PHP e Java trabalhando juntos?! Sim, isso é possível.
A empresa Zend (the PHP Company) liberou uma versão beta da próxima geração do PHP web application server.
PHP e Java trabalhando juntos?! Sim, isso é possível.
A empresa Zend (the PHP Company) liberou uma versão beta da próxima geração do PHP web application server.
Há um tempo li uma matéria sobre PHP6 onde havia uma discussão sobre o futuro da linguagem. Os responsáveis pelo seu desenvolvimento não entravam num consenso de como o PHP deveria evoluir, pois algumas decisões, fatalmente, iriam deixar a linguagem mais burocrática, indo contra o princípios do PHP. Acho que aqui todos concordam que uma das principais características que tornou o PHP o sucesso que é hoje foi e sempre será sua facilidade de aprendizagem e uso.
Hoje, no lado Java, projetos de PHP no Eclipse, Netbeans, a máquina virtual executando linguagens dinâmicas, etc. e no PHP, Orientação a Objetos, SPL, a Zend liberando uma feature Java no Zend CE, sinto que há uma certa convergência de interesses dos dois lados.
Vamos ver no que dá! Eu que trabalho com essas duas linguagens fico feliz com a notícia.
Uma vez ouvi o seguinte comentário:
“Os piores códigos em Java que já vi foram feitos por profissionais que trabalhavam / trabalha com PHP.”
Perguntas:
a) Isso procede?
b) A linguagem PHP faz com que o profissional seja ruim em algoritimo e estruturas mais elaboradas?
Poderiam matar minha curiosidade?
flws
[quote=fantomas]Uma vez ouvi o seguinte comentário:
“Os piores códigos em Java que já vi foram feitos por profissionais que trabalhavam / trabalha com PHP.”
Perguntas:
a) Isso procede?
b) A linguagem PHP faz com que o profissional seja ruim em algoritimo e estruturas mais elaboradas?
flws[/quote]
Bem, já se desviando bastante do tópico, mas vamos lá:
Não. Na minha opinião:
"Os piores códigos em Java que já vi foram feitos por caras (editado) que estavam interessados apenas em entregar a primeira coisa que parecesse que funcionasse, para poder enfiar a grana do pagamento do desenvolvimento no bolso e o cara que vai dar manutenção depois vai sofrer (editado)."
Obs: Eu fui o cara (editado) que teve que dar manutenção depois.
Em geral, vejo três tipos de mau programadores em java:
A) Não conhecem a linguagem direito e por isso não sabem usá-la direito.
B) Pensam que conhecem a linguagem direito e acham que não precisam saber mais nada sobre ela.
C) Conhecem bem alguma outra linguagem e tentam programar em java da mesma forma que faziam com a outra linguagem.
Concordo com a opinião do victorwss, respondendo ao fantomas.
Acho que não tem relação com a linguagem de programação especificamente, mas sim com as pessoas que as utilizam.
Conheço alguns programadores Delphi/Pascal que estão indo para o Java e os resultados são controversos (pra não dizer trágico, em alguns casos). São muitos anos de programação estruturada e naturalmente eles levam vários (vários) habitos para a nova empreitada.
Na minha humilde opinião (de um iniciante e entusiasta em Java), se você conhecer bem PHP e Java e souber tirar delas o que cada uma apresenta de melhor, ai você pode ter um diferencial muito bom sobre outros programadores.
Obrigado a todos pelas respostas em especial o victorwss
Abraços
victorwss
Notei um detalhe no seu post que passa a idéia de que vc é Mestrando em Ciência da Computação na USP.
Se isso se confirma, vc poderia nos dizer se:
a) Vale a pena fazer o curso (o conteúdo, pofessores, etc… são bons)?
b) No seu caso o objetivo seria, além da melhora no ambito técnico, apenas dar aulas no setor universitário?
c) É possivel trabalhar e fazer o curso ao mesmo tempo?
