A Evolução da Linguagem Java - Revista MundoJava - Edição 37

Se é para dar um aviso à comunidade, envio o meu: NIVELE POR CIMA, e não por baixo. Os que não conseguirem entender, que RALEM pra entender. [2]

Eu perdi o meu interesse pela Mundo Java justamente pq sempre achei ela uma revista muito tutorial, e eu não gosto de tutoriais =P
Nos últimos 2 anos, a única edição dela que li foi a edição sobre a SCEA, pq queria ver o nível que é o projeto da certificação. E nem comprei a revista pra isso, usei a assinatura da faculdade \o/

Pessoas gostaria que dizer que a discussão referente a revista, acho que a revista é voltada pra todos, iniciante e avançado, o que estou reparando que se eu não entendo de uma coisa procuro pesquisar e estudar “caso me interesse”!!! Pessoal sendo sincero deixem de preguiça e estude para ser um profissional melhor qualificado e tente sempre seguir a tendencia nova.

Amigo Hermogenes,

pode me chamar de Yoshi, ok? :wink:

Não é que ela seja voltada para atender o público mais experiente é que pelo fato de ser um periodico comercial e bimestral favorece a publicação de artigos mais avançados e/ou que tratem de novas tendências. Repito que esse tipo de revista é complementar aos livros mais teóricos e clássicos, sendo convergente com eles e não divergente.

Ficam (deveriam) a consultar e/ou comprar livros com os conceitos iniciais que não mudam.
Por exemplo: o assunto “Contrutores”. Quantas edições da MundoJava seriam suficientes para tratar disso? Uma ou duas no máximo. E depois, nunca mais esse assunto deveria ser tratado? E quem perder essas edições, faz o quê? Repete esse assunto em outra edição?

Você tem focado na questão de não entender certos artigos. Amigo, nem eu que tenho 3 certificações da sun e sou colaborador da apache.org entendo todos os artigos :? Você deve fazer uma leitura investigativa. O que vem a ser isso? Se você le um artigo cujo tema e a motivação você achou muito úteis para algo no qual trabalha mas achou o artigo mais complexo do que é capaz de entender com seu nivel de conhecimento atual. Nesse caso, investigue os conceitos que são necessários para entender todo o artigo, dai sim o artigo será de imensa ajuda pra você, entendeu?

E mais: você pode não entender um artigo hoje, mas depois de alguns meses sim e lá ele será util pra você. Isso já aconteceu comigo.

Finalmente, se a revista usasse uns 50% de seu espaço para teorias para iniciantes, em quantas edições acha que ela esgotaria os assuntos? Em poucas, não concorda? Dai teria que se repetir os assuntos, o que não é bom nem para a revista nem para os leitores.

Mas, é isso aí. Acredito que com seus depoimentos aqui o Eduardo Guerra e a equipe de revisores da MundoJava vão continuar o processo contínuo de melhora da revista.

Um forte abraço.

"

É “Clube Delphi”, não é? :roll:

[quote=marcosalex][quote=jyoshiriro]
Finalmente, se a revista usasse uns 50% de seu espaço para teorias para iniciantes, em quantas edições acha que ela esgotaria os assuntos? Em poucas, não concorda? Dai teria que se repetir os assuntos, o que não é bom nem para a revista nem para os leitores.
[/quote]

Ou então acontece o que aconteceu com a Delphi Magazine, que fica repetindo os mesmos assuntos básicos a cada 6 meses pro usuário leigo e desestimula os usuários avançados a comprar a revista.
Uma pena, porque a Java Magazine consegue ter um conteúdo de nível bem melhor na sua área, enquanto os desenvolvedores de Delphi não possuem uma publicação avançada em português.[/quote]

Mas neste caso do Clube Delphi rolou algo um pouco pior né? O declínio do próprio Delphi. ESTE é que foi o principal fator.

"

[quote]jyoshiriro
Amigo, reafirmo que não sou contra que se abordem esses tipos de assunto na MundoJava. Lembro que há uma coluna fixa lá com esse perfil. Apenas quero dizer que todos (revista e leitores) ganham mais com a revista sendo do jeito que é, posi assim ela não é concorrente de livros e sim complementar a eles
[/quote]

Caro colega!
Dessa forma vc está afirmando indiretamente que a revista é feita para clientes experiente! Se compro um uma revista de 72 páginas tenho que ler e entender as pelo menos 50 páginas, e não 3 páginas referente a coluna ProfessorJ. O professorJ tem espaço de 3 à 4 pg na revista, então o usuário inexperiente compra a revista para ler apenas 3 porque as outras páginas são destinas aos usuários profissionais pq só eles entendem os artigos!

Então se a revista é destinada a profissionais experientes! retiro todos meus questionamentos e sugestões,
mas deixo claro é inviável para o usuário iniciante comprar uma revista que destinada a profissionais experientes! me corrija se estiver errado mais foi isso que entendi!

grato.

