A Evolução da Linguagem Java - Revista MundoJava - Edição 37

Olá Pessoal!

Seguem os destaques da nova edição da revista MundoJava que já está nas bancas:

A Evolução da Linguagem Java
Veja as mudanças da linguagem para o Java 7 e quais são as possíveis novidades para o futuro, além de uma entrevista exclusiva com Alex Buckley.

Auditando persistência com JPA
Aprenda como funcionam os mecanismos de escuta de eventos que permitem a implementação de auditoria de persistência no framework de mapeamento objeto relacional padrão do Java. Autor: José Yoshiriro Ajisaka Ramos

Analisando Estratégias de Herança para Mapeamento Objeto-Relacional com JPA
Entenda as vantagens e desvantagens das estratégias de herança para realizar o mapeamento objeto-relacional em JPA Autor: Douglas Rocha Mendes

Construindo Agentes Inteligentes com o JADE e Eclipse
Entenda passo a passo como utilizar o Eclipse para construir agentes inteligentes em JADE. Autores: Ricardo dos Santos Câmara, José Francisco de Magalhães Netto e Ricardo Maia .

Interoperabilidade em SOA ? Desafios e padrões
Uma visão rápida dos desafios e principais padrões de interoperabilidade para implementação de projetos com Arquitetura Orientada a Serviço Autores: Marcílio Oliveira e Rafael Navarro

Governança em SOA Parte 2: Segurança usando WS-Security
Conhecendo as tecnologias relacionadas à segurança de web services e aplicando-as no JBoss ESB. Autor: Ricardo Ferreira

ProfessorJ: RMI/JNDI - Fundamentos
Um exemplo prático do que são e de como funcionam RMI e JNDI. Autor: Roberto Vezzoni

Mundo OO: OSGi e os Benefícios de uma Arquitetura Modular
Entenda a arquitetura deste framework que vem ganhando espaço no mundo Java e aprenda a criar componentes modulares com ele. Autor: Leonardo Fernandes

Tendências em Foco: Uma Conversa Informal sobre Java e Linguagens de Programação
Entenda como se colocar no mercado Java através de uma conversa informal sobre Java e outras linguagens de programação. Autor: Cesar Taurion.

Comentem!!! O feedback de vocês é importante para estarmos fazendo uma revista cada vez melhor!!!

[quote=Guerr@]Olá Pessoal!

Seguem os destaques da nova edição da revista MundoJava que já está nas bancas:

A Evolução da Linguagem Java
Veja as mudanças da linguagem para o Java 7 e quais são as possíveis novidades para o futuro, além de uma entrevista exclusiva com Alex Buckley.

(…)

Comentem!!! O feedback de vocês é importante para estarmos fazendo uma revista cada vez melhor!!!

[/quote]

Bom, já que perguntaste…
Essa matéria sobre o Java 7 está meio … como dizer… insipida. Tem muito achismo ai. Se o titulo fosse “O que pode vir ai” ou
"propostas para o java 7" seria legal (embora não valesse o espaço que ocupa) mas assim, dando a ideia que é que realmente virá no J7 para depois dentro do texto ler coisas como “poderá ser” , “ainda não é confirmado” é meio desilusório. Mais valia esperar pelo lançamento oficial e fazer uma matéria com mais substancia. Assim dá a impressão que a matéria foi escrita à meses atrás e está desatualizada. Fica uma sensação de desilusão.

E outra coisa… que fixação é essa com SOA ?

Michael Jackson é notícia até hoje, porque não SOA?

Eu explico, todas as edições da revista mundo java o Cezar Taurion da IBM Brasil faz observações ou comentário sobre SOA, o problema que SOA só funciona mesmo em OSB, (Oracle Service Bus) e a IBM não tem mais onde apelar para usar melhor conceitos de gerencia sobre ESB, e deve fica pagando jabá pra Revista Mundo Java, algo como aquele musico que não consegue mais se destacar, que Chato viu.

quanta mesquinharia! a revista é pra todo mundo, do mesmo jeito que tem gente “contra” SOA, existem outras a favor. e assim caminha a humanidade.

Contra SOA ?

ATENÇÃO RECADO IMPORTANTE PARA A COMUNIDADE!!!

