WebSite para celular. Qual tecnologia?

Para desenvolver um WebSite para celular que possa ser aberto na maior variedade de celulares possívelainda é recomendado desenvolve-lo em WAP (WML) ou alguma outra linguagem como PHp e Java?

Perguto isso pois não sei se o WML já se tornou obsoleto e se os browaser já evoluiram ou se o WML continua sendo a melhor opção.

WML é a melhor opção se você quer que funcione naqueles tijolões que comprávamos no final do século passado :slight_smile:

Mas HTML funciona na grande maioria dos aparelhos vendidos hoje em dia.

Vale lembrar que não se pode abusar dos recursos do HTML. Deve-se fazer o possível para não usar CSS, e se usar, usá-lo apenas para formatação, não para layout. Tem muitos browser que não suportam tabelas, por exemplo.

PHP e JSP geram HTML.

[quote=npereirajr]WML é a melhor opção se você quer que funcione naqueles tijolões que comprávamos no final do século passado :slight_smile:

Mas HTML funciona na grande maioria dos aparelhos vendidos hoje em dia.

Vale lembrar que não se pode abusar dos recursos do HTML. Deve-se fazer o possível para não usar CSS, e se usar, usá-lo apenas para formatação, não para layout. Tem muitos browser que não suportam tabelas, por exemplo.

PHP e JSP geram HTML.[/quote]

Alguns aparelhos não suportam HTML totalmente, mas até hoje, de todos que já pesquisei, sempre oferecem suporte ao XHTML, que é o mais apropriado para dispositivos móveis ao meu ver. Cito como exemplo o Nokia 2630 onde na especificação só consta suporte ao XHTML, mas em outros aparelhos (novos ou antigos), existe o suporte ao HTML. Enfim, isto varia de aparelho para aparelho, mas como eu disse, normalmente os aparelhos sempre vão suportar o XHTML.

Então XHTML é a solução mais viável né!!!

Vocês conhecem algum guia sobre o assunto, algum site especializado que mostre mais ou menos as tags HTML suportadas em cada grupo de aparelhos por exemplo?

Vou ter que começar a desenvolver sites para celulares… apesar de não ter muita experiência (só desenvolvi um pequeno site em WAP) a ideia me agrada :smiley: .

Obrigado pelas dicas.