[quote][b]Kikomaluco[/]aSe é para dar um aviso à comunidade, envio o meu: NIVELE POR CIMA, e não por baixo. Os que não conseguirem entender, que RALEM pra entender.
[/quote]

Concordo com vc, mas está sendo egoísta pensando e si próprio, pessoas assim não vão longe! É essa a confirmação que precisava! A REVISTA É VOLTADA PARA ATENDER O PUBLICO DE NÍVEL AVANÇADO (EXPERIENTES)! Sendo assim, não tem pq o publico iniante adquirir esse produto. Portanto peço desculpas por meus questionamentos, pois pensei que a revista atendia publicos mistos.

grato!

Eu digo, se não entendeu, corra atrás se a matéria realmente te importar.

Eu é que não quero pagar para ler artigos com problemas encontrados no Java Básico e/ou resolvidos em 5 min de pesquisa no Google (ou nos capítulos fáceis da SCJP).

Um exemplo foi uma matéria do Professor J sobre as classes de referências, super bem explicada. Ela que acho um exemplo de matéria utilíssima, e eu somente tinha ouvido falar desses recursos da linguagem/API, mas não tinha entrado a fundo sobre o que realmente eram.

Enfim, eu não compro revistas pelos tutoriais, muitas vezes nem gosto das páginas de códigos e mais códigos e configurações. Gosto delas por encontrar coisas úteis, saber que elas existem, ver que problemas os editores tiveram, e como resolveram. Coisa que você só acharia se tivesse passando pelo mesmos problemas.

Falando isso, também houveram edições inteiras que não aproveitei quase nada (MJ 34), em compensação, outras que adorei (MJ 33), e outras que foram metade maravilhosas(ok, 2/3), e a outra metade nem me importei em ler (MJ 36), etc.

Enfim, é tentar agradar gregos e troianos.

[quote=hvivox][quote][b]Kikomaluco[/]aSe é para dar um aviso à comunidade, envio o meu: NIVELE POR CIMA, e não por baixo. Os que não conseguirem entender, que RALEM pra entender.
[/quote]

Concordo com vc, mas está sendo egoísta pensando e si próprio, pessoas assim não vão longe! É essa a confirmação que precisava! A REVISTA É VOLTADA PARA ATENDER O PUBLICO DE NÍVEL AVANÇADO (EXPERIENTES)! Sendo assim, não tem pq o publico iniante adquirir esse produto. Portanto peço desculpas por meus questionamentos, pois pensei que a revista atendia publicos mistos.

grato!
[/quote]

É uma questão muito simples: saber O que é uma revista. E, levando em consideração a sua “argumentação”, o mesmo poderia ser dito sobre Veja, IstoÉ, ou qualquer outra revista deste gênero. Afinal de contas, elas tratam de assuntos cotidianos, mas nem por causa disto tem lá uma matéria do tipo “Quem é Lula” quando menciona o nosso presidente, ou “o que é corrupção” ao fazer uma denuncia a respeito de alguma informação.

No caso da revista MundoJava, assim como da JavaMagazine, é a mesma coisa. Uma revista sobre Java, pressupõe que aqueles que as lerão já saibam ao menos O QUE é Java. Isto não necessáriamente quer dizer que se trate de algo voltado apenas para usuários experiêntes ou não. Caso contrário, toda edição deveria vir com dois volumes: um com a matéria e outro com um glossário.

Aliás, Aristóteles na retórica tem uma frase que se adequa muito bem á situação: “para que haja diálogo, é importante que ambas as partes conheçam o assunto tratado”. Se o sujeito não sabe nada de Java, e vai comprar uma revista sobre o assunto, inevitávelmente vai boiar. Assim como se eu comprasse uma revista sobre física nuclear também boiaria.

Agora, com relação à citação do meu nome: “Kicomaluko” por que? Se agora está liberado agredir assim os visitantes do GUJ, eu posso fazer citações como a abaixo?

A diferença entre esta citação acima E a que você fez com meu nome é muito simples: a sua não tem argumentação por trás. A minha teria algum. quer ver?: dado que uma revista publica em média uns 8 artigos por edição, e você tem 30, são 240 artigos. Se destes, você só entende 6, sua capacidade de aprendizado/cognição é de 2.5% de todo o material lido. Com este índice, e ainda reclamando, justificaria ainda mais a minha agressão. Que, aliás, nem pode ser considerada como tal, visto que estaria aqui apenas me defendendo.

RS! verdade. lí seu nome como KikoLouco e não como KikoLobo fiz um trocadilho para KikoMaluco peço desculpas por isso! mas… agora se vc ficou chateado é outra história!
Não quero fugir do assunto e nem peder a postura por conta de sua “raiva e revolta”. Postei aqui para obter respostas e consegui!!!

Percebi que a mundo java é para clientes experientes que tem um grande conhecimento da áreas era apenas isso que queria saber! tão simples não acha? não precisa descer de nível cara.

