10 tecnologias Java para 2009

2009 chegou! E no blog “Joshua Java” tem dicas de tecnologias para o ano novo. No post o autor destaca o refactory como a tendência para 2009, entre outras tecnologias emergentes (ou já maduras) que podem fazer parte de nossos projetos.

Eu particularmente gostei das dicas.

[quote]1- Rails 3
2- Grails 1.1
3- WebBeans & Seam 3
4- iBatis 3
5- JavaFX
6- JSecurity
7- Buildr
8- JBoss AS 5
9- Glassfish v3_prelude
10- JRuby[/quote]

http://joshuajava.wordpress.com/2009/01/01/10-java-technology-resolution-for-2009/

abraços.

Ruby encabeçando a lista!!! :stuck_out_tongue:

Esse tipo de lista vai muito do “achismo” do autor.

com certeza! até pq se alguem tivesse bola de cristal, com certeza não tava escrevendo em blog ou forum. rsrs

para quem conhece java desde os primórdios vai lembrar que qdo a sun lançou a primeira JVM muitos achavam que daria certo e outros diziam que java não passaria dos chips de microondas. “Achismo” ou não?.

no meu ponto de vista essas previsões permitem uma reflexão de possiveis tendencias, e cada a nós deve analisar e aderir as tendencias que remetem maior credibilidade.

particularmente acho que JavaFX e o Rails são possibilidades bem vivas. e quem assimiliar o conhecimento dessas estará um passo a frente.

abraços.

concordo plenamente.

tem pessoas q tentam ditar o que serah definido como padrão, ou o q será mais utilizado. mas normalmente este processo acontece em vosso próprio beneficio.

as vezes ainda, tentam apoiar suas ideias com ideias de outras que fazem parte do mesmo time redundante e falido de ideias, tentando somar valores dispares da realidade da vanguarda digital.

se parecem bastante com mecanismos de pesquisa de intencao de voto, que deveria ser considerado como crime eleitoral, por manipular atraves de mkt e publicidade, o que deveria ser tacito a cada um de nos.

ruby ruby ruby e mais ruby… sempre falando do tal ruby… é tanto falado que comecei a estudar… linguagem boa massa de programar tem alguns recursos muito interessante que outras linguagens tem mas realmente ate agora ela só fez barulho e mais nada alem de barulho… o mercado continua sempre o mesmo C++, java e .Net

Discordo, desde meados do ano passado estou fazendo 3 ou 4 consultorias de Ruby pra cada 1 ou 2 de Java e C++.

Discordo, desde meados do ano passado estou fazendo 3 ou 4 consultorias de Ruby pra cada 1 ou 2 de Java e C++.[/quote]

Um caso especifico… digite ruby no netcarreiras e veja qts vagas aparece…

Discordo, desde meados do ano passado estou fazendo 3 ou 4 consultorias de Ruby pra cada 1 ou 2 de Java e C++.[/quote]

Um caso especifico… digite ruby no netcarreiras e veja qts vagas aparece…[/quote]

isso ainda é uma verdade hj. mas depende de quem usa estar encabeçando a mudança.

hj eu só trabalho com Rails praticamente. :wink:

Na maioria das vezes o cliente não quer saber se o sistema foi feito usando x, y ou z, ele quer o sistema funcionado e atendendo as suas necessidades.
se você está fazendo consultorias de ruby é porque provavelmente vc escolheu usar ruby e não o cliente.

ruby é muito legal, mas ainda não existe um mercado amplo no Brasil.

obs.: mais uma vez, é a minha opinião.

abs

Opa, na verdade eu trabalho com coaching e reciclagem de equipes de desenvolvimento, não desenvolvo. E a maior parte das consultorias é para empresas que mexem com PHP e querem migrar pra Rails.

Ou,

vale a pena chamar atenção para o fato do autor do blogger se chamar Joshua Partogi e não Joshua Bloch.

Mas como opinião de qualquer profissional, é sempre bem vinda. Mas seria bastante diferente se fosse algo vindo da bola de cristal de James Gosling, Bill Joy, Guy L Steele Jr, Gilad Bracha ou do Joshua Bloch (Effective Java).

fw

confiram: http://joshuajava.wordpress.com/about/

Tenho um bom salario com Java, não vj motivo p/ aprender outras tecnologias até 2011.

Em 2005 eu estava entrando no mundo do Java e algumas pessoas falando “Python vai matar java, aprenda java basico e Python avançado, Python é o futuro”

Duas coisas p/ 2009:

1 - Continuar no Java e não gastar tempo estudando.
2 - Não entrar na bolsa.

O tempo que eu gastava estudando hj é p/ me dedicara a familia, cachorro, mulheres e outras coisas. A mão de obra de java esta tão grande que qualquer um que se de valor e tenha 1 ano de exp ganha 5000,00/mês

Eu estudo p/ ganhar dinheiro e gastar com mulheres e ñ p/ ser nerd

Lembro uma vez que meu chefe foi para um congresso de bioinformatica nos USA mais ou menos em 2002, 2003 (se bobiar ate antes) e voltou dizendo que todo mundo tava desenvolvendo em python. Depois nunca mais ouvi falar, ai depois de um tempo todo mundo voltou a falar em python.

