1º empresa MPS.BR Nível A

EJB 2.1 e CORBA também. Aliás, acho que é uma ótima comparação que vai ficar pra outra hora.

Mesmo assim, ótimo. Voltamos ao ponto: quem são estas pessoas? Por que eu as devo ouvir?

Fred Brooks, Martin Fowler, Kent Beck, Scott Ambler, Dave Thomas, Bob Martin, Tom deMarco e tantos outros que realmente já produziram muita coisa de valor dizem há décadas que o foco do CMM está errado, antes mesmo de existir CMM!

Eu não sei porque você dá tanto crédito ao SEI mas ignorar a posição destes nomes é bem… exótico.

Isso me fez lembrar a linha de pesquisa de mestrado do Vinícius Teles, daqui do rio. Nesse post ele comenta sobre Peopleware e CMM.

E porque diabos eu tenho que usar CMMx para ter isso? CMM diz que o cara tem, ótimo. Mais uma analogia com um SCJP, eu sei que o cara passou numa prova que diz que ele sabe alguma coisa sobre, digamos, threads em Java.

Isso garante que ele sabe usar de forma eficiente e com qualidade? Garante que ele usa para agregar valor ao que está sendo desenvolvido ou será que ele apenas “decorou o livro da Kathy Sierra”?

Vou bater na mesma tecla, mas em outra tecla: Se uma certificação não garante qualdiade, pra que dar tanta importância a ela?

Eu acho no mínimo curioso a argumentação do pessoal que defende CMMi com unhas e dentes. Lendo essa thread toda você pode verificar os seguintes argumentos:

:arrow: CMMi garante qualidade, boa gestão e cliente satisfeito
:arrow: Tudo isso depende da forma como foi implementado na empresa
:arrow: Tudo isso depende se a empresa leva o CMMi a sério e não é puro marketing
:arrow: CMMi funciona, o problema está na forma como é implementado

Disso da para entender que CMMi é muito lindo e maraviloso - na teoria. Na prática um certificado de CMMi diz apenas que uma empresa tem um monte de processos que podem talves, se implementados direito e levados a sério, levar a algum lugar.

Moral da história, certificado de CMMi não quer dizer nada, uma empresa CMMi nível 5 pode ser um desastre enquanto outra na qual as pessoal colocaram em prática aquilo que elas acham de melhor e mal conseguiria CMMi nivel 2. Isso significa que no final das contas o certificado vale porcaria nenhuma.

Um problema que eu já ouvi de gente trabalhando em empresas CMM pelo menos nivel 3, é que muitas vezes eles são proibidos de ajustar o processo fora daquilo que foi certificado, mesmo que seja para o bem do projeto.

E lá vamos nós…

Ah, agora tem diferença de cenário… não vi nenhum “depende” ou condicional quando vocês dizem que querem ver resultado. ou condicional dizendo que num contexto de software comercial vocês não vêem vantagem nenhuma.

[quote=pcalcado]
É como SE, tem cenários que poderia ser interessante, inclusive uma coisa que sempre citei é que hoje, em cenários específicos CMM é comercialmente interessante. Tecnicamente? Não sei, não me responderam quase nada nesta thread que não fosse abstrato cheio de buzzwords para falar bem de modelos CMM.[/quote]
Comercialmente nós já tínhamos até parado de discutir, não? Tecnicamente eu não tenho experiência para falar, o que posso fazer é ir no Google e ver o que consigo achar (se isso não for válido paro por aqui, nem mais um piu sobre o assunto). Vale lembrar que ninguém na thread trabalha num caso de sucesso de CMM então não pode falar da experiência que teve. Vc está pressupondo que como ninguém disse nada de vantajoso então não tem vantagem nenhuma, mesmo que eu mostre alguma fonte.

Não faço a mínima idéia pq vc usaria se tu não trabalha num cenário de SE, o foco do modelo eh ajudar cenários de SE.

Vc deu a entender que quando fala dos seus 1-4 pontos está se referindo
a temas comuns do modelo CMM, o que eu disse é que eu não tinha falado nada sobre isso, estava somente tentando me isentar pq concordo contigo, mas que isso não tem a ver com CMM.

