1º empresa MPS.BR Nível A

Parem para pensar um pouco. Se CMMi e agora esse MPS.BR for puro marketing e uma forma de ganhar mais dinheiro, perfeito, adorei, também quero.
Mas se, do lado oposto, for usado como ferramenta e desculpa para enganar e entregar um resultato ruim ao cliente, sou contra.

Eu nao sou contra marketing, apenas quero saber se na opinião de quem participa é só marketing ou não. Se for só marketing tem seus usos, se não for tem mais usos.

É uma pena a galera do guj serem tão céticos em modelos de qualidade.É por isso que nós fazemos tudo do “jeitinho brasileiro” e não evoluímos mais nessa área que nós brasileiros já mostramos que somos muito bons e é uma das grandes chances de nós superarmos países de primeiro mundo.
Países lá da Ásia, como a Índia líder em certificados CMMI, lideram o ranking no mercado de software.

:arrow: Foda-se a India. Para que eu quero isso Hempx maluco?
Para você ganhar maturidade e capacitação para produção.

:arrow: Que merda é essa?
Isso serve para você saber o que você é capaz e que não é e quanto esforço será necessário. Você sabe quando seu risco é alto quando ele é baixo, você aprende a estimar, você começa entregar projetos com preço e no prazo estimados , é justamente um processo de melhoria continua.
Só que não é fácil conseguir isso, todo mundo reclama da burocracia.
No CMMI até o nível 3 aumenta muito a burocracia(gerência de projeto, gerência de configuração, gerência de requisitos, definir um processo), justamente que até o nível 3 estamos trabalhando muito num nível gerencial. E também porque poucas pessoas esquecem completamente de parte de adaptação. Na hora que você vai começar seu projeto você pode simplesmente falar que seu projeto não terá tais documentos e tais atividade, justamente porque o cliente, ou o tempo ou porque o projeto não necessita(galera fala mal do RUP aqui pelo mesmo motivo, mas essa é outra história).
Mesmo assim ter um controle gerencial faz toda diferença, porque muitas empresas nem isso tem, você não tem prazo pra nada e vive num caos por não ter controle nenhum e sempre gagueja quando vai conversar com o cliente; O cliente fala q é facil e você acaba aceitanto por falta de argumentos.
Mas o grande ganho está justamente nos nívels 4, 5:

Nível 4:
Você começa definir métricas para medição do seu processo, independente da qual, você fazendo isso com o passar do tempo esses dados lhe trarão benefícios para você passar para o nível 5

Nível 5:
Aqui você foca na otimização do seu processo, começa a ter uma melhoria continua no seu processo almejando a perfeição.

Então com CMMI então eu farei programas melhores?
No ponto de vista do cliente sim, mas para galera do guj eu falaria não que eles sejam melhores, mas você será capaz de falar que tal projeto com tal escopo você garante que faz com tempo x, qualidade y, preço z. Chegando no nível 3 talvez você perca um pouco de produtividade, mas ganha em organização, qualidade e maturidade. Em muitos casos você ganha em produtividade também porque talvez sua empresa era tão avacalhada que uma tarefa que era simples gastava horas justamente por falta de organização.
Com o nivel 4,5 você começa a ganhar em produtividade justamente por entender bem seu processo e melhora-lo. Mais o principal ganho é você poder falar com seu cliente:
“Nisso que você está pedindo vou gastar 7 meses, preço 300 mil, escopo tal, qualidade tal.” E no final do projeto realmente tudo isso acontecer( Coisa que acontece muito bem na área da engenharia por exemplo e que na área de software é um caos.).

Ou se não um cara te pedir um projeto em 2 meses escopo tal você falar:
“Com esse escopo e com esse tempo é impossível realizar esse projeto”
Ae depois de um tempo esse cliente chegar para você e falar:
“Você tinha razão, outra empresa falou que fazia o projeto e até hoje o projeto não está finalizado.”

