22 vagas abertas na ThoughtWorks Brasil

gcobr Bom dia Gostei muito de ler o que você postou… concordo plenamente , adicionando o clima e as loiras do sul no contexto !

[quote]gcobr wrote: Eu to há tempo no mercado de TI de SP, e a questão do “excelent english spoken”, minha percepção, ainda é um obstáculo para a maioria dos profissionais brasileiros. Eu conheço pouquíssimas pessoas que tem condições de participar de uma reunião em inglês sem ficar boiando. E não to falando de estagiários, to falando de gente formada, com + de 5 anos de experiência e salários na faixa dos 5 ~ 6 mil reais. [/quote]Mais São Paulo não é o único celeiro de “gente de TI” nossos Brasis é imenso e temos profissionais competentes em várias cidades inclusive no Nordeste e fora dele.
Vc. é de SP, então deve ter sido testemunha de algumas empresas que simplesmente comunicaram que estavam mudando para “Curitiba” e quêm quisesse mudar para a cidade eles estariam dando ajuda de custo para 06(Seis) meses de aluguel.
[color=blue]Ps Quanto a participar de reunião, é vergonhoso ver que esses mesmos caras (falando um Inglês fluente) durante a reunião puxam o saco do “gestor” para manter o emprego.Mesmo sabendo que o projeto é uma porcaria e que a tecnologia é retrogada,etc.E na primeira chance caem fora para outra empresa/Consultoria para não ficar queimado[/color].

[quote]No ano passado eu recebi vários telefonemas de empresas de RH desesperadas que precisavam encontrar alguém com uma experiência razoável em Java/JEE e que fosse bem fluente em inglês. Era para alocar num projeto da IBM. O salário chegava a R$ 9.200 / PJ. E as recrutadoras comentaram comigo que estavam procurando alguém fazia tempo e não conseguiam nenhum candidato. Os pouquíssimos que elas encontravam eram pessoas que já estavam bem colocadas no mercado, ganhando tanto quanto eles estavam oferecendo e não estavam interessadas em entrar num projeto da IBM. [/quote]Eu e Muitos amigos também recebemos telefonemas de recutadores/Headhunters, dessas empresas (== CLT/Flex,pois o Banco em questão não permitia funcionários PJ.), falando nome de pessoas aqui do GUJ e da S****a.Mais a realidade é que eles contrataram tanta gente com qualidade e salários baixos que o projeto estava por um fio.
A questão aqui é outra e a vaga é para uma empresa muito diferente da citada acima e os atores também são totalmente diferentes daqueles “gestores” da Tutóia ou Birmann que foi comentado.
Abraços.

[quote=gcobr][quote=cv]Aos que perguntaram sobre trabalhar em Sao Paulo: eu tambem comprei um ape la ano passado, e nem peguei as chaves ainda… entao eu estou no mesmo barco que voces :wink:

A ThoughtWorks nao tem nenhum plano de abrir em SP ainda, mas sabemos que eh inevitavel. No entanto, estas vagas abertas sao pra quem esta disposto a se relocar pra Porto Alegre (e qualquer outro lugar do mundo onde a gente tenha escritorios… esse tipo de coisa depende do projeto).

Uma das principais razoes por evitar abrir o primeiro escritorio da ThoughtWorks no Brasil em Sao Paulo foi justamente pra nao calhar de acabar contratando um monte de gente encostada que nao sai nem do proprio bairro, e considera descer da Vila Madalena pro Guarujá uma “viagem longa”.

A propósito, POA = Porto Alegre, não Poá - SP ;)[/quote]

Diga uma coisa. Você realmente acha que há profissionais suficientes no mercado para preencher as 22 vagas da ThoughtWorks com nível de qualificação que está sendo exigido?

Eu to há tempo no mercado de TI de SP, e a questão do “excelent english spoken”, minha percepção, ainda é um obstáculo para a maioria dos profissionais brasileiros. Eu conheço pouquíssimas pessoas que tem condições de participar de uma reunião em inglês sem ficar boiando. E não to falando de estagiários, to falando de gente formada, com + de 5 anos de experiência e salários na faixa dos 5 ~ 6 mil reais.

