro.
[size=14]XML with WSDL[/size]

[size=12]
Although SOAP is very popular, it?s not the only way to send a message. You can also use a pure XML file, and you can enforce the structure of the XML message by mapping it to a WSDL file.The key here is to create a WSDL file that doesn´t rely on the SOAP protocol. Instead, it will use the HTTP POST/GET protocols. The example in this section will use the HTTP POST protocol.
A WSDL file that doesn´t use SOAP is pretty uncommon, so it?s worth taking a closer look at one to understand how it?s put together. You can find the source file for Listing 8-2 in the WSDL directory of the ServiceTypes_SB project under the file name xml.wsdl.

O que quero dizer é, como se pensa SOA em questão de seviço e porque devo abraçar determinadas tecnologias , algo como já ouvi falar, XML Binding, tecnica que permite que elementos XML sejam convertidos em classe e vice-versa, facilitando a geração de informações, todavia em outros cenários não seria usual ou não é permitido para outra arquitetura, algo assim, ou se XML Binding é padrão para qualquer ambiente SOA.

Em outros assuntos se existe a possibilidade de trabalhar SOA tendo Spring on Rails e por ai vai !!!
[/size]

GREVE dos correios!

damm it! cadê minha revista??

jyoshiriro, concordo plenamente com o seu ponto de vista. Sou leitor assíduo da munda java e de outras revistas de java também. É notório que o nível da MundoJava é muito mais elevado e busca falar sobre artigos mais avançados e à fundo.

O que ocorre é que o brasileiro(não todos e creio que quase ninguém neste fórum) busca conseguir conhecimento da forma mais rápida e fácil possível. Por isso se decepciona ao encontrar uma revista que não mostra um passo a passo de como configurar o hibernate por exemplo.

Temos que entender, que ninguém que tenha plena consciência do que é ser desenvolvedor, arquiteto, analista ou sei lá, vai aprender ou se tornar exímio na arte de programar só lendo revista.

Livros e mais livros são lançados todos os dias. Ultimanente tenho sondado ruby e por baixo já encontrei mais de 20 livros bons que explicam todas as funcionalidades da linguagem de forma clara e conscisa e também encontrei livros do tipo, “Montando um sisteminha de contatos com Rails”.

Os livros estão aí para isso mesmo. Livro é pra estudar e aprender. Revista é para deixar a comunidade e o leitor sempre informado sobre as novidades, sobre assuntos pertinentes e sobre tópicos avançados que não são abordados com frequência em livros.

temos que tirar, de uma vez por todas, a idéia de que conseguiremos ser bons programando só lendo passo a passo de qualquer coisa.

para ser bom e aprender é preciso se aprofundar no assunto. E a única forma de fazer é lendo LIVROS ou fazendo cursos.

A revista só vem complementar.

Desde já agradeço a todos que fazem a MundoJava e espero um dia estar à altura para colaborar com ela também.

Att. Thiago Ramos

[quote=thiagoramos23]jyoshiriro, concordo plenamente com o seu ponto de vista. Sou leitor assíduo da munda java e de outras revistas de java também. É notório que o nível da MundoJava é muito mais elevado e busca falar sobre artigos mais avançados e à fundo.

O que ocorre é que o brasileiro(não todos e creio que quase ninguém neste fórum) busca conseguir conhecimento da forma mais rápida e fácil possível. Por isso se decepciona ao encontrar uma revista que não mostra um passo a passo de como configurar o hibernate por exemplo.

Temos que entender, que ninguém que tenha plena consciência do que é ser desenvolvedor, arquiteto, analista ou sei lá, vai aprender ou se tornar exímio na arte de programar só lendo revista.

Livros e mais livros são lançados todos os dias. Ultimanente tenho sondado ruby e por baixo já encontrei mais de 20 livros bons que explicam todas as funcionalidades da linguagem de forma clara e conscisa e também encontrei livros do tipo, “Montando um sisteminha de contatos com Rails”.

Os livros estão aí para isso mesmo. Livro é pra estudar e aprender. Revista é para deixar a comunidade e o leitor sempre informado sobre as novidades, sobre assuntos pertinentes e sobre tópicos avançados que não são abordados com frequência em livros.

temos que tirar, de uma vez por todas, a idéia de que conseguiremos ser bons programando só lendo passo a passo de qualquer coisa.

para ser bom e aprender é preciso se aprofundar no assunto. E a única forma de fazer é lendo LIVROS ou fazendo cursos.

A revista só vem complementar.

Desde já agradeço a todos que fazem a MundoJava e espero um dia estar à altura para colaborar com ela também.

