Website do JFileHelpers - Lib para arquivos texto em Java

Finalmente criei vergonha na cara e fiz um site para o projeto JFileHelpers. Para os que não conhecem, esta biblioteca facilita muito o trabalho de arquivo textos em Java. Usando anotações, você pode utilizar um bean existente e mapear suas propriedades para um arquivo delimitado ou de registros de tamanho fixo, por exemplo.

O meu intuito é conseguir colaboradores para o projeto e, como o site tem uma versão em inglês também, ficou mais fácil atingir um público mais amplo. Se você tem algum tempinho e gostaria de ajudar num projeto Java open source, não deixe de visitar o site e entrar em contato.

Seguem os links:

:arrow: Website: http://www.jfilehelpers.com

:arrow: Post no meu blog com o anúncio do site: http://blog.felipecoury.com/jep/2008/06/jfilehelpers-arquivos-texto-se.html

Aguardo seus comentários!

Abraços

Mandou bem! Parabéns!

Ah, tenho uma novidade que você vai gostar: implementei a possibilidade de usar anotações em membros privados :slight_smile:

Abraços.

Olá, vi o exemplo, o projeto está muito bom! Parabéns.
Eu fiz um que utiliza xml, só que não publiquei.

O link para os fontes está quebrado.

Valeu mesmo!

Se quiser contribuir pro projeto me avisa!

Valeu mesmo o toque, está arrumado.

Abraços!

Tenho interesse em contribuir com o projeto!

Se quiser, posso te enviar os fontes que eu implementei, mas acho que eles ajudarão pouco; já que é bem parecido com o JFileHelpers (pode importar por tamanho fixo ou delimitador) e ainda não possui a possibilidade de transformar um objeto em texto.

Até

Baixa o fonte, dá uma fuçada, vê o que você acha, se tem alguma idéia… Acho que é um começo!

[quote]Baixa o fonte, dá uma fuçada, vê o que você acha, se tem alguma idéia… Acho que é um começo! [/quote]Ok

esta bem bacana! parabens!!

Pelo que vi, seu projeto seria bastante útil para alguém que precisasse gerar arquivos de remessa bancária (CNAB).

Para quem não conhece, o CNAB é um padrão utilizado pelos bancos para processar informações referentes à duplicatas de seus clientes. Ele define que campos devem ser gravados no arquivo de remessas (que nada mais é que um arquivo texto), com suas posições e tamanhos.

Acho que seria bastante produtivo utilizá-la.

Abraços, e boa sorte com o projeto.

Douglas,

Você tem razão. Há uns 10, 12 anos (sem brincadeira) eu trabalhei com geração de CNABs em (acredite!) Clipper. Esta biblioteca é perfeita para este tipo de uso.

Aproveitando, queria agradecer a todos os que estão visitando o site… Tivemos uma multidão de acessos hoje, muito legal. Vamos ver se colhemos frutos no futuro!

Já coloquei no site mais alguns exemplos de uso, como usar registros mestre-detalhe e também o conversor automático de Enums:

http://www.jfilehelpers.com/examples_pt.php

E também criei uma lista de announcements, onde vou divulgar novas funcionalidades…

http://www.jfilehelpers.com/subscribe_pt.php

Vocês acham que criar um fórum de discussões sobre a biblioteca seria uma boa idéia?

Abraços!

Eu também já passei por isso, mas acredito que não tenha sido tão traumático como para você… eu fiz isso em Delphi, que acredito eu, deve ser beeeem mais fácil…

Quanto ao fórum, acho a idéia válida…

Bem legal a biblioteca cara, ainda com esses pontos extensiveis ficou bem atraente. Já fiz o donwload hehhehee.

Alberto

Sugestão:
eu adorei trabalhar com o JFileHelpers, me quebrou um TRONCO em certa ocasião, no entanto, há um pequeno problema: o fato de só ser possível utilizá-lo a partir de anotações. Isto porque é mais uma dependência que eu preciso adicionar aos meus projetos e, consequentemente, parte da reusabilidade das minhas classes anteriormente seria perdida (o ideal seria utilizá-las como elas já estão, sem que eu tenha de alterá-las ou criar algum wrapper para este fim).

Sabe o que seria muito legal? Se fosse possível mapear os atributos dos beans em XML! Assim, eu poderia reaproveitar 100% do código já pronto sem precisar alterá-lo e, de quebra, seria menos uma dependência para o meu código anteriormente criado.

O que me diz?

PS: pessoalmente, tenho muita vontade de dar minha contribuição para este projeto (o meu único problema é o tempo, que, no meu caso, é inexistente). Se bobear, estaria ai minha contribuição para o mesmo.

Adorei a sugestão e acho que faz todo sentido do mundo! Você viu o que o usuário nadilsons disse no seu post anterior? Dá uma olhada:

Vou ver com ele se ele não teria interesse em contribuir prá o projeto, justamente nesta área. Mesmo se ele não puder, vou tentar pensar um pouco mais nisso, bolar um formato para o XML e mandar ver.

Ah! O fórum está no ar também: http://forum.jfilehelpers.com . Assim, se quiser mandar esta idéia como feature request lá, ia ser MUITO legal!

Abraços a todos!

Dah uma olhada no Smooks (Apache)…

http://milyn.codehaus.org/Smooks

Fcoury,

quais as chances do seu projeto tornar-se um ESB?

Parabéns pelo projeto, muito bom! Uma mão na roda!

Não conhecia o Smooks, parece ser interessante também, mas o q q tem ele haver com Apache!?

Parabens é assim q o Brasil anda, com força de vontade :smiley:

muito bom o projeto, parabéns! te mandei uma mp, quero ajudar no projeto…vlw…

Uma pena eu näo poder usar no meu projeto ainda. Estamos com a versão 1.4.

Mas ao invés de incluir no me projeto, eu resolvi fazer o tratamento do arquivo separadamente. O arquivo não é gigante mas é relativamente grande 13.7 MB. Deu OutOfMemory.

[quote]Exception in thread “main” java.lang.OutOfMemoryError: Java heap space
at java.lang.reflect.Field.copy(Field.java:127)
at java.lang.reflect.ReflectAccess.copyField(ReflectAccess.java:122)
at sun.reflect.ReflectionFactory.copyField(ReflectionFactory.java:289)
at java.lang.Class.searchFields(Class.java:2602)
at java.lang.Class.getDeclaredField(Class.java:1880)
at org.coury.jfilehelpers.core.RecordInfo$2.run(RecordInfo.java:165)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at org.coury.jfilehelpers.core.RecordInfo.setInternalField(RecordInfo.java:160)
at org.coury.jfilehelpers.core.RecordInfo.strToRecord(RecordInfo.java:106)
at org.coury.jfilehelpers.engines.FileHelperEngine.readStream(FileHelperEngine.java:256)
at org.coury.jfilehelpers.engines.FileHelperEngine.readFile(FileHelperEngine.java:169)
at org.coury.jfilehelpers.engines.FileHelperEngine.readFile(FileHelperEngine.java:54)
at MainClass.main(MainClass.java:24)[/quote]

Eu vi que você tem um limitador de tamanho no método readFile do FileHelperEngine. Minha dúvida é, tem como eu colocar um tamanho máximo e depois continuar de onde parei ?
Outra opção seria ser retornar um iterator e ler o arquivo “em etapas”.

Parabéns pelo projeto.