A certificação é um diferencial no mercado?

[quote=Zakim]A certificação foi um diferencial no inicio! Isso ja foi pulverizado a muito tempo.
o diferencial agora é vc e seu potencial como profissional!

:slight_smile:
[/quote]

É verdade, hoje em dia tem tanta gente com certificação que já nem é diferencial. E a prova também nem é tão difícil.

Não acho que não ter certificação ajuda a te excluir não. Experiência é o que conta de verdade.

Então vc acha que é perda de tempo tentar ?

Nada é perda de tempo, mas não ache que certificação é garantia de conseguir emprego. O principal não é um papel e sim sua capacidade aliada a sua (ou não) experiência.

Para primeiro emprego, certificação é bom pois você não foi “só um curioso”. Para experientes, significa que você se preocupa em passar qualidade.

Até!

Certificação é igual a papel higiênico perfumado, se você tiver, vai ficar com um cheirinho melhor, mas se não tiver, consegue se limpar do mesmo jeito, só vai ter que arranjar um perfuminho pra passar depois :stuck_out_tongue:

[quote=Maurício Linhares]…[/quote]Mas os dois servem para limpar a mesma mer… :roll:

Creio que a importância para a certificação parte do ponto de vista do empregador, pois a princípio ele procura uma pessoa qualificada para a empresa dele, independente de ser certificado ou não.

Porém em algumas empresas é dada preferência ao certificado, pois a empresa pode se beneficiar em processos de licitação, basicamente isto. O que interessa é a capacidade do profissional, certificado ou não.

As certificações, especialmente as de Java, perderam muito o valor frente ao mercado, pelo menos em empresas sérias e que sabem avaliar um profissional corretamente.

As certificações, além de não exigir nem conhecimento completo das estruturas da linguagem, tem níveis de dificuldades baixos demais, uma certificação que você tira com 50% de acertos é ridícula, até a média em colégios e universidades é maior do que isso.

Sem contar que nenhuma delas garante que você sabe realmente programar, garantem apenas que você decorou como as coisas “deveriam” funcionar. Nenhuma delas garante que a pessoa sabe escrever código, apenas que ele entendeu bem as “fórmulas” que estavam no livro de simulado e consegue repetir elas.

Competência se mede com trabalhos feitos, não com papel higiênico.

Talvez as melhores de todas no quesito “não-decoreba” são a SCJD e SCEA, pois necessitam que você trabalhe com um sistema e não só com o mecanismo.

Até!

Por isso eu tenho a impressão de que a SCJP é uma forma da Sun ganhar um troquinho, dando um título que não diz muito e que é bem fácil de tirar (e que, consequentemente, desperta bastante interesse).

  • Não é tão facil assim tive que estudar bastante para passar.
  • Ela diz pelo menos que oq cai você “sabe”.
  • Tem muitas empresas que dão muito valor pois em algumas licitações são cobradas certificações.
  • Em programas de parceria como o da IBM o número de certificações entre outros fatores $$$ definem seu nivel de parceria.

Não, diz que você pode saber a metade do que cai, que é sintaxe do Java. Certificados são uma indicação, não uma garantia.

Fechar os 100% pode não ser pra qualquer um. 90% é um rendimento digno de parabéns e tapinhas nas costas. 80% é sinal de que estudou. 70%, ok, boa nota. 60% já começa a cair demais. Mas 50% é um corte muito, muito baixo.

Se o cara precisou estudar muito pra tirar 50% em uma prova em que quase tudo é decoreba… caramba! (Edit: vejam bem, essa minha opinião é pra SCJP e não pras demais)

Continuo achando fácil de passar, com esse corte tão baixo.

Tá. E você não concorda que isso não é muito pouco não???

Não, diz que você pode saber a metade do que cai, que é sintaxe do Java. Certificados são uma indicação, não uma garantia.[/quote]

Realmente não é garantia de nada, mais acho melhor que nada.

Mais também acho que pagar 330 reais e peder uma hora e meia para fazer a prova, vale a pena. Porque você prova para si mesmo que sabe, contribui com a sun, valoriza o Brasil e ainda ganha um cartão e um pin que não ser para nada.

