Você lê livros por inteiro?

Heheh.
Cada um no seu quadrado :slight_smile:

Leonardo tocou num ponto interessante. Porque não eler o livro inteiro? Vamos analisar os motivos pelos quais não fazemos isso?

• O livro é grande demais
    Por isso que temos em nossa área um bando de moleque que, só por saberem usar meia dúzia de frameworks, acham que sabem demais mas no fundo, fazem muita cagada. Se ele não consegue ler um livro de 1500 páginas, percebemos facilmente que desafios maiores o farão tremer de medo. ou de preguiça.

• Eu não tenho tempo
    Tempo é escolha. E se voce não tem tempo para ler, como espera se qualificar? Tomando pílulas de conhecimento? Esperar que a empresa te dê cursos? Sua carreira é somente sua. Se você não tomar conta dela, as empresas exploram de você até não poder masi edepois te substituem. Já se foi o tempo em que uma empresa promovia por tempo de casa.

• Não é necessário ler todo
    Quem é você pra poder dizer isso? Pare e analise quanto conhecimento e estudo do autor foi necessário para a elaboração daquele livro. Você conhece o livro todo pra poder julgar algo desnecessário? Não??? E porque o faz? Isso indica Falta de visão ou até mesmo arrogância.

• Muita coisa no livro não vai ser útil
    Pode não ser útil agora, mas cmo vou saber se não conhecer? Mesmo caso da razão acima: arrogância.

Amigos, nõ quero que ninguém se sita ofendido, mesmo porque eu me incluo no grupo dos que não lêem livros. Gostaria apenas que refletissem.

QUAL O PROBLEMA DE LER UM LIVRO TÉCNICO INTEIRO, MESMO QUE SEJA UM MANUAL DE REFERÊNCIA?

[quote=josenaldo]Leonardo tocou num ponto interessante. Porque não eler o livro inteiro? Vamos analisar os motivos pelos quais não fazemos isso?

Por isso que temos em nossa área um bando de moleque que, só por saberem usar meia dúzia de frameworks, acham que sabem demais mas no fundo, fazem muita cagada. Se ele não consegue ler um livro de 1500 páginas, percebemos facilmente que desafios maiores o farão tremer de medo. ou de preguiça.

• Eu não tenho tempo
    Tempo é escolha. E se voce não tem tempo para ler, como espera se qualificar? Tomando pílulas de conhecimento? Esperar que a empresa te dê cursos? Sua carreira é somente sua. Se você não tomar conta dela, as empresas exploram de você até não poder masi edepois te substituem. Já se foi o tempo em que uma empresa promovia por tempo de casa.

Quem é você pra poder dizer isso? Pare e analise quanto conhecimento e estudo do autor foi necessário para a elaboração daquele livro. Você conhece o livro todo pra poder julgar algo desnecessário? Não??? E porque o faz? Isso indica Falta de visão ou até mesmo arrogância.

Pode não ser útil agora, mas cmo vou saber se não conhecer? Mesmo caso da razão acima: arrogância.

Amigos, nõ quero que ninguém se sita ofendido, mesmo porque eu me incluo no grupo dos que não lêem livros. Gostaria apenas que refletissem.

QUAL O PROBLEMA DE LER UM LIVRO TÉCNICO INTEIRO, MESMO QUE SEJA UM MANUAL DE REFERÊNCIA?[/quote]

totalmente verdade…

e claro, às vezes você lê um livro em busca de um determinado assunto e acaba encontrando algo muito maior e mais abrangente, que aprofundará bem mais teus conhecimentos.

[quote=josenaldo]
QUAL O PROBLEMA DE LER UM LIVRO TÉCNICO INTEIRO, MESMO QUE SEJA UM MANUAL DE REFERÊNCIA?[/quote]
Nenhum problema! Porém, é mais importante colocar em prática algo especificado no livro, do que só ler de cabo a rabo.
O bom mesmo é dizer que leu um livro inteiro não porque passou pelas páginas, mas sim porque consultou tanto que acabou utilizando todo o livro.
Na nossa área, você não tem o direito de dizer que sabe fazer alguma coisa se nunca praticou!

• 1, again.

Se a gente mal lê os livros (inteiramente), que diremos dos exercícios! :twisted:

Quero ver se para 2009 mudo isso. :wink:

Alguém me disse que “ter tempo é uma questão de prioridade”. Ou, se eu dou prioridade a algo, logo tenho tempo para.

Não sei se a definição acima está clara, mas eu concordo em parte. Sei que cada um tem um de nós monte de coisas para fazer, e que fatalmente muitas delas vão ficar para trás, devido às demandas mais “urgentes” da vida, família, trabalho etc.

Mas, pensa comigo: se um livro vale a pena ser lido, então vale a pena lê-lo integralmente! Nem que seja uma leitura rápida, para não ficar tão perdido caso necessite consultá-lo no futuro. :wink:

Estou sendo tentado a acreditar que, se vale a pena gastar/investir tempo em algo, vale a pena “reduzir um pouco a velocidade”, ou “dar um passo para trás”, para depois dar dois à frente. Ou, acho que vale a pena ler um livro por inteiro, gastando o tempo que não se tem, nem que seja para publicar na Internet: “Não compre tal livro!” :lol:

Mas normalmente não é isso o que acontece, e a gente sempre sai ganhando alguma coisa em nossas leituras. :wink:

[quote=josenaldo]Leonardo tocou num ponto interessante. Porque não eler o livro inteiro? Vamos analisar os motivos pelos quais não fazemos isso?

• Eu não tenho tempo

Garai, concordo contigo em tudo, véi!!! :wink:

Por “ler um livro inteiro”, quis dizer: “ler um livro inteiro, praticando”. Eu concordo que “ler por ler” acrescenta muito pouco… :wink:

Eu leio livros inteiros e costumo fazer resumos no final.

O problema é que na fila de leitura tem os livros não técnicos, os artigos em blogs, alguns comics, etc…

Os livros que eu li apenas alguns capítulos eu nem conto como “lidos”.

A maioria dos livros trazem nas primeiras páginas a sugestão da forma de leitura a ser adotada:

a) Alguns dizem que o ideal é vc começar no primeiro capitulo e ir seguindo um após o outro porque as idéias estão conectadas.
b) Outros dizem que o livro pode ser utilizado como um “guia de referencia”, ou seja, pode ler os capítulos separadamente.

Os livros que se encaixam no item a) eu leio todo (quando compro é claro), os outros leio as partes que me interessam no momento e o restante fica para quando tiver mais tempo ou interesse.

O importante é saber pesquisar e perceber as mensagens que alguns autores estão tentando passar além das palavras; a leitura tem que ser prazeirosa e tranquila pois ela é uma ARTE feita pra poucos. Ler não pode ser uma obrigação tem que ser resultado da sede pela busca do conhecimento, logo, medidas se tornam muito relativas meus caros. Alguns lê 30 livros inteiros e não entendem quase nada outros lê 3 e já entendem quase tudo.

Minha opinião.

flws