No ano passado eu recebi vários telefonemas de empresas de RH desesperadas que precisavam encontrar alguém com uma experiência razoável em Java/JEE e que fosse bem fluente em inglês. Era para alocar num projeto da IBM. O salário chegava a R$ 9.200 / PJ. E as recrutadoras comentaram comigo que estavam procurando alguém fazia tempo e não conseguiam nenhum candidato. Os pouquíssimos que elas encontravam eram pessoas que já estavam bem colocadas no mercado, ganhando tanto quanto eles estavam oferecendo e não estavam interessadas em entrar num projeto da IBM.
[/quote]
Difícil, mas não é impossível.

O salário não é, na maioria da vezes, o maior diferencial para uma pessoa mudar de emprego. Leve em consideração aí a empresa (políticas internas, regrinhas, clientes, etc), tipo de projetos e principalmente equipe. No meu caso, por exemplo, eu só mudava de emprego se a nova equipe fosse razoavelmente melhor do que eu, e em alguns casos o salário até reduziu um pouco.

[quote=gcobr]
Acho que seria de grande valia para a comunidade se um “insider” como o CV comentasse pontualmente estas questões que eu coloquei.[/quote]

Existe mercado de TI no Brasil inteiro. Isso é pura conversa fiada.

[quote=gcobr]
Diga uma coisa. Você realmente acha que há profissionais suficientes no mercado para preencher as 22 vagas da ThoughtWorks com nível de qualificação que está sendo exigido?

Eu to há tempo no mercado de TI de SP, e a questão do “excelent english spoken”, minha percepção, ainda é um obstáculo para a maioria dos profissionais brasileiros. Eu conheço pouquíssimas pessoas que tem condições de participar de uma reunião em inglês sem ficar boiando. E não to falando de estagiários, to falando de gente formada, com + de 5 anos de experiência e salários na faixa dos 5 ~ 6 mil reais.

No ano passado eu recebi vários telefonemas de empresas de RH desesperadas que precisavam encontrar alguém com uma experiência razoável em Java/JEE e que fosse bem fluente em inglês. Era para alocar num projeto da IBM. O salário chegava a R$ 9.200 / PJ. E as recrutadoras comentaram comigo que estavam procurando alguém fazia tempo e não conseguiam nenhum candidato. Os pouquíssimos que elas encontravam eram pessoas que já estavam bem colocadas no mercado, ganhando tanto quanto eles estavam oferecendo e não estavam interessadas em entrar num projeto da IBM.

Aí eu fico imaginando. Quanto a ThoughtWorks vai ter que oferecer de salário para convencer um profissional suficientemente qualificado a sair do melhor mercado de TI do país (que é São Paulo) e ir para Porto Alegre? E ainda por cima pagando em regime CLT!!

O sujeito que aceitar a oferta da ThoughtWorks e for para Porto Alegre, vai ficar de certa forma “refém” da empresa, porque se por qualquer motivo quiser sair, não vai conseguir uma oportunidade do mesmo nível no mercado local de Porto Alegre.

Acho que seria de grande valia para a comunidade se um “insider” como o CV comentasse pontualmente estas questões que eu coloquei.[/quote]

Eu acho que você ta pensando exclusiva e exageradamente de mais no dinheiro (salário) dessa forma. Acredito eu que o salario que a TW oferecer sera compativel com o mercado e com as qualificações que eles exigem, mas além disso, a TW oferece uma oportunidade única de trabalhar com profissionais diferenciados, visionários, uma empresa que realmente trabalha com as melhores praticas de desenvolvimento, a oportunidade de crescimento profissional é incomparável, trabalhando em projetos grandes, com pessoas de diferentes nacionalidades envolvidas, muito bem qualificadas e ainda você vai poder praticar seu inglês “em produção”.

Além do que (na minha opinião é claro), eu encaro trabalhar como CLT uma forma de ser respeitado pela empresa, estar de acordo com a legislação do seu país e contar com os benefícios que a lei oferece tanto ao empregado como ao empregador, o que demonstra que a TW valoriza as pessoas, pois com certeza o lucro da empresa fica menor quando ela se propoe a pagar todos os impostos e trabalhar de acordo com a lei, não é apenas o funcionário que “ganha menos”.

