Você lê livros por inteiro?

Só se for um livro simples. Livros assim, como deitel são para consulta msm.

Deus me livre ler um livro-api inteiro como o Deitel…

Li o 90% do livro do Deitel
Li inteiro o da certificação java da katy sierra
Li o Head to First Jsp e Servlets por inteiro tbm
e o resto de uns 40% a 80% do livro…

Quando tenho tempe (e disposição) leio.hehehe :wink:

Eu já li vários livros por inteiro.

Outros eu leio partes. Mas sempre que tenho tempo, gosto de ler e ESTUDAR o livro por inteiro.

E sobre livro de TI ser chato, me desculpem, mas depende da intenção de quem lê.

Leio livros porque é divertido, não porque preciso aprender pra cair no mercado. Aprendeo novas tecnologias porque GOSTO. Tá, sei que a maioria não pensa assim. Eu até achei um dia, em minha ingenuidade, que fosse assim, mas já se foram os tempos em que fazia TI quem era apaixonado. Hoje tem muita gente que faz TI apenas pelo dinheiro. É apenas uma profissão. E sabe o que tenho notado sobre esas pessoas?

Elas tem preguiça até de ler tutorial. Trabalham, na maior parte do tempo, com Programação e Análise Orientados a Exemplo. Se pegam um livro com mais de 300 páginas, entram em pânico. Apostila já assusta. Kd os caras que estudam PORQUE GOSTAM??? Kd os caras que SE DIVERTEM programando?

a mas se vc for ler um livro como Algorithms ou aquele outro famoso de Arquitetura de Computadores o qual não lembro o nome ou o livro do dragão de compiladores… vc tem que ter muita disposição e tempo para ler um destes livros de cabo a rabo…

[quote=pcassiano]Conversei com dois programdores, e ambos me disseram que nunca leram um livro sobre Java “por inteiro”.

Eu também, já li diversos livros, mas sempre “em partes”, nunca por inteiro… :roll: Quero ver se para 2009 eu mudo isso, “fechando o ciclo” da leitura de cada livro.

E você, consegue ler um livro sobre Java “por inteiro”?

Consegue “fechar o ciclo” de leitura? Ou lê apenas “partes”? :? [/quote]

Se você não leu por inteiro vc ainda não terminou de ler o livro o que significa que vc ainda não leu o livro.
Básicamente vc deixa o resto da leitura suspensa para sempre… ( ou até que leia o resto)

Deixar os livros em suspensão é normal. O que não é normal é você dizer que leu o livro X se ele ainda está em suspensão :slight_smile:

[quote=Josenaldo]Hoje tem muita gente que faz TI apenas pelo dinheiro. É apenas uma profissão. E sabe o que tenho notado sobre esas pessoas?

Elas tem preguiça até de ler tutorial. Trabalham, na maior parte do tempo, com Programação e Análise Orientados a Exemplo[/quote]

Só em 2007 que eu começei a ler livros inteiros, antes disso só lia os primeiros 10% falando sério não é facil adquirir o hábito de leitura e eu valorizava pouco a profissão.

Livro técnico é meio que hardcore ler por inteiro, tinha um livro sobre Fundamentos em Programação Assembly Microprocessadores 8080/8085 bem legal pois na epoca estava querendo entender melhor sobre MainFrames antigos que tem uma complexidade menor se tratando de código para desenvolvimento em PC.

Agora se você precisa ler um livro sobre GOOGLE e outras questões sobre WebMarketing acho válido a leitura por inteiro.

que isso xaará, se você não entender os livros da HeadFirst você não vai entender nenhum outro. livro mais didático que os deles estão para serem lançados ainda.[/quote]

Acho que você não entendeu o meu comentário. O que eu quis dizer é que a didática da série HeadFirst vai além da leitura, a proposta não é só ler, é fazer os exercícios, anotar, e de uma certa maneira, “brincar” com os conceitos apresentados. E na minha opinião, isso é válido para outros livros também.

Agora o interessante é que livros da série HF foram feitos para serem estudados de cabo a rabo. Já livros de referência eu acho besteira estudá-los de cabo a rabo, mas se você tiver que aprender um tópico novo (e não consultá-lo somente) eu também acho legal estudar de fato o tópico.

De qualquer maneira, ler é um bom hábito!

[quote=sergiotaborda]
Se você não leu por inteiro vc ainda não terminou de ler o livro o que significa que vc ainda não leu o livro.
Básicamente vc deixa o resto da leitura suspensa para sempre… ( ou até que leia o resto)

Deixar os livros em suspensão é normal. O que não é normal é você dizer que leu o livro X se ele ainda está em suspensão :)[/quote]
Acredito que em exatas a questão não é ler o livro, mas sim usar o livro. Não é uma narrativa de começo, meio e fim (conto etc). Portanto, como aplicamos esses conceitos entende-los já o é o suficiente para o livro técnico cumprir seu papel.

