1º empresa MPS.BR Nível A

Ahm? Quer dizer que fazer reunião clandestina é mó legal ou eu não entendi o que você escreveu? Se for pra ter reunião de corredor pra que CMMx?

[quote=pcalcado][quote=Hempx]

Mas é isso mesmo, pessoal que está contra as práticas do CMMI, fala que CMMI é ruim, mas defende as mesmas práticas…:shock:
Definir um processo justamente para facilitar a organização, a comunicação e a produtividade…
[/quote]

Ahm? Quer dizer que fazer reunião clandestina é mó legal ou eu não entendi o que você escreveu? Se for pra ter reunião de corredor pra que CMMx?[/quote]
Eu que achei que tinha entendido o que flaleite tinha dito. Mas eu estava querendo dizer que CMMI não impede reuniões de corredor, CMMI tenta melhorar as coisas como falei, se uma reunição de corredor reolve o problema ótimo, se não você já sabe como organizar a outra, rápido facil e simples. :wink:

Hempx…lembrando que esta “reunião de corredor” deve ter uma ata…:wink:

Eu jurei que não ia mais meter o bedelho…foi só uma observação mesmo! :lol: :lol:

Eu acho que cada um tem um ponto de vista e pensa de uma forma…tem seus conceitos formados…foi por isso que entendi que não posso convencer todos de quem o CMMx ou MPS.BR seja a melhor opção…cada um acredita no que quer!.. :wink: …amigo Hempx…vai por mim, esta thread não vai te levar a lugar nenhum…experiência propria…:slight_smile:

ate mais…

[quote=Hempx][quote=pcalcado][quote=Hempx]

Mas é isso mesmo, pessoal que está contra as práticas do CMMI, fala que CMMI é ruim, mas defende as mesmas práticas…:shock:
Definir um processo justamente para facilitar a organização, a comunicação e a produtividade…
[/quote]

Ahm? Quer dizer que fazer reunião clandestina é mó legal ou eu não entendi o que você escreveu? Se for pra ter reunião de corredor pra que CMMx?[/quote]
Eu que achei que tinha entendido o que flaleite tinha dito. Mas eu estava querendo dizer que CMMI não impede reuniões de corredor, CMMI tenta melhorar as coisas como falei, se uma reunição de corredor reolve o problema ótimo, se não você já sabe como organizar a outra, rápido facil e simples. :wink: [/quote]

O problema é que os processos devem ser mais formais se estiver usando CMM por que se a reunião não tiver uma ata (e esse é um dos motivos para não se fazer uma reunião “oficial”) para a gerencia essa reunião não aconteceu. Como CMM se baseia muito em documentos e essa reunião pode ser que afete consideravelmente o projeto e não seja mensurável pela gerencia do projeto.

Deixe-me dar uma de xereta aqui, please!
As vezes que participei de projetos que haviam muitos processos, como análise por exemplo, sempre tive que fazer horas extras de sábado, domingo e depois do horário, além de ter de desembolçar R$ 10 por dia da semana que fiz hora extra.

O que me irrita não é as certificações em si, mas sim o fato de que quem paga o pato é sempre o desenvolvedor.

CMM(i) e agora a versão pt.br MPS.BR são uteis para empresas que não tem a menor idéia do que estão fazendo. Para elas provavelmente vai ajudar sim. Burocracia e rítmo de tartaruga são muito melhores que o caos.

O problema é que todas as comparações e estudos que os advogados desses modelos já fizeram foram entre empresas que estavam mergulhadas no caos e as certificadas. Nunca vi um estudo que compara uma empresa CMMi 5 com uma Sabe Oque Esta Fazendo™.

Deixe-me dar uma de xereta aqui, please!
As vezes que participei de projetos que haviam muitos processos, como análise por exemplo, sempre tive que fazer horas extras de sábado, domingo e depois do horário, além de ter de desembolçar R$ 10 por dia da semana que fiz hora extra.

O que me irrita não é as certificações em si, mas sim o fato de que quem paga o pato é sempre o desenvolvedor.[/quote]

engracado eh q ironia no seu caso…jah q DIZ A LENDA q o CMM* visa melhorar/organizar os processos da fabrica de software…
se for organizar assim, q fikem sem esses “diplomas”…

Estes “diplomas” são apenas atestações de que vc está fazendo algo…sou favorável as boas práticas dos modelos…boas práticas BEM APLICADAS E OTIMIZADAS…papel sempre será só um papel.

ate mais…

[quote=louds]CMM(i) e agora a versão pt.br MPS.BR são uteis para empresas que não tem a menor idéia do que estão fazendo. Para elas provavelmente vai ajudar sim. Burocracia e rítmo de tartaruga são muito melhores que o caos.

O problema é que todas as comparações e estudos que os advogados desses modelos já fizeram foram entre empresas que estavam mergulhadas no caos e as certificadas. Nunca vi um estudo que compara uma empresa CMMi 5 com uma Sabe Oque Esta Fazendo™.
[/quote]

Pelo que percebo aqui a maioria do pessoal trabalha em lugares onde todos sabem o que está sendo feito e modelos de qualidades é apenas uma burocracia e algo que torna tudo mais dificil…fico feliz em saber que todos trabalham em locais onde não existe caos, não existem atrasos e tudo é lucro. :wink:

No meu conceito: Sabe Oque Esta Fazendo™ == locais onde não existe caos, não existem atrasos e tudo é lucro :slight_smile:

Jurei não me intrometer maisss! :smiley: :wink:

ate mais…

[quote=richardpeder]Estes “diplomas” são apenas atestações de que vc está fazendo algo…sou favorável as boas práticas dos modelos…boas práticas BEM APLICADAS E OTIMIZADAS…papel sempre será só um papel.

ate mais…[/quote]

Como já foi dito antes estes “diplomas” são só atestações que vc estava fazendo algo no instante que os auditores verificaram e homologaram a certificação a empresa.

