YNOT : nova linguagem de script escrito em JAVA

Bom dia,

Uma nova linguagem acaba de fazer sua aparição.

“Ynot” (pronuncia-se “why not” , “porque não”). Foi criado por Eric Quésada.

Ele é escrito em Java, e o projecto é aberto,  sub-licença GPLv3.

Com este linguagem  você pode adicionar, editar ou excluir palavras da língua.
Você pode até mesmo definir a sua própria sintaxe. Neste caso lembra REBOL.

Permite nativamente lidar com todas as APIs Java (Swing, Som, 2D ...).

Fonte: http://www.ynotscript.com/

Fonte em Françês :

Apresentando Ynot, pelo Eric Quésada. num dos maiores portais web francófonos para desenvolvedores :

DEVELOPPEZ : http://www.developpez.com/

http://www.developpez.net/forums/d1020709/java/general-java/langage/autres/ynot-langage-script-java-presentation/

Cordialmente

Humm… achei meu estranho… mas não vi tudo a documentação…
Parece PHP… emcima da JVM…
não gostei muito da sintaxe…

achei meio estranho tbm

• $nome := readLine() -> me lembro object pascal
  • echo(“Nice to meet you ${nome}!”) -> estilo groove ("${variavel}"), não é necessário concatenar nem usar uma lista de args após o texto.

Enfim, acho que só apos algum tempo ela podera se consolidar melhor…por enquanto muito pouco a respeito…

T+

dei uma olhada nesta nova linguagem, sei que e’ fácil criticar o trampo dos outros,
sei bem como é isso !!!

Mas cá entre nós, ela e’ horrível !!!

Interessante. Parece shell+python+pascal.

é eu também achei semelhante ao python.
Linguagens dinâmicas… serão elas o futuro ?

Ela me lembra uma mistura de PHP com Pascal.

Muito legal essa linguagem, é bacana ver o pessoal criando novas linguagens pra rodar na JVM :smiley:

[quote=otaviojava]é eu também achei semelhante ao python.
Linguagens dinâmicas… serão elas o futuro ?
[/quote]

Não consegui ver nenhuma semelhança com Python infelizmente, é mais semelhante a PHP e parece ter influência desta infelizmente.

Tirando o fato de uma variavel dentro de uma string com double quotes ser interpretada pelo parse como uma váriavel mesmo, não vi grandes semelhanças com PHP não.
Claro as duas são C-Like por e usam o $ para identificar variáveis e objetos, mas tirando isso.

bitjesse Curiosidade mesmo. Pq infelizmente? Não gosta da sintaxe do PHP?

Abs

Mais uma linguagem para cair no ostracismo.
Até que ponto esta linguagem é de fato útil? :?:

[quote=fabiomazzo]Tirando o fato de uma variavel dentro de uma string com double quotes ser interpretada pelo parse como uma váriavel mesmo, não vi grandes semelhanças com PHP não.
Claro as duas são C-Like por e usam o $ para identificar variáveis e objetos, mas tirando isso.

bitjesse Curiosidade mesmo. Pq infelizmente? Não gosta da sintaxe do PHP?

Abs

[/quote]

Não gosto, eu acho a sintaxe do PHP horrível (não estou dizendo que a linguagem não presta, ela atende muito bem ao propósito para qual foi criada).

Abs

Não sei pra que mais uma linguagem, o Java é tão poderoso que um garoto sabendo dar um Hello World já é contratado a peso de ouro.

:shock:

Me diga onde é a balança /o/

Java comanda, não tem o que discutir, número um no TIOBE, os desenvolvedores Java tem os mais altos salários de TI na área de desenvolvimento, isso é fato.

Cara acho que tu esqueceu de colocar as tags </Modo ironico ON> nas tuas mensagens…

Com relação à linguagem hoje um colega meu mostrou um demo onde tinha um código que acessava uns .jar para recriar a funcionalidade que o google tradutor possui quando pedimos para ele pronunciar uma palavra, achei interessante mas não vejo lá muita utilidade em ter mais uma linguagem de script rodando na JVM.

Saca só, um rima RAP de Java, Java é Java.

Rap Java - Baseado na Rima do Comando DMC - fonte: w w w .youtube.com/watch?v=I7dkxTTsc6o

Ei cara, desenvolver em Java não é brincadeira, preste atenção e vai ver que eu não falo besteira, ei cara programar em Java é assim, um bug perdido no seu código na sua carreira pode por um fim, erros de dados, prejuízos ao empresário, muitos colegas se matam estudando Java, na escola se perdem no caminho e vão usar drogas, injetam Ruby, PHP e .NET a maioria não termina projeto nenhum, na hora H os chegados vão saindo fora e colocando a culpa na linguagem, é uma viagem de ida sem volta, dando definitivamente adeus ao Java, alguns já se ferraram, outros estão louco tentando terminar o projeto, outro estão se acabando com código para terminar o serviço, bugs pipocam na tela do monitor, o empresário olhando assunto, entendeu o recado, esse porcaria não sabe fazer o serviço, mais um developer mala caiu, ouvi o RH chamando, o empresário o demitiu, não pense que desenvolver em Java é a lei do cão, se no inferno existe lei, aqui na fabrica de software não, o patrão está aqui para contratar ou demitir, com Java na fabrica de software é assim.

Refrão 2x

Codar em Java é assim // Aqui na nossa fábrica a parada é mais quente
Codar em Java é assim // Aqui na nossa fábrica a parada é mais quente

[quote=Marcio_Nogueira]Mais uma linguagem para cair no ostracismo.
Até que ponto esta linguagem é de fato útil? :?:[/quote]

Concordo! O que agrega de valor essa linguagem? Que benefícios ela traz para o mundo da TI e dos negócios.
Antigamente se criava frameworks a qualquer momento. Hoje a moda é criar linguagens. Que para mim não são novas linguagens e sim novas sintaxes.

A não ser que esta nova linguagem seja de fato algo inovador, não vejo motivo para ter sido criada.
Não precisamos de mais uma linguagem, o mercado não irá absorver.