Já programo em java há quase 3 anos! sempre comprei a revista mundoJava.
Nesses três anos não lí nenhuma edição que explicasse detalhes dessas tendencias que surgem na tecnologia Java como: SOA, JPA, JNDI entre outros.
A revista só lança matérias para quem já está na área de desenvolvimento há mto tempo, sendo que somente esse público entende o que é escrito nas resvista.
Sinceramente! não quero de forma alguma ofender ninguém mas… tenho em ksa mais de 30 edições da revista e entendi 6 matérias no máximo.
Ainda mesmo com o baixo desempenho ainda compro a revista pois tenho a esperança de um dia ler a edição do mundaJava e entender pelo menos 80% das matérias.

Quero sugerir aos responsáveis da revista, para não somente olhar para o público mas experiente, dando atenção merecida ao público que inexperiente que
está iniciando agora. Todos os dias centenas de iniciantes vão as bancas e se deparam com novas tecnologias que só os experiente que trabalham a milhares anos todos os dias conhecem. Isso é muito desmotivante para quem está começando.

Sugiro que seja criada uma edição explicando de forma geral e sucinta o que é? para que serve? e por que a tecnologia é se tornou tão popular? cada uma dessas tecnologias. Uma espécie de glossário da tecnologia java.
Dessa forma creio que os leitores experientes e principalmente inexperientes estarão mais motivados para aprender e comprar a revista do mundo java.

Todos da revista fazem um ótimo trabalho mas… na ótica dos mas experientes mas esquecem dos menos afortunados em conhecimentos java.

Nós leitores dependemos de uma boa edição para que aprimorar nosso conhecimento. Posso dizer que uma parcela de todo o meu conhecimento devo a revista Mundo java mas… essa parcela poderia ser bem maior. Por isso, estou dando minha contribuição para o aprimoramento da revista e com isso contribuir para que a comunidade
java cresça, e cresça com qualidade de conhecimento. Reduzindo o número de perguntas e questionamentos irrelevantes todos os dias no forum.

grato,

Hermogenes Silva e Silva
Inciando Especialização em Sist. Infor. e Aplicações Web
http://twitter.com/hvivox

Por isso! peço a colaboração e a compreensão dos responsáveis pela revista para realizar esse sonho dos leitores da revista Mundo Java. E com isso motivar os leitores aspirantes a analistas, projetistas ou desenvolvedores a procurar adquirir mais conteúdo sobre a tecnologia java!

grato,

Hermogenes Silva e Silva

[quote=hvivox]Por isso! peço a colaboração e a compreensão dos responsáveis pela revista para realizar esse sonho dos leitores da revista Mundo Java. E com isso motivar os leitores aspirantes a analistas, projetistas ou desenvolvedores a procurar adquirir mais conteúdo sobre a tecnologia java!

grato,

Hermogenes Silva e Silva
http://twitter.com/hvivox [/quote]

Bom eu tenho muitas revistas Mundo Java, e existe uma infinidade de assuntos que precisaria retornar a ler novamente, mas acredito o que esteja complicando é o efeito de quem escreve a revista é na sua maioria implementadores, o que na interpretação dele faz o que o case naquele momento seja algo aproximado de uma solução, mas talvez seja a hora de você partir para leituras que envolva mais analise e design, na Comunidade Java Livros tem alguns ideias ali, talvez se vc questiona-se alguma leitura seria o mais viável , revista é Jogo Rapido não vão ali lhe dar muitos detalhes.

[quote=hvivox]ATENÇÃO RECADO IMPORTANTE PARA A COMUNIDADE!!!

Nesses três anos não lí nenhuma edição que explicasse detalhes dessas tendencias que surgem na tecnologia Java como: SOA, JPA, JNDI entre outros.

[/quote]

SOA, Tendencia? ahuahuhuauhauha, SOA é o futuro desde 1970 auhahuauaua.

JPA qualquer googlada vc acha, ainda não sou assinante da mundo java, mas estou seriamente pensando em assinar, gostei das materias que li, e do nivel da revista.
JNDI é uma boa :smiley:

[]'s

Esse é o meu feedback creio que muitos também pensam assim, sendo que, um dos papeis da revista é informar o leitor quais as novidades ou ensinar um pouco da tecnologia java isso tanto para clientes inexperientes e experientes.
Em resumo o papel da revista é informar a todas as categorias de leitores por isso é interessante que tenha os cuidados já citados acima! A revista tem um papel importante para o aprendizagem da comunidade, já dei minha dica se irão atender ou não, isso só o tempo dirá.

grato!!!

Olá, Hermogenes.

Achei legal sua sinceridade e como você colocou sua opinião. O Eduardo Guerra abriu esse espaço justamente para esse tipo de colaboração. Mas permita-me fazer algumas considerações sobre esse periódico para o qual eu escrevo de vez em quando além de ser leitor assíduo.

