Você acredita nessas notícias que vem na internet de dezenas de milhares de profissionais de TI que faltam por ano em vários meios de comunicação ? Ou acredita que isso é bom para as universidades de TI que podem aumetar o número de alunos matriculados ? Minha cidade tem 40 mil habitantes e não vemos muitos profissionais de TI por aqui não, a maioria trabalha com microinformática, e nas faculdades que tem na cidade e cidades vizinhas o pessoal quando forma vai pra Belo Horizonte, São Paulo e outras capitais. Pra quem mora em cidade grande a situação na cidade grande é para dezenas de milhares de vagas por ano como dizem as notícias ?
Você acredita em notícias tais como Brasil vai precisar de 1 milhão de profissionais de TI até 2025?
Acredito que sim, pois todo software precisa de manutenção, mais o crescimento econômico e populacional, além de que há muita coisa ainda para ser construída, e cada vez mais difícil achar profissionais qualificados (as tarefas estão ficando mais complexas).
Essas notícias podem considerar profissional de TI de todas as áreas, que sabemos que não são poucas e desde de aprendizes, assistentes, estagiários, técnicos de computadores, até seniores e pesquisadores de Universidades, porque o intuito de manchetes é chamar a atenção mesmo.
Mas aqui em SP o número de vagas em TI é realmente alta (embora nem todas sejam boas oportunidades). No meu trabalho tem pessoas que migraram recentemente de outras áreas para TI e entre conhecidos (pessoas que estudaram comigo, colegas e etc) também vejo esse “fenômeno”.