Não trabalho como certificador da CMMI e não estou falando que todas as empresas têm de tirar esse certificado. CMMI, MPS.BR são modelos de qualidade. Eles são padrões e boas práticas já comprovados no mercado, mas que ainda talvez não sejam perfeitos. Do mesmo jeito que o CMMI copiou varias idéias do CMM e evolui com novas idéias e MSP.BR pegou o CMMI e vez uma adaptação para a realidade brasileira, elas ainda estão evoluindo.
Você tirar uma certificação CMMI concordo com todos vocês que é apenas market! Mas você seguir essas boas práticas é maturidade e capacitação.

Notem que tudo que falei se encaixa muito bem no mercado de trabalho, aonde você tem de gerenciar preço, tempo e escopo. Para chegar na qualidade tão desejada e a satisfação do seu cliente. Isso talvez não se aplique a projetos de pesquisa ou open-source, não sei! Não falei 1% sobre CMMI,mas espero que os loucos que leram essa mensagem toda se interessem mais por esses modelos.

Obs: Eu fiquei falando do CMMI justamente por conhecer ele, mas tenho certeza que MPS.BR tem ótimas práticas também.

[quote=Hempx]
Mesmo assim ter um controle gerencial faz toda diferença, porque muitas empresas nem isso tem, você não tem prazo pra nada e vive num caos por não ter controle nenhum e sempre gagueja quando vai conversar com o cliente; O cliente fala q é facil e você acaba aceitanto por falta de argumentos.[/quote]

Ter controle gerencial não esta relacionado a certificações e não é exclusividade de CMMI/RUP.

Ou você acha que XP e outras técnicas agéis não permitem controle gerencial e um cliente muito satisfeito?

Resumindo :
Metodo agil não é sinonimo de bagunça e CMMI-5 seguido a risca não é sinonimo de bom resultado.

Que fique bem claro que não estou dizendo que o CMMI-5 não serve para nada. Só estou dizendo que ele não garante satisfação do cliente e resultado, vide a pergunta do Daniel Quirino.

[quote=Hempx]É uma pena a galera do guj serem tão céticos em modelos de qualidade.É por isso que nós fazemos tudo do “jeitinho brasileiro” e não evoluímos mais nessa área que nós brasileiros já mostramos que somos muito bons e é uma das grandes chances de nós superarmos países de primeiro mundo.
[/quote]

Ei, calma lá com a generalização das coisas. Ninguém falou em ‘jeitinho brasileiro’ nem nada do tipo ou você,está querendo dizer “se não tem certificado XYZ é bagunçado”?

Eu sou cético em relação há mil e uma coisas e pedi provas, você as tem? Sabe onde eu posso encontrar?

Sem exceção, todas as vezes que já vi modelos implementados em empresas que conheci (tenha trabalhado ou não) a única coisa que mudou foi que tudo ficou mais engessado. Dizer que CMM(i) garante prazo, qualidade, custo, escopo é utopia pela minha experiência pessoal.

É como contratar um certificado Java \achando que oc ara é cbom programador. É? O certificado diz que ele é capaz de fazer uma prova de múltipla escolha sobre a linguagem Java, nada mais que isso.

Leitura recomendada para você: My Job Went to India, Chad Fowler. Aproveite e leia ‘Software Crafmanship’ que fala bastante sobre este modelo.

Hempx

Como o proprio CEO da ThoughtWorks onde o cv trabalha disse:

[quote=Roy]
A India lidera nao por que sao os melhores, mas sim por que tem os melhores preços[/quote]

e na boa, eu to trabalhando em um projeto que saiu da mao de Indianos … eu em 3 meses ja vi os maiores absurdos em termos de desing e implementacao de sistemas da minha vida.

e por favor, nao venha falar que um indiano é melhor que brasileiro pq eles tem CMMI

Talvez tenha generalizado mesmo, não era minha intensão. Mas lógico que não precisa ter o certificado para não ser bagunçado. Como não precisa de certificação java para ser um bom programador. Mas se sua empresa anda meio que perdida é mellhor caminhar para modelos como CMMI para você não perder tempo invetando a roda. Mas se sua empresa tem suas próprias práticas e elas funcionam, ótimo! Talvez muitas delas até se assemelhem com as do CMMI.

