Galera estou começando a ler sobre xp, algo que estou em dúvida e não conseguir resolver ainda. O XP é utilizado em um projeto de manutenção, por exemplo num sistema inicialmente feito com RUP, da mesma maneira como se tivesse sendo feito um novo sistema? Ou existe particularidades em projetos de criação e manutenção com XP ?
[quote=JavaTux]Galera estou começando a ler sobre xp, algo que estou em dúvida e não conseguir resolver ainda. O XP é utilizado em um projeto de manutenção, por exemplo num sistema inicialmente feito com RUP, da mesma maneira como se tivesse sendo feito um novo sistema? Ou existe particularidades em projetos de criação e manutenção com XP ?
Obrigado.[/quote]
dado um sistema que já existe vc conseguiria dizer se ele foi feito usando metodologia x ou y olhando apenas o código ?
Depende, se mesmo usando outra metodologia o projeto possui uma boa cobertura de testes, utilizar XP a partir desse ponto é tranquilo. Mas como é mais provável que não se tenham tantos testes assim, você precisa tomar mais cuidado, principalmente para refatorar algo. Provavelmente algum tempo a mais automatizando uns testes que deveriam existir você vai perder, mas não é recomendado que você tente cobrir todo o código pré-existente com testes.
As qualidades de árvores frutíferas conhecem-se pelos seus frutos.
Uma espécie boa não dá fruta que não sirva para comer.
E numa árvore que dá maus frutos não se vai colher boa fruta!
E as árvores que tenham fruto impróprio para comer acabam por ser cortadas e lançadas no fogo.
Sim, uma árvore é conhecida pela qualidade de fruto que dá.
Mesmo que não tenha testes no sistema antigo nada impede de usar XP na maniutencao. Basta que as novas modificacoes sigam o ciclo do XP. Profissionais capacitados deverao ser capazes de isolar as partes problematicas e criar as estorias e os testes correspondentes as novas modificações.
dado um sistema que já existe vc conseguiria dizer se ele foi feito usando metodologia x ou y olhando apenas o código ?
[/quote]
E as árvores que tenham fruto impróprio para comer acabam por ser cortadas e lançadas no fogo.
Mateus 7:16-20
[/quote]
Mateus acho que vc postou no topico errado. Moderadoor favor mover para o forum de Outras Linguagens.
[/quote]
Mateus 7:16-20
[/quote]
Mateus acho que vc postou no topico errado. Moderadoor favor mover para o forum de Outras Linguagens.[/quote]
Mochuara:
Esse Mateus postou esse texto há muito tempo, pouco menos de 2000 anos:
duvido que continue frequentando o GUJ …
Apenas copiei o texto dele, que faz parte de um livro bastante lido e respeitado,
porque me pareceu que a metáfora se aplica se trocarmos:
Esclarecendo: dificilmente teremos alta cobertura de testes unitários automatizados se
não incorporarmos algumas práticas de XP. O código que foi escrito a partir de testes tem
outra cara: incorpora melhor os conceitos de OO porque caso contrário não seria fácil
escrever os testes. A segurança de poder mudar o código (refatoramento) se reflete
em código mais limpo e enxuto.
Parafraseando meu xará e conterrâneo Jorge Luis Borges, o código feito usando essas
técnicas “tiene ese qué se yo, viste ?” (trad.: “tem aquele sei lá, viu ?”)
[quote=JavaTux]Galera estou começando a ler sobre xp, algo que estou em dúvida e não conseguir resolver ainda. O XP é utilizado em um projeto de manutenção, por exemplo num sistema inicialmente feito com RUP, da mesma maneira como se tivesse sendo feito um novo sistema? Ou existe particularidades em projetos de criação e manutenção com XP ?
Obrigado.[/quote]
Não existe um XP para Manutenção e outro XP para Projeto… se vc usa XP, vc usa XP e ponto final. Esse negócio de Manutenção X Projeto é coisa de metodologia Waterfall.
[quote=Taz][quote=JavaTux]Galera estou começando a ler sobre xp, algo que estou em dúvida e não conseguir resolver ainda. O XP é utilizado em um projeto de manutenção, por exemplo num sistema inicialmente feito com RUP, da mesma maneira como se tivesse sendo feito um novo sistema? Ou existe particularidades em projetos de criação e manutenção com XP ?
Obrigado.[/quote]
Não existe um XP para Manutenção e outro XP para Projeto… se vc usa XP, vc usa XP e ponto final. Esse negócio de Manutenção X Projeto é coisa de metodologia Waterfall.[/quote]
Exato. Não é papel do XP estabelecer a distincao entre projetos novos e de manutenção, ainda que a execução possa vir a ser diferente. Minha impressão é que se adapta bem ao processo quem procura ver o software como uma sucessão de entregas frequentes, onde cada release é uma manutençao da versão interior para acomodar os novos requisitos.