E lá vamos nós…
Ah, agora tem diferença de cenário… não vi nenhum “depende” ou condicional quando vocês dizem que querem ver resultado. ou condicional dizendo que num contexto de software comercial vocês não vêem vantagem nenhuma.
[quote=pcalcado]
É como SE, tem cenários que poderia ser interessante, inclusive uma coisa que sempre citei é que hoje, em cenários específicos CMM é comercialmente interessante. Tecnicamente? Não sei, não me responderam quase nada nesta thread que não fosse abstrato cheio de buzzwords para falar bem de modelos CMM.[/quote]
Comercialmente nós já tínhamos até parado de discutir, não? Tecnicamente eu não tenho experiência para falar, o que posso fazer é ir no Google e ver o que consigo achar (se isso não for válido paro por aqui, nem mais um piu sobre o assunto). Vale lembrar que ninguém na thread trabalha num caso de sucesso de CMM então não pode falar da experiência que teve. Vc está pressupondo que como ninguém disse nada de vantajoso então não tem vantagem nenhuma, mesmo que eu mostre alguma fonte.
Não faço a mínima idéia pq vc usaria se tu não trabalha num cenário de SE, o foco do modelo eh ajudar cenários de SE.
Vc deu a entender que quando fala dos seus 1-4 pontos está se referindo
a temas comuns do modelo CMM, o que eu disse é que eu não tinha falado nada sobre isso, estava somente tentando me isentar pq concordo contigo, mas que isso não tem a ver com CMM.
Eu não tenho experiência com CMM… Mas acredito que simplesmente “sem burocracia” não vai ser, mas não com burocracia desnecessária, o que você considera desnecessário pode ser necessário para outros, o modelo tem que ser flexível e ao mesmo tempo abrnagente.
Seguindo a filosofia do modelo e afiando os processos com o tempo? identificando onde se acertou e se errou e corringindo onde se errou e focando onde acertou? essa é a idéia de como se agrega valor, aprimorando os processos…
Novamente, eu não disse que você disse isso, releia o que escrevi com um pouco de atenção.[/quote]
Me Isentando again, se eu não vejo esse ponto como válido melhor eu mostrar pra que ninguém aponte o dedo pra mim dizendo “Mas tu defende aquilo, ou ao menos não disse que não defendia”. Por isso que falei…
[quote=“pcalcado”]
Se CMM não garante qualidade porque levar tanto em conta numa seleção? Acho que é por aí a linha de questionamento do Daniel Quirino.[/quote]
Se universidade não garante qualidade porque levar tanto em conta?
Agora sim, finalmente posso falar alguma coisa por experiência…
Meu chefe esperou até eu entrar na faculdade pra me contratar, pq? pq ele queria saber se eu realmente ia seguir carreira na área. a mesma coisa acontece com CMM, não garante qualidade, mas garante que a empresa está na busca da qualidade! por isso que conta tanto!
[quote=“pcalcado”]Ah, você está usando dados que você tem? E cadê estes dados que estou pedindo há tanto tempo?
Ah, e por favor, dados de ‘vendedores’ de CMM ou das próprias empresas são tão confiáveis quanto a Microsoft te ajudando a escolher uma distribuição Linux.[/quote]
Sorry. Confidential Info, não tem atualmente nenhum estudo para revelar o estado atual das empresas certificadas e seus valores, nenhum estudo “non-biased” com dados puros, reais e palpáveis, o que posso mostrar eh isso.
Mas se não vale Google pra você eu estou zarpando fora…
[quote=“pcalcado”][quote=Lucas Zingano]
Nao, nao, processos que gerenciam qualidade em desenvolvimento de avioes podem nao funcionar com sites web, vc tem que adaptar a sua necessidade! implementar para cada necessidade… ninguem falou para usar os mesmos processos, isso cada empresa que define! vc sabe muito bem disso, eh como dizer pra usar COBOL para fazer sites pq funciona bem pra instituicoes financeiras… nao misture alhos com bugalhos! (tah, esse trocadilho foi fraco, eu admito.)[/quote]
Então qual seu ponto com aviões na thread?[/quote]
Mostrar que tem algum motivo para se acreditar que CMM funciona. Num contexto de generalização ele conta, agora, se especificarmos para aplicações comerciais apenas, daí é como eu disse, os dados são confidenciais e não temos ninguém que esteja num caso de sucesso de CMM para falar alguma coisa.
louds e pcalcado, imagina vc vai no medico pq estah com algum problema no coracao, vai primeiro num clinico geral, olha pra parede e ve o certificado de graduacao e algumas fotos, ele aponta e diz, esses foram uns pacientes que eu curei, daih por qq razao vc pensa em ter uma segunda opiniao vai em outro medico e ve o certificado de graduacao e tambem ve o certificado de doutorado em cardiologia, vc vai em qual medico?
Anyway, desisto, não tenho experiência pra falar…
PS: pcalcado, pra mim Stephen R. Covey e Kent Beck tem o mesmo efeito (auto-ajuda)… vc sabe do valor presumido que esses autores de auto-ajuda em programação entregaram, eu pessoalmente não sei, por isso confio tanto neles quanto no SEI. E antes que vc diga que eu nao dou credito pra eles, eu ateh dou, mas nao estudo muito, se eu soubesse um pouco mais de deenvolvimento agil eu defenderia ele, dentro do contexto que eu acho apropriado e tentaria entender pq nao em outros contextos.
Alguns links que talvez sejam uteis, talvez nao
http://www.sei.cmu.edu/cmmi/results.html - mais resultados do SEI sobre a implementacao do modelo, sem dados concretos que sao confidenciais.
http://www.sei.cmu.edu/staff/ - de novo o link do staff do SEI.