E a oportunidade de sair de São Paulo eu tambem encaro como um benefício, haja vista o caos em que se encontra a cidade atualmente (faz tempo né), mudar pra POA seria um tremendo salto na qualidade de vida.

Just my2cents.

[quote=Fabio “Kym” Nascimento]
Eu acho que você ta pensando exclusiva e exageradamente de mais no dinheiro (salário) dessa forma. Acredito eu que o salario que a TW oferecer sera compativel com o mercado e com as qualificações que eles exigem, mas além disso, a TW oferece uma oportunidade única de trabalhar com profissionais diferenciados, visionários, uma empresa que realmente trabalha com as melhores praticas de desenvolvimento, a oportunidade de crescimento profissional é incomparável, trabalhando em projetos grandes, com pessoas de diferentes nacionalidades envolvidas, muito bem qualificadas e ainda você vai poder praticar seu inglês “em produção”.

Além do que (na minha opinião é claro), eu encaro trabalhar como CLT uma forma de ser respeitado pela empresa, estar de acordo com a legislação do seu país e contar com os benefícios que a lei oferece tanto ao empregado como ao empregador, o que demonstra que a TW valoriza as pessoas, pois com certeza o lucro da empresa fica menor quando ela se propoe a pagar todos os impostos e trabalhar de acordo com a lei, não é apenas o funcionário que “ganha menos”.

E a oportunidade de sair de São Paulo eu tambem encaro como um benefício, haja vista o caos em que se encontra a cidade atualmente (faz tempo né), mudar pra POA seria um tremendo salto na qualidade de vida.

Just my2cents.[/quote]

Vc abre mão de um bom salário pra trabalhar pra uma consultoria? é sinal que o marketing da TW fez seu dever de casa direitinho…

Não há nada de unico em trabalahr para eles, apenas uma consultoria Java como outra qualquer, visionarios? Faça-me o favor…

[quote=mochuara][quote=Fabio “Kym” Nascimento]

Just my2cents.[/quote]

Vc abre mão de um bom salário pra trabalhar pra uma consultoria? é sinal que o marketing da TW fez seu dever de casa direitinho…

Não há nada de unico em trabalahr para eles, apenas uma consultoria Java como outra qualquer, visionarios? Faça-me o favor…[/quote]

Respeito sua opinião, acho que tem lugar pra todo mundo no mercado, se voce acha que é apenas uma vaga comum, basta não se candidatar, eu acho que é uma otima oportunidade profissional, se não estivesse terminando a Pos na UFSCAR (que é no interior de São Paulo) eu me candidataria.

[quote=Fabio “Kym” Nascimento][quote=mochuara][quote=Fabio “Kym” Nascimento]

Just my2cents.[/quote]

Não há nada de unico em trabalahr para eles, apenas uma consultoria Java como outra qualquer, visionarios? Faça-me o favor…[/quote]

Respeito sua opinião, acho que tem lugar pra todo mundo no mercado, se voce acha que é apenas uma vaga comum, basta não se candidatar, eu acho que é uma otima oportunidade profissional, se não estivesse terminando a Pos na UFSCAR (que é no interior de São Paulo) eu me candidataria.[/quote]

Não estou entrando no mérito se a oportunidade é boa ou não. Estou dizendo que é um projeto normal, com uma tecnologia normal, para um cliente provavelmente normal. Agora cabe a vc, caso se candidate, pedir um salário abaixo do esperado só porque seu chefe vai ser o Martin Fowler.

Bom, eu não faço idéia de qual seja o salário mas não vi a empresa pedir pretensão salarial no curriculo, logo não acho que os candidatos vão “pedir” nada, com certeza a empresa tem sua politica salarial, mas eu duvido que não esteja de acordo com o que o mercado pratica.

Eu aceitaria ganhar menos pra trabalhar com “um Martin Fowler”, como vc disse, porque o dinheiro que eu vou ganhar eu vou gastar de uma forma ou de outra, agora o conhecimento que eu iria adquirir seguiria comigo o resto da vida, e com certeza isso traria muito mais beneficios financeiros a longo prazo do que o salario de entrada na empresa.

