Olá pessoal!
Ultimamente tenho notado que grande parte dos novos GUJnautas não perceberam um recurso muito útil e importante que o site do GUJ oferece na hora de criar um post: A Formatação BB (Acho que tem um outro nome mais apropriado, mas não lembro). Essa formatação permite o uso de algumas tags especiais no meio do texto para tornar o texto do tópico mais rico.
Pensando nessa galerinha nova - e também na mais antiga, que tem que responder os tópicos sem formatação (bleargh!) - é que resolvi escrever este tópico. Então, a partir de agora, se você é um GUJnauta novo, ou que nunca percebeu a tal da formatação BB, É COM VOCÊ QUE ESTOU FALANDO A PARTIR DE AGORA!
Vocês já notaram que na página onde criamos um novo tópico ou respondemos uma pergunta, ou criamos uma MP, existe, além dos campos para o título e para o texto, uma série de controles (botões, checkboxes, combos)? Veja a seguinte figura:
Acima temos botões e combos para formatação BB. Abaixo temos algumas opções para a mensagem que está sendo criada. Uma delas é para a habilitação/desabilitação da formatação BB. Por motivos óbvios, esse meu post estará com a formatação BB desativada.
Cada botão tem uma finalidade. Vamos a elas:
:arrow: Para deitar um trecho do texto em negrito
:arrow: Para deixar um trecho do texto em itálico
:arrow: Para deixar um trecho do texto sublinhado
:arrow: Para criar uma citação
:arrow: Para criar um bloco de código fonte
:arrow: Para criar uma lista de tópicos (Não confunda com os tópicos do fórum!)
:arrow: Para inserir uma imagem no texto. A imagem deve estar em algum endereço da internet
:arrow: Para transformar o texto em uma URL
:arrow: Para alterar a cor de um trecho do texto
:arrow: Para alterar o tamanho de um trecho do texto
Mas, como utilizar esses botões?
Lembre-se que este fórum não é um Microsoft Word. Estes botões não vão aplicar suas respectivas formatações a um trecho selecionado na hora em que você clica neles. Esse botões vão inserir tags BB no meio do seu texto.
Você pode utilizar os botões de duas formas: Com um trecho de texto selecionado, ou sem um trecho de texto selecionado.
No primeiro caso, suponha que vc tenha um trecho de texto selecionado:
Se, por exemplo, clicarmos no botão de negrito, o trecho selecionado será “envolvido” automaticamente pelo par de tags BB responsável por deixar o texto em negrito. Vaja como fica o trecho selecionado na figura seguinte:
Ele está precedido por e sucedido por um .
Já no segundo caso, veja o que acontece quando você clica, por exemplo, no botão de imagem sem ter selecionado nenhum texto, depois escreve a url da imagem que quer exibir, e por último clica novamente o botão e imagem:
PASSO 1:
PASSO 2:
PASSO 3:
No passo um, foi inserida apenas a abertura da tag BB de imagem, ou seja, o .
No passo 2, apenas colamos a url da imagem a ser exibida.
No passo três, clicamos novamente sobre o botão de imagem, fazendo com que seja escrito no nosso texto, na posição do cursor de texto, um [/img]. Note ainda que esse clique fez com que o asterisco sumisse do botão.
Agora, o mais importante: CÓDIGO-FONTE!!!
Agora que você já sabe o básico sobre como utilizar a formatação BB no seu texto, por favor, POR OBSÉQUIO, PELO AMOR DE DEUS, sempre que for postar código fonte no seu post, deixe-o envolvido pela tag BB de código fonte… Isso fará com que, além de seu código ficar em destaque, toda a indentação, os espaços, a fonte mono-espaçada, etc é preservada. Por exemplo, se você queisesse postar um HelloWorld básico, faça assim:
public class HelloWorld{
<font color="white">_</font>public static void main(String[] args) {
<font color="white">__</font>System.out.println("Hello, World!");
<font color="white">_</font>}
}
Se você não colocar o código fonte envolto pela tag BB de código fonte, o seu programinha vai aparecer assim para a comunidade do GUJ:
public class HelloWorld{
public static void main(String[] args) {
System.out.println(“Hello, World!”);
}
}
Isso já fica difícil de ler pra um programinha simples desse. Imagina agora quando você coloca um programa com umas 100 linhas… Fica um caos total…
Sabia que muitos - inclusive eu - desistem de responder, ou melhor, desistem de ler o seu tópico se o código fonte tiver sem a formatação adequada…
Caso tenha alguma dúvida sobre como utilizar alguma formatação BB, basta parar o cursor do mouse sobre o botão correspondente, que vai aparecer uma mensagem te explicando a sintaxe daquela formatação. Veja o local da mensagem na figura abaixo:
Veja que aí eu parei meu mouse sobre o botão URL. A dica dada é a seguinte:
Inserir URL: http://url / Descrição da URL (alt+w)
Ele nos diz que podemos inserir uma url de duas formas:
Ou simplesmente escrevemos a URL envolta na tag BB de URL, ou então colocamos a url depois de um sinal de igual, dentro da tag de abertura, e envolvemos com essa tag algum texto descritivo para a url que queremos inserir.
Bom, espero que este tópico REALMENTE SURTA EFEITO, pois não agüento mais ver tópicos com código fonte bagunçado… :evil:
Divirtam-se e por favor, repasses aos novos GUJNautas que vocês perceberem que não leram este tópico aqui, ok?
Um grande abraço!
Divirtam-se!