Acho que tem 2 lados.

Há aqueles que estudam apenas pra passar, e tem aqueles que estudam pra passar e também pra aprender.

Eu particularmente aprendi bastante coisa quando estava estudando pra SCJP, pois nunca trabalhei com Java, só tive um período na faculdade, onde não aprendi nada.

Ai vai de cada um…

Concordo mais se você for esforçado tira a scwcd, tira a de EJB uma OCP. E assim você monta um perfil legal que aposto que um monte de RH vai ficar atraz de você.

E você vai ganhar dinheiro e ser feliz. :smiley:

[quote]
Realmente não é garantia de nada, mais acho melhor que nada.

Mais também acho que pagar 330 reais e peder uma hora e meia para fazer a prova, vale a pena. Porque você prova para si mesmo que sabe, contribui com a sun, valoriza o Brasil e ainda ganha um cartão e um pin que não ser para nada. [/quote]

Disse tudo meu velho.

Parabéns temos um gênio. Realmente deve ser facil é que tem uns idiotas, burros que precisam estudar o ano todo pra tirar essa certificação, mas esses caras devem ter neuronios faltando, por que na verdade é fácil. Praticamente uma prova de 8a série sobre função de primeiro grau.

Então compra o voucher e passa. Se pra você não vale nada, não precisa rebaixar a certificação o tópico pergunta se ela é importante pro mercado e não se ela diz que o cara que a possui sabe ou não desenvolver.

Realmente quem gosta ou não, acha fácil ou dificil tem que admitir que é um diferencial no mercado sim. Se você disputa vaga de PROGRAMADOR seu curriculo vai ser bem visto se você tiver a bendita certificação. Claro que pra um cargo com mais responsabilidades isso seria só um plus.

E como já foi dito não garante nada, agora se é fácil pra uns ou dificil pra outros acho que não é necessário discutirmos isso daqui. Tudo depende de quanto você estudou e conhece java. Agora falar que é fácil, dificil, médio etc, não leva em lugar nenhum. Minha opnião.

Usei palavras fortes por que acho um absurdo chegarem aqui e falar que
" certificação é fácil ", acho que se fosse fácil todo mundo tinha. E quem dedicou algum tempo da vida estudando pra certificação sabe como é o desgaste.

E a certificação é de programador e não de arquiteto, portanto o cara sabe a sintaxe e não desenvolver um projeto. Agora se você ja tem mais de 3 anos de experiência só com java, na minha opinião já passou da hora de pensar nas certificações de desenvolvedor, afinal de contas programador é pra quem está começando.

[quote=Omeganosferatu] Parabéns temos um gênio. Realmente deve ser facil é que tem uns idiotas, burros que precisam estudar o ano todo pra tirar essa certificação, mas esses caras devem ter neuronios faltando, por que na verdade é fácil. Praticamente uma prova de 8a série sobre função de primeiro grau.

Então compra o voucher e passa. Se pra você não vale nada, não precisa rebaixar a certificação o tópico pergunta se ela é importante pro mercado e não se ela diz que o cara que a possui sabe ou não desenvolver.

…[/quote]
Gente boa, você deu a sua opinião e eu respeitei. Eu dei a minha (que eu acho que não serve pra muita coisa e considero fácil de passar, pelo corte baixo) e espero que você respeite isso.

Se você interpretou que eu desmereci alguém que tirou certificação (que não foi a minha intenção), guarde isso pra você ou exponha de um modo mais educado.

Passar bem.

Eu coloquei de forma educada, não te ofendi ( espero não ter ofendido, se o fiz mil desculpas ) só deixei claro que não concordo contigo. É apenas uma questão de ponto de vista, eu não estou tentando te convencer e espero que você também não tente me convencer, escrevi apenas o que sua opnião me fez pensar.

Não sei de vocês mas eu ralei pra kcete pra conseguir tirar as minhas, e nenhuma delas foi acima de 70%.

Trabalhar, estudar, ter vida social, gastar seu tempo com ocupações políticas e financeiras e ainda por cima ter que estudar pra essas provinhas… é foda.

Pra mim, até os que não passam tem mérito.

[]´s