Infelizmente não. Mas estudando algum modelo,como o CMMI que você verá gráficos por exemplo números de projetos vs precisão de estimativas. Ou se não alguma empresa lhe forneça dados antes e depois do uso de CMMI. O mais normal seria acreditar no pessoal do CMMI. Estamos seguindo essas práticas na minha empresa e estamos tendo bons resultados.

O problema como falei que todos esquecem é o processo de adaptação. Todo projeto quando você vai inicia-lo tem de fazer essa adaptação. Isso é extremamente importante para que a coisa funcione direito!

Concordo. Com CMMI é pior ainda, porque quando você tira a certificação eles te avaliam apenas naquele momento especifico. Depois que o pessoal do CMMI for embora você quiser deixar o pau quebrar mandar todas as práticas no lixo, você poderá fazer porque não tem um acompanhamento do pessoal da CMMI se você realmente continua seguindo as práticas. O importante é seguir os padrões e as boas práticas.

[quote=pcalcado]
Leitura recomendada para você: My Job Went to India, Chad Fowler. Aproveite e leia ‘Software Crafmanship’ que fala bastante sobre este modelo.[/quote]
legal. :wink:

[quote=scottys0]Hempx

Como o proprio CEO da ThoughtWorks onde o cv trabalha disse:

[/quote]
Concordo. Mas lá realmente eles têm levado projetos de softwares a sério. Tentando elevar a um patamar por exemplo como a engenharia civil. Lógico que estamos longe disso porque na engenharia antes de começar o projeto os cara já marcam até dia exato de inauguração e o negócio funciona.

Como dito, não adianta ter certificado algum, tem e de fazer as coisas realmente funcionarem, o que é o difícil da coisa.

Não estou falando de CMMI especificamente, estou falando de práticas de desenvolvimento de software, gerência, planejamento, tentar sair um pouco desse caos aonde “você levanta o dedo e tenta descobrir para que lado está ventando”.

Concordo completamente, se disse isso em alguma das mensagens acima eu retiro. Mas uma coisa é certa, se você está no CMMI -3 você tem gerencia de projetos(e várias outras). Como dito o importante não e a certificação são as práticas.

Até concordo, porque você tem de saber adequar as coisas a sua realidade, mas te garanto que a intenção deles é essa e não acho que eles estão no caminho errado.

[quote=Hempx]Concordo. Com CMMI é pior ainda, porque quando você tira a certificação eles te avaliam apenas naquele momento especifico. Depois que o pessoal do CMMI for embora você quiser deixar o pau quebrar mandar todas as práticas no lixo, você poderá fazer porque não tem um acompanhamento do pessoal da CMMI se você realmente continua seguindo as práticas. O importante é seguir os padrões e as boas práticas.
[/quote]

Vi que a coisa esquentou…até que enfim alguém que defenda estas metodologias…:)…interessante que o amigo Hempx cita algo legal: com certeza tudo o que diz os níveis do CMMI/MPS.BR são boas práticas e auxiliam demais na gerencia de projetos e etc independente de vc precisar ter o tal certificado ou não…acho as praticas destes modelos excelentes para a padronização de processos de trabalho e desenvolvimento de projetos…e do fundo do coração…acho muito dificil que as empresas mantessem tais “certificações” só por marketing… :wink: …ou seja, SIM, elas agregam valores e melhoram o desenvolvimento…chega…!..já falei demais! :slight_smile: …deixa o nosso “novo” amigo aí fazer as honras… :lol:

amigo Hempx…sobre a avaliação constante do CMMI hoje em dia já não é mais assim, avalia-se e acabou…entre 2 e 3 anos a empresa certificada passa novamente por uma avaliação para verificar se está sendo seguido as praticas do modelo e nível. Para o MPS.BR aplica-se a mesma regra. :slight_smile:

ate mais…

Bom pessoal, existem muitas práticas que aumentam as chances do software ser bem desenvolvido.
Organizaram essas práticas em processos mais formais e definiram que determinadas tarefas tem que seguir determinados processos.