Isso depende da idoneidade da empresa certificada…vc não pode afirmar isto se não vive a realidade da empresa certificada…afirmando isto que disse acima está chamando todas as empresas com CMMx de “pilantras”… :wink: …cuidado com as palavras…elas podem ter N interpretações! :wink:

ate mais…

hehehehe, não generalizei em nenhum momento, só disse que o certificado só garante que os processos e padrões são totalmente seguidos durante o processo de auditoria para a homologação. A não ser que a certificação exiga auditoria constante (realmente não sei se o CMM exige isso). Apesar que já vi algumas empresas, burlando a propria auditoria interna.

Empresas sérias e comprometidas com a qualidade como a que eu trabalho não existe isso…isso vai muito além de seguir os processos só em época de auditoria…o certificado garante que a empresa está fazendo X ações e a empresa deve se comprometer a cumpri-las…empresas sérias pelo menos…

E a nova versão do CMMI já tem auditorias de X em X anos…o MPS.BR tem isso tb.

Como lhe disse…antes de falar algumas coisas precisamos atestar que aquela ou esta empresa faz isto…não atestando vc pode estar fazendo falsas acusações. :wink:

ate mais…

eu conversando com pessoas que trabalham em empresas com CMM me disseram que as vezes ocorrem esse tipo de reunião de corredor apenas para não precisarem registrar em uma ata a reunião.

Tbm presenciei algumas outros desvios de processos em empresas com CMM.

Por isso não estou fazendo falsas acusações. :wink:

Em nennhum momento eu generalizei meu comentário e nem falei que a sua empresa não segue a risca o CMMI.

OK…se as empresas investem em um modelo de qualidade, gastam grana só pra ter um papel? vou ser bem sincero…visão de futuro ZERO pro cara que fez isso…

Com certeza existem empresas que fazem assim…concordo…mas existem os outros casos tb.

ate mais…

[quote=richardpeder]Pessoal,

Dando continuidade ao programa de melhoria continua da empresa, a Fábrica de Software da Politec de Brasília conquistou na tarde de hoje o nível A (mais alto nível) do modelo MPS.BR tornando-se a primeira empresa brasileira a conquistar o modelo. :lol: :slight_smile:

ate mais…[/quote]

richard, vc tem algum link para fonte oficial? Pois mostrei a um professor meu e ele duvidou devido a fonte ser o fórum.

A Paz!!

[quote=richardpeder] yada, yada, yada…CMM eh otimo…yada, yada, yada…CMM eh a salvacao da empresa…yada, yada
[/quote]

:lol: :lol:
nao, serio agora…

trabalhei em uma fab de soft aki em Campinas q NAO tem esses “atestados de qualidade carissimos”, onde trabalhava num proj p/ secretaria estadual de saude…ele estah no ar em quase toda a rede de hospitais, postos de saude e clinicas publicas e eh frequentemente elogiado…

entao, como ela ganhou a licitacao contra outras empresa q poderiam apresentar esses diplomas?? mais uma prova q esses papeis nao comprovam qualidade de software entregue e PONTO-FINAL.

alias, como pessoas q nem sabem o q eh uma IDE podem atestar q vc fabrica software de qualidade? balela pura…

Barioni,

Parabens aos que conduziram o projeto da Secretaria Estadual de Saúde. Ninguém aqui falou que projetos só ficam bons em empresas que tem algum tipo de modelo de qualidade, ou seja, cada um faz como deseja…não generalize, por favor.

Sobre licitações, existem N tipos de licitações…isso depende do cliente, do que ele quer, dos pre-requisitos…outra coisa que não tem como generalizar…:wink:

O MPS.BR é exatamente a solução alternativa a modelos “carissimos” de qualidade…é um modelo bem mais acessível e que ajuda bem a organização.

Ps: Favor não colocar “quotes” meu com coisas que eu não disse…isso costuma ser enquadrado como falsificação…beleza? :wink:

ate mais…

[quote=paulohbmetal]
richard, vc tem algum link para fonte oficial? Pois mostrei a um professor meu e ele duvidou devido a fonte ser o fórum.
A Paz!![/quote]

Trabalho na empresa amigo e sou membro do grupo que conduziu isso (SEPG)…a fonte oficial sou eu mesmo! :smiley:

ate mais…

Olá!
Primeiramente gostaria de parabenizar a organização pelo feito!
Um selo de qualidade lógicamente não dá garantias quanto aos produtos gerados por uma organização, mas demonstram o amadurecimento e preocupação por buscar boas metodologias de trabalho que tendem a melhorar a qualidade so produto gerado, sabe-se infelizmente que há alguns que acreditam que isso é “apenas” burocracia e vai apenas atrazer seu trabalho. Logicamente existem cabeças de organização que tendem a correr atrás de selos como este apenas como marketing, mas eu creio que isso vem sendo diminuido substancialmente.
Possuir um selo de qualidade abre portas para novos projetos com toda certeza. Digo isso pois aqui mesmo no Espírto Santo existem organizações que não admitem empresas sem certos selos de qualidade para concorrência de licitações.

Desculpem se re-escrevi muito do que já foi escrito, mas acredito no amadurecimento das organizações desenvolvedoras de software e espero que a mentalidade dos gerentes que pensam apenas em marketing empresarial mude o quanto antes.

abraço!