Respeito a sua opinião mas eu aceitaria facil ganhar um salario abaixo do que eu ganho hoje para morar em Porto Alegre e ter Martin Fowler como chefe (ou mesmo colega).

E o lance do salario abaixo é o que a gente imagina né, ningue aqui sabe o quanto a TW irá pagar para seus futuros funcionarios.

Assino embaixo do que o fabio disse.
É “perder financeiramente” um pouco agora pra ganhar muito mais (não somente financeiramente) lá na frente, é uma questão de estratégia.
Eu aceitaria ganhar menos do que ganho hoje (nao tanto, ta? senao iria pagar pra trabalhar hahaha) pra ter a oportunidade de trabalhar e aprender com essas entidades, sem duvida alguma o ganho seria gigantesco la pra frente e nem digo a tão longo prazo.

Abraços.

Só que o problema é que aqui seu chefe seria o CV :shock:
Aí é osso hein HAHAHAHAHA

Fazendo um parentesis na conversa e apenas comentando o que está citado e não relacionando com o topico, mas…

Engana-se quem pensa como você. CLT não é uma forma de proteger o empregado, é uma forma de proteger a empresa.
Toda e qualquer contratação CLT não representa mais ou menos respeito pelo empregado, representa apenas medo do governo, da lei, e da fiscalização.
Essa preocuação é mais importante quanto mais a empresa é conhecida porque afeta diretamente a imagem da empresa e isso é que mais valioso ela tem.

A diminuição do lucro é um preço baixo face ao preço alto que é ter a imagem da empresa manchada. Coisas como essas podem levar a empresa à falência.

Ninguem contrata CLT porque gosta de vc ou o respeita mais ou menos.Aliás, pela minha experiência quando mais CLT , menos respeito.
Um CLT é muito mais facil despedir que um PJ. Ironia, mas é verdade. Para despedir um CLT ou ele fez alguma cagada, ou ele é responsabilizado por uma , mesmo que não a tenha feito. Paga o que deve e pronto. É um corte limpo no sentido de que a imagem da empresa não fica manchada, mesmo quando as razões para o despedimento são absurdas .
Em PJ vc não pode ser despedido “á força” porque ha contratos. E no pior caso, vc pode alegar vinculo impregaticio que provavelmente irá ganhar, deixando a empresa em pior estado do que quando começou pois além de pagar multas por não ter empregado vc como CLT, ainda vai ter que lhe pgar como se fosse CLT.

A lei trabalhista é muito protetora, e mesmo quando vc não é CLT no papel, vc é CLT aos olhos da lei, basta que vc consiga provar vinculo impregaticio. O que normalmente é muito simples.As empresas fazem contratos PJ completamente idiotas com clausulas que dizem que se vc denunciar ou por algum motivo a empresa for acusa de vinculo com vc, vc irá arcar com a negação e as dividas desse processo. Idiotice. Na prática qq juiz irá ver que isso não passa de um esquema.

Portanto, mesmo quando vc é PJ, CLT/Flex e o diabo, vc sempre é CLT. A diferença é que o risco para a empresa é maior ( não menor, como elas acham). Apenas ha uma exceção: quando realmente vc é uma PJ independente prestando serviços de forma independente. Mas ai vc não é “contratado da empresa”.

A questão é que a imensa maioria dos PJ é muito boazinha e não denuncia as empresas onde trabalha. Não fazem isso porque o mecanismo de PJ, mesmo pagando impostos rende mais e tem mais liberdade que o CLT. Se vc quiser ir embora, não precisa de aviso prévio.
Ou seja, não ha denuncias porque ha muita gente vivendo disso e é considerado melhor que CLT. Mas é melhor para a pessoa, não para empresa.
Para ela é mais risco.

Emfin, CLT não é mais respeito, é mais medo.

hauahuahauahau

O que vocês acham que vai acontecer se a TW não conseguir contratar os 22 colaboradores com a qualificação de que precisa?

Digamos que das 22 vagas, só consigam preencher 10.