A tendência se confirmou: a maioria de nós, me too, lê livros em partes!

Sei lá, estou sentindo falta de leituras mais abrangentes, para ter uma visão mais ampla sobre certos assuntos… E é claro que não estou falando de ler Referências por inteiro, mas sim de ler livros de autores sabidamente bons, que não enrolam nem fazem “firulas-tel” etc. :twisted:

Para mim, quero a partir de então passar a ler livros - nas condições acima - por inteiro. Queira Deus que eu consiga! :roll:

Por falar nisso, alguém pode dizer: “Mas assim leva muito tempo para você terminar uma leitura”. Pode até ser. Mas, pensa comigo: a gente gasta tanto tempo “de bobeira”, ou com coisas/pessoas que não acrescentam nada, que entendo que se tirarmos uma pequena parcela deste “tempo perdido” para completarmos nossas leituras, não vamos perder nada, e sim, ganhar.

Quem concorda?

[quote=pcassiano]A tendência se confirmou: a maioria de nós, me too, lê livros em partes!

Sei lá, estou sentindo falta de leituras mais abrangentes, para ter uma visão mais ampla sobre certos assuntos… E é claro que não estou falando de ler Referências por inteiro, mas sim de ler livros de autores sabidamente bons, que não enrolam nem fazem “firulas-tel” etc. :twisted:

Para mim, quero a partir de então passar a ler livros - nas condições acima - por inteiro. Queira Deus que eu consiga! :roll:

Por falar nisso, alguém pode dizer: “Mas assim leva muito tempo para você terminar uma leitura”. Pode até ser. Mas, pensa comigo: a gente gasta tanto tempo “de bobeira”, ou com coisas/pessoas que não acrescentam nada, que entendo que se tirarmos uma pequena parcela deste “tempo perdido” para completarmos nossas leituras, não vamos perder nada, e sim, ganhar.

Quem concorda?[/quote]

concordo com o bobmoe, em termos técnicos, após aprendidos os devidos fundamentos, usamos o livro, e essa proposta tem a ver com voce atender a uma demanda técnica.

Boa parte dos livros técnicos que tenho é para consulta, não para leitura (entendam leitura como se lê um romance ou um livro filosófico, por exemplo)

T+

Me desculpe aqueles que só “consultam” o livro. Mas para consultar um assunto em um livro de verdade, é necessário ter lido antes. Caso contrário, fica-se que nem barata tonta procurando algo que não se sabe bem onde está.

E por falar nisso, leio livros de cabo a rabo, em inglês e vários por ano. Mas é importante lembrar que minha de escolha de livros não se limitam àqueles que ensinam uma linguagem ou framework, há muitos “teóricos” como “Pragmatic Programmer”, “Agile Software Development” ou “Domain-Drive Design”. Outros que falam de linguagem, mas sem ser tutorial como “Effective Java”. E mais alguns nada-a-ver-com-a-área como “The Long Tail”.

Leitura é hábito, não adianta esperar a vontade aparecer.

Eu geralmente pulo um capítulo ou outro, as vezes algumas páginas apenas.

Alguns livros que me lembro agora que li na tudo na sequencia foram: Clean Code, Effective Java e Test Driven TDD and Acceptance TDD for Java Developers.

Mas se o livro é sobre algum framework específico ou sobre uma linguagem de programação fica difícil ler tudo mesmo.

gostei do tópico…

não lembro ter lido algum técnico inteiro… sempre o quis fazer, mas com paciência e não de qualquer jeito

mas vou mais fundo… alguem já fez TODOS os exercícios propostos de um livro? até do Deitel rsrs?

[i]
Eu ainda não li um livro técnico por inteiro…

Mas tenho certeza que em breve eu vou precisar ler…
[/i]

Particularmente … acho um exagero fazer todos os exercícios do Deitel. Quer dizer, quem fizer vai sair muito bem fundamentado, mas mesmo na faculdade eu acho que leva um bom tempo. Geralmente tempo que não se tem.

IMHO,

Depende do livro. Se for livros como os de Diogo Mainardi, Dan Brown, Bernard Cornwell e afins, eu leio por completo.
Se for livro como Algorithms do CLRS, The Art of Computer Programming, do Knuth, Inteligência Artificial, do Norvig e o próprio Java, Como Programar do Deitel, eu só consulto. Mas, por exemplo, se eu me deparo com algum assunto que envolve programação dinâmica, eu leio o capítulo inteiro de programação dinâmica do livro Algorithms (o mesmo para os outros livros).

Abraço.

Se for livro do Diogo Mainardi, eu queimo!!! :twisted: