Webservice dúvida conceitual. Novato!

Olá pessoal,

Estou desenvolvendo uma aplicação que através de um dispositivo móvel (iphone) precisarei gravar dados em um banco MYSQL (online).
Com os dados gravados, de tempo em tempo vou consumir certa informação.

A idéia é utilizar um webservice para retornar a informação que desejo.

A dúvida é: Em um webservice, posso passar instruções para que ele também grave algo no banco? isso é usual?
Tenho pesquisado bastante sobre webservice e o que notei na maioria é que sempre tem a função de retornar algo, por isso, acho que minha dúvida é mais conceitual.

Posso utilizar um webservice também para gravar?

Li bastante, mas não encontrei a resposta para essa dúvida simples.

Pode uai. Você ao invés de passar uma parametro, você poderia criar um método para isso e chamá-lo. [=

Olá.

Um WebService serve para fazer a integração entre várias plataformas de forma simples e comum para todos, independentemente da tecnologia empregada por ambos os lados. Os pontos fracos tendem a ser o desempenho e a segurança.

Pode sim, você tem apenas que criar métodos diferentes e definí-los corretamente no WSDL.

Abraço,

[quote=rodrigo.ferreira]Olá.

Um WebService serve para fazer a integração entre várias plataformas de forma simples e comum para todos, independentemente da tecnologia empregada por ambos os lados. Os pontos fracos tendem a ser o desempenho e a segurança.

Pode sim, você tem apenas que criar métodos diferentes e definí-los corretamente no WSDL.

Abraço,[/quote]

Obrigado galerinha,

Importantíssimas imformações.
Vcs fazem a diferença!