P.S EU SEI QUE SAI TOTALMENTE DO TEMA E PODERIA PASSAR UM MP PARA VC, O PROBLEMA É QUE SUA RESPOSTA PODE SER INTERESSANTE PARA OUTRAS PESSOAS TAMBÉM.
flws
Olha, fiz a matrícula no mestrado ontem e as aulas só começam em março, portanto ainda não posso responder a sua pergunta. Mas estou confiante que vai ser legal.
Quanto a trabalhar e fazer curso ao mesmo tempo, isso aconteceu comigo na graduação e na especialização. Dá sim, é corrido, bem estressante, mas dá sim.
Observação: O tópico já desvirtuou total. :roll:
"
[quote=marcosalex]"C) Conhecem bem alguma outra linguagem e tentam programar em java da mesma forma que faziam com a outra linguagem. "
Os piores código que eu vi em Java foram feitos por programadores PHP, mas acredito que é por esse motivo. Os de programadores Delphi, apesar de pensarem estruturado ainda tinham mais conceitos de orientação a objetos.
Mas o PHP tem seus méritos e um dos motivos do PHP6 estar demorando tanto pra sair e o desenvolvimento estar lento é justamente esse dilema de encontrar o melhor ponto entre a simplicidade e a estruturação. A próxima versão do PHP, a 5.3, vai ter namespaces, que são mais ou menos o equivalente aos packages em Java.
Tentando voltar um pouco ao tópico, o Java não é só uma linguagem, é toda uma plataforma, parece que finalmente a Sun está conseguindo firmar ele como tal.
[/quote]
Meu processo de aprendizagem foi ao contrário. Eu precisei aprender PHP após alguns anos de desenvolvimento em Java e minha maior dificuldade foi, e ainda é, encontrar uma comunidade forte aqui no Brasil como existe a do Java.
Procuro usar tudo que é possível de orientação a objetos em PHP. Existem muitos artigos na internet relacionados a isso e fico satisfeito com os resultados que consigo alcançar. Existe um framework em PHP chamado Stubbles que estou acompanhando a um tempo que acho incrível. A idéia dele é combinar características favoritas de outras linguagens e frameworks em apenas um framework.
[quote]The core features of Stubbles will contain:
* Extended Reflection API (Anotações)
* Inversion of Control features
* MVC architecture
* Unified XML API
* JSON/AJAX support [/quote]
Uma coisa é certa: o PHP está bem vivo.
[quote=fantomas]Uma vez ouvi o seguinte comentário:
Perguntas:
a) Isso procede?
flws[/quote]
Olha. Eu tenho quase 3 anos de experiência profissional como programador PHP e tenho 1 como Programador Java(mas trabalhei muito com Java na faculdade). Quando programava em PHP, sempre me utilizava de tudo que eu aprendia de OO em Java. Alguns programadores PHP me criticavam por eu utilizar interfaces no PHP(que eu utilizava DAO). Falavam que não precisava e blá blá. Mas eu sempre me utilizei de tudo que a OO do PHP podia me oferecer(mas a OO do PHP nem se compara com a do Java). Eles achavam o código mais complicado, mas quem realmente conhecia OO, concordava que o código estava sim mais organizado. Mas sobre suas perguntas:
a) Isso procede?
Talvez sim, talvez não. Acredito que isso possa acontecer para programadores que eram acostumados com PHP de forma estruturada. Para programadores PHP que se utilizavam de OO, acho que não. Se você utilizar a Zend Framework por exemplo, vai ter um estilo de programação que lembra um pouco VRaptor+Hibernate(com menos funcionalidades) por exemplo. Recomendo olhar o sistema de e-commerce Magento, para ter um exemplo de algo bem feito. E recomendo olhar o sistema OScommerce para ver algo mal feito em PHP.
Acredito que tanto em Java, como PHP, como em C#, como em qualquer linguagem, algoritmo ruim sempre vai ser algoritmo ruim. Não é a linguagem que faz o algoritmo ruim. È o programador. Talvez pelo PHP dar um pouco mais de liberdade ao programador, o programador teve ter mais cuidados e é mais vulnerável a ‘POG’s’. Mas ainda sim a culpa é do programador que não conhece a linguagem e acha que conhece.
E para finalizar. Eu acho PHP uma ótima linguagem, se for bem utilizada.
"