Eu não tenho experiência com CMM… Mas acredito que simplesmente “sem burocracia” não vai ser, mas não com burocracia desnecessária, o que você considera desnecessário pode ser necessário para outros, o modelo tem que ser flexível e ao mesmo tempo abrnagente.

Seguindo a filosofia do modelo e afiando os processos com o tempo? identificando onde se acertou e se errou e corringindo onde se errou e focando onde acertou? essa é a idéia de como se agrega valor, aprimorando os processos…

Novamente, eu não disse que você disse isso, releia o que escrevi com um pouco de atenção.[/quote]
Me Isentando again, se eu não vejo esse ponto como válido melhor eu mostrar pra que ninguém aponte o dedo pra mim dizendo “Mas tu defende aquilo, ou ao menos não disse que não defendia”. Por isso que falei…

[quote=“pcalcado”]
Se CMM não garante qualidade porque levar tanto em conta numa seleção? Acho que é por aí a linha de questionamento do Daniel Quirino.[/quote]
Se universidade não garante qualidade porque levar tanto em conta?
Agora sim, finalmente posso falar alguma coisa por experiência…
Meu chefe esperou até eu entrar na faculdade pra me contratar, pq? pq ele queria saber se eu realmente ia seguir carreira na área. a mesma coisa acontece com CMM, não garante qualidade, mas garante que a empresa está na busca da qualidade! por isso que conta tanto!

[quote=“pcalcado”]Ah, você está usando dados que você tem? E cadê estes dados que estou pedindo há tanto tempo?

Ah, e por favor, dados de ‘vendedores’ de CMM ou das próprias empresas são tão confiáveis quanto a Microsoft te ajudando a escolher uma distribuição Linux.[/quote]
Sorry. Confidential Info, não tem atualmente nenhum estudo para revelar o estado atual das empresas certificadas e seus valores, nenhum estudo “non-biased” com dados puros, reais e palpáveis, o que posso mostrar eh isso.
Mas se não vale Google pra você eu estou zarpando fora…

[quote=“pcalcado”][quote=Lucas Zingano]
Nao, nao, processos que gerenciam qualidade em desenvolvimento de avioes podem nao funcionar com sites web, vc tem que adaptar a sua necessidade! implementar para cada necessidade… ninguem falou para usar os mesmos processos, isso cada empresa que define! vc sabe muito bem disso, eh como dizer pra usar COBOL para fazer sites pq funciona bem pra instituicoes financeiras… nao misture alhos com bugalhos! (tah, esse trocadilho foi fraco, eu admito.)[/quote]

Então qual seu ponto com aviões na thread?[/quote]
Mostrar que tem algum motivo para se acreditar que CMM funciona. Num contexto de generalização ele conta, agora, se especificarmos para aplicações comerciais apenas, daí é como eu disse, os dados são confidenciais e não temos ninguém que esteja num caso de sucesso de CMM para falar alguma coisa.

louds e pcalcado, imagina vc vai no medico pq estah com algum problema no coracao, vai primeiro num clinico geral, olha pra parede e ve o certificado de graduacao e algumas fotos, ele aponta e diz, esses foram uns pacientes que eu curei, daih por qq razao vc pensa em ter uma segunda opiniao vai em outro medico e ve o certificado de graduacao e tambem ve o certificado de doutorado em cardiologia, vc vai em qual medico?

Anyway, desisto, não tenho experiência pra falar…

PS: pcalcado, pra mim Stephen R. Covey e Kent Beck tem o mesmo efeito (auto-ajuda)… vc sabe do valor presumido que esses autores de auto-ajuda em programação entregaram, eu pessoalmente não sei, por isso confio tanto neles quanto no SEI. E antes que vc diga que eu nao dou credito pra eles, eu ateh dou, mas nao estudo muito, se eu soubesse um pouco mais de deenvolvimento agil eu defenderia ele, dentro do contexto que eu acho apropriado e tentaria entender pq nao em outros contextos.

Alguns links que talvez sejam uteis, talvez nao
http://www.sei.cmu.edu/cmmi/results.html - mais resultados do SEI sobre a implementacao do modelo, sem dados concretos que sao confidenciais.
http://www.sei.cmu.edu/staff/ - de novo o link do staff do SEI.

É, você não respondeu.

Ótimo, estou pergutando isso há séculos e não achei anda concreto de algo que CMM garanta.

Não estou pressupondo, não conclua cosia que não disse, estou perguntando.