Volto a afirmar! não absorvi a maioria dos assuntos da revista! Devido a complexidade das matérias. Isso isso não tem nada haver com a capacidade de aprendizado mas sim com a experiencia. Se vc programa todos os dias, claro que vc vai ter mais intimidade para entender os principais assuntos, se vc trabalha em uma empresa de grande porte que interage com as principais ferramentas de desenvolvimento é claro que vc vai conhecer o seu funcionamento e aplicabilidade! se pessoas com essa experiperiencia não souberem ou entenderem os assuntos da revista eu me aposento. Logo minha capacidade não tem nada haver com isso!

Estou contribuindo com minha visão! Discordo completamente do egoísmo do Kiko!

grato.

Eu to vendo o pessoal reclamar mas é o seguinte, acho bem simples a didática da revista. Aprendi tudo que sei de Java por livros, muitos aliás. Desde a primeira vez que me indicaram a revista, compro, assim como a Java Magazine. As duas sempre tiveram bons exemplos, sendo que a Java Magazine costuma ser muito passo a passo e a Mundo Java não, dá os pontos chaves, explica e você se vira pra baixar o exemplo completo e testar. Acho que economiza página e ainda por cima foca mais na explicação.
Mas temos que respeitar quem não entende. Não é bem assim, afinal, tem gente que aprende o que eu aprendi só em escola, outros precisam até de curso VIP porque nem em turma consegue aprender. Acho que é um perfil, embora no mundo da Informática, ser autodidata é um pré-requisito.

Achei bacana a revista, apesar que eu não comprei, li um pouco a revista do meu amigo :D.

Acho que poderia ter a Mundo SOA rsss como disse uma pessoa em um comentário rssss

Poxa, queria uma opção de ler a Mundo Java de forma online, bom vai a dica para um futuro.

"

[quote=hvivox]RS! verdade. lí seu nome como KikoLouco e não como KikoLobo fiz um trocadilho para KikoMaluco peço desculpas por isso! mas… agora se vc ficou chateado é outra história!
Não quero fugir do assunto e nem peder a postura por conta de sua “raiva e revolta”. Postei aqui para obter respostas e consegui!!!

Percebi que a mundo java é para clientes experientes que tem um grande conhecimento da áreas era apenas isso que queria saber! tão simples não acha? não precisa descer de nível cara.

Volto a afirmar! não absorvi a maioria dos assuntos da revista! Devido a complexidade das matérias. Isso isso não tem nada haver com a capacidade de aprendizado mas sim com a experiencia. Se vc programa todos os dias, claro que vc vai ter mais intimidade para entender os principais assuntos, se vc trabalha em uma empresa de grande porte que interage com as principais ferramentas de desenvolvimento é claro que vc vai conhecer o seu funcionamento e aplicabilidade! se pessoas com essa experiperiencia não souberem ou entenderem os assuntos da revista eu me aposento. Logo minha capacidade não tem nada haver com isso!

Estou contribuindo com minha visão! Discordo completamente do egoísmo do Kiko!

grato.[/quote]

Defina egoismo. Sério, to querendo entender aonde fui egoista aqui. Aonde?

A questão, continuo a dizer, não é esta de “revista X é para experientes”, “revista Y é para novatos”. É o simples fato de que o propósito destas revistas não é ENSINAR Java.

Imagine se o hvivox fosse médico: “a revista ‘Mundo Cardiológico’ é para experientes. Deviam ter uma parte só para novatos!”.

kico, na boa… “don´t feed the trolls”

ps: excelente comparação sobre o lula… rachei aki. auhahuauhahuhua

Eu ainda não li nem este tópico todo, nem a edição atual da revista. Mas, gostaria de compartilhar uma ideia louca que tive:

Já pensou se a Mundo Java e a Java Magazine se fundissem?

Pensa em como seria ter “o melhor de cada revista” em uma só? Por exemplo, ter lado a lado os artigos do Gerra e do Pinali, na mesma edição!

Alguém já cogitou isso? Sei que parece loucura, mas que seria bom, seria…

[quote=kicolobo][quote=hvivox]RS! verdade. lí seu nome como KikoLouco e não como KikoLobo

Imagine se o hvivox fosse médico: “a revista ‘Mundo Cardiológico’ é para experientes. Deviam ter uma parte só para novatos!”.
[/quote]

Galera tipo como falei a revista é para despertar a curiosidade. Se quer aprender corra atrás, não espere chegar de mãos beijadas, uma que se tudo na vida fosse assim, estariamos todos felizes, espero que terminemos este bate boca de um falando de ignorante ou não… Estamos aqui falando sobre a revista que tem artigos bacanas e instrutivos.

Pessoal vcs viram que as modificações foram drasticas, vcs leram a parte da arquitetura da VM, pelo que vi ela se adequou muito bem as novas funcionalidades. Tipo estava reparando que se encaixou muito na edição 35 que tem um artigo só sobre a JVM, parametros coisas do tipo, estou ancioso pra ver a arquitetura a fundo das novas funcionalidade.

Grato
Pessoal, espero que todos saibam agregar conhecimento e não disturbar todo o topico e enfatizar em outra situação que não vejo o pq da discução.

"