A certificação é um diferencial no mercado?

Duplicado.

Duplicado. :?

Olha depois de tudo isso , acho que vou acabar tentado e certificação, terei so um mês de para estudar se não passar pelo menos agreguei conhecimento e no final isso e o verdadeiro diferencial no mercado .Agradeço a todos vcs que postaram e peço para que continuem postado tem muita gente que tem duvida a esse respeito.
Obrigado.

Sabe o que é o pior de tudo na certificação?

É o cara que estuda, decora, repete e passa. Gastou um tempo, aprendeu sintaxe, sabe como o Java funciona, mas não sabe programar, porque ele não aprendeu a programar, aprendeu a decoreba do livro e normalmente só é capaz de repetir ela, porque provavelmente não aprendue direito algoritmos, não se deu ao trabalho de estudar orientação a objetos, muito menos de aprender outra linguagem que não seja Java pra dar uma variada no currículo.

E é esse tipo de gente que fez com que as certificações de programador não valham mais muita coisa, porque elas não avaliam se o cara sabe programar, mas isso não é um mal só de quem se dedica a fazer certificação, é um mal geral na comunidade, é só dar uma passadinha rápida no fórum que se vê isso.

Se você, que tá lendo isso, tá pensando em tirar uma certificação, bote a mão na conciência e veja se você já sabe programar, porque se nem programar você sabe, não é uma certificação que vai lhe garantir uma vaga não, vai é fazer com que você vire motivo de chacota, “eita, olha o certificado que não sabe fazer um switch” (e isso é sério, eu já vi isso).

Eu sei que no fundo a certificação so comprova que o cara decorou certos aspecto da linguagem,mas pra mim
o que realmente diferencia um bom programador é pensamento lógico ,já conheci pessoas que conheciam o
java de cabo a rabo mas não tinham raciocinio que certos problemas exigiam.

Estamos generalizando “Certificação” ou estamos falando da SCJP ou SUN ?

Se for SCJP, acho ki vale a pena pra conhecer a sintaxe da linguagem mais afundo. Por exemplo, quem trabalha com sdk 1.4 e que conhecer a 5. Server como motivação…

Pro mercado apenas fabricas ainda dão um certo valor pra certificação Programmer, eu acho !

Agora se falarmos de certificação de arquiteto ou de tecnologias como BEA ou Websphere, o valor agregado ao profissional e bem maior e ae sim passa a ser diferencial…

olá

a prova pode até ser fácil para algumas pessoas mas temos que admitir que ninguém nasceu sabendo java e não adianta colocar um percentual mínimo de 95% assim na prova mais básica… eu vejo ela como um primeiro passo na carreira profissional… daqui alguns anos eu vou lembrar e posso até pensar “poxa mas que provinha tosca” mas por enquanto, agora que ainda estou na faculdade e estou começando com meus “bicos” e estágios dou muito valor para essa prova… pode não garantir um grande emprego mas pelo menos ela prova pra mim mesmo que posso superar dificuldades… acho que faz uma diferença sim, temos que começar do começo não? quanto ao fulano ser ou não um bom programador, com certificação ou não mais cedo ou mais tarde ele vai se deparar com uma situação onde não conseguirá resolver e vai acabar sendo despedido do emprego…
essa a minha opinião :wink:

abraços

É relativo.

Por exemplo, se você apenas tiver a certificação de programador, você será mais um no mercado, agora se você além dessa tiver uma de web, uma de componentes de negócio e uma de arquiteto, aí sim fará uma diferença boa no mercado, não pela quantidade, mas pelo peso que por exemplo uma de arquiteto exprime, mas de qualquer forma o que sempre mais vale é a experiência sua na área.

Sou novo aqui e esta é minha primeira opinião.

Eu encaro a certificação como um diferencial no mercado sim. Mesmo que alguns achem que é apenas a nível de desempate para profissionais muito próximos, acho que todos concordam comigo.

Claro que uma pessoa com muitas certificações, em áreas diferentes, cisco, mcsd, mcse, scjp, oracle, linux e tudo junto vai ter o efeito inverso, vai ser um diferencial negativo. Eu pessoalmente não botaria fé em um profissional assim.

Mas o mais importante das certificações, a meu ver, é o efeito comparativo. Como é uma prova padronizada e muito comentada você tem a chance de avaliar seus conhecimentos com pessoas do brasil/mundo todo.
Vejam se me entendem, quando um novato começa no java, está perdido, são muitas letrinhas e tecnologias novas. Ele não sabe pra onde ir. Trilhar o caminho das certificações pode oferecer a essas pessoas uma graduação compreensiva, que ele vai poder se situar perante o mercado, pelo menos a nível de conhecimento teórico.