Att. Thiago Ramos [/quote]

Não é bem assim. Um cara totalmente iniciante, nem sabe por qual livro começar. E muitas vezes começa errado, sei disso porque fui um deles em Java e sou um deles até hoje em qualquer assunto que eu não tenha a menor ideia de como começar. Apesar de tudo que aprendi sobre Java tenha sido por livros, ter boas revistas que nos oriente no começo ajuda, afinal, o custo da revista é bem menor. Nem todo mundo tá trabalhando e nem todo mundo tem dinheiro para comprar diversos livros um sobre cada assunto. No geral, revistas são mesmo para mostrar novidades, mas não há novidade atualmente que não se encontre na Internet. E mesmo que a revista se esforce, muito provavelmente o exclusivo não é exclusivo a tempos. Mas para a sorte das revistas nacionais, no geral, são exclusivas no nosso idioma e é isto que muitos iniciantes mesmo acabam caindo dentro. Não se nivele pela sua idade ou conhecimento apenas.
Lembre-se que, se você não conhece de um assunto, vc não sabe nem o que pesquisar, quais palavras usar para obter aquilo que necessita. Se você conseguir, me informe e informe também os médicos que nem sequer conseguem diagnosticar uma gripe suína direito. O ruim é que vejo os antigos iniciantes esquecendo que um dia foram assim e que agora batem no peito, inchando-se de razão achando que suas visões são as mais corretas.
Revistas, Livros, escolas, todos são meios que usamos para aprender quando iniciamos. Cada um tem uma visão sobre como aprender. Enquanto uns acham que fazer um curso de Java ou qualquer outra matéria de informática é o melhor investimento, eu já acho uma loucura. Da mesma forma que você acha que é ideal como está, outros não pensam assim. Temos que respeitar as diferenças e não inibir opiniões de pessoas que consideram-se pouco afortunadas por não terem matérias mais focadas no seu conhecimento.

Hrerere, Sr. Guerr@ nesse mundin nosso, o obvio, esta no fio da navalha, e quando alguem faz agente pensa assim, porque não fiz isso antes, mas vai fazer, vai.

Olá Pessoal!

Um ponto que gostaria de levantar nessa discussão é que um artigo avançado é diferente de um artigo que só um programador avançado poderia compreender.

Dou como exemplo o artigo sobre exceções que escrevi na edição anterior. Apesar de ser um artigo que eu considero de médio para avançado, visto que ele trata de boas práticas para o tratamento de erros e este é um assunto bem complicado na minha opinião, este seria um artigo que um iniciante que soubesse o que são exceções conseguiria ler sem problemas. Coloco na mesma categoria o artigo sobre Generics da edição 34. O artigo vai fundo na parte de Generics que não é nada simples, porém explica tudo desde o princípio, deixando acessível para um desenvolvedor que tenha uma pequena base em Java.

Dessa forma, gostaria de deixar claro que apesar de muitos artigos serem avançados na revista, isso não quer dizer que eles serão acessíveis apenas para programadores avançados. Acredito que alguns temas assustam e que muitas vezes as pessoas pensam “Não vou entender nada sobre esse artigo então nem vou ler!”. Porém muitas vezes, quando se toma coragem, é possível perceber que aquele tópico que na sua cabeça só era dominado pelos “gurus”, não é tão difícil assim… Por mais que muitas vezes alguma parte do artigo seja mais complicada, a leitura faz com que o leitor vá amadurecendo e sempre existe algum aprendizado, nem que seja: “Agora eu sei que X existe e para que serve. Se um dia precisar disso já sei onde procurar ou em que vou me aprofundar”.

Como experiência pessoal posso citar que uma vez, quando estava começando, um artigo me assustou pois trazia algumas siglas e nomes que eu nunca tinha ouvido falar. Quando eu procurei no Google, eu vi que era algo que eu já até sabia o que era e só estava sendo referenciado de forma diferente. Daí em diante li o artigo sem a menor dificuldade…

A revista MundoJava possui respeito por todos os tipos de leitores, dos iniciantes aos experientes! Em todos artigos procuramos explorar bem a parte conceitual antes do mão-na-massa para que ele possa ficar mais acessível a quem não é familiar ao tema.

Continuem com os comentários!!!

Thiago, nós é que te agradecemos e peço para entrar em contato assim que se sentir pronto para colaborar.

Aproveito o que foi dito pelo Thiago para fazer um convite a quem possuir uma proposta interessante de artigo, mesmo que voltada para os mais iniciantes, para entrar em contato comigo pelo email guerra ‘arroba’ mundojava.com.br para discutirmos sobre a forma mais interessante de estarmos colocando essa idéia na revista!