E SE pra você serve para quais cenários?

Se ele é flexível eu posso usar sem burocracia que eu e minha empresa consideremos desnecessárias?

Se CMM me impõe coisas como vou conseguir adaptar meus processos? Adapto dentro destes limites? Isso não é meio tamanho único demais?

Boa pergunta.

E quem garante que você iria seguir numa área por fazer facudlade? Eu já trabalhei com matemático, bacharel em história, engenheiros de todos os tipos e pessoas semf acudalde em informática. Qual o ponto?

[quote=Lucas Zingano]Sorry. Confidential Info, não tem atualmente nenhum estudo para revelar o estado atual das empresas certificadas e seus valores, nenhum estudo “non-biased” com dados puros, reais e palpáveis, o que posso mostrar eh isso.
Mas se não vale Google pra você eu estou zarpando fora…
[/quote]

Bem conveniente isso. Não tem dados, eu tenho que acreditar em depoimentos, parece propaganda da POLISHOP na TV. Ou da Universal. Fala que eu te escuto.

Este post não vai ter fim…pq? Pq existem 2 visões diferentes aqui…quem acredita em CMMx e quem não acredita…eu não entendo pq continuar a discutir…sei que quem defende CMMx é pq tem números, relatos e experiencia propria…só que ninguem pode jogar dados de empresas aqui…isso seria ridiculo e antiético. Quem é “anti-CMMx” é ou pq não conhece o modelo ou conhece (e até bem) mas viu ele ser implementado sem sucesso (o que é perfeitamente normal já que o proprio modelo é baseado em maturidade e mudança de cultura, o que é dificilimo de implantar em uma empresa).

Resumo: o tópico se tornou inutil…não vai se chegar a lugar algum…vou continuar defendendo CMMx…é muito fácil culpar processo…vejo muito isso…falar que ele é burocrático, que ele não presta…que não serve pra nada…mas o CMMx e outros diz o que fazer e o modelo mesmo faz com que vc busque uma forma “madura” de fazer aquilo…marketing, bla, bla, bla…OK…é marketing também mas empresa séria quer mais do que isso e aqui julgam como se todas as empresas varessem a sujeira pra baixo do tapete e deixasse o diploma na parede…acreditem, não são todas assim…muitas usam o modelo para agregar e melhorar resultados.

Pronto…continuem a discussão…vão ser mil paginas e não vamos sair do lugar…como disse…um defende de um lado e outro vai contra de outro…não vai ter fim pq ninguem vai conseguir convencer ninguem aqui…e pra que convencer? eu não quero convencer ninguem…apenas colocar meu ponto de vista…aceite e acredite quem quiser.

ate mais…

Richard, qual o problema de divulgar dados de sucesso da sua empresa? Se eu fosse o dono eu ficaria FELIZ de saber que um funcionário meu ta fazendo propaganda positiva da minha empresa em um fórum. A não ser, é claro, que esses números sejam negativos :wink:

Não importa se é positivo ou negativo…são dados confidenciais…jamais revelaria qualquer dado…isso é completamente anti ético…e pelo seu post entendi que vc quis dizer “vc não revela pq são negativos”…como eu disse um tópico antes não estou aqui para convencer ninguém disto ou daquilo…estou aqui para defender meu ponto de vista…se vc acha certo e normal ficar divulgando dados da empresa onde trabalha pode soltar eles aqui então… :slight_smile: :wink:

ate mais…

[quote=richardpeder]Este post não vai ter fim…pq? Pq existem 2 visões diferentes aqui…quem acredita em CMMx e quem não acredita…eu não entendo pq continuar a discutir…sei que quem defende CMMx é pq tem números, relatos e experiencia propria…só que ninguem pode jogar dados de empresas aqui…isso seria ridiculo e antiético. Quem é “anti-CMMx” é ou pq não conhece o modelo ou conhece (e até bem) mas viu ele ser implementado sem sucesso (o que é perfeitamente normal já que o proprio modelo é baseado em maturidade e mudança de cultura, o que é dificilimo de implantar em uma empresa).
[/quote]
Eu devo ser o cara mais azarado do mundo, pois em 100% (3) das minhas experiências com CMMx foram um desastre. O ponto é questão de visão, Richard. Para quem é da área de QA, CMM deve ser maravilhoso, pois CMM ajuda a produzir uma quantidade de documentos suficiente para ajudar no seu trabalho; já para quem é desenvolvedor/arquiteto/programador/seja-lá-o-que-for, CMM não agrega valor ao trabalho e, em certos pontos, até atrapalha (pelo mesmo motivo que ajuda o pessoal da QA).
O que os CMM-drones precisam entender é que nós, que duvidamos do CMM, não somos hippie e não questionamos a necessidade por controle de projeto. Aliás, outra coisa que os CMM-drones precisam entender é que CMM não garante qualidade, mas ajuda a obter dados sobre o andamento de um projeto, que pode ajudar no seu controle. O que questionamos é a necessidade de algo tão heavy-weight e tão pouco flexível para obter este controle.
Como o Shoes disse anteriormente, há muitas vozes por aí com larga experiência em produzir muita coisa de valor que indicam caminhos divergentes do CMM para se conseguir ter controle sobre projetos usando processos mais leves, flexíveis e, principalmente, que levam em consideração algo que CMM diz diminuir - o risco. Sim, risco é algo que sempre vai existir e você sempre vai precisar levá-lo em consideração, pois risco é um evento incerto, muitas vezes imprevisível, mas que quando acontece vai causar algum impacto (bom ou ruim) sobre o projeto. E todos os caminhos apontados possuem exemplos reais de casos de sucesso. O ponto ainda é: CMM é realmente necessário?

Chegamos num consenso então…Adote CMM quem quiser! Concordo com vc que nem sempre os desenvolvedores curtem o CMMx mas isto um pouco é cultura…o CMMx visa mais a parte gerencial e nem sempre favorece o desenvolvedor…daí achamos um problema do modelo…até pq ninguem aqui disse que o modelo é perfeito ou que é necessário usa-lo senão vc vai ter uma empresa falida…o CMMx é necessário pra quem acredita no modelo e acha que ele agrega…pra quem não acredita ou quer somente marketing não invista dinheiro nisto pq vai por agua mesmo.

Enquanto ficamos discutindo aqui muitas empresas estão lucrando com o CMMx (de uma forma ou outra mas vale lembrar que pelo lado do marketing o lucro é a curtissimo prazo), outros estão evoluindo o modelo já que ele não é perfeito outros estão perdendo dinheiro por um motivo ou outro (um bem provavel é a má implementação dele) e outros estão escrevendo artigos verdadeiros sobre casos de sucesso e casos de desastre…e aí? Aí que uma coisa só dá certo de fato quando acreditamos…se o modelo é ruim? não sei se é ruim, acho ele bom mas tem falhas com certeza…os casos de sucesso depende de como ele é implementado e não se ele é só mais um diploma.

ate mais…

Eu acho que esse tópico tem muito a dar ainda, quero ler muitas opniões de pessoas que realmente tem conhecimento, e sabem que o CMM(i) tem sua utilidade, quero ver as pessoas que são anti-cmmi tentarem explicar essa rebeldia e falta de interesse numa questão que visa enriquecer e desmitificar o conceito de qualidade de software!

Nossa área é muito desunida, cada um por si e si contra todos, infelizmente eu nunca vi pessoas da área de medicina, engenharia, etc… discutirem tanto quanto as pessoas na área de computação. Por isso que a profissão não é regulamentada, é por isso que a área está se prostituindo. Encarecidamente, eu queria uma resposta bem justificável de vocês hippies e singularistas, porquê vocês são sempre do contra ? Porquê vocês brigam , discutem tanto com as pessoas de sua área ? O que é isso… ? Quanta divergência em diversos assuntos…

O CMMi está aí pra quem quiser adotar. Se vocês que não acham importante, proponham outra solução, ou algo que de fato faça garantir confiança nas empresas que vão desenvolver softwares.

O XPRio eu acompanho também, é legal a iniciativa dos caras, o trabalho deles é legal, mas porque uma empresa dessas não pode ter uma certificação CMMi, e ir estudando outras propostas ? Inovação é importante, quanto maiores forem as propostas de melhorar e inovar, mais provável que se alcançe sucesso na qualidade.

Eu espero que essas pessoas que apenas fazem críticas, que um dia concebam propostas de melhorias pra que todos, de forma compreensível entendam. Ficar rebelando-se contra a um determinado processo vai fazer com que vocês tenham menos opções de escolha.