Eu nunca acredito quando as pessoas falam “estuda isso que vai ser o futuro” eh igual nos anos 90 era a moda de dizer “quer ganhar dinheiro trabalhar com telecom” hahaha

//Daniel

[quote=jjose]Tenho um bom salario com Java, não vj motivo p/ aprender outras tecnologias até 2011.

Em 2005 eu estava entrando no mundo do Java e algumas pessoas falando “Python vai matar java, aprenda java basico e Python avançado, Python é o futuro”

Duas coisas p/ 2009:

2 - Não entrar na bolsa.

O tempo que eu gastava estudando hj é p/ me dedicara a familia, cachorro, mulheres e outras coisas. A mão de obra de java esta tão grande que qualquer um que se de valor e tenha 1 ano de exp ganha 5000,00/mês

[/quote]

Ae então me diga em que mundo vc vive? no mundo dos elefantes cor de rosa??? acho que vou me mudar para tal lugar… se nesta terra imaginaria se ganha 5000 com 1 ano de experencia acho que la devo tirar uns 20000 pelos meus 4 anos de exp e ainda nesta terra magica não precisa estudar e nem se dedicar a nada o din din cai do ceu… como faço para ir para esta tal terra magica imaginaria e ficar economicamente bem de vida???

Não sei porque, mais tudo em que eu me envolvo da dinheiro! :stuck_out_tongue: … Acredito que a tecnologia é indiferente! Java ou qualquer que seja a nova tendência do ano.

É claro que eu preciso me atualizar, mas isso não significa gastar boa parte da minha vida!

Dá para ganhar os R$ 5000 mensais tranqüilamente com apenas 1 ano de XP. Basta ser competente e comprometido.

[quote=Zakim]Não sei porque, mais tudo em que eu me envolvo da dinheiro! :stuck_out_tongue: … Acredito que a tecnologia é indiferente! Java ou qualquer que seja a nova tendência do ano.

É claro que eu preciso me atualizar, mas isso não significa gastar boa parte da minha vida!

Dá para ganhar os R$ 5000 mensais tranqüilamente com apenas 1 ano de XP. Basta ser competente e comprometido.

[/quote]

Discordo. Com 1 ano, só com muita sorte, puxação de saco e/ou más-intenções.
Com 2 anos, concordo parcialmente, só discordaria do “tranquilamente” (agora sem trema).

:slight_smile:

[quote=victorwss][quote=Zakim]Não sei porque, mais tudo em que eu me envolvo da dinheiro! :stuck_out_tongue: … Acredito que a tecnologia é indiferente! Java ou qualquer que seja a nova tendência do ano.

[/quote]

Discordo. Com 1 ano, só com muita sorte, puxação de saco e/ou más-intenções.
Com 2 anos, concordo parcialmente, só discordaria do “tranquilamente” (agora sem trema).

:)[/quote]

E só pra acrescentar, provavelmente eles estão falanndo de R$5000,00 como PJ. Existe um abismo imenso entre ganhar R$5000,00 como PJ e ganhar R$5000,00 como CLT.

[quote=luistiagos][quote=jjose]Tenho um bom salario com Java, não vj motivo p/ aprender outras tecnologias até 2011.

Duas coisas p/ 2009:

2 - Não entrar na bolsa.

[/quote]

Ae então me diga em que mundo vc vive? no mundo dos elefantes cor de rosa??? acho que vou me mudar para tal lugar… se nesta terra imaginaria se ganha 5000 com 1 ano de experencia acho que la devo tirar uns 20000 pelos meus 4 anos de exp e ainda nesta terra magica não precisa estudar e nem se dedicar a nada o din din cai do ceu… como faço para ir para esta tal terra magica imaginaria e ficar economicamente bem de vida??? [/quote]

A terra magica p/ os PJ é São Paulo e vc não vai passar de 7000,00 (teto em média). Claro, se vc for aqueles que entra na 1º empresa e para de mandar cv, vai ter que ralar p/ ganhar 500 conto/mês.
Em novembro eu entrei em uma empresa por 35,00/hs e em dezembro troquei ela por outra que pagava 37,00/hs e se alguem pagar 37,50/hs eu vou… rs
Se isso é certo ou errado vai do contrato pj, todos os meus pode ser quebrado por ambas as partes. Se vc num trabalha por hobby não importa o quanto vc sabe de TI se num sabe nem ganhar Dinheiro

[quote]

E só pra acrescentar, provavelmente eles estão falanndo de R$5000,00 como PJ. Existe um abismo imenso entre ganhar R$5000,00 como PJ e ganhar R$5000,00 como CLT.[/quote]

Tem razão!

Tem mais razão ainda!