Será que vão contratar gente menos qualificada pras outras vagas por falta de opção? Se isso acontecer, cai por terra o argumento que muitos usaram nesta discussão de que estariam trabalhando com uma equipe maravilhosa e super qualificada.

Não é por nada não galera, mas boa parte das discussões aqui tem sido por cima de suposições “e se… e se…” e o tópico tá perdendo o rumo.

CV, to curioso mesmo cara, tem como você dizer mais pra gente o perfil dos desenvolvedores da TW? Digo em formação acadêmica, certificações, ahnnnn… qualquer informação seria legal.

Abraços!

O primeiro pensamento que me vem a cabeça é: pq diabos esse anúncio está em Notícias? Não vejo outros aqui, só esse.
Acho que seria interessante deixar eles se instalarem aqui, crescerem e ai veríamos o que realmente eles fazem, como são, sua conduta. Do mesmo jeito que vejo gente chorando pq trabalha pra empresa Y, também vejo outras rindo pq trabalham para a mesma empresa Y.
Ter uma mente expansiva e analisar todos os pontos é o que nos faz inteligentes e não sair dizendo um bando de coisas de bom e ruim de X e de Y porque é isso e aquilo. E mais, quanto maior um negócio, maior o número de empregados e maior a diversidade de problemas.

Moro em Porto Alegre faz dois anos exatos, para os navegantes, posso dizer que é uma boa cidade para quase¹ todos os gostos do resto do Brasil.

Outra coisa: É incrível ver neste tópico a galera comentando do clima, mulheres, “se isso, se aquilo” e esquecem a real razão por mudar de cidade: A oportunidade de trabalhar numa empresa de nível mundial. E se fosse na angola, você iria? Se sua resposta for “não”, acho que não é este perfil que os caras procuram.

¹ O mar daqui não é, digamos, tão legal quanto o do restante do país.

Não sabemos dos planos da TW, mas talvez ela faça igual ao Google, que em SP abriu apenas um escritório de marketing, e deixa a matriz em outra cidade (BH).

Quanto à qualidade de vida, isso é muito subjetivo… :slight_smile:

Concordo também com a dificuldade de achar gente com inglês fluente (fluente mesmo, que conversa, participa de uma reunião) e boa de tecnologia, não só em POA, mas em qualquer cidade. :smiley:

Sim ? eles se escondem bem, mas o Brasil nao eh o unico pais onde a gente tem dificuldade de contratar. Pra falar a verdade, tem sido mais facil achar gente competente no Brasil do que em Londres (onde o mercado já está mais desenvolvido e o pessoal com experiência já não quer mais a incerteza de viajar a trabalho que uma consultoria exige).

Se esse for mesmo um impeditivo, a gente poe a galera pra fazer curso de reforço no inglês, oras. O requisito de falar ingles provavelmente nao vai sair da lista da TW, pq toda a infra interna e uma tonelada de coisas nao tem muito como traduzir (quem traduz forum e lista de discussao? :))

…dessas pessoas muito bem colocadas, quantas estariam dispostas a sair da vida FDP de São Paulo* pra morar numa cidade mais tranquila e trabalhar num emprego mais recompensador e onde se aprende um monte (ou seja, não-IBM)? Esse eh o diferencial que eu e a TWBR estamos apostando. Tem funcionado :wink:

• eu sou de São Paulo. Antes que venham me acusar de bairrista, eu sei do que tou falando. Porto Alegre tem uma qualidade de vida radicalmente diferente.

Pra falar a verdade, a gente paga salarios um pouco acima da faixa do mercado. Grana justa por um emprego justo. Nada de Ferraris ou teclados banhados a ouro, nem mesquinharia com tickets, mas tem mais a se olhar num emprego do que salario e beneficios. A galera que so pergunta de salario na hora do “entao, o que vc quer saber sobre a ThoughtWorks?” quando a gente esta fazendo entrevistas automaticamente ganha milhoes de pontos negativos. Quem quer so um emprego pra trabalhar das 9 as 6 nao tende a se dar muito bem por aqui.

Como os outros disseram, a TW nao eh a unica empresa de TI no RS. Tem muitas coisas legais a altura e depois, ninguem ta acorrentando ninguem a Porto Alegre; pelo contrario.