XP também serve para projetos de migração de sistema legado?

Olá a todos,

Estou trabalhando em um projeto de migração de um sistema legado em VB para Java EE e infelizmente usamos completamente a metodologia tradiconal para desenvolvê-lo (modelo cascata).

Já conhecia os processos ágeis e fiquei ainda mais interessado depois de ter lido o livro de XP do Vinicius Teles. Mas fiquei com uma grande dúvida: será que o XP se aplicaria ao projeto que estou trabalhando? Alguns dos motivos:

:arrow: Não temos um cliente pedindo novas funcionalidades, são as mesmas funcionalidades, só muda mais a linguagem e o visual das telas. No lugar do cliente, tem um gerente que entende do negócio.
:arrow: Ainda as funcionalidades ja estão desenvolvidas, não há muito o que criar, basicamente repetir adaptado para Java. O que não acaba o tornando um sistema muito orientado a objetos
:arrow: Estamos completamente presos a um banco de dados relacional (tudo é consulta SQL, o processamento Java é muito pouco) isso me gera dúvidas quanto aos testes unitários.

De toda forma, o projeto já está bastante atrasado, algumas funcionalidades estão incompletas, o custo já estourou e existe muitos diagramas UML abandonados que ninguém mais atualiza nem confia. Alguns sinais de perigo :lol:

Será que esses pontos são motivos de complicações para implantar o XP? O que vocês acham?

Eu acho que infelizmente nao vai ser XP que vai salvar esse projeto.

Hahahaha também acho.Poderia comentar mais a respeito?

Na medida em que a adoção de uma metodologia ágil, como o Scrum, pode te ajudar a reduzir riscos e estabelecer prioridades aliadas a entregas de valor de negócio real, eu te digo que sim, pode te ajudar bastante.
Porém a metodologia por si só pode não ser suficiente.
Sugiro estabelecerem e priorizarem aquilo que ainda faltam fazer, e assegurar as funcionalidades ditas já feitas com um bom pacote de testes de regressão. O fato de haver supostamente muita lógica em SQL (que foi o que você comentou) não os isenta de fazer testes!

Outra coisa que eu lembrei: o projeto também é direcionado para vários clientes, é como se fosse um software de prateleira, não tem um cliente só dizendo o que ele quer. O software tem várias funcionalidades pra vários clientes. Acho que isso é bem complicado de adaptar no XP, não?

Nao por isso, por mais que as solicitacoes nao venham de um cliente so, alguem vai ter que priorizar, depois de priorizado entra no fluxo normal do XP.