[quote=thiagoramos23]jyoshiriro, concordo plenamente com o seu ponto de vista. Sou leitor assíduo da munda java e de outras revistas de java também. É notório que o nível da MundoJava é muito mais elevado e busca falar sobre artigos mais avançados e à fundo.
O que ocorre é que o brasileiro(não todos e creio que quase ninguém neste fórum) busca conseguir conhecimento da forma mais rápida e fácil possível. Por isso se decepciona ao encontrar uma revista que não mostra um passo a passo de como configurar o hibernate por exemplo.
Temos que entender, que ninguém que tenha plena consciência do que é ser desenvolvedor, arquiteto, analista ou sei lá, vai aprender ou se tornar exímio na arte de programar só lendo revista.
Livros e mais livros são lançados todos os dias. Ultimanente tenho sondado ruby e por baixo já encontrei mais de 20 livros bons que explicam todas as funcionalidades da linguagem de forma clara e conscisa e também encontrei livros do tipo, “Montando um sisteminha de contatos com Rails”.
Os livros estão aí para isso mesmo. Livro é pra estudar e aprender. Revista é para deixar a comunidade e o leitor sempre informado sobre as novidades, sobre assuntos pertinentes e sobre tópicos avançados que não são abordados com frequência em livros.
temos que tirar, de uma vez por todas, a idéia de que conseguiremos ser bons programando só lendo passo a passo de qualquer coisa.
para ser bom e aprender é preciso se aprofundar no assunto. E a única forma de fazer é lendo LIVROS ou fazendo cursos.
A revista só vem complementar.
Desde já agradeço a todos que fazem a MundoJava e espero um dia estar à altura para colaborar com ela também.
Att. Thiago Ramos [/quote]
Não é bem assim. Um cara totalmente iniciante, nem sabe por qual livro começar. E muitas vezes começa errado, sei disso porque fui um deles em Java e sou um deles até hoje em qualquer assunto que eu não tenha a menor ideia de como começar. Apesar de tudo que aprendi sobre Java tenha sido por livros, ter boas revistas que nos oriente no começo ajuda, afinal, o custo da revista é bem menor. Nem todo mundo tá trabalhando e nem todo mundo tem dinheiro para comprar diversos livros um sobre cada assunto. No geral, revistas são mesmo para mostrar novidades, mas não há novidade atualmente que não se encontre na Internet. E mesmo que a revista se esforce, muito provavelmente o exclusivo não é exclusivo a tempos. Mas para a sorte das revistas nacionais, no geral, são exclusivas no nosso idioma e é isto que muitos iniciantes mesmo acabam caindo dentro. Não se nivele pela sua idade ou conhecimento apenas.
Lembre-se que, se você não conhece de um assunto, vc não sabe nem o que pesquisar, quais palavras usar para obter aquilo que necessita. Se você conseguir, me informe e informe também os médicos que nem sequer conseguem diagnosticar uma gripe suína direito. O ruim é que vejo os antigos iniciantes esquecendo que um dia foram assim e que agora batem no peito, inchando-se de razão achando que suas visões são as mais corretas.
Revistas, Livros, escolas, todos são meios que usamos para aprender quando iniciamos. Cada um tem uma visão sobre como aprender. Enquanto uns acham que fazer um curso de Java ou qualquer outra matéria de informática é o melhor investimento, eu já acho uma loucura. Da mesma forma que você acha que é ideal como está, outros não pensam assim. Temos que respeitar as diferenças e não inibir opiniões de pessoas que consideram-se pouco afortunadas por não terem matérias mais focadas no seu conhecimento.