Um exemplo simplório: Todo código feito deve ser testado com teste unitários (quando possível) ou de componentes. Cada mudança no projeto deve ser acompanhada de um teste sistêmico nas áreas afetadas. Antes de cada build ser liberada, deve-se executar testes integrados e de sanidade.

Taí um processo. Processo simplório, mas um processo. Isso ajuda muito a produzir um software com qualidade. Admito que foi um exemplo trivial. Um CMM* da vida garante para o seu cliente que a sua empresa segue processos que fazem com que o seu software tenha mais qualidade. Alguns podem até dizer que é tudo apenas teoria e não na prática, mas isso é outra história.

Agora, se você usa XP, quem garante que você vai usar processos\práticas que ajudam a produzir um software decente? Certo, um bom “portfolio” (assim que escreve?) ajuda muito. Some um bom portfolio com uma certificação internacionalmente reconhecida. Isso da muito mais confiança.

Na minha opinião CMM* serve para dar mais segurança para o cliente e também ajuda a empresa a se organizar melhor. Se por acaso tem alguma boa prática\processo que ajuda a melhorar a qualidade de um software que ela não segue, ela vai começar a se esforçar para seguir essa prática\processo para poder tirar a certificação.

Bom, essa é minha opinião, sintam-se a vontade para jogar pedras. Não tenho experiência em outros ambientes, mas não sinto que eu sou menos produtivo se eu seguir o CMM*.

Respondo a você com uma pergunta parecida: se você tem CMMi, quem garante que você vai usar os processos/práticas que ajudam a produzir um software decente na vida real? Ou, melhor ainda: quem garante a você que os seus processos vão lhe conduzir a um projeto de sucesso? (dica: não responda “é só seguir os processos corretamente que você vai chegar lá”, pois eu provavelmente vou responder “não adianta percorrer toda a Rodovia dos Bandeirantes corretamente que você nunca vai chegar a Brasília”.)

O ponto é bem simples: como o rodrigoy disse em um outro tópico por aí, não existe um processo out-of-the-box. CMM(i) pode definir uma série deles, mas eles só foram bem sucedidos nos projetos que serviram como base experimental para o desenvolvimento desta certificação. É a mesma coisa se eu propusesse implementar um processo de “parada para tomar uma cerveja durante o meio da tarde” pois em 100% dos projetos em que eu participei e que havia um “processo” como este implantado, estes projetos foram todos muito bem sucedidos (entregues no prazo e dentro do orçamento previsto).

Ou seja, mais genericamente, não acredito que todos os zilhões de processos que o CMM(i) impõe possam agregar em qualidade para seu projeto (alguns são úteis de fato, como gerenciamento de requisitos ou de configuração, outros nem tanto) pois não existe processo “one size fits all” :wink:

De novo…

Individuals and interactions over processes and tools
Working software over comprehensive documentation
Customer collaboration over contract negotiation
Responding to change over following a plan

Sua resposta não respondeu a minha perguta. Tampouco irei responder a sua. :slight_smile:

Quem aqui trabalhou com CMM*? Você foi menos produtivo por seguir os processos definidos por ele?

[quote=microfilo][quote=Daniel Quirino Oliveira]
Respondo a você com uma pergunta parecida: se você tem CMMi, quem garante que você vai usar os processos/práticas que ajudam a produzir um software decente na vida real? Ou, melhor ainda: quem garante a você que os seus processos vão lhe conduzir a um projeto de sucesso? (dica: não responda “é só seguir os processos corretamente que você vai chegar lá”, pois eu provavelmente vou responder “não adianta percorrer toda a Rodovia dos Bandeirantes corretamente que você nunca vai chegar a Brasília”.)
[/quote]
Sua resposta não respondeu a minha perguta. Tampouco irei responder a sua. :slight_smile:

Quem aqui trabalhou com CMM*? Você foi menos produtivo por seguir os processos definidos por ele?[/quote]

Ok, respondendo: nada. E aí?

