Galera estou começando a ler sobre xp, algo que estou em dúvida e não conseguir resolver ainda. O XP é utilizado em um projeto de manutenção, por exemplo num sistema inicialmente feito com RUP, da mesma maneira como se tivesse sendo feito um novo sistema? Ou existe particularidades em projetos de criação e manutenção com XP ?
[quote=JavaTux]Galera estou começando a ler sobre xp, algo que estou em dúvida e não conseguir resolver ainda. O XP é utilizado em um projeto de manutenção, por exemplo num sistema inicialmente feito com RUP, da mesma maneira como se tivesse sendo feito um novo sistema? Ou existe particularidades em projetos de criação e manutenção com XP ?
Obrigado.[/quote]
dado um sistema que já existe vc conseguiria dizer se ele foi feito usando metodologia x ou y olhando apenas o código ?
Depende, se mesmo usando outra metodologia o projeto possui uma boa cobertura de testes, utilizar XP a partir desse ponto é tranquilo. Mas como é mais provável que não se tenham tantos testes assim, você precisa tomar mais cuidado, principalmente para refatorar algo. Provavelmente algum tempo a mais automatizando uns testes que deveriam existir você vai perder, mas não é recomendado que você tente cobrir todo o código pré-existente com testes.
As qualidades de árvores frutíferas conhecem-se pelos seus frutos.
Uma espécie boa não dá fruta que não sirva para comer.
E numa árvore que dá maus frutos não se vai colher boa fruta!
E as árvores que tenham fruto impróprio para comer acabam por ser cortadas e lançadas no fogo.
Sim, uma árvore é conhecida pela qualidade de fruto que dá.
Mesmo que não tenha testes no sistema antigo nada impede de usar XP na maniutencao. Basta que as novas modificacoes sigam o ciclo do XP. Profissionais capacitados deverao ser capazes de isolar as partes problematicas e criar as estorias e os testes correspondentes as novas modificações.