Para desenvolver um WebSite para celular que possa ser aberto na maior variedade de celulares possívelainda é recomendado desenvolve-lo em WAP (WML) ou alguma outra linguagem como PHp e Java?
Perguto isso pois não sei se o WML já se tornou obsoleto e se os browaser já evoluiram ou se o WML continua sendo a melhor opção.
WML é a melhor opção se você quer que funcione naqueles tijolões que comprávamos no final do século passado
Mas HTML funciona na grande maioria dos aparelhos vendidos hoje em dia.
Vale lembrar que não se pode abusar dos recursos do HTML. Deve-se fazer o possível para não usar CSS, e se usar, usá-lo apenas para formatação, não para layout. Tem muitos browser que não suportam tabelas, por exemplo.
[quote=npereirajr]WML é a melhor opção se você quer que funcione naqueles tijolões que comprávamos no final do século passado
Mas HTML funciona na grande maioria dos aparelhos vendidos hoje em dia.
Vale lembrar que não se pode abusar dos recursos do HTML. Deve-se fazer o possível para não usar CSS, e se usar, usá-lo apenas para formatação, não para layout. Tem muitos browser que não suportam tabelas, por exemplo.
PHP e JSP geram HTML.[/quote]
Alguns aparelhos não suportam HTML totalmente, mas até hoje, de todos que já pesquisei, sempre oferecem suporte ao XHTML, que é o mais apropriado para dispositivos móveis ao meu ver. Cito como exemplo o Nokia 2630 onde na especificação só consta suporte ao XHTML, mas em outros aparelhos (novos ou antigos), existe o suporte ao HTML. Enfim, isto varia de aparelho para aparelho, mas como eu disse, normalmente os aparelhos sempre vão suportar o XHTML.
Vocês conhecem algum guia sobre o assunto, algum site especializado que mostre mais ou menos as tags HTML suportadas em cada grupo de aparelhos por exemplo?
Vou ter que começar a desenvolver sites para celulares… apesar de não ter muita experiência (só desenvolvi um pequeno site em WAP) a ideia me agrada .