[quote=microfilo][quote=Daniel Quirino Oliveira]
[/quote]

Quem aqui trabalhou com CMM*? Você foi menos produtivo por seguir os processos definidos por ele?[/quote]

Conheço muitas empresas de vários níveis de CMM que costumeiramente fazem reuniões (informais) de corredor para não precisar escrever uma ata da reunião para discutir algumas alterações no projeto.

Quer dizer acho que algumas práticas adotadas no CMM levam a informalidade, e uma falsa impressão de processo e padronização.

Efeito parecido aos altos impostos e taxas cobrados para “proteger” o trabalhador que ao invés de protege-lo acaba levando-o a informalidade.

mhuahuahuahuahuauh…
depois dessa comparação vou ter que postar nessa mensagem. Vou tentar absorve-la aqui :roll:

Mas é isso mesmo, pessoal que está contra as práticas do CMMI, fala que CMMI é ruim, mas defende as mesmas práticas…:shock:
Definir um processo justamente para facilitar a organização, a comunicação e a produtividade…

Ter CMM.* mostra que um dia a empresa teve aquele nível de maturidade perante uma equipe que a avaliou conforme os requisitos do SEI e mais um monte de sopa de letrinhas.

Se isso se reflete, na pratica, até pode não se refletir, porém quem tem muito dinheiro está preferindo investir em quem tem + CMM.* então não importa se a empresa é uma maravilha, se é uma masmorra, se só tem terceiros, se cada reunião possui uma formalidade britânica ou se é uma bagunça. Importa que o cliente é que ta pagando.

No fim, ele avalia se tem qualidade ou não. Ou isso ou contrata alguma empresa por ai e pede um sisteminha que só sendo muito tapado pra não conseguir fazer e descobre que vai custar o triplo do preço e vai demorar quatro vezes mais no fim das contas. E vem o gerente mais novo: Mas chefe, a empresa X é CMMI nível 8 + 5i, com certeza ela daria menos incomodação.

E a empresinha só fez M… pq resolveu colocar um monte de estagiarios ganhando salario mínimo 14 horas por dia e não sabe por que tudo saiu do controle, mas com certeza com CMMI ela conseguiria controlar os seus estagiarios/escravos e o projeto sairia 100% mó legal.

Q fabula! Ainda bem que a realidade é diferente.

A coisa é bem simples. Essas certificações só ajudam ao executivo da empresa a fechar melhores contratos e ganhar mais licitações.

Um exemplo em outra área: no estatuto da Coca-cola diz que seus fornecedores não podem prejudicar o ambiente e nem fazer uso de mão-de-obra infantil, e eles levam isso bem a sério.

Pois bem, a Coca-Cola simplesmente não tem como fiscalizar isso em todos os seus fornecedores por questões óbvias, o que ela faz é confiar em empresas que possuem certificados que atestam que essas empresas cuidam do meio-ambiente e não usam mão-de-obra ilegal.

Resumo da ópera: o que faz uma empresa que quer se tornar fornecedora da Coca-cola? Trata de arranjar rapidinho essas certificações! Trabalho em uma indústria e isso faz TODA a diferença na hora de fechar um contrato internacional. Não agrega nada de importante a nós funcionários (como vocês gostam de falar), mas acaba sendo importante pra empresa.

No caso do CMM acaba sendo a mesma coisa. É algo que não agrega nada aos técnicos/funcionários mas vai fazer diferença na hora de fechar um contrato ou pegar uma licitação pq sua empresa tem um papelzinho que diz que seu processo é maduro. E só.

[quote=ZehOliveira]A coisa é bem simples. Essas certificações só ajudam ao executivo da empresa a fechar melhores contratos e ganhar mais licitações.
[/quote]

Então essas certificações é marketing…

Talvez não tenha entendido a comparação que fiz… Ter CMM e outras certificações cria tamanha burocracia que leva as equipes buscarem maneiras de burlar os processos e procedimentos para conseguir produtividade. Então o excesso de burocracia que essas certificações geram levam a informalidade. Da mesma forma que o governo ao tentar proteger os empregados criando inumeras taxas e o custo com a folha de pagamentos acaba gerando informalidade.