Não sei, mas sinto que estamos entrando num caos degenaralizado, pois segundo suas teorias:
‘certificação não serve pra nada’
‘rup não serve pra nada’
‘faculdade não serve pra nada’
‘pmbok não serve pra nada’
… e assim por diante, vamos regredir então e voltar a programar de maneira imatura ?

Eu quero ver de vocês, o que vocês tem a dizer sobre a industrialização do setor de tecnologia da informação .

[quote=Fabrício Cozer Martins]Eu acho que esse tópico tem muito a dar ainda, quero ler muitas opniões de pessoas que realmente tem conhecimento, e sabem que o CMM(i) tem sua utilidade, quero ver as pessoas que são anti-cmmi tentarem explicar essa rebeldia e falta de interesse numa questão que visa enriquecer e desmitificar o conceito de qualidade de software!
[/quote]

Ser anti-CMM não é ser rebelde. Eu trabalho em ambiente CMM e acho péssimo porque eu perco até 25% do meu precioso tempo com tarefas (que fazem parte do processo) que não ajudam em nada no meu dia-a-dia e realmente não adicionam valor ao produto que eu desenvolvo. Agora, imagine: se 25% do tempo gasto para criar um software é gasto em tarefas que não agreguem valor a este, logo este produto poderia ser feito por um valor menor (talvez não exatamente 25%, mas pelo menos isso) :wink: E custo é um ponto importante a se considerar e se você acha que isso é rebeldia, já é um problema seu, pois eu tenho consciência real do meu trabalho e sei do impacto dele sobre o custo total de um produto.
Então, a pergunta ainda fica sem resposta: CMM é realmente necessário?

Onde? Quem? Links? Revista? Richard, coloca aqui uma referencia a um artigo que fale de CMMi onde o interlocutor não tem o cabo preso (a favor ou contra).

Será que é porque pessoas são diferentes e não concordam com tudo? Será que é porque não vivemos no mundo de contos de fada da faculdade? Será que é porque lemos bastante, muito além da literatura recomendada na mesma faculdade? Será que é porque questionamos antes de aceitar coisas como verdade universal? Não sei.

Qual parte da solução www.agilemanifesto.org você não entendeu? E essa é apenas uma entre diversas. Dê uma olhada na bibliografia citada nesta thread antes de falar que ninguém propõe nada, só critica. Aliás, este é um problema. Alguém aí se preocupou em ler a bibliografia recomendada por quem acha CMMx ruim? O que tem a dizer dela?

Porque segundo os praticantes CMMx não é viável num ambiente ágil. Leia o histórico da XPRio.

Desculpa, Fabrício, mas você dizer que as sei lá, 5 pessoas que estão aqui falando mal de CMMx só criticam e não fazem propostas, não colaboram e trazem soluções apra a comunidade de desenvolvedores é no mínimo ridículo (pra não dizer pessoalmente decepcionante). Você está no GUJ há tempo suficiente para saber disso e fazer este tipo de acusação sem fundamento.

Como falei, estas pessoas não estão aqui brincando. Acho que você principalmente conhece um pouquinho deles para valorizar ou não a opinião.

Se não considerar a opinião, acho que, comof alie acima, Martin Fowler, Amber, Beck, Martin e tantos outros têm algum peso, ou eles também são hippies que não produzem anda e só criticam?

O que é produzir pra você, aliás, já que nós só criticamos?

Defina maturidade, imaturidade e por que as ferramentas acima provam maturidade ou colaboram com ela. Essa pergunta ao menos você pode responder?

[quote=Fabrício Cozer Martins]
Eu quero ver de vocês, o que vocês tem a dizer sobre a industrialização do setor de tecnologia da informação . [/quote]

Industrialização é para tarefas automatizáveis. Partes de desenvolvimento são automatizáveis, outras não.

