Gostaria de saber se tem como capturar o volume do HD.
Nao, a nao ser que vc use JNI. Mas pq vc precisa do volume do HD?
Para evitar que o usuário copie o meu sistema para uma outra máquina sem permissão, a forma mais segura que eu pensei foi essa, que identificaria unicamente a máquina, mas se alguem souber de outra maneira eu ficaria muito grato.
Até aí, existem ultilitários que possiblitam a troca do serial number do HD…
Não é uma maneira muito sergura, mas com certeza dificulta
Olá,
Existe uma maneira mais segura para fazer este tipo de coisa?
Olá
O serial do HD não serve para identificar a máquina porque, além de outros problemas, há chances do número se repetir. Se fosse para buscar algum “número único” melhor seria usar o MAC Address da placa de rede.
Porque reinventar a roda? Para evitar que o usuário copie o sistema para uma outra máquina sem permissão, as formas mais seguras são:[list]1. Proteção jurídica do software;
2. Proteção de software por chave de hardware.[/list][]s
Luca
Proteger pro chave de hardware é uma solução um tanto quanto cara, não acha?
Dependendo do software dele, eu acho que o MAC address é uma solução considerável
[]´s
Olá
Vegetto, chave de hardware não é tão caro assim, eu já usei muitas vezes.
Na verdade esta solução tem muitos outros inconvenientes piores do que seu preço inicial. O custo maior vem do suporte gratuito que as vezes a gente acaba dando. Exemplo: quando o cliente precisa mudar de sistema operacional e a nossa chave deixa de funcionar, é preciso gastar alguns homens/hora para recolocar a aplicação no ar e nem sempre se consegue cobrar por isto. Recentemente precisei abrir completamente uma antiga aplicação porque não tinha tempo para verificar rapidamente porque a mardita deixou de funcionar com a chave de hardware.
Para vender ou ceder os direitos de uso de software é também importante a proteção jurídica. É preciso conhecer no mínimo nossa lei 9609 do software e mais alguns conceitos relativos a direitos autorais. Devemos estar protegidos por um bom contrato.
[]s
Luca
Humm… obrigado pela informação, Luca…
Eu imaginei que fosse uma solução cara pq o único software que eu conheço que ultiliza algo do tipo é um de CAD, que é muito caro por sinal…
Você tem algum link de uma empresa que vende esse tipo de solução?
Obrigado.
[]´s
Se usar o endereco MAC, se o HD for trocado de máquina???
Olá
Rominhof, MAC Address é o endereço da placa de rede e não tem nenhuma relação com outro qualquer dispositivo. Então é a placa de rede que não pode ser trocada para não parar o sistema.
Vegetto, SafeNet antiga Proteq em outubro de 2003 se fundiu com a concorrente Rainbow Technologies.
[]s
Luca
tem razao tava pensando outra coisa…
Valeu.
E como faco p pegar o MAC?? getmac???
Olá
Pegar o MAC?
Há 2 meios:
[list]1. Usando uma feature não documentada da API do Windows. Neste caso é preciso usar JNI para chamar a função em C que acessa a API do Windows.
- Método mais fácil:
Process proc = Runtime.getRuntime().exec("ipconfig.exe /all");
BufferedReader br = new BufferedReader( new InputStreamReader(proc.getInputStream()));
. . . . . .
Parseia a linha do MAC Address. Dica: use regex[/list]
[]s
Luca
Lembrando que simplesmente nao existe maneira multiplataforma de se conseguir o MAC address. Entao, o seu programa nao vai rodar em Linux ou MacOS. O que é triste, mas pode nao ser impeditivo.
Supondo que o sistema dele vai rodar somente em linux e windows… fazer duas funções dessa, específicas para cada OS resolveria o problema, não???
Até que ponto fazer isso deixaria de ser funcional e passaria a ser gambiarra?
[]´s
Olá
CV e Vegetto, este método simples já funciona em Linux. Na verdade mudam 2 coisinhas: a String passada para o método exec e o modo de parser com regex.
Mas além do que vocês chamaram a atenção sobre a necessidade de modificações para cada S.O., alerto também para as diferenças quando se usa outra língua no S.O.
No MAC nem sei como fazer funcionar o Java se não for OSX. Acabei de passar por este fracasso ao orientar remotamente um amigo leigo que tentava rodar o sistema de IR em um notebook MAC mais antigo.
[]s
Luca
Valeu pessoal!
No caso do serial do HD ainda tem o Ghost que quando clona o HD clona o serial junto!!
Pirataria é cosai que botam na sua cabeça. Relax… :lol:
Uma dica: quase todo mundo que eu conheço ODEIA estes trocinhos de encaixar na porta serial. Já vi muito cliente desistir de comprar software por causa desse negócio. Na verdade esses breguetes são o advogado do programador pobre que não pode fazer igual a Microsoft que ameaça processar em 30000 vezes o valor do software. :lol:
Não sei vocês mas os softwares que faço são mais personalidados e ganho mais na consultoria do que na venda (quase nunca vendo) propriamente dita. Pense nisso, se não é um pacote para o público em geral nem vale a pena esquentar a cabeça com isso.
Ahh…
Tem outra forma de proteção também: você pode fazer um código totalmente bizonho. Só você vai poder (querer) dar manutenção. :lol:
Parece piada mas já vi cada código que dá medo de tão horrível.