1º empresa MPS.BR Nível A

Pessoal,

Dando continuidade ao programa de melhoria continua da empresa, a Fábrica de Software da Politec de Brasília conquistou na tarde de hoje o nível A (mais alto nível) do modelo MPS.BR tornando-se a primeira empresa brasileira a conquistar o modelo. :lol: :slight_smile:

ate mais…

Tirando o marketing em cima de ter mais um certificado XYZ na prática o que isso agrega na vida dos funcionáios e dos projetos?

São melhorias parecidas com o CMMI…é um modelo brasileiro de qualidade que será interessantissimo se for reconhecido e utilizado…:wink:

ate mais…

[quote=richardpeder]São melhorias parecidas com o CMMI…é um modelo brasileiro de qualidade que será interessantissimo se for reconhecido e utilizado…:wink:

ate mais…[/quote]

Nunca ouvi falar, se importaria em falar um pouco sobre ele, e comparar pq CMMi não basta.

Eu também não sei os benefíciso do CMMi na prática, logor ealmente a comparação não agrega muito.

Bem, por enquanto eu assumo que este certificado é só marketing.

Para quem se interessa:
http://www.softex.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=6572&sid=201

Na prática é mais uma forma da empresa se aproximar(ainda mais) das gordas licitações.

Pelo que percebi serve pra garantir uma certa ‘qualidade’ no processo de desenvolvimento, porém com um foco para empresas de pequeno e médio porte, podendo também ser aplicada em grandes empresas.

Creio que ajuda a empresa pequena crescer, ganhar mercado, etc…

Mas ainda tenho muitas dúvidas de como ela ajuda e faz com que o software desenvolvido por uma empresa com MPS.br é melhor do que outra sem a mesma. Se alguém puder apresentar os pontos positivos e características que tragam vantagem … pode ficar a disposição …

[quote=pcalcado]Eu também não sei os benefíciso do CMMi na prática, logor ealmente a comparação não agrega muito.

Bem, por enquanto eu assumo que este certificado é só marketing.[/quote]

Então todas as outras certificações de todos os outros tipos de produtos e serviços são só marketing então?

Tanto o modelo MPS.Br quanto o CMMi tem como base a norma internacional ISO 15504. A diferença é que o modelo MPs.Br é adaptado a realidade brasileira de fabricação de software e, por isso tem sete níveis de maturidade, do G ao A; o modelo internacional, no entanto, possui cinco níveis, do 1 ao 5.

[quote=microfilo][quote=pcalcado]Eu também não sei os benefíciso do CMMi na prática, logor ealmente a comparação não agrega muito.

Então todas as outras certificações de todos os outros tipos de produtos e serviços são só marketing então?[/quote]

Vou lhe responder com outra pergunta: você está satisfeito com os serviços oferecidos por empresas que possuem certicados como ISO-9000 e ISO-9001? (Telefônica, por exemplo)

O Modelo MPS.BR é um modelo para a melhoria do processo do software brasileiro. Ele é baseado nas normas ISO 15504, ISO 12207 e o CMMI. Este modelo é voltado para as empresas de pequeno e médio porte (foco principal) que desejam adotar uma sistemática de qualidade baseado nestas normas e no modelo. Este modelo é dividido em 7 níveis por ter como alvo justamente empresas médias e pequenas pois a maior quantidade de níveis auxilia a empresa a ir implementando o modelo mais lentamente e adaptando-se as mudanças nível a nível. Os níveis vão desde o mais baixo (Nível G) ao mais alto (Nível A). Claro que nada impede de empresas grandes conquistem estes níveis, o que demonstra o crédito e a aposta nestes modelos, ainda mais sendo brasileiro.

Acredito que mais do que marketing empresas adotam modelos como estes para melhorar seus processos e ter um controle justo e preciso de seus projetos.

Não abri o tópico para discussões sobre se estes modelos é marketing, que é pra engordar os bolsos dos donos e etc (já tem o vasto tópico de CMM aqui no fórum e tudo o que eu achava postei lá)…como todos sabem eu acredito nestes modelos e trabalho diretamente com eles justamente por isto…por achar que estes modelos quando bem utilizados podem sim agregar um valor considerável e melhorar o controle das coisas.

Não vou me delongar no tópico já que o intuito do mesmo foi efetuado (informar o fato).

Valeu. :slight_smile:

ate mais…

As de produtos, muito provavelmente.
As minhas de Java, absolutamente sim, puro marketing.