[quote=Daniel Quirino Oliveira]Ser anti-CMM não é ser rebelde. Eu trabalho em ambiente CMM e acho péssimo porque eu perco até 25% do meu precioso tempo com tarefas (que fazem parte do processo) que não ajudam em nada no meu dia-a-dia e realmente não adicionam valor ao produto que eu desenvolvo. Agora, imagine: se 25% do tempo gasto para criar um software é gasto em tarefas que não agreguem valor a este, logo este produto poderia ser feito por um valor menor (talvez não exatamente 25%, mas pelo menos isso) :wink: E custo é um ponto importante a se considerar e se você acha que isso é rebeldia, já é um problema seu, pois eu tenho consciência real do meu trabalho e sei do impacto dele sobre o custo total de um produto.
Então, a pergunta ainda fica sem resposta: CMM é realmente necessário?[/quote]

Foi o que estava discutindo a uns dias atrás.
Vou dar o exemplo da Gerência de Configuração, que quase todo mundo deve usar.

Quando se define uma política pra SCM, espera-se que ela seja bem aceita e que determine etapas que realmente serão necessárias e não dificultem e demorem o desenvolvimento, então algumas empresas determinam políticas rígidas que pra um desenvolvedor ficar atualizado com tudo o que está sendo desenvolvido por outros membros, é um processo bem trabalhoso, mas segundo os especialistas, é necessário pois ao invés de por exemplo existirem trocas de códigos por email, ou por gaim, que é o mais rápido, você tem que solicitar um pedido de atualização, aí entra figura de integrador, solicitador, requisitor, etc…

Você percebeu que esse processo torna mais disciplinado, organizado, e administrável ? Realmente torna, mas também é mais demorado, e todos os gerentes, clientes, sabem disso, mas isso passa a ter mais controle do que está sendo feito, pelas pessoas que regem o andamento do sistema.

A real importância do CMM, é dado pela aceitação do mercado, dos funcionários da empresa, orgão, instituição ou corporação. Pela crença de que os softwares produzidos serão realmente feitos com qualidade, pois caso contrário, o CMM não tem importância, o certo seria adaptar um modelo mais real a necessidade, para não causar constrangimento.

Phillip,

você poderia me dizer se atualmente você está usando XP ? Ou alguma metodologia ágil ? Eu estou percebendo que o XP não é bem aceito pelos empreendedores da maioria das empresas, não quero dizer todos, mas a maioria, ao contrário da forte comunidade de desenvolvedores que acreditam no seu trabalho , que desejam muito trabalhar usando um XP, eu mesmo estou já propondo o uso do XP em um projeto que vai ser desenvolvido, mas com poucas pessoas. Projetos na empresa, onde o espírito corporativista reina sob as pessoas, prefiro seguir da melhor forma possível e tentar evoluir com os objetivos da empresa.

O grande problema de certificações e o metodo em que são implantadas é criam regras e leis para se mudar a cultura. E os processo ágeis abordam questões culturais para mudar a cultura até que essa se torne a lei.

[quote=Fabrício Cozer Martins]Phillip,

você poderia me dizer se atualmente você está usando XP ? Ou alguma metodologia ágil ? [/quote]

Sim, estou, e não sou o único numa das maiores empresas do Brasil,ex-estatal, uma empresa que procura uma coisa: valor. É tudo uma questão de adaptação. Não tem sido fácil (mais pelas pessoa da equipe) mas está crescendo conforme o valor vai sendo mostrado.

Dia desses alguém falou: “Po, legal isso que vocês estão fazendo… mas tem um problema. O povo de CMM e metodologia (da consultoiria) vai ter que atuar nesta fábrica também e daí tudo muda…” e o pior: ele está certo. Quando o povo de CMM chegar tudo vai mudar. Vai agregar valor? Minha experiência diz claramente: não.

Agora, por favor, responda os questionamentos levantados nos meus posts anteriores, ou acho que vou passar a ignorar estas repostas vagas.

Falando em respostas vagas, novas perguntas pra se somar às milhares que ninguém respode: você já trabalhou neste ambiente? Já trabalhou num projeto com mais de dez programadores/anallsitas/whatever commodidty? O que achou dele? Já viu CMM funcionar? Já sei que viu dar errado, o que muda em um caso e outro?

O padrão que quem defende CMM nesta thread é defender sem (1) consultar a bibliografia (2) respoder perguntas. Desculpem-me, mas isso mostra apenas que a ação de CMM é movida por fé, o que torna CMM uma crença. Nada contra crenças, cada um crê no que quer (eu mesmo sou teístata católico), mas a fé se baseia no que não pode ser provado (Não foi Douglas Adams que brincou com isso? - Willerson, por favor ajude aqui) e por isso tantos e tantos questionamentos se mostram vagos e/ou igorados nesta thread e em todo lugar. É uma questãod e fé: ou acredita ou não.