Amigo, na MundoJava há uma coluna fixa, a “Professor J” que ensina sempre conceitos iniciais/básicos do Java. Além disso, quase sempre há um artigo estilo “caminho das pedras” para alguma solução baseada em Java.

A MundoJava é uma revista comercial e segue o padrão desse tipo de revista. Ela faz pelo Java o que a “nova escola” faz pela pedagogia e o que a “carta capital” faz pela politica/geografia e assim por diante. Se você for reparar é quase uma convenção que revistas desse estilo foquem mais em coisas “avançadas”, em “novas tendências” e que tenham apenas uma coluna fixa com “conceitos básicos para novatos”.

Hermogenes, como os conceitos inicias, não só em Java e suas tecnologias, mas de qualquer área de conhecimento raramente mudam, é melhor pesquisá-los em livros, deixando os periódicos como janela para “técnicas avançadas” e “novas tendências”, afinal revistas são lançadas (bi)mensalmente o que permite e favorece o exercício de tal papel. E isso não é idéia minha e sim de um grande filósofo e pedadogo com vários livros publicados, o Antônio Joaquim Severino.

Espero ter ajudado.

Um forte abraço.

Já sou assinante da revista Mundo Java a aproximadamente a uns 2 anos, sempre gostei das materias da revista e faceis de entender, mesmo no inicio quando comecei com Java.

[quote]Sugiro que seja criada uma edição explicando de forma geral e sucinta o que é? para que serve? e por que a tecnologia é se tornou tão popular? cada uma dessas tecnologias. Uma espécie de glossário da tecnologia java.
Dessa forma creio que os leitores experientes e principalmente inexperientes estarão mais motivados para aprender e comprar a revista do mundo java.[/quote]

Acredito que o objetivo da revista não é explanar em detalhes em determinado assunto, ficando a cargo do leitor se aprofundar no assunto que a revista publicouu. Se a revista tivesse que esplanar em detalhes cada assunto seria necessário transformar a revista em um livro. Acho a revista excelente

[quote]jyoshiriro

Hermogenes, como os conceitos inicias, não só em Java e suas tecnologias, mas de qualquer área de conhecimento raramente mudam, é melhor pesquisá-los em livros, deixando os periódicos como janela para “técnicas avançadas” e “novas tendências”, afinal revistas são lançadas (bi)mensalmente o que permite e favorece o exercício de tal papel. E isso não é idéia minha e sim de um grande filósofo e pedadogo com vários livros publicados, o Antônio Joaquim Severino.[/quote]

Concordo plenamente com vc, porém é um fato que quando os desenvolvedores estão iniciando eles procuram primeiramente as revistas daí a importância dos meus comentários. Quando o leitor se depara com assuntos mais complexos sua motivação vai pro fundo do mar. 8)

[quote]paulofafism

Acredito que o objetivo da revista não é explanar em detalhes em determinado assunto, ficando a cargo do leitor se aprofundar no assunto que a revista publicouu. Se a revista tivesse que esplanar em detalhes cada assunto seria necessário transformar a revista em um livro. Acho a revista excelente

[/quote]
Em momento algum falei pra explanar detalhes de um assunto, apenas sugeri para comentar de forma geral e SUCINTA sobre as tecnologias ligadas ao java.

[quote]hvivox
Sugiro que seja criada uma edição explicando de forma geral e sucinta o que é? para que serve? e por que a tecnologia é se tornou tão popular? cada uma dessas tecnologias. Uma espécie de glossário da tecnologia java.
[/quote]
Foi isso que quis dizer! Não distorça o comentário!

grato

Hermogenes,

[quote]porém é um fato que quando os desenvolvedores estão iniciando eles procuram primeiramente as revistas daí a importância dos meus comentários. Quando o leitor se depara com assuntos mais complexos sua motivação vai pro fundo do mar.
[/quote]

Mas isso ocorre justamente por talta de orientação dos professores área de TI. Eles deveriam, desde o primeiro ano da graduação, explicar que conceitos iniciais são mais fáceis de achar em livros, até porque como conceitos iniciais não mudam e o livro podé até ser de anos que ainda serve :wink: .

Em outras áreas esse tipo de busca de conceitos iniciais em periódicos ocorre com menos frequência. Acho dificil um aluno de primeiro ano de agronomia comprar uma revista “globo rural” pensando em achar lá conceitos iniciais.