[quote=microfilo][quote=pcalcado]Eu também não sei os benefíciso do CMMi na prática, logor ealmente a comparação não agrega muito.

Então todas as outras certificações de todos os outros tipos de produtos e serviços são só marketing então?[/quote]

Uma pessoa / empresa deve viver de realizações concretas e não de certificados / títulos que provam muito pouco.

Um certificado não demonstra criatividade, safeza (ser claro = ter clareza, ser safo = ter safeza ???), experiência, etc. Um certificado diz: eu fui certificado por empresa tal, pois realizei isso, isso, isso, num ambiente controlado e decorando/reproduzindo algumas coisas. Agora voltemos para o mundo real…

O que faz uma empresa crescer são bons produtos e serviços. Eu sempre achei casos de sucesso um cartão de visitas muito mais atraente do que certificações.

Muito lentamente, alias. Estou envolvido no processo de certificação da empresa onde trabalho e o tempo parece no minimo incoerente com os resultados esperados.

Bom, então, com todo o respeito, se o intuito era apenas para informar, era marketing, não?

valeuz…

Apenas serve como status, marketing e conseguir as licitações melhores, para os CEOs da vida vale muito apena, agora para o funcionário pode mudar pouco, ou muitas vezes… nada!

[quote=richardpeder]
Não abri o tópico para discussões sobre se estes modelos é marketing, que é pra engordar os bolsos dos donos e etc (já tem o vasto tópico de CMM aqui no fórum e tudo o que eu achava postei lá)…como todos sabem eu acredito nestes modelos e trabalho diretamente com eles justamente por isto…por achar que estes modelos quando bem utilizados podem sim agregar um valor considerável e melhorar o controle das coisas.

Não vou me delongar no tópico já que o intuito do mesmo foi efetuado (informar o fato). [/quote]

Se era pra informar sem questionar você escolheu a mídia errada. EU e todos fomos informados que a empresa X adquiriu o certificado Y mas não sei até agora pra que ele serve na prática. Na teoria (de scientific management) tem alguma coisa mas na prática nõa tem nada. Se seu objetivo não for discutir não abra uma thread num fórum de discussão.

Você pode ter o melhor produto de todos, você pode ser o melhor profissional, mas isso deve ser acompanhando com um marketing, que não precisa ser agressivo, como alguns aqui do guj e em outros lugares fazem.

Não vejo problema algum em uma empresa buscar uma qualificação que atesta o seguimento de padrões estabelecidos. O que para um cliente pode ser uma opção de escolha, em licitações por exemplo, isso é um critério que pode escolher qual empresa vai construir o software.

Quando me referi que isso ajuda a empresa crescer, estava me referindo que existe uma certa dificuldade em se conseguir ganhar essas licitações com apenas bons produtos. Você sendo um diretor de uma empresa, deseja que sua empresa além de produzir softwares com qualidade, consiga escolher clientes pra quem deseja desenvolver softwares , certo ? Não sei se você conhece esse lado de negócios, mas é bem mais feroz que o de implementação, precisa sim de um certo marketing, mas lógico que deve ser feito de uma forma harmônica.

O que não ocorreu com o nosso colega richard, que simplesmente postou aqui a notícia, que pouco importa pra maioria, e vai saindo fora …
Um bom marketing sempre tem respostas e argumentos para discutir sobre seu tema.

Pessoal,

Vcs levam tudo pro lado pessoal aqui…:slight_smile:

Eu somente postei a noticia afim de divulgar o modelo e o fato de haver a primeira empresa brasileira no nível A…já foi discutido sobre modelos de qualidade naquele tópico de CMMI…eu penso de uma forma, vcs pensam de outra…é simplesmente uma thread inutil de delongarmos o assunto aqui…só isso que eu acho…não postei a noticia e “cai fora” não…como disse, o intuito é divulgar algo que eu acredito e acho que acima de tudo visa a melhoria da forma de trabalho…se é marketing? sempre será…mas eu acredito que é mais do que isso…a discussão vcs podem ter a vontade… :wink:…a minha contribuição nestas discussões eu já dei…http://www.guj.com.br/posts/list/11359.java (Tópico de CMM).

Se a notícia de fato pouco importa como nosso amigo Fabrício disse basta trancar o tópico e tudo bem…achei que como é um evento da area de TI ligado a melhorias em processo de desenvolvimento interessaria a todos…o intuito foi este.

ate mais…

Vantagens? Uma certificação dessa só traz vantagem gerencial, o problema é que afeta diretamente a área operacional. Infelizmente, as empresas estão entupidas desse tipo de coisa.