Vraptor + rest + android +

estou rascunhando um sistema.

seria um conjunto de serviços que podem ser acessados via rest, haverá uma interface web, uma android, e facebook tb.

imagino que a duvida não tenha uma resposta definitiva a questão é levantar os prós e contras para eu ver a melhor possibilidade
a dúvida é, montar um servidor só com os serviços rest e montar a versão web usando vraptor num outro servidor ?

+----------+     rest      +----------------+
| serviços | -----+--------| web (vraptor)  |                
+----------+      |        +----------------+
                  |
                  |        +------------------------+ 
                  +--------| facebook, android, etc |
                           +------------------------+

ou seja o impacto de separar o servidor web dos serviços rest compensa a separação ?
já que tenho visto muitos exemplos dos dois juntos.
e por último o vraptor pode me ajudar em algo?

Não faz sentido separar…
Separar para que? qual é a motivação?
Eu deixaria no mesmo node para evitar chamadas remotas no servidor para a regra de negocio ou vice versa e usaria no minimo 1 replicação para disponibilidade e load balancer.

Sim eu tenho adotado este postura nos últimos projetos que fiz. Mas neles haviam poucas requisições que se utilizavam de json, rest, ajax, ou seja era um complemento

Neste projeto, a api em rest é uma das partes principais e vários serviços irão consumi-la.
Sendo as paginas web seria apenas mais um, então neste caso valeria manter estas duas partes juntas. esta é a duvida, estou inclinado a manter junto, mas preferi ver o que outros acham deste tipo de arquitetura.