Acho que certificações em geral não são dificeis, o problema é o tempo gasto para “decorar” ou aprender todo material. Passei um tempão estudando para certificações e posso dizer que o que importa não o grau de dificuldade da prova e sim o tempo que vc gasta assimilando tal conhecimento.

Dizer que é fácil quando vc só estuda eu até concordo, mas quando vc tem familia, filhos e uma vida social(fora dos computadores, MSN não conta :P), tudo é mais dificil, arrumar 2 horas ou mais por dia para se dedicar aos estudos chega a ser penoso, ainda mais aqueles que estão fazendo faculdade e coisas do genero.

Agora voltando ao tópico:

Recomendo a todos que não possuem que tirem suas certificações, pois elas tem um peso forte no curriculo, e não estou dizendo que elas afirmam que vc sabe, mas pelo menos afirmam que vc se esforçou para aprender. Depois de entrar na empresa, cabe a cada um se esforçar para mostrar seu potencial.

[]'s

Eu ainda estou a caça do primeiro trampo com Java e to começando a estudar pra certificação, se der tudo certo vou fazer a prova no final do ano, mas agora vocês me deixaram na duvida, se uma certificação SCJP não faz tanta diferença assim, qual a melhor forma de entrar no mercado Java? Eu devo estudar em casa e sair disparando currículo pra todos os lados, fazer algum treinamento com “nome forte” pra enfeitar o currículo ou continuar estudando pra certificação?

A certificação vai te ajudar a conhecer melhor a linguagem, quanto a recolocação recomendo um curso de nome que vc possa pagar.

Como estou na mesma situação do nosso colega olhaomarcosaqui, fiquei curioso.

O que um curso de nome vai melhorar no meu curriculo caso eu já tenha certificação SCJP e SCWCD ?
Quero dizer caso eu tenha aprendido pelo menos o básico de programação Web, fazer um curso bom de Java para Web vai elevar meu curriculo, porque?

Como estou na mesma situação do nosso colega olhaomarcosaqui, fiquei curioso.

O que um curso de nome vai melhorar no meu curriculo caso eu já tenha certificação SCJP e SCWCD ?
Quero dizer caso eu tenha aprendido pelo menos o básico de programação Web, fazer um curso bom de Java para Web vai elevar meu curriculo, porque?[/quote]
que ter curriculo em java sem exepriencia profissional??
tente colaborar em um projeto open source… coisa que tem aos montes por ae. eh uma forma de vc começa a ganhar experiencia em aplicações reais.
quanto ao topico, nao a certificação(scjp) nao eh mais um diferencial no mercado, a nao ser que a sua empresa participe de licitações.
essa certificação ja foi diferencial, mas como o nivel dela caiu muito, as empresas levam em consideração muito mais a experiencia do profissional. mas concordo que para um vaga de junior talvez va ajudar.

[]'s

Como estou na mesma situação do nosso colega olhaomarcosaqui, fiquei curioso.

O que um curso de nome vai melhorar no meu curriculo caso eu já tenha certificação SCJP e SCWCD ?
Quero dizer caso eu tenha aprendido pelo menos o básico de programação Web, fazer um curso bom de Java para Web vai elevar meu curriculo, porque?[/quote]

Pela falta de experiência, um curso passa a idéia que vc exercitou seus conhecimentos simulando casos reais, pelo menos é o que deveriam.

[]'s

Conforme já foi dito nesse tópico a maioria dos casos onde é um diferencial é quando a empresa participa de licitações ou até mesmo quando um cliente solicita a consultoria um profissional certificado como forma de “medir” a qualidade do profissional, que de certa forma é errada.

Conforme já foi dito nesse tópico a maioria dos casos onde é um diferencial é quando a empresa participa de licitações ou até mesmo quando um cliente solicita a consultoria um profissional certificado como forma de “medir” a qualidade do profissional, que de certa forma é errada.

Galera acho que vcs estão falando mal de certificação sem saber…

Um amigo meu que conhecia o gerente de projetos pediu pra ele me botar pra programar em java. Na mesma hora:

Gerente: Tem a certificação?
Eu: Não, blabla
Gerente: Tira a certificação que eu ti boto aqui.

Precisa falar mais alguma coisa?

Eu to estudando pra essa certificação e realmente ela nao ti dá muita logica, mas vc fica sabendo muito detalhado a sintaxe e Threads.

Pois eu duvido muito que um “certificado” que não sabe nem lógica saiba programar com Threads.

[quote=Maurício Linhares]
Pois eu duvido muito que um “certificado” que não sabe nem lógica saiba programar com Threads.[/quote]

De certa forma isso é até verdade, pois na minha opinião, Threads é o assunto + difícil da SCJP, mas vc não vai ser reprovado por que não sabe Threads, pois como já disseram, a média pra passar é MUITO baixa, então mesmo errando todas as questões de Thread ainda é possível passar com folga…