Amigo, reafirmo que não sou contra que se abordem esses tipos de assunto na MundoJava. Lembro que há uma coluna fixa lá com esse perfil. Apenas quero dizer que todos (revista e leitores) ganham mais com a revista sendo do jeito que é, posi assim ela não é concorrente de livros e sim complementar a eles, entendeu?

Espero ter ajudado.

Um forte abraço.

Galera,

Referente a revista deste mes e do mes que vem, esta ótimo, pois trata assuntos como switch com String, void retornando this, a parte de JPA ficou muito boa, a materia referente a SOA, é complementando a materia que teve na revista anterior com o Ricardo, deixa bem explicado que hoje a tendencia é puxar pra SOA.
Muito bom…

Vlw galera, vale a pena conferir.

Caro jyoshiriro

Tudo bem! mais com isso vc está afirmando indiretamente que a revista é voltada para atender o publico mais experiente! e os iniciantes como ficam?
Sei que existe uma coluna que explica de forma detalha um determinado assunto! Mas se o leitor compra uma revista é que tem em torno de 72 página, a intenção é entender as 72 e não somente 3 páginas de uma matéria específica! Pq assim não adianta comprar um revista!

Se o conceito da revista é atender os experientes então retiro tudo que comentei!
Uma vez comprei a revista por causa do poster que estava bem interessante! mas o conteúdo da revista não consegui absorver por completo

grato

"

Poxa se os editores da revista amam tanto SOA pq ele não criam uma nova revista: “Mundo SOA”… pois é incrivel como em todas as edições tem algo sobre SOA…

achei interessante a parte que diz a respeito do JADE porem felizmente explicam muito superficial e só a instalar o JADE no eclipse… queria algo mais pratico com o JADE algo que ensine ele em um exemplo pratico… alguem aqui conhece algum lugar que ensine ele de uma maneira pratica? me parece bastante interessante este framework…

[quote=hvivox]ATENÇÃO RECADO IMPORTANTE PARA A COMUNIDADE!!!

A revista só lança matérias para quem já está na área de desenvolvimento há mto tempo, sendo que somente esse público entende o que é escrito nas resvista.
Sinceramente! não quero de forma alguma ofender ninguém mas… tenho em ksa mais de 30 edições da revista e entendi 6 matérias no máximo.
Ainda mesmo com o baixo desempenho ainda compro a revista pois tenho a esperança de um dia ler a edição do mundaJava e entender pelo menos 80% das matérias.

Quero sugerir aos responsáveis da revista, para não somente olhar para o público mas experiente, dando atenção merecida ao público que inexperiente que
está iniciando agora. Todos os dias centenas de iniciantes vão as bancas e se deparam com novas tecnologias que só os experiente que trabalham a milhares anos todos os dias conhecem. Isso é muito desmotivante para quem está começando.

Dessa forma creio que os leitores experientes e principalmente inexperientes estarão mais motivados para aprender e comprar a revista do mundo java.

Todos da revista fazem um ótimo trabalho mas… na ótica dos mas experientes mas esquecem dos menos afortunados em conhecimentos java.

Nós leitores dependemos de uma boa edição para que aprimorar nosso conhecimento. Posso dizer que uma parcela de todo o meu conhecimento devo a revista Mundo java mas… essa parcela poderia ser bem maior. Por isso, estou dando minha contribuição para o aprimoramento da revista e com isso contribuir para que a comunidade
java cresça, e cresça com qualidade de conhecimento. Reduzindo o número de perguntas e questionamentos irrelevantes todos os dias no forum.

grato,

Hermogenes Silva e Silva

[/quote]

Na boa, então o ideal é nivelar por baixo portanto?
Sinceramente, o que eu sempre achei bacana na MundoJava é justamente o fato dela nivelar por cima.

Este papo de

não é culpa da revista. É culpa sua que não tem base mínima portanto para entender o conteúdo.

O que você quer? Um be-a-bá? Olha, sinceramente, se você é formado, sabe que um dos principais objetivos da faculdade é justamente o de ensinar o aluno a PESQUISAR.

Se formos levar este papo a sério, toda edição de toda revista da informática deveria começar portanto ensinando as classes básicas do Java. Já imaginou QUE PORRE? Nestes casos, em que não há base, não é uma revista que vai satisfazer a sua necessidade, mas sim os livros básicos.

Este argumento é tão idiota que equivale a um programador Java reclamar de uma revista de medicina porque não entendeu nada. Sabe porque não entendeu? Por que não tem a base de medicina. Simples!

Se é para dar um aviso à comunidade, envio o meu: NIVELE POR CIMA, e não por baixo. Os que não conseguirem entender, que RALEM pra entender.