A Revista MundoJava é uma revista que justica teoria sobre implementações, acho que a revista poderia buscar um outro sentido de talvez fazer artigo algo como ao invés de colocar o framework teorico no artigo, buscar um framework que fora caso de sucesso e entrevistar tal arquiteto ou desenvolvedor que o utiliza em seu meio de produção, assim ao menos teria essencia de fatos que se justificou o uso de determinadas tecnologias.

Outra coisa a Revista deve buscar assuntos novos sempre , pois revista é pra isso trazer novidades que já estão acontecendo no mercado e como esse Open Source estão emergindo.Acho que o consultor hoje quer buscar uma independencia de negócios e não ficar atrelado a conceitos que ele mesmo pode buscar em livros, temos que trazer novidades.

Abraçoss !!!

“Tecnologia em busca da liberdade”

Olá Márcio!

Certamente, como falei antes, buscamos não só a parte conceitual, mas ter um balanceamento entre teoria e prática. Na verdade, dependendo do tema, cabe um tipo de artigo diferente. Estudar um novo framework open-source e escrever um artigo sobre o que já tem no site, acho que não agrega muito valor… Nós queremos um artigo do cara que criou o framework ou de quem está utilizando ele em um projeto real, para esses autores possam passar a experiência deles para os leitores. Em frameworks novos, por exemplo, onde você vai achar um caso de sucesso? Em muitos casos, ainda não foi publicado um artigo sobre determinados frameworks porque realmente é muito difícil encontrar alguém com experiência na sua utilização.

Em alguns artigos temos no final uma parte chamada “Eu Uso” na qual alguns profissionais que já utilizaram aquele conceito/framework/tecnologia escrevem a respeito da sua experiência na sua utilização. Muitas vezes também temos dificuldade nesse ponto devido a políticas de privacidade das empresas…

Temos buscado conceitos interessantes, estudos de caso, frameworks novos e etc… É essa a nossa visão! A questão é que muitas vezes é difícil achar e combinar essas coisas!

[]s

Tem muitas empresas em São Paulo, que utilizam produtos estratégicos Open Source de desenvolvimento e não lançam informações para evitar concorrência, todavia a gente tem que esta atento a esse fato pois diz respeito também a forma de fazer o consultor pensar em oportunidade, pois a Revista é para o consultor ao passo que para o “empresário vendor” somente o lucro.Algo que surgem projetos e sofrem licitações são aprovados aparecem do nada e ninguem sabe por que meios de homologação fora concebido.

Acredito que a revista MundoJava esta bem servida de intelectuais competentes que podem filtrar informações e as ultimas tendência do Mercado Java, assim como eu espero que a revista dê cobertura para o evento sobre Ágil que vai ocorrer na USP, e no TDC 2009 com a então participação do Rod Johnson “criador do Spring FrameWork”

[]s

A revista MundoJava está apoiando o Encontro Ágil e inclusive os assinantes tem desconto de 10% na inscrição. Temos participado de eventos também internacionais como o Agile e o PLoP este ano, e o OOPSLA e o ECOOP no ano passado.

Aproveitando a deixa, convido para minha palestra a todos que forem participar do Encontro Ágil!!! O evento está muito legal e sugiro a todos que puderem participar que não deixem de ir!

[]s

Comprei a revista semana passada mas só consegui ler algo dela ontem. Li o artigo sobre JADE. Achei bastante interessante, não conhecia ainda. Quero tentar implementar algo agora.

Eu concordo com o Thiago Ramos
Quando comecei com java tive que fazer um curso, porque os livros disponíveis em português eram terríveis. E para piorar eu estava vindo do VB6. E material na internet até tinha (java 1.1), mas a “internet” é que eu não tinha. Revista então…, só falando do que se tratava java(revista de gestão) e não de como ele era. E com todas as dificuldades mesmo assim to aqui. Querer aprender java por revista é completamente inviável, já que a revista demora 2 meses para sair. O que acho que poderia ser feito para ajudar os novatos é uma tirinha lateral no Professor J, indicando livros e sites de referência para quem está aprendendo, isto sim é o trabalho de garimpo de uma revista. Isso, se já não é feito. Ou criar uma revista somente para iniciantes, o que também considero inviável. Mas mudar a revista para atingir esse publico me deixaria muito decepcionado, não por preconceito, mas por ter a certeza de ser um espaço desperdiçado. Mesmo as matérias que mostram as novidades da linguagem ficam devendo por falta de espaço, imagina a linguagem inteira. Na boa, quer aprender java? Compre um livro se for autodidata, se não, faça um curso e compre o livro. Reafirmo, a revista está ótima e diminuir espaço de material avançado não vai compensar a falta de base que a leitura de livro ou de um curso pode dar. Só irá prejudicar os principais leitores, da revista que já nasceu em um meio avançado.