Se quiserem me mostrar o contrário respondam as perguntas feitas na thread, não deve demorar muito. Daí nós podemos discutir de verdade cada ponto.

[quote=Fabrício Cozer Martins]Phillip,

você poderia me dizer se atualmente você está usando XP ? Ou alguma metodologia ágil ? [/quote]

Sim, estou, e não sou o único numa das maiores empresas do Brasil,ex-estatal, uma empresa que procura uma coisa: valor. É tudo uma questão de adaptação. Não tem sido fácil (mais pelas pessoa da equipe) mas está crescendo conforme o valor vai sendo mostrado.

Dia desses alguém falou: “Po, legal isso que vocês estão fazendo… mas tem um problema. O povo de CMM e metodologia (da consultoiria) vai ter que atuar nesta fábrica também e daí tudo muda…” e o pior: ele está certo. Quando o povo de CMM chegar tudo vai mudar. Vai agregar valor? Minha experiência diz claramente: não.

Agora, por favor, responda os questionamentos levantados nos meus posts anteriores, ou acho que vou passar a ignorar estas repostas vagas.

Falando em respostas vagas, novas perguntas pra se somar às milhares que ninguém respode: você já trabalhou neste ambiente? Já trabalhou num projeto com mais de dez programadores/anallsitas/whatever commodidty? O que achou dele? Já viu CMM funcionar? Já sei que viu dar errado, o que muda em um caso e outro?

O padrão que quem defende CMM nesta thread é defender sem (1) consultar a bibliografia (2) respoder perguntas. Desculpem-me, mas isso mostra apenas que a ação de CMM é movida por fé, o que torna CMM uma crença. Nada contra crenças, cada um crê no que quer (eu mesmo sou teístata católico), mas a fé se baseia no que não pode ser provado (Não foi Douglas Adams que brincou com isso? - Willerson, por favor ajude aqui) e por isso tantos e tantos questionamentos se mostram vagos e/ou igorados nesta thread e em todo lugar. É uma questãod e fé: ou acredita ou não.

Se quiserem me mostrar o contrário respondam as perguntas feitas na thread, não deve demorar muito. Daí nós podemos discutir de verdade cada ponto.

Você ao menos me responda o que perguntei antes: por que CMM ajuda na SCM, ou se ajuda. Eu vou usar SCM de maneira efica com CMM? Eu uso SCM sem CMM, quer dizer que ajo mal? Com certeza (vide acima) se aplicar CMM meu processo de SCM vai ser muito alterado, é garantido que isso irá melhorar meu processo autal?

Já te perguntei sobre esse tema e fica sempre o eco da falta de resposta… como todo o resto desta thread.

Só pra quebrar um pouco este clima de guerra e de “me prova isso ou aquilo” segue o link para a noticia da primeira empresa MPS.BR nível A pedida a algumas páginas deste tópico por um usuário:

http://www.softex.org/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=7696&sid=24

prontoo…podem continuar a briga inutil de vcs! :smiley: :slight_smile: :wink:

ate mais…

Esse lançe de agregar valor é muito relativo, pode não agregar valor a um indivíduo apenas, mas para a empresa, digo que sim. Pode perguntar para diretores e gerentes que tem grande influência no direcionamento da empresa e verifique se eles não querem conquistar um CMMi. Claro que querem, pois eles sabem que isso vai trazer valores e vai colocar a empresa na mídia e vai ser capaz de concorrer com outras grandes do mercado.

E as respostas para suas perguntas você pode encontrar no site da sei : http://www.sei.cmu.edu/cmmi/

E em relação a GCS, o que o CMMi propõe é:

:arrow: Identificar os produtos de configuração que formarão a baseline
:arrow: Controlar alterações nesses produtos
:arrow: Definição de uma especificação ou política para construir os produtos definidos pela GCS.
:arrow: Mostragem de dados que representam o status dos produtos naquele determinado momento,através de relatórios ,etc…
:arrow: Manutenção das baselines

Agora me responda , você acha que isso não agrega valor ?
Se você usa dessa forma, parabéns, você já está se adequando a um modelo de qualidade :wink: